O Equinócio de Outono é o momento do ano no qual os objetivos aos quais nos dedicamos desde a primavera estão prontos para serem “colhidos”. É uma celebração baseada na reflexão sobre as nossas conquistas e na introspecção.
Ele é celebrado entre os dias 20 e 23 de setembro no hemisfério norte e 20 e 23 de março no hemisfério sul. A data exata varia de um ano para outro porque ela é definida por cálculos astronômicos que indicam o início exato do outono a cada ano.
Em algumas
tradições pagãs o Equinócio de Outono é conhecido como Mabon.
Costumes para celebrar o Equinócio de Outono
Não há relatos sobre a celebração do Equinócio de Outono entre os povos celtas da Irlanda. Apesar disso, existe uma comemoração chamada Michealmas (Dia de São Miguel) que acontece na Irlanda mais ou menos uma semana depois do Equinócio, no dia 29 de setembro. Imagina-se que as tradições dessa festa podem ser um indício de comemorações mais antigas.
Os costumes do Michealmas está associados a gratidão pela colheita, bênçãos para a fertilidade da terra e proteção da comunidade.
➤Assar um bolo símbolo da prosperidade
Um desses costumes é que na véspera da celebração a filha mais velha da família assaria um bolo especial com uma mistura das farinhas feitas com os grãos colhidos naquele ano, um símbolo da prosperidade da terra.
Você também pode adotar esse costume assando um bolo com uma mistura de farinhas e oferecê-lo aos Deuses e aos espíritos em gratidão às suas conquistas desde a primavera e a prosperidade na sua vida.
Ah! E pontos extras se esse bolo for de maçã porque essa data também está associada à colheita das maçãs e a fabricação de cidra.
➤Ajudar quem precisa
Outro costume é a participação em jogos, concursos e corridas a cavalo. Depois desses jogos acontecia uma dança e a troca de presentes entre amigos.
Você pode viver esse costume dando presentes aos amigos mais próximos, ou melhor ainda: fazendo uma doação para as pessoas mais necessitadas.
Para manter o clima de caridade do Michaelmas, você pode fazer uma doação de dinheiro, alimentos ou outros itens para organizações que ajudam os pobres, de preferência as pessoas que vivem na sua comunidade.
Comer uma refeição que inclua cordeiro ou ganso, uma vez que esse também é um costume no Michaelmas. Porções dessa refeição podem ser dividas com os Deuses e os espíritos.
Ritual para celebrar o Equinócio de Outono
Você também pode celebrar o Equinócio
de Outono com um ritual formal. E não precisa ter um altar nem nada disso! Com
algumas velas, um incenso, uma oferenda de alimentos ou bebidas e os passos
abaixo você já estará pronta para celebrar seu ritual de Equinócio de Outono.
➤Ritual de Equinócio de Outono: Passo a Passo:
1. Queime um incenso de limpeza energética e convide a
divindade de sua preferência, as fadas inclinadas ao bem e seus antepassados
mais próximos para estarem com você nesse ritual.
2. Acenda
uma vela para o Bom Povo e faça uma oração para eles pedindo que sempre haja
paz entre você e o Bom Povo.
3. Acenda uma vela para a divindade de sua preferência e faça uma oração para agradecer a sua colheita e honrar o seu esforço em direção aos seus objetivos. Você também pode fazer uma oração celebrando a chegada do outono.
4. Acenda uma vela para os seus antepassados mais próximos e agradeça pelas bênçãos deles na sua vida.
5. Faça um feitiço a sua escolha ou uma meditação sobre os Poderes que estão sendo honrados nesse dia. Se você fez um amuleto de bracelete no Equinócio de Primavera, pode pensar em queimá-lo agora para colher simbolicamente as suas intenções. Ou então você pode escrever suas conquistas num pedaço de papel e queimá-lo. Caso você não queira fazer nada disso, pode pular para as oferendas.
6. Faça as oferendas para os Poderes convidados. Algumas sugestões de oferendas são torta de maçã, bolo de maçã, ou outros alimentos assados.
7. Faça divinação para verificar se as oferendas foram bem recebidas.
8. Convide os poderes a partir. Peça que sempre haja paz e amizade entre você e o Bom Povo. Agradeça a divindade de sua preferência e os seus antepassados mais próximos por sua presença.
Agora é só escolher quais costumes você gostaria de tentar nesse Equinócio de Outono e celebrar o início do outono de forma simples, prática e mágica.
Referência: Fairycraft: Following the Path of Fairy Witchcraft – Morgan Daimler