terça-feira, 1 de junho de 2021

MAQUIAGENS MÁGICAS E PINTURAS SAGRADAS


MAQUIAGEM MÁGICA 

A Maquiagem existe como forma de agregar Poder desde que os homens começaram a usar pigmentos para seus corpos, suas vestes, organizar as ideias de tempo e espaço em simples calendários e quando se faziam caçadas, porque era uma forma de se contar a caçada e de manter o poder dela gravado nas paredes das cavernas.

Têm-se registros em múmias e cavernas destes períodos da Era Paleolítica e outras posteriores em vários lugares do mundo e, até no Brasil.

Mas; de todas as grandes civilizações que existiram, tem uma civilização que nós temos muitos registros de pesquisa e dissertações de Doutorado sobre o assunto em que a ideia de maquiagem como uso mágico tornou-se mais que fundamental, que foi a Civilização Egípcia.

A ideia de Perfume vem deles. "Per" - Pela, "Fume" - Fumaça. O uso de incensos era essencial e maquiar-se era uma forma de honrar os Deuses de culto ou se fosse uma Sacerdotisa ou um Sacerdote era de mostrar uma conexão constante e mais próxima com seus Deuses, já que o nosso corpo é o que nos é mais próximo, concreto e, é Sagrado também.

Até hoje em dia, a imensa quantidade de essências e as essências mais ricas vêm do Egito e, a França sempre busca estudá-las e as usa como referências para a criação das essências francesas há séculos.

Outras civilizações como a Maori, a Havaiana, a Asteca, a Maia dentre outras usavam a tatuagem como forma de ornamentação e, é uma maquiagem permanente.

A ideai da Maquiagem Ritualística é usar os poderes de formas e de cores para que se deseja.

Em primeiro lugar, deve-se saber a finalidade da maquiagem.

É para uma Deusa ou um Deus? É para o espírito de uma Runa ? É para entrar em sintonia ou aperfeiçoar ou curar a sua Essência? É para um feitiço? É para uma Magia de Glamour em que se deseja descobrir que tipo de Glamour é de uma determinada Deusa ou Deus ou para o seu Glamour Pessoal o qual é único?

Eu vejo o uso de Maquiagem Ritualística como algo que não é somente para ser Belo e Glamoroso, mas uma forma de ser a Magia e ter mais contato tátil e visual com o que se deseja.

Usar a maquiagem para um ritual em si, para quando sair, de entrar em contato e fazer a maquiagem.

Outro ponto que eu gosto de fazer é de trazer a visualização de algo depois que terminei uma maquiagem. Um exemplo: depois de realizar uma maquiagem com sombras azuis claras, médias e escuras, então se visualizar a energia e o glamour de uma sereia. Para mim, eu senti uma diferença no que eu via.

A maquiagem traz a visão que um quadro traz. E, isso que é lúdico, criativo e interessante de se descobrir.

Pode-se descobrir como uma Deusa ou um Deus em suas características, mitos ou o Espírito de uma Runa gostariam de se manifestar e que cores e formas lhe são afins.

E, eu deixo claro não precisa ser somente uma forma ou cor(es) válidas. O importante é conseguir um contato real no que se deseja.

E, para magias?

Por exemplos: uma magia de ocultação ou até uma maldição? nesses casos, a maquiagem não teria uma função de Glamour de extrospecção, mas de interiorização. Eu sugeriria usar a maquiagem como forma de tornar o rosto e outras partes do corpo irreconhecíveis ou de criar o efeito de deformar o rosto com o uso de pigmentos de maquiagens e outros materiais os quais não são de maquiagem, mas poderiam bloquear energicamente identificar a origem do feitiço.

Para isso, tem de experimentar materiais que podem ser passados no rosto e/ou corpo. A argila tem que tipo de energia? o pó de arroz tanto usado para fazer maquiagem de Gueixas teria outro tipo de energia? E os cremes gostosos e cheirosos que se usam para rosto e corpo? e os perfumes? e, vai por aí.

Mas, não se deve colocar qualquer coisa no rosto e corpo. Cuidado com o que vai utilizar. Bom Senso é para ser usado.

Outro ponto importante não é somente fazer a maquiagem, mas quando se retira a maquiagem. Agradecer os Deuses, os Espíritos de runas é muito bom.

Quando fizer magia, visualizar a retirada energética da maquiagem do que se fez dependendo da intenção do feitiço. É tornar o ato de limpar a maquiagem quando lavar o rosto e/ou corpo como um ritual.

➤Aerin Nerissa 

INSTRUMENTO DE PODER 

- Com o uso da maquiagem mágica é possível conseguir: Equilibrar os chakras, atrair o amor, a fortuna, sorte e a estrutura/energia da sua aura melhora.

- Ela serve para controlarmos nossa energia e humor, por isso nos sentimos PODEROSAS quando estamos arrumadas e maquiadas, porque isso realmente acontece, o poder está ali.

SIGNIFICADO DAS CORES E PARTES DO ROSTO 

Laranja: autoconfiança, determinação, energia, alegria, felicidade.

Vermelho: resgate da sua força interior, amor e paixão.

Azul: tranquilidade.

Verde: equilíbrio, harmonia, natureza, esperança.

Amarelo: ouro, dinheiro, iluminação, coragem.

Rosa: Romance (para quem busca).

Marrom: cor da terra... solidez, segurança em tudo!

Preto & branco: neutro (pode ser o silêncio) em algumas pessoas causa sensação de negatividade (dependendo do que você desejar).

Roxo: Poder (em todos os aspectos).

PARTES DO ROSTO E PLANETAS

Olho direito: Significa o SOL;

Olho esquerdo: Significa a LUA;

Lábios: Está ligado ao planeta Vênus (e a genitália feminina, por isso é sensual e marca a sexualidade da mulher);

Sobrancelhas: Liga-se á Júpiter;

Bochechas/queixo: Ligados ao planeta Marte;

Testa/Nariz: Ligação com o planeta Netuno;

 SIGNIFICADO E PARA QUE FIM DEVE SER USADO

Sobrancelhas: Inteligência, criatividade.

Olhos: Polaridade/sedução para conseguir objetivos.

Boca: Órgão sexual feminino, atratividade.

Testa/Nariz: Espiritualidade.

Bochechas/Queixo: Sedução, conquista e poder.

1: Nesse tipo de maquiagem NÃO há problema em fazer um tipo diferente de pintura e traços em cada olho. Até porque esse tipo de maquiagem VAI CONTRA o que os maquiadores ensinam! No olho direito (como ele é mais masculino, e todo mundo tem olhos diferentes) usa-se traços com ângulos e ascendentes, onde transmitirá alegria e força. No olho esquerdo, usa-se traços descendentes (retos) pois ele transmitirá o mistério, relaxamento...

2: "Os olhos são o espelho da alma" isso é verdade! Pois, o delineador nada mais é que uma PROTEÇÃO para energias negativas e outras coisas ruins! Um exemplo são as indianas, as árabes e a própria Cleópatra que deixam em evidência os olhos com esse tipo de contorno.

No entanto, NUNCA se deve marcar os olhos e a boca juntos! Isso pode causar uma confusão em quem está olhando para você e a pessoa pode NÃO entender a mensagem que você quer passar (ou objetivo que deseja alcançar), por isso escolha destacar APENAS a boca OU os olhos.

Exemplo: Se o objetivo é seduzir vá de batom vermelho (lembre-se de deixar visível o contorno dos lábios).

3: Atenção pessoas que amam BATOM NUDE! (o que eu vou falar NÃO quer dizer que PARE de usar e NÃO me xinguem, ninguém é obrigado a concordar), o nude remete a cor NATURAL da boca, então ele NÃO possui NENHUM poder na maquiagem, QUEM DESEJAR pode o excluir de seu kit/rotina.

4: Eu sou á favor que se você tiver APENAS um batom você use da forma que desejar, na boca no olho... Enfim, não saio dizendo o CERTO E ERRADO para ninguém. E aqui nessa maquiagem, você coloca toda a sua INTENÇÃO e OBJETIVOS de acordo com as cores, o desenho da maquiagem, e as partes do seu rosto, pois dependendo do que VOCÊ FIZER você vai liberar um tipo de ENERGIA diferente. Há pessoas que colocam uma música durante o ato da pintura (uma música que seja animada e que faça você se sentir bem/poderosa(o). Já outras fazem uma meditação com incenso antes, uma oração e se conectam com determinada divindade... Eu particularmente prefiro colocar uma música e cantar junto liberar uma energia positiva e afastar as energias negativas.

5: Você pode usar as cores e sua intenção nas unhas também. Na cor do esmalte e no desenho.

CORES DOS CHACKRAS E SIGNIFICADOS 

ㅡ Segue abaixo as cores e significados dos chackras para quem desejar equilibrá-los na maquiagem OU na cor da roupa.

Coronário: Lilás/dourado (ligação com o universo, evolução).

Frontal: Azul (intuição).

Laríngeo: Azul claro (expressão, comunicação).

Cardíaco: Verde/rosa (emoções, sabedoria, amor).

Solar: Amarelo (força do indivíduo, ego, poder, humor e controle de situações.

Sacro: Laranja (criatividade, autoestima, energia sexual, vitalidade).

Básico: Vermelho (sobrevivência).

Sacerdotisa

MAQUIAEM INDÍGENA E O CORPO COMO TELA

As pinturas corporais são as marcas de muitas etnias indígenas. Elas diferenciam clãs e famílias. As tintas são feitas a partir de elementos naturais como urucum, jenipapo e açafrão. Esses povos carregam no rosto a identidade. 

As pinturas são diferentes para cada ocasião, como comemorações ou rituais sagrados. Existem também desenhos que demonstram sentimentos desde os mais felizes até os de revolta e indignação pelos diversos problemas enfrentados pelos povos. A pintura de onça no rosto simboliza indígenas guerreiros e também amor e paz.

Dependendo do tamanho do desenho e da quantidade de tinta, a pintura pode ficar no corpo por até quatro dias. Cada povo tem sua própria pintura, elas nunca são iguais.

G1 TO, com informações da TV Anhanguera

Tingir os cabelos e pintar o corpo são manifestações culturais muito antigas, comuns a mulheres e homens, que surgiram muito antes de qualquer forma de escrita. […] Nas sociedades indígenas, até hoje, a pintura corporal tem grande importância e seu significado é muito amplo, podendo ir da simples expressão de beleza e erotismo à indicação de preparação para a guerra, ou, até mesmo, como uma das formas de aplacar a ira dos demônios. Além de protegerem o corpo dos raios solares e das picadas de insetos, a ornamentação corporal é como se fosse uma segunda “pele” do indivíduo: a social em substituição à biológica. O padrão da pintura e o local de sua localização no corpo revel a o “status” de seu detentor na sociedade. A pintura corporal dos índios brasileiros foi uma das primeiras coisas que chamou a atenção do colonizador  português. Pero Vaz de Caminha, em sua famosa carta ao rei D. Manoel I.

Sementes e frutas são usadas até hoje como base das pinturas usadas pelas comunidades indígenas e também na composição dos pigmentos de nossas maquiagens e produtos industrializados. Quase não nos lembramos que grande parte dos elementos que são usados na fabricação de tinturas tem origens na natureza e foram descobertos por sociedades antigas como os egípcios e pelas comunidades indígenas.

O urucum e o jenipapo, por exemplo, presente nos primeiros relatos dos portugueses estão até hoje sendo usado pela indústria química e é uma das grandes riquezas brasileiras.

Marcos Proença