quinta-feira, 11 de julho de 2013

O Círculo Mágico

 
 
Como traçar um Círculo Mágico é uma pergunta muito freqüente entre iniciantes na Arte. Isso porque, apesar de quase todos os livros falarem sobre o Círculo, poucos explicam como fazê-lo. Por essa razão, resolvem...os explicar melhor o assunto afinal, já tivemos essa mesma dúvida um dia.
Sendo assim, começaremos do zero.

O Circulo Mágico é um espaço que reservamos para a execução de Rituais e/ou feitiços em geral, mas o ato de traçar o círculo vem após alguns procedimentos que listamos abaixo:

1º. Escolher o espaço.
2º. Preparar o espaço. (caso haja necessidade)
3º. Purificar o espaço.
4º. Montar o Altar.
5º. Purificação dos participantes.
6º. Lançar o Círculo Mágico.

1º. Escolher o espaço: O local escolhido deve comportar o Altar e as pessoas de maneira confortável, ser o mais plano possível e, de preferência, em espaço aberto (se não for possível, não há problema).

2º. Preparar o espaço: Acontece caso sejam necessários recursos extras como, tochas, campinagem, cavar buracos, etc. São preparos que não estão diretamente ligados ao Ritual em si, como, por exemplo, o lugar onde o mastro de Beltane será fincado, etc.

3º. Purificar o espaço: Devemos sempre garantir que apenas as energias que convidarmos entrem no nosso Círculo. Por isso, é sempre indicado uma “limpeza” energética. Por exemplo, podemos fazer a purificação borrifando água com sal (ou água do mar) no local.

4º. Montar o Altar: Geralmente, o Altar fica localizado no centro do Círculo, mas isso não é uma regra. Nesse Altar devemos manter as representações de cada Elemento e das Divindades, além de outras coisas pertinentes ao Ritual em questão.
Para maiores informações sobre como montar um Altar, clique aqui.

5º.Purificar e receber os participantes: Nesse momento, costuma-se formar uma fila no limite, geralmente ao Norte ou Leste, de onde será traçado o Círculo e uma pessoa, podendo ser o(a) próprio(a) Sacerdote(isa) ou alguém por ele(a) escolhido, dá início a purificação das energias de quem adentrará o Círculo Mágico. Essa “limpeza” energética por ser feita com água, sal, incensos, velas, entre outras representações dos Elementos.

6º. Lançar o Círculo Mágico: Devemos sempre lembrar que o Círculo Mágico não é, na verdade, um círculo, mas sim, uma esfera. O chão é o plano central, ou seja, o círculo se fecha sobre e sob nós.
Para lançar o Círculo Mágico usamos energia. Com o seu Athame, Bastão ou com seus dedos, projete um feixe de energia saindo da ponta do Instrumento escolhido e se dirigindo ao Ponto Norte do local onde o Círculo será traçado. Circule, no sentido horário*, “marcando” o espaço percorrido. Não se esqueça de, energeticamente fechar as extremidades superior, inferior e, assim, formar uma bola de energia ao redor de todos os participantes e do Altar. Podemos fazer isso de várias formas, o que não podemos é mudar o formato, pois a forma esférica faz com que a energia se mantenha ali e em constante movimento.
Após lançado o Círculo Mágico, o Ritual tem início. Ao término do Ritual, “destraçamos” o Círculo no sentido anti-horário*, “recolhendo” o feixe de energia para dentro do mesmo Instrumento escolhido para traçá-lo - mas lembre-se: nós não desfazemos o Círculo Mágico! Apenas o enviamos para o Cosmo para que ele possa ser "invocado" em outro momento.


*O sentido em que traçamos/destraçamos o círculo pode ser diferente em alguns casos específicos como, por exemplo, rituais de banimento e também pode variar de pessoa para pessoa e de tradição para tradição.
 
Lançando o Círculo Mágico
 
Ande pelo perímetro do círculo três vezes em sentido horário, visualizando uma luz azul que o contorna. Quando terminar as três voltas, pare no quadrante que deseja começar (geralmente é o leste), e faça uma invocação aos guardiães como a seguinte:

Eu saúdo os guardiães das torres de observação do Leste, os poderes do Ar, e agradeço por estarem comigo neste ritual de hoje.
...

É claro que você pode elaborar novas invocações ou pegar outras já existentes, mas esta é a base. Faça o mesmo com todos os outros quadrantes, no sentido horário. Assim, o próximo quadrante a ser saudado é o quadrante Sul.

Após o término das saudações dos guardiães, invoque a Deusa e o Deus (ou as divindades com as quais se identifica) a estarem presentes em seu ritual. Segure o seu athame ou o seu bastão com as mãos erguidas para o céu para fazer a invocação.

Como os deuses pagãos são imanentes (estão em todas as coisas), pode até parecer redundante chamá-los para estarem com você (pois é claro que eles estarão). No entanto, é bastante humilde e honroso de sua parte mostrar o quão importante eles são e o quanto você está feliz por sua presença.

Assim, uma invocação aos deuses pode ser como a seguinte:

Eu invoco a Deusa e o Deus para estarem comigo neste ritual. Que todos sejamos abençoados! Sejam bem-vindos!

Visualize uma luz branca azulada ao seu redor, formando o círculo desde o chão até o fechamento sobre sua cabeça. O círculo está lançado e você está entre os mundos.

Banindo o círculo

Sempre que se lança um círculo mágico, ele deve ser banido. É quando encerramos o poder e agradecemos aos deuses e poderes dos elementos pela sua presença e força.

Basicamente, banir o círculo é realizar o seu ritual de lançamento de forma contrária. Eleve seu athame da mesma forma como foi dito no lançamento do círculo. Rodeie três vezes a área ritual em sentido anti-horário e, um por um, agradeça aos quadrantes por sua presença. Pode ser algo do tipo:

Eu agradeço aos guardiães do Leste, poderes do Ar, por terem estado comigo hoje neste ritual. Sigam em paz!

Repita o mesmo procedimento, só que desta vez no sentido anti-horário. Assim, o próximo será o ponto cardeal Norte.

O que é bastante importante (e muitos acabam esquecendo) é de que devemos sempre fazer pedidos de paz para o mundo. Comece desejando isso aos quadrantes, e você verá como você mesma estará em paz após o término do ritual.

Agradeça aos deuses de forma semelhante. É importante ser espontâneo, de certo modo, e dizer tudo com bastante sinceridade em seu coração. Diga tudo o que achar que deve dizer, em agradecimento. Ao final, diga algo do tipo:

O círculo está aberto, mas não foi quebrado. O amor dos deuses está dentro de mim.

 
Fonte - Ponto De Luz