sábado, 27 de novembro de 2021

Magia do Escalda-Pés


Os Escalda-pés são, certamente, uma das formas mais relaxantes de utilizar o poder das Ervas Mágicas. 🌿

Ao trazer a energia da água, o Escalda-pés trabalha a limpeza, flexibilidade e equilíbrio das nossas emoções. E ao cuidar dos nossos pés – isto é, daquilo que nos sustenta –, ele ajuda a remover bloqueios e obstáculos internos que podem estar impedindo uma boa caminhada em nossa vida.

Para preparar, selecione as ervas (frescas ou secas) que vão auxiliar no seu propósito. Eu gosto de usar de 1 a 3 ervas, no máximo; e se for usar mais de uma, é importante que as propriedades das plantas se complementem e não 'briguem' entre si. Por exemplo, não faz muito sentido colocar uma Lavanda para relaxar com uma Canela para acender e despertar.

Na bacia, coloque de 2 a 3 colheres de sopa de Sal Grosso; e de 1 a 3 colheres de cada erva que for usar. Ferva 500ml de água e despeje na bacia com os ingredientes. Em seguida, vá adicionando um pouco de água fria até chegar em uma temperatura quentinha-porém-agradável para os seus pés.

Meus mixes de ervas preferidos para Escalda-pés são:

• Lavanda, Erva Doce e Anis Estrelado para relaxar e acolher;

• Erva Doce, Alecrim e cascas de Laranja para alegrar e melhorar o humor;

• Capim Limão e Hortelã para trazer presença, centramento e me ajudar a respeitar meus próprios limites (é este das fotos);

• Sândalo e Camomila para trazer ancoramento, maturidade e calma.

Dicas da bruxa para estar mais confiante e radiante: um 'cházinho doce pros pés'... . 🌿

🌸 Um punhadinho de jasmim seco, 03 canela em paus/ acrescente água morna com açúcar ou mel.

ou

🌼 Um punhadinho de pétalas de rosa amarela, de cravo e canela e laranja seca/ acrescente água morna com açúcar ou mel.

Você também pode colocar Cristais ou Tinturas que combinem com a intenção do seu Escalda-pés! E o ideal seria que a bacia não fosse de plástico (e sim de metal, vidro ou madeira), mas eu uso de plástico mesmo porque é a que eu tenho… 😅

Descanse os pés na água quente com as plantas por pelo menos uns 20 minutinhos. Deixe também a atmosfera do ambiente propícia: coloque uma música relaxante, acenda um incenso, feche os olhos e visualize que todos os bloqueios estão escorrendo e se dissolvendo na água. 

Ao final, você pode dispensar a água com as ervas sem problemas, mas com muito respeito e gratidão. Aproveite também para fazer uma automassagem com creme ou óleo, colocar uma meia bem gostosinha, e ir ler um bom livro ou assistir um filminho.

✒ Pri Ferraz