domingo, 2 de fevereiro de 2020

Qual elemento você é: Água, Fogo, Ar ou Terra?



Temos certeza de que você está familiarizada com os quatro elementos da natureza: fogo, terra, ar e água. Para a Astrologia, cada um deles se manifesta de três formas distintas (totalizando os 12 signos do zodíaco, né?). Na Alquimia, os quatro elementos são representados por triângulos:
  • Triângulo com ponta para cima = Fogo
  • Triângulo cortado com ponta para baixo = Terra
  • Triângulo cortado com ponta para cima = Ar
  • Triângulo com ponta para baixo = Água

  • Hoje vamos falar um pouquinho sobre os 4 elementos, sobre essas forças / energias da natureza que regem e influenciam as nossas vidas, nosso cotidiano, onde através delas estamos ligados aos nossos ancestrais; quer seja por meio de acender uma vela e fazer uma oração à um santo protetor, seja por meio de uma água consagrada (água benta, por exemplo) ou água energizada pela luz da lua, ou até mesmo água do mar e água da cachoeira utilizada em muitos rituais, seja por meio da fumaça de um incenso de jardim utilizada para meditação,  ou até mesmo uma defumação xamanica, seja por meio do trato de plantas e ervas, no cultivo da terra, na arte de cozinhar, em tudo isso, seja nas questões simples do dia a dia, ou em algum momento do contato com o “Divino” nos conectamos aos 4 elementos.
  • Sabemos que as forças da natureza atuam em reciprocidade com o ser humano, pois fazem parte da nossa essência, assim como fazemos parte dela também. Quando falamos em forças da natureza, vemos a todo o momento os elementos agindo, seja em nossa dia a dia, seja nas estações do ano, sejam em fenômenos naturais ou até mesmo casos catastróficos quando estes estão em desequilíbrio.

  • Quando falamos em elementos, logo nos vem a mente os 4 elementos: terra, agua, fogo e ar e desde toda criação, seja a criação do planeta, e a nossa criação estamos ligados a natureza, aos quatro elementos e assim somos um com o todo.

  • Os nossos antepassados tinham essa comunhão aos 4 elementos e utilizavam-se deles no seu dia a dia. Hoje, cada vez mais, com a correria do dia a dia e nossa vida frenética principalmente nas grandes metrópoles nos desconectamos muitas vezes de nossa essência e por sua vez dessa ligação com os 4 elementos. Quando nos conectamos de forma harmoniosa com os elementos, passamos a sermos conscientes de nossas funções e começamos a perceber sua presença em tudo que nos cerca e na natureza que nos rege.
Os 4 elementos estão presentes na estações do ano, sendo que:
➤Ar- Rege a Primavera
➤Fogo – Rege o Verão
➤Terra – Rege o Outono
➤Água – Rege o Inverno

Os elementos também regem o nosso temperamento, nossa personalidade, nossas emoções, sendo que:

  • Água traz a sensibilidade, trabalha a emoção a empatia.

  • Terra traz a estabilidade, a razão e o contato com a realidade.

  • Fogo traz a combustão, a impulsividade, a iniciativa, o entusiasmo e a expressividade.

  • Ar traz a intelectualidade e a sociabilidade.

Os elementos também têm suas qualidades tanto positivas como negativas, vejamos:
➤ O elemento FOGO é colérico, fervoroso
Qualidades positivas: vigoroso, entusiasmado, corajoso, determinado, criativo, ousado, esforçado, persistente.
Qualidades negativas: irritadiço, impulsivo em destruir tudo, apaixonado, insensato, ciumento, voraz, vingativo, violento, raivoso, intempestivo, suscetível as discussões.
➤ O elemento AR é intelectual
Qualidades positivas: livre, cordial, claro, luminoso, independente, otimista,  perspicaz, alegre…
Qualidades negativas: instável, desonesto, fofoqueiro, astuto, caluniador, tagarela, inconstante, suscetível, esbanjador.
➤ O elemento ÁGUA é flexível
Qualidades positivas: compreensivo, sereno, moderado, confiante, devoto, piedoso, indulgente, modesto, fervoroso, flexível, meditativo, interiorizado…
Qualidades negativas: indiferente, insensível, preguiçoso, indolente, rígido, retraído, sem consideração, instável, desanimado.
➤ O elemento TERRA é firme
Qualidades positivas: consistente, consciente, perseverante, pontual, cauteloso, resistente, responsável, firme, confiável, sóbrio, ambicioso, respeitoso, realista…
Qualidades negativas: materialista, superficial, preguiçoso, indiferente, lento, suscetível, inconsciente, inconsistente, tímido, desdenhoso.
Na astrologia também vemos a presença e ação desses elementos nos signos:
➤Áries, Leão e Sagitário são regidos pelo elemento Fogo

➤Touro, Virgem e Capricórnio são regidos pelo elemento Terra

➤Gêmeos, Libra e Aquário são regidos pelo elemento Ar


➤Câncer, Escorpião e Peixes são regidos pelo elemento Água
E as características de cada um deles, são:

FOGO
Ao elemento FOGO corresponde a INTUIÇÃO. Conceitos como futuro, possibilidades, dinamismo, energia, ação.  Energia, espontaneidade, entusiasmo, paixão e criatividade são o que realmente conta na vida de uma pessoa regida pelo fogo. O importante é SER (“arder”), mais que sentir fazer ou saber. O excesso do elemento fogo pode gerar: orgulho, arrogância, autoritarismo, impaciência, impulsividade, imediatismo, egoísmo, excessiva autoconfiança. A falta do fogo gera uma diminuição no nível de ação e entusiasmo perante a vida. A pessoa necessitará ser estimulada para agir, pois tende a faltar-lhe iniciativa, otimismo e alegria. Pode haver também medo de desafios. Pense no fogo e nas qualidades que ele emana: calor, energia, paixão.
ÁRIES é o fogo inicial, a faísca da vida que incendeia o que estiver ao redor, entusiasmo, impulso.
LEÃO é o fogo no auge de seu poder: força, autoridade.
SAGITÁRIO é o fogo dominado, utilizado: o conhecimento, a expansão de horizontes.
TERRA 
Ao elemento TERRA corresponde a SENSAÇÃO, o que pode ser captado através dos sentidos. A ideia central é perceber o que está visível (conhece e acredita naquilo que vê!). Realidade, o lado concreto e prático da vida, a busca de estabilidade e segurança, a determinação, a paciência, a produtividade, a eficiência O modo da terra se expressar é estável e constante. O excesso de terra sinaliza uma grande preocupação com as coisas materiais e concretas, dificuldade de mudar, inflexibilidade, utilitarismo, dificuldade de lidar com pensamentos abstratos, conceitos e teorias, pois tudo tem uma conotação muito concreta. Pode gerar também excesso de rotina, possessividade, teimosia, avareza ou obsessão pelo trabalho. A falta de terra provoca dificuldade em lidar com o mundo material e concreto. A pessoa pode ser muito sonhadora, mas pouco prática. A falta desse elemento pode ocasionar problemas para alcançar estabilidade, pois falta o “pé no chão”. Pode haver dificuldade de prover as necessidades físicas e de sobrevivência. Pense na terra: sólida, firme, consistente, a base.
TOURO é a fase de crescimento individual, de absorver e acumular, fazer crescer. É a terra fértil, receptiva: estabilidade, sensualidade.
VIRGEM é a terra ceifada, utilizada: estruturação, seleção e aperfeiçoamento.
CAPRICÓRNIO é a terra despojada, mas contendo o germe da vida: reflexão, paciência, construção, organização, crescimento social.
AR
Ao elemento AR corresponde a função do PENSAMENTO. A ênfase reside em teorias e ideias, na relação entre os fatos, na capacidade de abstrair, de comunicar e de se relacionar mentalmente com algo ou alguém. A consciência do AR está direcionada para uma abordagem e assimilação mais lógica e objetiva de acontecimentos observados ou vivenciados. A intimidade excessiva restringe o ar, “sufoca”, pois quer conhecer tudo. GÊMEOS, LIBRA e AQUÁRIO, os signos regidos por esse elemento examinam o seu comportamento e dos que os cercam, buscando a compreensão mental.
GÊMEOS: um vento “leve” sem direção definida – os primeiros contatos, o relacionamento com o meio mais próximo.
LIBRA: um vento “dirigido” – os contatos escolhidos, as relações sociais.
AQUÁRIO: o ar dos cumes – idealismo, progresso, a relação global (além-fronteiras). Pense no ar: se espalha, está presente em toda parte, é o mais leve dos elementos, liga as coisas da terra (todos os seres respiram o mesmo ar, que está em constante movimento sobre a terra…). O excesso de ar gera alguém “fora do ar”, isto é, excessivamente abstrato e pouco prático.  Outras características são: sistema nervoso frágil, facilmente abalável, ansiedade na comunicação, possíveis tiques nervosos. A falta de ar pode gerar: irreflexão, dificuldade em se entender e relacionar c/ os outros, dificuldade em se ajustar a pessoas e coisas novas ou diferentes, pode haver problemas de articulação, comunicação e expressão verbal.
ÁGUA
Ao elemento ÁGUA corresponde a função do SENTIMENTO. A água percebe as coisas via emocional. O importante é o sentimento despertado por uma pessoa, objeto ou situação. É a subjetividade, o instinto, a intimidade, a imaginação, o sonho, a mediunidade, a profundidade. O elemento água é dotado de grande sensibilidade e poder psíquico, pois sua linguagem é a do coração, o que gera envolvimento profundo com as vivências emocionais. Apesar de necessitar de relacionamento, o medo pode levar os nativos deste elemento à reserva e solidão (tudo é vivido interiormente). A água necessita de estímulo do exterior. Através do contato emocional com o mundo sente coisas que muitas vezes não podem ser explicadas.
Os signos que pertencem a esse elemento são CÂNCER, ESCORPIÃO e PEIXES.
CÂNCER é a água primordial das fontes que protege a prole (instinto de proteger o que é frágil), sensibilidade, imaginação.
ESCORPIÃO é a água dos pântanos, a água que “dorme”, mistério, transformação, magnetismo.
PEIXES é a água dos oceanos, nos quais todos os rios vêm fundir-se: osmose, empatia. Pense na água: é moldável, não tem forma definida, flui, jorra, remete-nos a algo interior… O excesso de água gera sensibilidade exagerada, suscetibilidade psíquica e emocional, emoções à flor da pele, carências, medos, apreensões, inseguranças. Também uma intensa vida interior com fantasia, imaginação e criatividade, que, no entanto, deve ser canalizada positivamente. A falta de água pode ocasionar dificuldade em admitir e expressar sentimentos e emoções, desconfiança de intuições e da vida interior.

 Com esse pequeno resumo, entendemos que, apesar de nosso signo solar ser regido por um determinado elemento, dentro deste contexto, obviamente temos que analisar não somente o signo solar, mas também o ascendente, assim como a lua, dentre outros aspectos do nosso mapa astral para sabermos a prevalência dos elementos que nos regem e a ausência daqueles que devem ser trabalhadas. Diante disto, sempre teremos influência de mais de um elemento. Obviamente sempre haverá aquele que é predominante. O zodíaco e o mapa astral são um dos meios de se analisar essa predominância, mas não obstante, há exercícios holísticos que analisam nosso temperamento, comportamento, emoções onde conseguimos analisar qual a predominância dos elementos que nos regem e quais aqueles que faltam em nós. Lembrando que, devemos buscar sempre o equilíbrio, pois cada um deles tem sua importância e a falta de um deles tem lá seu lado negativo. Partindo dessa primícia, que nossa busca constante deve ser pelo equilíbrio, é de suma importância para nosso bem estar físico, mental, espiritual, sempre estar em contato com todos, jamais desprezando a nossa essência que é onde se encontra nossa aptidão, nossas habilidades e muitas vezes nossa missão.
Bruna Antunes Esotérica