quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Propriedades e curiosidades sobre cristais


➽ Cristais estão presentes na natureza há milênios e possuem uma estrutura molecular tão ordenada e equilibrada, que são capazes de emitir uma energia muito consistente. Existem aproximadamente três mil tipos deles e a maioria é composta de minerais orgânicos, mas também há os não minerais, como o coral, a pérola e o âmbar.

➽ Diversas terapias holísticas atuais os utilizam como elementos que auxiliam no equilíbrio de energias e no alinhamento dos chakras, mas se pesquisarmos, eles estão relacionados à saúde física, emocional e espiritual, desde tempos muito remotos. Aliás, até a maneira como os usamos, para nos enfeitar, parece colaborar para isso.

➽ Nobres sempre usaram pedras precisosas em suas coroas, o que poderia ativar o chacra coronário, que nos conecta com a energia criadora. Não por acaso, historicamente falando, reis e rainhas eram ungidos em suas coroações e tidos como representantes de Deus na Terra. Um colar com um pingente de cristal pode pairar sobre o chacra cardíaco, cristais em anéis de dedos encontram diversos meridianos de energia, e brincos podem estimular pontos reflexos. Interessante, não? Se formos pesquisar as culturas antigas, encontramos muito mais curiosidades como essas.

➽ No Antigo Egito, dançarinas colocavam rubis em seus umbigos para potencializar sua sensualidade, e amuletos feitos com lapis lazuli eram utilizados como instrumentos de proteção. Nos funerais, os mortos eram enterrados com um pedaço de quartzo entre os olhos para guiá-los na vida após a morte.

➽ Nos Vedas, textos milenares hindus, há discussões sobre as propriedades e usos de diferentes cristais para tratar a saúde. A medicina ayurvédica, reconhece o poder curativo dos cristais há centenas de anos, e a medicina chinesa também incorpora o uso de cristais em alguns tratamentos.
➽ No Budismo Tibetano o lapis lazuli é muito utilizado para auxiliar na meditação e esferas de quarzto são consideradas objetos de grande poder espiritual.

➽ Gregos da antiguidade esfregavam hematita triturada no corpo porque acreditavam que isso os faziam invencíveis. Também usavam a ametista, que significa “não bêbado”, para neutralizar os efeitos da bebida.

➽ Os romanos também usavam cristais em amuletos e talismãs para servir como proteção, melhorar a saúde e para obter coisas desejadas. Acreditavam que eles capturavam a força do cosmos.

➽ Diversos povos indígenas utilizavam cristais para diagnosticar e tratar doenças, e também para uso divinatório. Japoneses usavam bolas de cristal transparente para produzir visões.

➽ Fluorita - capaz de ter qualquer cor - Talvez o mineral mais colorido do mundo, com algumas rochas que possuem colorações múltiplas. Mas o engraçado é que a fluorita pura é transparente. Como assim? A cor de um cristal muda de acordo com a forma com que a luz interage com seus elementos. Ou seja, qualquer impureza pode alterar a cor aparente da fluorita (íons de manganês, por exemplo, podem deixá-la laranja).

➽ Selenita - Os cristais gigantes - No norte do México está a Cueva de Los Cristales, a casa dos maiores cristais conhecidos do planeta. As pedras, que podem medir até 11 metros de comprimento e um metro de largura, foram descobertas em 2000 por dois irmãos que estavam escavando novos túneis na mina de Naica (que possui reservas de prata e zinco). Como a estrutura estava cheia de água, foi só quando ela foi drenada que os cristais foram descobertos.
➽ Espato da Islândia - A pedra do sol viking - Você já assistiu à série "Vikings"? Lembra da 'pedra do sol' que Ragnar usa para navegar e encontrar outras terras? Ela realmente existe e foi usada pelo pessoal da Escandinávia para localizar o Sol e conseguir navegar mesmo em dias nublados. Uma variação da calcita, ela 'dobra' a luz em duas quantidades diferentes, produzindo imagens duplas. Essa propriedade, chamada de Birrefringência, é causada porque a força que mantém os átomos do cristal juntos é mais forte em alguns pontos. Como isso ajudou os vikings? Movendo a pedra para frente e para fora do campo de visão de uma pessoa faz com que ela veja um padrão de pontos duplos que se alinha com a posição do Sol.

➽ Quartzo - Se você espremer um cristal de quartzo, ele gera uma pequena corrente elétrica. Energia? Magia? Não: a pressão na superfície do cristal faz com que seus íons se movam, modificando o equilíbrio da carga do cristal e o transformando em uma pequena bateria, com lados de cargas opostas (pólos negativo e positivo). Alguns relógios usam pequenos pedaços de quartzo como osciladores para marcar o tempo. A eletricidade da bateria do relógio faz com que o cristal oscile várias vezes por segundo - e circuitos do relógio convertem essa vibração em uma batida por segundo.

➽ Galena - Tem a incrível habilidade de extrair música e vozes de ondas de rádio! Por isso ela foi responsável pela grande revolução do rádio no início do século vinte. O cristal é considerado um semicondutor (conduz eletricidade, mas apenas em certas circunstâncias) e, por isso, é usado em combinação com metais para converter ondas de rádio em um sinal elétrico capaz de ser transformado em som por alto-falantes.

➽ Cristais de carbono extraterrestres - O material mais duro encontrado naturalmente na Terra é o diamante - e ele é usado para cortar, furar e polir outros materiais. Mas dois novos tipos de cristais de carbono extremamente duros foram encontrados em um meteorito (que, por sua vez, foi encontrado na Finlândia, em 2010). O meteorito Haverö caiu na terra em 1971 e, nele, cientistas acharam duas novas formas de carbono que haviam sido previstas na ciência, mas nunca encontradas na natureza. Pesquisadores acreditam que ele se formou por causa do choque e do calor intenso ao qual o meteorito foi exposto quando caiu na Terra.

➽ Existem aproximadamente três mil minerais conhecidos e o número continua crescendo à medida que os pesquisadores fazem novas descobertas. A maioria dos cristais é composta de minerais, rochas de origem orgânica ou não minerais como o âmbar, o coral e a pérola. Eles são usados para várias finalidades, mas de alguma forma possuem algum tipo de poder milagroso. Você pode deixá-los sobre uma mesa na sua casa, no quarto ou no seu comércio, para proporcionar seus efeitos benéficos.

➽ Os cristais se dividem em masculinos e femininos. Os primeiros são transparentes, e os femininos, enfumaçados, como se tivessem algum tipo de névoa dentro deles. Quanto mais claro for, mais evoluído, o que não diminui a importância dos outros. Também são divididos em brutos, que limpam a energia da casa e os lapidados que são utilizados como adornos e protegem as pessoas que os usam.

Ágata
Utilização: Amuleto contra mau-olhado.

Seu nome deriva do rio Ágata, localizado na Sicília, onde já era extraída desde os tempos do Império Romano. Há muito tempo atrás, os agricultores a penduravam no corpo ou a amarravam nos chifres do boi de arado, para garantir colheitas abundantes.
O povo antigo da Grã-Bretanha acreditava que, se colocada debaixo do travesseiro, curava a insônia, gerando sonhos agradáveis. No Mediterrâneo, as mulheres colocavam a ágata dentro de um copo com água e bebiam, acreditando ser um filtro de fertilidade. Na hora do parto, as gestantes a amarravam na coxa, para protegê-las. 

Âmbar
Utilização: Protege as pessoas contra a má-sorte.

O âmbar é uma resina fossilizada do pinheiro Pinus succinifera, formado no Período Eoceno, que floresceu entre 55 a 35 milhões de anos. A velha tradição chinesa diz que ele era feito da alma do tigre que ao morrer, se transformava no âmbar. Seu outro nome era electrum, ou seja, eletricidade e teria servido nas primeiras demonstrações de eletricidade estática.
Antisséptico, era usado em bocais de cachimbo para evitar infecções. Crê-se que é benéfico colocar uma pedra de âmbar sobre qualquer parte do corpo que esteja dolorido para ajudar no seu restabelecimento. Após muito uso, torna-se opaco e nebuloso. Faz parte do grupo de “não minerais” que inclui o coral e a pérola. 

Água Marinha
Utilização: Proporciona a esperança, a concentração e o bem-estar.

Mineral cuja palavra deriva do latim e significa “água do mar”, sempre foi considerada uma pedra de sorte dos marinheiros, viajantes e das embarcações. É também conhecida como “pedra sagrada”. O Papa Júlio II (1443-1513) possuía uma água-marinha de cinco centímetros de comprimento incrustada na sua tiara.
Crê-se que ajuda os estudantes a aumentar a concentração. É conhecida também como a pedra da juventude, esperança e da saúde. Tem a função de fortalecer os órgãos purificadores, como o fígado, baço, tireoide e rins. Também é benéfica aos olhos, dentes e a garganta. 

Ametista
Utilização: Associada à Nova Era e à espiritualidade, consegue dissolver as forças negativas transformando-as em positivas.

Desde a Antiguidade, atribui-se à ametista poderes sobrenaturais, conferindo sorte, estabilidade e proteção contra feitiços. A lenda grega diz que a ametista era uma ninfa que amava Baco, o deus do vinho, e quando foi desprezada, se machucou. Tornou-se uma pedra cujo poder mágico neutralizava os efeitos da bebida. A palavra ametyst significava “não bêbado”.
Crê-se que ela limpa o ambiente, pois absorve as forças negativas como uma esponja e devolve aos éteres, purificadas. Sua cor representa a vibração máxima da terceira visão, auxiliando a mente para uma compreensão mais profunda. 

Citrino
Utilização: Protege o ambiente de trabalho.

O nome citrino é derivado do latim citrus, devido a cor amarelo-limão. É artificialmente criado pelo aquecimento da ametista (qualidade inferior) em 480 ºC. Por isso, poderia ser chamado de “ametrina”. 
É o mineral mais indicado para ser usado no ambiente de trabalho, sobre a mesa para estimular a criatividade. Esta pedra é utilizada nos negócios e na educação. O propósito do citrino é desenvolver a autodisciplina para viver com maior conscientização. Desencadeia uma força vibrante para o seu usuário.

Coral
Utilização: Remove as impurezas da aura; também é usado como amuleto contra o azar.

O coral é formado em recifes, bancos e atóis com troncos de suas numerosas ramificações. Forma-se em mares quentes numa profundidade 50 a 150 metros. Seu nome provém de uma palavra grega que significa “ninfa do mar”. Tem em torno de si, várias lendas e sempre foi considerado um amuleto contra o demônio e o azar. 
Os vínculos entre o coral e a fertilidade feminina levavam as camponesas italianas a se utilizarem dos corais. Era também conhecido como “doador da vida”. Crê-se que este material orgânico remove as impurezas do sangue e da aura. Também aquece, vitaliza e estimula a corrente sanguínea. Faz parte do grupo de “não minerais” que inclui o âmbar e a pérola.

Diamante
Utilização: Proteção e purificação dos pensamentos inferiores.

O diamante é uma das pedras mais belas do mundo, embora 80% de sua extração tenha uma cor sombria e nada atraente, que ocorrerá depois do corte e da montagem. Recebeu este nome derivado do grego que significa “indomável” por ser a pedra mais dura da substância da terra. Ele é 140 vezes mais duro do que o rubi e mil vezes mais do que o quartzo. No curso de milhões de anos, o diamante irá se transformar em grafite.
Desde o século 15, acreditava-se que dois diamantes confeccionados juntos em um único anel podiam “se acasalar” protegendo tanto o casamento como os rebentos (vem daí a tradição de se presentear a esposa com uma aliança de diamantes depois do nascimento dos filhos). Crê-se que o diamante garante o afeto e a fidelidade, assim como a cordialidade e a sinceridade. Devido a sua resistência, o uso de um anel confeccionado com um diamante torna quem o possui, muito protegido.

Esmeralda
Utilização: Favorece o amor, a verdade, a boa saúde e a revelação do futuro.

A palavra esmeralda provém do grego smaragdos, mas é possível que a origem do nome seja persa e significa “pedra verde”. Era consagrada à grande deusa Gaia (planeta Terra). Sempre foi valorizada pelos gregos e romanos tornando-se a pedra da deusa Vênus (ou Afrodite).
Os antigos acreditavam que a quebra de um juramento fazia com que a esmeralda perdesse sua coloração. Nos tratados indianos, consideravam que a esmeralda destruía as influências demoníacas e onde quer que fosse guardado, seu proprietário ficaria protegido dos espíritos malignos. 

Granada
Utilização: Confere fidelidade, simpatia e poder de decisão.

Nome derivado do latim “grão”, indica a abundância, a prosperidade e a fecundidade. Ela recebeu seu nome de granatum, o símbolo do ventre materno e, sendo assim, favorece o sexo feminino. Pertence ao grupo de silicatos e seu nome não designa especificamente uma gema, mas sim, um grupo de gemas. Tem relação com o francês antigo grenat, que significa “vermelho”. É associada ao sangue e crê-se que melhora a circulação sanguínea. 
Os soldados indianos que combateram os britânicos em 1857 usaram a granada para estancar os ferimentos sangrentos. 

Hematita
Utilização: Escudo protetor contra energias contrárias.

A tradução literal da hematita, é “pedra de sangue”; pois, ao ser polida, tinge de vermelho-sangue a água utilizada para a sua lapidação.
As mulheres egípcias dormiam com a hematita debaixo do travesseiro para que seus bebês nascessem perfeitos. Associada ao planeta Marte, crê-se que fornece ao corpo o poder da invulnerabilidade. É usada para proteger contra danos ou ferimentos causados por acidentes.
O propósito da hematita é a purificação e a energização do veículo físico. Por ser um mineral magnético, atrairá ou repelirá, servindo como um escudo protetor contra as energias contrárias.

Lápis-lazúli
Utilização: Proporciona o sucesso e a proteção dos poderosos.

O nome lápis-lazúli é de origem árabe e do latim, significa “pedra azul”. É conhecido como lazurita. Este silicato foi muito apreciado pelos egípcios e largamente aproveitado pelos babilônicos, hindus e budistas.
Crê-se que outorga a capacidade da ação, do sucesso e atrai a proteção dos poderosos. O intenso azul-real com brilhantes partículas douradas sempre foi um símbolo de poder e realeza.
Revigora após a exaustão física e a fadiga. Auxilia o indivíduo a recobrar a fé. Uso indicado para evitar o sentimento de abandono. 

Obsidiana
Utilização: Atrai a luz espiritual.

É um vidro natural, proveniente do material vulcânico derretido, exposto ao ar e resfriado com rapidez para formar cristais. Seu nome pode ser proveniente de uma má tradução do latim, lápis obsianus, termo usado por Plínio, o Velho (23-79 d. C.). Os antigos mexicanos faziam espelhos para a adivinhação com a obsidiana polida e, por isso, era chamada de “pedra divina”.
Crê-se que a obsidiana preta pode auxiliar a trazer mais luz a um mundo obscurecido. Teria a capacidade espiritual de ajudar as pessoas que são dependentes de drogas. Também atua como um agente de conscientização neste planeta. Age atraindo as qualidades da alma para o corpo.

Olho de tigre
Utilização: Tem o poder de aumentar a intuição e alertar contra os perigos.

Atribui-se ao olho de tigre a capacidade de aumentar o poder intuitivo de quem o usa. No Ceilão, é usado como amuleto para afastar espíritos malignos. Associado a terra, este mineral atrai dinheiro, favorece as relações sólidas, além de preservar os amigos sinceros e verdadeiros.
No Oriente, acredita-se que o olho de tigre tem o poder de ajudar no tratamento da artrite e dores na coluna. 

Ônix
Utilização: Consciência do carma, ou seja, a lei da ação e da reação.

Como sua cor é escura, está relacionado as profundezas da terra e sua energia. Na Índia, era lapidado no formato de coração para que, desta maneira, “resfriasse os ardores do amor”. Também foi muito usada em camafeus, com a intenção de fortalecer a estrutura óssea, o coração e os olhos.
Crê-se que ajuda a abandonar relacionamentos do passado e superar os problemas financeiros. O ônix mostra que somos regentes do nosso destino.

Opala
Utilização: Aumenta a vidência.

A palavra opala deriva do sânscrito upala e significa “pedra valiosa”. Ela contém uma quantidade variável de 30% de água e, sendo assim, pode secar tornando-se opaca. Guardada em um algodão úmido com óleo ou glicerina, é possível retardar a degenerescência. 
Na Idade Média, acreditava-se que o portador desta gema se tornava invisível e por isso, era a pedra preferida das bruxas e ladrões; deste modo, obteve a reputação de má sorte. Seu propósito é adquirir a intenção consciente das emoções.

Pérola
Utilização: Usada para seduzir o sexo masculino.

Ainda não se conhece a origem da palavra pérola, mas pode ter sido uma alusão à sua forma esférica, do latim sphaerula. 
No mundo antigo, seu uso era exclusivo das sacerdotisas. As noivas hindus a usavam como símbolo de magia sexual e por causa destas associações com o paganismo, alguns europeus insistiram em afirmar que a pérola era um presente azarado e que significaria lágrimas mais tarde. Na tradição esotérica acredita-se que “se o fio de um colar de pérolas se rompe, simboliza a absorção de uma saturação negativa”. Não é possível determinar o período de vida de uma pérola, mas tanto o lugar seco como úmido podem ser prejudicial; é sensível ao suor, cosméticos, laquê e aos ácidos. Ela faz parte do grupo de “não-minerais” como o âmbar e o coral. 

Quartzo
Utilização: Dissolve os nós que bloqueiam o fluxo de energia.

12% da crosta terrestre é formada por quartzo. Em latu sensu, a palavra “quartzo” está diretamente associada aos minerais com a mesma composição química da ametista, citrino, olho de tigre, entre outros. Ele substitui o diamante nos rituais sagrados.

Quartzo enfumaçado
Utilização: Evita a vulnerabilidade em absorver fluidos negativos.

Seu nome deriva exatamente da cor enfumaçada. Considerada uma pedra sagrada desde os tempos dos druidas, conserva esta ideia ainda hoje na Escócia.
Os estudiosos esotéricos explicam que os atlantes o teriam utilizado de forma errônea para a criação de novas raças, provocando o desaparecimento do continente. Este quartzo realça a profunda ligação com a terra e a preservação do meio ambiente. 

Quartzo rosa
Utilização: Purificador de ambientes.

O quartzo tem este nome pela cor rosa. É associado ao amor, ternura, paz e alegria. Crê-se ser capaz de curar as desilusões, pois teria o poder de dissolver as cargas negativas acumuladas no coração. Tem a capacidade de aumentar o amor fraternal e evitar as discussões.

Rubi
Utilização: Favorece o sucesso.

O rubi é uma variedade da gema vermelha do coríndon. Provém do sânscrito kuruvinda, ou seja, “rubi”. A palavra também pode ter origem latina, rebeus. Uma lenda no Sri-Lanka relata que “as lágrimas de Buda se transformaram em rubis”; por isso, é uma gema sagrada para os budistas. Diz-se que Catarina de Aragão (1485-1536), a primeira rainha de Henrique VIII, teria sido advertida do seu declínio real pela perda da coloração do rubi que usava.
Desde o século XX, o rubi é produzido sinteticamente para as joalherias. Ele favorece o amor, a beleza e garante o sucesso. É a energia criativa dedicada aos aspectos mais elevados do self-superior.

Safira
Utilização: “Pedra da boa sorte do destino”, é associada ao mundo celeste.

A palavra safira vem do persa saffir, do árabe safir e do grego sapphiros (que significa amado de Saturno). A tradição judaica revela que as letras gravadas nas tábuas dos Dez Mandamentos das leis que Deus concedeu a Moisés foram feitas de safira. Os persas acreditavam que era o próprio elixir da imortalidade. 
O Papa Inocêncio III (1160-1216) ordenou que todos os anéis dos bispos contivessem a safira, para que os clérigos resistissem às influências pouco harmoniosas. Depois, estendeu o uso aos cardeais. 

Topázio
Utilização: Concede nobreza a vida amorosa, além de proporcionar a esperança.

O topázio recebeu seu nome da Ilha Vermelha de Topázios ou Topazin que significa “buscar”. Em hindu, o topázio representa o deus Agni, “fogo”, e consta em várias lendas. 
É um cristal duro, identificado como tipicamente amarelo, mas a maioria é incolor. Sempre foi associado a pessoas ricas. Foi utilizada pelo papa Gregório II (670-731) e Clemente VI (1291-1352) para afastar a peste e por isso, aumentou a crença na eficácia dos poderes desta gema.O topázio pode ser aplicado na meditação ou em sessões de cura para ativar os centros mais elevados de energia. 

Turmalina
Utilização: Elevar a vibração espiritual.

A turmalina possui mais de cem variedades e por ser piroelétrica, desenvolve uma carga estática. É uma pedra que atrai e absorve; por isso é preciso limpá-la com frequência. 
Um dos seus atributos consiste em transmitir a virtude. O propósito da turmalina verde é fortalecer o corpo físico para a utilização da força espiritual e o da turmalina rosa, expressar o amor à vida através do compartilhamento. Também pode auxiliar o estudioso sincero a estabelecer um vínculo com a própria fonte de luz interior.

Turquesa
Utilização: É chamada de “pedra dos anjos” e confere a proteção dos seres angélicos.

Turquesa significa “pedra turca” e seu nome se originou provavelmente no século XV, turqueise (francês) - que significava “turco” -, já que as rotas comerciais da Europa traziam esta linda pedra quando passavam pela Turquia, cujo nome era fayruz, ou seja, “pedra da sorte”. Na Idade Média, acreditava-se que a pedra aliviava a melancolia. É respeitada pelos maometanos por ter sido escolhida para ser incrustada nos trechos do Al Corão. 
Como tem fosfato, crê-se proporcionar poderes cerebrais mais apurados. Ela possui uma umidade natural que pode ser perdida ao longo dos anos.