quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Lammas: momento de celebrar a prosperidade

Celebrado no dia 2 de fevereiro para quem segue a Roda Sul e no dia 1º de agosto para quem segue a Roda Norte. Ritual de Lammas: momento de celebrar a prosperidade
O ritual de Lammas é um dos 4 rituais ou “sabats” considerados mais importantes e mágicos do ano e faz parte dos oito rituais sagrados da roda celta da vida – a roda anual. Estes povos acreditavam que este era o momento de agradecer pela primeira colheita do ano, no qual partilhavam os grãos colhidos e faziam pães para comemorar e celebrar. Lammas também é conhecido como Lughnasadh, Luganash, Festival da Primeira Colheita, Véspera de agosto, Festival da Fartura, Sabat da Colheita ou Festival dos Grãos.
Era também o momento de fazer oferendas aos deuses, pedindo para manter a fertilidade da Terra, assegurando a prosperidade para os próximos meses. Antigamente esse ritual era realizado no interior de um bosque e honrava o amadurecimento das sementes.
Roda da vida celta:
A Roda da Vida celta é composta de oito rituais que celebram e se conectam com energias específicas. São eles:
➤Samhain (noite das bruxas)
➤Litha (solstício de verão)
➤Imbolc (noite do fogo)
➤Mabon (equinócio de outono)
➤Beltane (ritual do amor)
➤Yule (solstício de inverno)
➤Lammas (ritual da colheita e prosperidade)
➤Ostara (equinócio de primavera)
O nome Lughnasadh (pronuncia-se lunasá) tem sua origem numa festa agrícola celta muito antiga, que celebra a colheita em honra a Lugh, o deus celta do sol. Segundo a mitologia, ele é considerado o maior guerreiro dentre os celtas, pois derrotou os gigantes que exigiam sacrifícios humanos. Já o nome Lammas significa “massa do pão” e tem origem em uma das tradições desse ritual de luz, que é fazer um pão com os primeiros grãos colhidos para celebração e agradecimento.
O alimento sagrado desse ritual é o pão ou o bolo feito com os grãos, que representam a colheita, e deve ser partilhado como alimento sagrado entre os membros do coven (família de luz), família e amigos. Os pães devem ser colocados em altares infundidos de luz para aumentar o fluxo da prosperidade em nossas vidas. Além do pão e do bolo, outros alimentos tradicionais desse ritual são as tortas de grãos, o milho, as nozes e também as frutas típicas da época. As bebidas tradicionais são: cerveja e chá de camomila ou cidra. Os incensos são os de aloe, acácia, rosas e sândalo.
Além da tradicional “Massa de Lugh”, nesse ritual também era uma tradição antiga fazer bonecos de palha (de milho ou trigo), representando os Deuses e a grande Deusa mãe que provê tudo. Esses bonecos eram considerados como amuletos para expansão da prosperidade durante todo o ano, até o Lammas seguinte, quando eram queimados na fogueira do ritual.
Nesse ritual também devemos honrar e tomar mais consciência sobre o aspecto da fertilidade.
Alguns autores celebram este ritual em fevereiro, no hemisfério sul, pois invertem as datas da roda celta dos rituais, acompanhando a inversão das estações que são diferentes para cada hemisfério. Porém, de acordo com as linhagens celtas e druidas mais antigas e sagradas, somente as datas das estações devem ser alteradas de acordo com cada hemisfério. Os 4 ritos entre os solstícios e equinócios (Imbolc, Beltane, Lammas e Samhain) devem ser celebrados na mesma data, independente do hemisfério onde se encontra.
Ritual trabalha consciência da abundância na sua vida
A cada ano o Ritual de Lammas trabalha energias específicas que estão ligadas às configurações do momento e às energias atuantes daquele período. Dentro da energia de cada ano, alguns costumes e feitios mágicos são mais enfatizados para acessar e integrar a energia desse ritual.
Porém, em todos os seus aspectos, esse ritual de luz traz sempre o trabalho com a consciência da prosperidade, fartura e abundância.
É o momento de agradecer, celebrar e pedir mais prosperidade em nossas vidas.
No dia de Lammas devemos tomar consciência da colheita já realizada neste ano e partilhá-la com os que estão a nossa volta. É sempre um momento de honrar o fluxo da abundância infinita e conectar-se cada vez mais com ele.
Como aproveitar a data do Lammas em sua casa:
Caso você não tenha a oportunidade de participar de um rito de Lammas oficial, aproveite as dicas abaixo para se conectar a energia da prosperidade e aproveitar o impulso desta data. Veja a seguir:
➤Faça uma reflexão sobre sua vida e rotina. Você pode fazer uma meditação silenciosa antes de começar, para reduzir a atividade mental e entrar em contato com você mesmo;
➤Identifique gastos, objetivos e hábitos que são supérfluos e, de alguma forma, são utilizados com exagero ou desperdício;
➤Faça anotações e se comprometa a desapegar do que não serve mais, para se abrir para o fluxo da prosperidade e para o novo em sua vida;
➤Faça um momento de celebração e partilha com a família ou pessoas queridas. Pode ser uma refeição com alimentos à base de grãos. Aproveite a ocasião para agradecer tudo que foi recebido e/ou vivido desde o ano passado.
➤Aproveite o Lammas para abrir mão do que não serve mais e mergulhar na energia da gratidão em sua vida.
Joanita Molina