terça-feira, 25 de agosto de 2015

O Simbolismo dos Animais Sagrados para a Bruxaria




Os pagãos, como um todo, não adoram animais. Há alguns que seguem um caminho mais xamânico e que adoram certos animais e Animais Totem. Animais, como todas as criaturas vivas da terra, são reverenciados igualmente como ninguém é mais importante do que o outro. No entanto, existem alguns animais que se apresentam como símbolos por possuir dons sobrenaturais, poderes ou magias. Um ritual chamado "Tarb Feis" requer um xamã para dormir sob a pele de um touro recém sacrificado, de modo que o espírito do touro pode enviar sonhos de profecia ao xamã dormindo. Bruxas não fazem sacrifícios animais em hipótese alguma e preferem dormir sob o manto feito de pele de um touro que foi morto para fins alimentícios.  Alguns bruxos usam penas de aves coloridas em suas capas para denotar sua posição.

Cobra (Nadredd) - Associada com sabedoria, reencarnação e astúcia. As bruxas eram conhecidas no país de Gales como Nadredd. Elas produziam um amuleto chamado “gloine nathair” (espelho de serpente) feito com ovos de víbora.

Texugo (Bacch) - Este animal é inflexível em face do pergigo e é conhecido pela sua tenacidade e coragem. No conto galês em que Pwyll deseja cortejar Rhiannon, um texugo é mecionado como guia durante o sonho. O texugo vai te ensinar a lutar por seus ritos e defender os seus ideais espirituais.

Morcego - Associados com o submundo Awwyn, as guias “radar” dos morcegos, evita obstáculos e barreiras durante a noite guiando pelo caminho correto, acredita-se que ele pode nos ensinar a fazer o mesmo.

Urso (Arth) - Apesar de o urso ser nativo das ilhas, é agora extinto por lá. A palavra Arth significa suportar, que é a palavra de raiz para o nome Arthur. O urso foi notado por sua força e resistência. Diz-se que o urso pode ajudar a dar-lhe equilíbrio na vida e força para fazer o que é necessário. 

Abelha (Beach) - A abelha é reverenciada como trabalhadora, focada quando se realiza uma única tarefa, e destemida quando defende sua casa. 

Melro (Witch-dhubh, Lon Duhb) - Lendas dizem que as aves de Rhiannan tem 3 metros, que sentam e cantam na Árvore do Mundo. Seu canto coloca o ouvinte em um sono ou transe que permite que ele viaje para outro mundo. É dito que podem transmitir segredos misticos.

Javali - (Bacrie) - Importante nas artes e mitos do povo celta, o javali foi conhecido por sua natureza astuta e feroz. Um javali legendário famoso foi Orc Triath, que era de estimação da deusa Brigit. No contos arturianos do Mabinogion o javali Twrch Trwyth era um inimigo terrível para Arthur. O Javali Branco de Marvan foi enviado para dar inspiração á seu mestre para escrever músicas e poesias. 

Touro (Tarbh) - Uma figura animal comum na mitologia celta, o touro simboliza força e potência. Em certos rituais de adivinhação era necessário o sacrifício de um touro branco. 

Borboleta - Em muitas culturas, a borboleta é vista como a alma dos mortos e os detentores do poder. Dizem também que as energias negativas são dissipadas pela presença delas, elas ajudam a ver as coisas com mais clareza.

Gato - Muitas lendas mostram os gatos como uma  criatura má, mas isso porque antigamente os gatos eram indomados. O gato é um protetor forte, especialmente quando colocado em confronto.

Galo - O galo afugenta os fantasmas e espíritos indesejados pelo seu cantar ao amanhecer. Ele representa o poder da palavra para afastar a negatividade.
Vaca (Bo) - Outrora tão importantes para os celtas era usada como uma forma de moeda ou troca monetária. Antigos senhores irlandeses eram conhecidos como bo-aire ou senhor- vaca. A vaca era sagrada para a deusa Brigit. A vaca simboliza contentamento, defender a criança interior, e que prevê a necessidade diária.

Garça - A garça era um animal comum nas ilhas britânicas. Virou tradição celta aparentemente após a chegada do Cristianismo. A garça está associada com a Cailleach e Manannan Mac Lir, que fez sua mala de pele de garça. A garça, 
com suas cores de preto, branco e vermelho, era um pássaro da lua, sagrado para a Deusa Tríplice. Magia, viagens xamânicas, aprendendo e mantendo 
segredos, atingindo mistérios mais profundos e verdades é dito ser ensinado pela garça

Corvo - Este animal deve ser tratado com cuidado. O corvo é um simbolo de conflito e morte, um mau agouro. A palavra irlandesa para corvo é Badb, que é também o nome de uma deusa celta da guerra. Alem disso, é considerado habilidoso, astuto e portador de conhecimento.

Gamo (Abhach) ou Veado (Sailetheach) - Na sua forma de gamo branco ou veado branco, o veado foi muitas vezes uma 
mensageiro e guia do Outro mundo. Seguindo tal animal levou o ser humano inocente em contato com seres sobrenaturais. O cocar de chifres de Cernunnos é um símbolo dos veados. O veado representa garra, graça, rapidez e suavidade. Estas são as maneiras de alcançar nossos objetivos sem usar a força. 

Cachorro (Abach, Mada) ou Cão de caça (Cu) - Cães dedicados são frequentemente mencionados em mitos celtas, como Bran e 
Sceolan que pertenciam a Finn mac Cumhail. Cães do submundo, tais como o galês CWN Annwn pertencia a Arawn, são sempre brancos com vermelho. Cães do submundo atropelavam e puniam os culpados. Cães representam habilidades de rastreamento, a capacidade de seguir uma trilha e companheirismo. 

Golfinho - Esta criatura foi associada com as divindades do mar. Trata-se de 
sonhos e harmonia, reconhecer e equilibrar os ritmos do seu corpo com os da natureza. 

Dragão (Piastras (payshtha), Horn) -  O dragão na mitologia celta-britânico tem mais variedades do que o formulário padrão; às vezes é representado como uma serpente de água ou verme em forma de besta. Há muitas referências a serpentes ou dragões na mitologia celta. Em muitas ocasiões, o Fianna lutou contra enormes dragões em lagos. A maioria das culturas consideram o dragão um benevolente Habitante de cavernas, lagos e interior da Terra. Era um antigo símbolo de riqueza. O dragão simboliza o poder dos Elementos, especialmente o da Terra, mas também do tesouro da mente subconsciente. 

Águia (Lolair) - Um pássaro conhecido pela sabedoria e longa vida em histórias celtas. A águia representa rapidez, força, visão aguçada, e o conhecimento de magia. Ela ajuda você a ver escondidas verdades espirituais. 

Raposa - Em cantares de Taliesin, o Bardo diz que assumiu a forma de uma raposa satirizando, uma referencia para a astúcia e habilidade para fazer todos os perseguirem. A capacidade de assistir as motivações e movimentos dos outros, permanecendo despercebida, é o que podemos aprender com a raposa.

Sapo - Em muitas culturas o sapo é um símbolo da magia. Ele pode te ensinar a 
saltar rapidamente de um nível de consciência para outro, a partir deste 
mundo para o Outro Mundo. O sapo também pode ajudá-lo a encontrar a coragem a aceitar "novas idéias", nutrir-se e encontrar conexões entre ideias. 

Lebre e Coelho (Coinin) - Um animal sagrado para a Deusa Andraste em particular. Seus movimentos às vezes eram usados ​​para adivinhação. É associado com a transformação, o recebimento de ensinamentos ocultos, e mensagens intuitivas. 

Falcão - O falcão é um mensageiro entre este e o outro mundo. Simboliza clarividência e longevidade.

Cavalo (Cab-tudo, Capall) - Um animal popular dos Celtas. Sagrado para as Deusas Epona e Rhiannon. O cavalo foi considerado como um guia fiel ao Outro. Ele simboliza a resistência e fidelidade. 

Lagarto - O lagarto simboliza o plano sombrio de manifestação onde os eventos 
estão constantemente a mudar as formas e padrões. Se você ver um lagarto em uma jornada, esteja alerta para todas as atividades abaixo da Area ao seu redor. 

Lince - Esta criatura é considerada o guardião de segredos profundos e escondidos. 
Pode ajudar com habilidades divinatórias e no desenvolvimento de 
sentidos psíquicos. Às vezes, ele simboliza a necessidade de olhar mais profundo dentro de si mesmo para ver o que muitas vezes está escondido. 

Camundongo (Luch) - O camundongo é freqüentemente mencionado no folclore celta. Em uma história de Gales com Manawydan e Pryderi, um camundongo é retratado como a forma deslocada da esposa do mago Llwyd. O camundongo representa segredos, astúcia, timidez, e a capacidade de se esconder em momentos de perigo. 

Lontra (Balgair) - Este animal foi considerado muito mágico pelos Celtas. Dizem que Lontras
apareceram para ajudar durante as viagens de Maelduine, Brendan, e os outros. A lontra é um protetor forte, que ajuda a ganhar sabedoria, descobrindo talentos internos, fidelidade, e a capacidade de se recuperar de qualquer crise. 

Coruja - A coruja é um guia para o submundo, uma criatura de visão aguçada nas trevas, um caçador silencioso e rápido. Dizem que elas podem ajudar a desmascarar aqueles que enganam ou se aproveitam de você.


Rato (Francach) - Ratos não são mencionados em uma luz favorável no folclore celta, mas eles têm o seu lugar. Os ratos são escondidos, às vezes agressivos, criaturas que podem rastrear o que eles procuram, defendendo-se ferozmente.


Salmão (Brionnfhionn) Uma criatura muito sábia, mágica na tradição celta. Um salmão de grandes
conhecimentos é dito que nada no Poço de Segais, comendo as avelãs místicas que caem no poço. Quando o herói irlandês Finn mac Cumhail queimou seu polegar em um salmão e depois colocou o polegar em sua boca, ele tomou conhecimento xamânico. O salmão ensina como entrar em contato com o conhecimento ancestral e como colocá-lo em pratica.

Gaivota (Faoilean) Não há referência no folclore celta para a gaivota, no entanto, elas estão ligados às divindades do mar, como o Deus Manannan mac Lir e a Deusa Don no Xamanismo Celta. Como outras aves, elas são mensageiras do Outro Mundo.

Porca (AIRC) - A Deusa Cerridwen era conhecida como a porca Branca. A porca era considerada uma criatura muito poderosa no submundo. Como uma criatura
de Cerridwen, foi associada com o Sagrado e o Caldeirão e também uma criatura de morte e renascimento.

Cisne - Suas penas eram muito utilizadas em rituais de bardos. Cisnes são conectados com a musica, ajudam com a interpretação de sonhos, transições e evolução espiritual.

Tartaruga - A tartaruga é uma criatura lenta, movendo-se metódica, carregando sua 
proteção constantemente com ela. Diz-se que ensina a bruxa a ser 
aterrada, como se manter em sintonia com as energias da Terra, a sabedoria de fluir com os ciclos da vida, e para ser gentil com as necessidades do corpo. 

Unicórnio - Esta criatura mítica Celta tinha o corpo de um cavalo branco, as pernas 
de um antílope, a cauda de um leão e um único chifre em sua cabeça. É 
o símbolo do poder supremo mágico. Ele ensina que toda ação é criação, e assim é todos os dias. 

Lobo - O lobo é uma criatura com esperteza, capaz de pensar além de caçadas. Pode ensiná-lo a ler os sinais da natureza em tudo, como passar pelo perigo invisível, como enganar aqueles que querem você mal, e como lutar, quando necessário. 

Curruíra (Dryw, Dreoilin) - Um pássaro sagrado para as bruxas especificamente, suas notas musicais foram usadas para adivinhação. a Curruíra foi considerada mensageira dos deuses.



Terra Mística