segunda-feira, 2 de março de 2009

“A Defensora”


Syn - “A Defensora”
Em Fensalir, o palácio celeste de Frigga, Syn era a guardiã das entradas e negava passagem àqueles que não tinham permissão ou merecimento para entrar. Syn, portanto, é considerada a protetora das fronteiras e a defensora dos limites. Seu nome significava “negação” e ela era chamada nas assembléias e nos conselhos para defender aqueles que deveriam negar pedidos ou colocar limites.
Era uma deusa justa, que tudo via e sabia,por isso os povos nórdicos pediam sua presença nas disputas judiciais para assegurar o triunfo da justiça e o cumprimento dos juramentos e das promessas.
Ela se apresenta como uma mulher séria, vestida com uma túnica violeta e com uma tiara nos cabelos; nas mãos, um bastão inscrito com runas, uma chave, um escudo ou uma vassoura de galhos de bétula e sinos.
Elemento: ar.Animais totêmicos: dragão-do-ar, gavião, falcão.Cores: branco, azul, violeta, preto.Árvores: bétula, erva-das-feiticeiras, vetiver.Plantas: ametista, cristal de rocha, safiraMetais: prata, ferro.Data de celebração: 02/06.Símbolos: porta, portal, entrada, sleira, fechadura, chave, cadeado, escudo, bastão, vassoura de galhos com sinos, galho de árvore com formato da runa Algiz, sinete, talismãs com olhos, balança, promessa, compromisso, aliança, contrato, juramento.Runas: algiz, dagaz, yr.Rituais: para a proteção das fronteiras e dos limites; para a defesa do espaço e proibição de aproximações e interferências; para criar e proteger o círculo mágico; para a defesa pessoal e dos bens.Palavras-chave: negação.

Texto: Mirela Faur " Mistérios Nórdicos"

Fonte:O caldeirão mágico das streghe