terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

A Nova e a Velha


"Os não-selvagens querem coerência...
Querem que você seja hoje exatamente a mesma que foi ontem. Querem que você não mude com o passar dos dias, mas que permaneça como no início dos tempos.
As mulheres desenharão portas onde não houver nenhuma. E elas as abrirão e passarão por essas portas para novos caminhos e novas vidas. Como a natureza selvagem persiste e triunfa, as mulheres persistem e triunfam. Vicejar... Esperemos, pois a promessa da natureza selvagem é a seguinte: depois do inverno, sempre vem a Primavera." 

"Quando uma pessoa vive de verdade, todos os outros também vivem."

Juntas elas simbolizam dois aspectos essenciais encontradas na psique de cada mulher.
Pois a alma de uma mulher é mais velha que o tempo, e seu espírito é eternamente jovem...sendo que a união desses dois compõe o "ser jovem enquanto velha e velha enquanto jovem".
Não importa o número de anos que você tenha vivido, alguma vez já se sentiu como se ainda estivesse com 16 anos? É seu espírito. O espírito é eternamente jovem e, embora cresça em experiência  e sabedoria, ele possui a exuberância, a curiosidade e a criatividade desenfreada da juventude.
Você alguma vez sentiu que disse ou fez algo muito mais sábio, mais inteligente do que você realmente aparenta ser na vida diária? Essa é uma prova da existência da alma, a força antiga no interior da psique que "sabe" e age de acordo.
Numa psique equilibrada, essas duas forças, o espírito jovem e a alma velha e sábia, se mantêm num abraço em que mutuamente se reforçam. A psique foi construída para ter seu melhor funcionamento, enfrentando dragões, fugindo de torres, dando de cara com o monstro, rompendo encantamentos, encontrando o brilho, lembrando-se da própria identidade... quando é guiada por essa dupla dinâmica.
E o que deveria fazer uma mulher que perdeu o contato com um ou com o outro aspecto dessa preciosa natureza dentro de si mesma, seja o espírito para sempre jovem, seja a anciã conselheira... aqueles aspectos exatos que tornam uma mulher uma "grande" neta, uma "grande" avó, uma "grande" alma?
Receber "a bênção" para viver de verdade... Às vezes passamos toda a nossa vida à espera da "bênção", daquela que abra totalmente os portões: "Ande, sim, viva como um ser pleno o tempo todo, até seus limites mais distantes."
Uma bênção não faz com que você ganhe alguma coisa, mas, na verdade, faz com que você use alguma coisa - algo que você já possui -, o dom que nasceu junto com você no dia em que você chegou à Terra. Uma bênção é para que você se lembre totalmente de quem é, e faça bom uso da magnitude que nasceu embutida no seu eu precioso e indomável.
(...)
Saiba que você é abençoada, apesar das hesitações, quedas, tempo perdido, certezas, perspicácias  e mistificações, pois tudo isso é combustível para avançar ...
...Portanto que sempre consigamos resistir a quaisquer falsidades coletivas que procurem anular a visão e a audição da alma. Assim, a mulher sábia espia do meio do bosque cerrado.
Que nos afastemos dos zombeteiros que não ouvem esse chamado para a vida da alma. Assim, a mulher sábia avança por seu caminho.
Se necessário for, que nos transformemos em alegres e subversivas que estão em constante crescimento, e têm um coração luminoso e calmo. Assim, chega o espírito à superfície do lago.
Que nos recusemos a ser jogadas para cair em um lugar qualquer, mas, em vez disso, vamos planejar e cumprir nossas fugas do que é morbidamente banal, bem como do que é cronicamente vazio ou brutal. Assim, o espírito se ergue em pleno esplendor.
(...)
...Que você sempre se lembre de estar conectada à alma, se for visão e força que deseja,
...e de estar conectada ao espírito, se for energia e determinação que necessitar para agir pelo seu próprio bem e pelo mundo,
...e, se for sabedoria o que quiser, que você sempre una o espírito à alma, ou seja, una a ação à paixão, a ousadia à sabedoria, a energia à profundidade... e convide todos os aspectos da psique para o hierosgamos, esse matrimônio sagrado.
Anime-se e inspire-se.
Escolha o que tornar maior, não menor, o seu coração, sua mente e sua vida.
Escolha o que a faça dançar, não mais andar pesadamente nem cochilar, pelo tempo afora.
A alma e o espírito têm instintos excelentes. Trate de usa-los.
A alma e o espírito têm admiráveis dons do coração. Trate de desdobrá-los.
A alma e o espírito tem a capacidade  de ver longe, remar muito e se curar razoavelmente bem.
Trate de usá-la.
Desde sempre esteve esperando por você na sua floresta interior, uma mulher, a maior das maiores, sentada \à beira da maior das maiores fogueiras. Apesar de você atravessar a escuridão esmagadora para criar diamantes, ou o deserto que a priva de tudo mas que a sustenta com sua água oculta, apesar de ter de se desviar ao chegar ao rio para ser transportada por sobre as corredeiras por mãos invisíveis... apesar de toda e qualquer luta...aquela mulher, a maior das maiores, em pleno espírito, está a sua espera, enviando pacientemente mensagens pelo sistema de raízes da sua psique de todos os modos possíveis. Este é o trabalho dela, o maior dos maiores. E o maior dos maiores trabalhos que cabem a você é encontrá-la e mantê-la para sempre.
Há quem diga que bênçãos são apenas palavras.
Mas, minha filha, tendo em vista sua esperança, sua capacidade para amar, seu anseio pela alma e pelo espírito, sua carga criativa, seu interesse e fascínio por viver a vida plenamente, essa bênção para você não é só "palavras". Digo-lhe que esta bênção é profecia.

A Ciranda das Mulheres Sábias - Clarissa Pinkola Estés