segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

ASTROLOGIA & MAPA ASTRAL

A astrologia vem do grego (astron, "astros", "estrelas", "corpos celestes", e logos, "palavra", "estudo”), segundo a qual as posições relativas dos corpos celestes poderiam prover informação sobre a personalidade, as relações humanas, e outros assuntos relacionados à vida do ser humano. É, como tal, uma atividade divinatória (que vem dos deuses), por isso reconhecida como oráculo, mas também usada como ferramenta de entendimento das personalidades humanas. O cientista suíço e cofundador da psicanálise, Carl Gustav Jung fez estudos a respeito da astrologia a teoria da Sincronicidade.
Astrologia é um estudo de autoconhecimento que nasceu da associação entre a movimentação dos planetas e o comportamento humano. Há milhares de anos atrás, os homens acreditavam que as estrelas errantes (planetas), que caminhavam pelo céu conforme as noites iam passando, poderiam refletir os acontecimentos aqui na terra.
Mais do que signos, a Astrologia é um conjunto de complexos cálculos que determinam um sistema onde você é o centro e está interligado a astros que lhe cercam. Esse sistema é gerado a partir da data, hora e local do seu nascimento. Quanto mais aproximados do momento exato em que você veio ao mundo, mais precisas serão as suas análises.
A Astrologia está entre os primeiros aprendizados humanos, antes da escrita. Uma prova disso é que registros de seus estudos podem ser encontrados em ruínas de quase todas as civilizações antigas, desde a Grécia à Babilônia, da China até Roma.​​
COMO FUNCIONA A ASTROLOGIA?
A Astrologia se fundamenta no paradigma holístico, afirmando que todas as coisas existentes no Universo estão inter-relacionadas. Se todas as coisas estão conectadas entre si, a posição dos planetas num determinado momento de nascimento falará sobre essa vida, revelando seu propósito, seus talentos, suas motivações.
COMO AS ANÁLISES SÃO FEITAS?
As análises astrológicas são feitas a partir das posições que os planetas ocupavam no exato momento do nascimento de uma pessoa, ideia ou evento.  Podemos fazer analise do mapa natal, profissional, empresarial, estudos dos trânsitos, das progressões, revoluções. No decorrer da vida, sua jornada pode ser analisada pela astrologia, e a interpretação dessas posições feita pelo astrólogo será o de orientar você no melhor percurso a trilhar.
O astrólogo utiliza o mapa astrológico, considerando o dia, o mês, o ano, a hora e o local do nascimento do perfil a ser analisado, para compreender a sua natureza através das posições celestiais.
O registro das posições celestiais é representado na mandala astrológica. A partir daí, é possível calcular os aspectos que se formam entre planetas, casas e signos, para gerar a análise.
O QUE A ASTROLOGIA FAZ POR VOCÊ?
Ajuda você a reconhecer suas características. Através da data e local de nascimento, ela identifica a posição dos planetas em sua mandala astrológica. E como as características que eles representam aparecem em sua vida. Ela fornece, sim, análises sobre o que os astros revelam para sua vida, para que você se conheça melhor e tenha mais confiança na hora de tomar decisões.
Aponta possíveis caminhos para você. De acordo com as suas características, os estudos astrológicos apontam tendências de comportamento, situações e pessoas que você pode atrair para sua vida. Ela revela tendências de comportamento e situações que você pode mudar de acordo com suas atitudes e a sua liberdade de escolha.
Ajuda a assumir o controle da sua vida. Todas as análises astrológicas fornecem dicas de atitudes que pode tomar para dar o primeiro passo e aplicar na prática tudo o que aprender com o estudo. Ela ajuda a enxergar melhor as situações de sua vida, para que você possa tomar decisões melhores e mais conscientes.
A partir do século XX, a Astrologia ganhou novas perspectivas, aliando-se à psicologia. Este seu aprimoramento permitiu a criação de análises cada vez mais direcionadas ao nosso cotidiano, sem perder a essência e a sabedoria de mais de seis mil anos atrás.​

TÉCNICAS ASTROLÓGICAS
A astrologia ocidental recorre, essencialmente, à interpretação do Mapa Natal do indivíduo (ou entidade) em estudo, e na associação dos significados astrológicos ao contexto da situação apresentada em consulta. A análise preditiva recorre ainda a algumas técnicas específicas, entre as quais os Trânsitos (comparação da posição dos planetas, num determinado momento, sobre o Mapa Natal do objeto de análise), as Progressões (primárias, secundárias, e terciárias), as Direções de Arco (sendo o Arco Solar o mais utilizado), e o Retorno Solar (cálculo de um novo Mapa para o momento do ano em que o Sol passa exatamente em cima do grau em que estava no momento de nascimento da entidade em análise). A Astrologia Horária, apesar de ter quase desaparecido ao longo do século XX, tem voltado nos últimos anos, em grande parte devido ao renovado interesse em explorar as técnicas tradicionais da Astrologia antiga.
O Mapa Astral de todos os estudos astrológicos é o primeiro que deve ser feito, é o mais importante. Da leitura arquetípica do mapa astrológico natal todos os outros são desenvolvidos.  Não adianta você fazer a Sinastria que é o estudo do seu Mapa com alguém que você se relaciona se você nem se conhece, primeira coisa é: “Conhece-te a ti mesmo e essa verdade vós libertará.” Como diz o provérbio.
Então tenhamos em mente que a astrologia não é somente leitura de arquétipos e signos e sim Autoconhecimento.


MAHATMAN
INSTITUTO DE NATUROPATIA APLICADA - LUCIENE ZAYIN