quarta-feira, 11 de março de 2020

Bruxaria de Cozinha


Seu fogão é o coração sagrado da sua cozinha. Sua colher de pau é uma varinha mágica. Tenha cuidado para não cozinhar em raiva. Sempre mexa os alimentos no sentido horário, e desejando saúde, riqueza e alegria a todos que comerão desse alimento. Você pode dizer isso de tempos em tempos enquanto você cozinha:
“Abençoada seja esta cozinha pelos poderes do Ar, do Fogo, da Água e Terra. Que esteja aquecida pela luz sagrada divina; e tudo que for feito aqui, traga cura, amor, sustento e não prejudique ninguém. Com amor, paz, criatividade e magia... estando agora e sempre completa. Que assim seja!”.
Preceitos Básicos da Culinária Mágica
Cozinhar demanda cuidado, pois toda energia que você emana entrará nos alimentos. Por isso, tente abstrair de qualquer problema antes de começar.
Tenha seu objetivo em mente e trabalhe com atenção e dedicação. Foco é tudo.
Conheça os alimentos para não utilizar algo que vá contra o seu objetivo mágico.
Para construir e atrair coisas, cozinhe misturando no sentido horário. Para destruir ou afastar, no sentido anti-horário.
Sempre que puder, dê aos alimentos formatos relacionados ao seu objetivo. Exemplo: biscoitos em formato de coração quando o objetivo é algo relacionado ao amor.
Se for cozinhar para outras pessoas, cuidado para não carregar demais as energias dos alimentos.
Cozinhe sempre com prazer. Senão, é melhor não cozinhar.
Comida e Magia
Cozinhar é um ato mágico. Além da intenção, você pode usar os ingredientes a seu favor. Veja neste texto como fazer isso. O corpo reflete o mental e o espiritual. Ver o nosso corpo como um templo sagrado também ajuda, pois ele faz parte da tríade. O que nós ingerimos deve ser sempre levado em conta. Não que toda refeição deva ter alguma intenção mágica, porque isso tornaria o nosso dia paranóico, mas seguir algumas diretrizes básicas para se alimentar bem faz parte do dia-a-dia de um(a) bruxo(a) consciente da sua saúde.
A comida tem o poder de te deixar com mais energia ou mais relaxado. Com essa premissa básica, você pode organizar suas refeições no decorrer do dia. Um café-da-manhã que te deixe pronto(a) para enfrentar um dia inteiro de trabalho é essencial. Um almoço que não te deixe com (muito) sono também. E, de noite, uma comida leve, que não pese nem te faça mal, para o seu corpo descansar bem. Isso é rudimentar e pode ser feito sempre, sem entrarmos na questão mágica.
Alguns bruxos e bruxas preferem manter uma dieta mais equilibrada ainda nos dias de rituais. Você pode evitar:
-álcool
-carne vermelha
-sal (sal marinho é ok)
-açúcar refinado
-cafeína
-refrigerantes
Qualquer alimento natural é melhor para o trabalho mágico, mas isso não quer dizer que você não possa comer uma besteira de vez em quando. O segredo está na moderação. Lembre-se que combinar uma boa alimentação com exercícios e caminhadas ao ar livre tornam seu corpo, mente e espírito ainda mais dispostos para enfrentar qualquer problema.
Bruxa de cozinha? O que seria isso, exatamente?
Em diversos livros publicados no Brasil, lemos sobre uma determinada tradição chamada “Bruxaria de cozinha”, e os novatos ficam se perguntando do que se trata. É cozinhar todos os dias? É ser mãe? É cuidar da casa? É celebrar um sabá com a barriga no fogão? Por receber esse tipo de pergunta aqui no site, achei que escrever um texto sobre esse “estilo” (muito mais que uma tradição) da Bruxaria seria conveniente. Vamos lá.
Você já deve ter lido por aí (até mesmo por aqui) que cozinhar é um ato mágico em si. Porém, apenas cozinhar não caracteriza uma pessoa como bruxa. Apenas fazer um chá também não. Agora, quando essa pessoa prepara um chá pretendendo atingir fins específicos, isso é Bruxaria!
Uma “bruxa de cozinha” é mais uma “bruxa caseira”, que utiliza tudo em sua casa para fazer as coisas acontecerem! Não só na cozinha, mas usando velas no seu dia-a-dia, incensos, fazendo rituais de limpeza, cozinhando para a família, cultivando ervas etc.
Características da Bruxaria de cozinha;
- simplicidade é a essência;
- se virar com o que tem também;
- cozinhar é sempre um ato mágico, cheio de intenção;
- conhecer cada ingrediente preparado;
- preparar alimentos da época;
- preparar cada refeição imbuída de energia;
- plantar;
- limpar a casa tanto fisicamente quanto energeticamente;
- educar os filhos com uma consciência global;
- exercer a sustentabilidade;
- reciclar;
- ler bastante;
- celebrar os sabás com a família e amigos;
- valorizar cada momento criando pequenos rituais no dia-a-dia;
- ter o cozinhar como processo alquímico;
- criar receitas / criar feitiços;
- praticar magia popular sem preconceitos;
- estudar o feng shui;
- pintar, desenhar, costurar, criar arte pagã.
Instrumentos utilizados pelas bruxas de cozinha:
Uma bruxa de cozinha nunca compra um athame – ela usa uma faca. Conheça outros instrumentos utilizados pelas bruxas de cozinha no dia-a-dia:
- xícaras, potes e tigelas (recipientes no geral);
- forno (poder de transformação);
- caldeirão (recipiente mais simbólico da Bruxaria);
- pratos e travessas (pense em grandes pentáculos);
- pilão e almofariz (concentração e foco do poder pessoal);
- despensa (armazenamento de ingredientes);
- colheres e espátulas (vênus);
- garfos (marte);
- facas.
A importância do uso de objetos cotidianos, e não só de uso ritual, é que, quanto mais você o utiliza, mais carregado de poder pessoal ele fica.
As bruxas de cozinha podem ser solitárias ou não. Você pode morar sozinho(a) e praticar em sua própria casa, ou ser uma matriarca que cuida de casa, marido, filho, cachorro, gato, tudo envolto em magia.
Ser uma bruxa de cozinha significa tratar a casa como um ser vivo, com um coração e uma alma, “gostos e humores próprios” – já dizia Márcia Frazão – porque, afinal, “Uma casa não é só uma casa”.
Segredo de Bruxas