terça-feira, 9 de novembro de 2021

ARRUDA

 


Nome popular: Arruda, arruda-fedorenta, arruda -doméstica, arruda-dos-jardins, ruta-de-cheiro-forte.

☀️Planeta regente: Marte (folhas) Sol (flores)

🔥 Elemento: Fogo

Polaridade: Masculina

Atributos Mágicos: Proteção e limpeza astral. Afasta o mau olhado, eficiente na limpeza da aura.

Muito usada, muito falada, muito temida. Das plantas guerreiras, a Arruda é de longe uma das ervas mais conhecidas e respeitadas dentro do meio esotérico.

A arruda é uma planta usada desde os tempos antigos para fins medicinais e terapêuticos, no entanto, nossos ancestrais lhe atribuíam poderes mágicos e de proteção, sendo usada para fins esotéricos e ocultistas. Os chineses a utilizavam para neutralizar os maus pensamentos; os magos celtas diziam que a arruda era uma defesa contra os feitiços e os poderes malignos; também era usada para curar os doentes.

Os Xamãs a consideram uma planta guerreira, pois atua no nível de proteção e limpeza astral. Combate e afasta o mau olhado se utilizada atrás da orelha, eficiente na limpeza da aura em defumações e deixada em um ambiente afasta os maus espíritos.

⚠Se usado pelas mulheres, é um afrodisíaco. Mas, se usado por homens é um inibidor do apetite sexual. É por esse motivo que Tamaris Fontanella, no livro “Herbanário Sagrado”, classifica a planta como sendo relacionada ao deus Urano, assim como ao planeta homônimo, pois Urano foi destronado do governo do Cosmos quando castrado pelo seu filho Saturno.

É relacionada à Aradia, Diana e Hécate por ser uma planta muito utilizada pelas feiticeiras.

🍀AMULETO: É utilizada na fabricação da 'cimaruta' que é um poderoso amuleto mágico: pega-se um ramo de arruda onde se dispõe uma flor de verbena com cinco pétalas, um peixe, uma lua com uma serpente e uma chave. A flor de verbena significa proteção, o peixe a prosperidade e a sorte, a lua com a serpente alude aos poderes ocultos e psíquicos e, por último, a chave representa o conhecimento dos Mistérios.

“A Arruda, planta cultivada nos átrios dos Templos, consegue com seu “perfume” expelir para longe as ondas negativas das pragas e das serpentes, tanto naturais como espirituais. É de grande proveito que junto ao morto se coloque um saquinho de arrudas secas, pois elas protegerão o morto no seu caminho, evitando que os ferozes cães destruidores do abismo estilhacem o bastão do caminhante. Além disso, esta erva serve para dar claridade ao olhar, desde que passe três noites no sereno da Lua Clara.” - Heristólion, um médico grego que viveu no século IV, escreveu em seu livro De Magia Curativa.

💦BANHO: Proteção, quebra-feitiços, tira mau olhado, demandas e inveja. O banho deve ser ministrado do pescoço para baixo. 

🍃DEFUMAÇÃO:A fumaça da arruda limpa o ambiente de larvas astrais e obsessores além de ajudar na quebra de demandas e feitiços

🧙‍♀️LIMPEZA: Vassoura de Arruda - Limpa o ambiente de larvas astrais e obsessores além de ajudar na quebra de demandas e feitiços.

A origem do nome da Arruda remonta à palavra grega “reuo” ou “rhyte” que significa “libertar”. 

Pela descrição dessa planta por Heristólion já dá pra se entender o porquê do significado de seu nome. Essa planta era considerada como sendo a que liberta de todo o mal, perigo e negatividade. Já com relação ao olhar mais apurado, isso se refere ao fato de que essa planta, afastando tudo de ruim, deixa o caminho menos obscuro e a pessoa ganha mais força e coragem para enfrentar os obstáculos. Tanto que Michelangelo atribui a essa planta muito de sua criatividade para a criação de suas obras primas. É por esse motivo também que muitas tribos xamânicas a classificam dentre suas ervas guerreiras.

Óleo essencial, que pode ser usado para a criação de perfumes ou em compressas para massagear as juntas doloridas ou pingar em ouvido inflamado;  

☠️CONTRA INDICAÇÃO: Arruda é uma planta muito tóxica que deve ser administrada com muita cautela. Seu excesso pode causar morte. 

Não deve ser administrada em mulheres grávidas sob o risco de causar graves hemorragias, às vezes o aborto sem que haja parto e também a morte. 

Repito a advertência de que, tratando-se de uma planta muito ativa, só deve ser administrada com muita prudência quando usada internamente.

Lembrem-se: "o bruxo que não conhece os venenos não tem o poder de curar. Esse equilíbrio todas as plantas nos ensinam!"