quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Carta às Bruxas que vieram antes de mim...


Amáveis senhoras, quero tirar um momento do dia de hoje para honrá-las. Algumas de vocês ainda se encontram vivas, outras já se foram há muito tempo. Independente de onde estejam agora, eu quero agradecê-las por abrirem o caminho para que eu pudesse passar. Os tempos em que vocês viveram foram difíceis. Não era possível ser respeitada se não tivessem um marido, se não frequentassem uma religião cristã, se não seguissem as rígidas formas de comportamento das sociedades em que vocês viveram. Mas mesmo assim vocês seguiram. 
Para algumas de vocês, até utilizar ervas para a cura era visto como um crime para quem era mulher. Tortura, violação de seus corpos, medo. Muitas de vocês viveram isso. Outras tiveram que abandonar as próprias culturas, foram enlaçadas e capturadas para viverem na sociedade “civilizada” como um animal numa jaula. 
Sinto profunda compaixão por vocês e declaro desde já que estou trabalhando dia após dia para curar as feridas que o patriarcado deixou em nós. Sei que não vivi nada disso, porém compartilho da mesma carne que vocês, sangro da mesma forma que vocês sangravam, minha mente de alguma forma está interligada às suas vivências passadas e eu faço do meu ventre um local de cura e elevação não apenas para mim, mas para vocês também. 
Se tenho tantos privilégios hoje em dia, foi porque muitas de vocês lutaram na linha de frente contra o patriarcado e agora eu posso andar com minhas roupas longas e largas e mexer com ervas sem ser mal vista ou torturada. Vocês são as bruxas que viveram em tempos árduos e a maioria de vocês jamais se identificou como tal, mas eu reconheço a energia de uma mulher medicina de longe. 
Seja na minha mãe e sua paixão por jardinagem, na minha avó que sempre tinha uma receita natural para me indicar ou na minha bisavó que recebia visita de vizinhos que precisavam de ervas do seu quintal para curar gripes e outras enfermidades ou em todas as outras ancestrais e mulheres de medicina que não conheci. São todas bruxas, mulheres que enxergavam na Natureza um caminho para a cura. 
Agradeço e honro vocês por todo o caminho percorrido até aqui. Vocês talvez não puderam se curar dos males que passaram em vida, mas eu posso honrar vocês através da minha cura, da firmeza na caminhada, da expansão da mensagem da Mãe Natureza e da conexão com a Terra, da utilização da minha energia criativa para fazer o bem e levar coisas lindas para o mundo.
No meu ventre eu sinto todas vocês aplaudindo e vibrando com cada conquista. Sei que a minha liberdade de alguma forma liberta vocês também. Seguirei honrando cada uma de vocês da melhor forma que puder e deixo em mim apenas aquilo que é benéfico para todas nós. 
A era de dor e sofrimento chegou ao fim. É hora de nos curarmos e levarmos amor ao mundo. Sou grata por estarmos juntas nessa. Que as que já se foram descansem em paz e que as que ainda se encontram aqui possam ainda em vida encontrar a paz, as bênçãos e a cura que precisam. Um viva a todas as bruxas da minha linhagem.

por Lorena Ventura