quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Samhain, o nosso Ano Novo!




Trabalhando a Limpeza Energética


No último Sabbath, Mabon, aproveitamos para nos desfazer de tudo aquilo na qual já não precisávamos mais. Mas não é tarde caso ainda não tenhamos feito...Ou podemos, ainda, começar este processo em Mabon e terminar em Samhain, aproveitando assim a energia do novo. O que importa é a vibração em que você estará neste dia tão especial, que você esteja realmente disposto a experiências novas. É um momento de abandonar projetos que realmente não tenham dado certo e partir para novas oportunidades, ou de realmente executar planos que ainda não haviam saído do papel.

Mas por onde começar? Pelo óbvio: Limpe primeiro seu espaço físico! Sua casa, suas gavetas, sua mochila, tudo aquilo que reflete a sua manifestação individual no plano material. Já ouviu falar que o espaço que você ocupa reflete a sua mente? Isto é a pura verdade! Se sua casa ou escritório estiverem confusos, sinal que sua mente também está confusa! E tem um outro detalhe: mesmo que você divida o espaço com outras pessoas e não seja inteiramente responsável pela desordem, o fato de não tomar iniciativa alguma para mudar isto, mesmo que parcialmente, acaba o tornando conivente com tudo isto!

Uma outra situação é aquele local que está sempre adequadamente limpo mas, por outro lado, aloca pilhas e montes de objetos que não utilizamos mais. Você limpa tudo, mantém a organização e sabe-se lá por qual motivo, ACUMULA UM MONTE DE COISAS SUPÉRFLUAS E INUTILIZADAS! Acredito que pelo menos 80% de nós se enquadre nesta situação. Já parou para imaginar o tanto de tralha que é possível acumular no período de um ano? E nem sempre é porcaria não! A maioria das coisas estão em ótimo estado mas, por algum motivo, para nós não serve para absolutamente nada!

Já teve uma roupa em seu armário que nunca saiu de lá e aí você olha para ela e diz: eu não consigo usar, parece que ela não foi feita para mim? ... E não foi mesmo!! Livre-se disto agora! Dê para alguém que realmente fará bom uso. Limpe suas gavetas e armários, baús, prateleiras, e tudo mais que tiver coisas sobrando. Renove pinturas e altere a posição dos móveis se desejar. Jogue o lixo fora, o que for reciclável mande para a reciclagem, o que estiver bom, doe e desta forma você estará dando o primeiro passo para mudar o padrão energético na qual está agora: você se livrará da energia parada que contribui para estagnar sua vida! Claro que isto deve ser feito aos poucos, um pouquinho por dia para não cansar tanto.. Mas, não deixe de fazer! Aí poderemos passar para a parte "divertida": hora da limpeza energética! Mãos a obra:

Você deve imaginar que existem diversas maneiras de se fazer uma limpeza energética e, assim como qualquer outro tipo de ritual, você pode e deve optar por aquele (s) método (s) na qual se sinta mais confortável. Vamos colocar aqui uma sugestão e sinta-se livre para adaptá-la ou não, a escolha é sua!


1) Primeira coisa: faça uma defumação!


O ideal seria utilizar ervas de limpeza e proteção queimando-as em um turíbulo. Não tem um turíbulo? Serve uma pequena panela que não será mais utilizada para cozinhar, ou uma lata furada. Não tem nada disto? Então pode fazer a limpeza com incensos mesmo! Existem diversos incensos de ervas de limpeza no mercado e você pode usar um ou mais, conforme melhor lhe convier. Passo a passo:

Acenda umas três pedrinhas carvão com álcool de cereais ou comum deixando queimar até que fique em brasa e coloque as ervas secas sobre a brasa (ou acenda o incenso).

Ande pela casa ou espaço a ser limpo e direcione a fumaça em todos os cantos paredes e portas.


Ervas indicadas para defumação:

Arruda, guiné, quebra-demanda, abre caminho, sálvia, mirra, alfazema, benjoim, manjericão, alecrim, eucalipto, jurema entre outras (o ideal seria escolher 7, 9 ou 21 ervas mas, caso não possua muitas, utilize a quantidade que puder).


2) Limpeza através dos 4 elementos:


Se você tiver feito a defumação, pode considerar que a limpeza com ar e a terra já foi feita e pode passar para os próximos. Eu particularmente preferiria reforçar a atuação destes elementos; sugestão: utilizar um instrumento de sopro para invocar o ar e mentalizar o elemento movimentando e levando embora toda a energia que até então estava impregnada nas paredes; abra todas as portas e janelas! Canções, músicas e repetição de algum mantra ou encantamento (que pode ser criado por você mesmo) também são bem vindas! Lembre-se de que o ar movimenta energias e que o som está associado a este elemento, assim como, no xamanismo e em outras culturas, o som é bastante utilizado como um eficaz meio de limpeza. Para reforçar o poder da terra segure uma pedra ou cristal e circule novamente com a mesma em sua mão novamente realizando movimentos circulares. Os cristais podem também ser colocados de forma permanente em locais estratégicos (principalmente em banheiros), para garantir atuação contínua de purificação e proteção.
Indicação de cristais: drusas, quartzo fumê, turmalina negra, ametista.
Ainda pensando na terra, algumas pessoas costumam bater plantas (origem nas religiões Afro-brasileiras), geralmente folhas de peregum para retirar miasmas, mas, aqui vai um alerta: o peregum mancha paredes.
Água: Coloque água em um recipiente (copo, taça ou outro qualquer) para aspergir pela casa com as pontas dos dedos. Melhor ainda se você tiver armazenada água “natural” (fonte, cachoeira, mar, rio, lago ou chuva), mas, na ausência destes elementos, pode usar água da torneira mesmo.
Fogo: acenda uma vela; você já deve saber que o fogo representa a transmutação. Circule novamente pelo ambiente iluminando todos os cantos, paredes, portas e janelas com a luz da vela. Se quiser dançar enquanto circula, estará reforçando o poder da rapidez, paixão e energia com a qual este elemento trabalha.

Que cores de vela utilizar?
Preta: afasta energias negativas
Roxa: transmutação de energia e trabalha a espiritualidade
Branca: representa a pureza de suas intenções e purificação. Serve para qualquer tipo de situação, pedido ou trabalho mágico.

3) Você pode ainda fazer uma preparo com água e ervas de limpeza como se fosse um chá, ou, deixando-as submersas em água sob a luz da lua anteriormente. No dia da limpeza, passe esta “mistura” por todo o chão da casa como se fosse um produto de limpeza comum. Se preferir, utilize óleos essenciais e/ou florais próprios para limpeza e harmonização de ambientes.


4) Vassoura Mágica:

E claro que não podíamos deixar de fora o instrumento essencial da bruxa! A vassoura representa um instrumento de limpeza e purificação. Ao utilizá-la, não é preciso, necessariamente, encostar a vassoura no chão, basta manuseá-la de maneira gestual. Com seu caráter de protetora do lar, aparece em alguns costumes populares sendo colocada na entrada ou no peitoril das janelas para afastar energias negativas e magias lançadas contra nós. Concentre-se em seu objetivo enquanto a utiliza e conclua a varredura “lançando” as vibrações negativas pela “porta da frente”.


5) Muitas pessoas ainda, utilizam e recomendam o uso do sal grosso que, inclusive, é vendido em forma de banho. Há quem diga que o uso do mesmo é um perigo, pois ele é tão forte que chega a corroer a aura. Na dúvida, prefiro evitar os banhos de sal grosso, a não ser que o indivíduo esteja realmente muuuito carregado! Já para limpeza de ambientes não vejo problema algum e o mesmo pode ser misturado à água de limpeza (se for passar no chão) ou à água a aspergir nas paredes se assim desejar. Já vi e participei inclusive de limpeza com sal grosso e amoníaco, mas, isto é para casos extremos onde se faz necessário exorcismo, devido à presença de espíritos obsessões influenciando as pessoas ou assombrações no local.


No geral, a limpeza costuma ser feita “de trás para frente” passando em todos os cômodos, terminando na porta da rua (ou de saída do ambiente), ou ainda, iniciando na porta de entrada no sentido anti-horário dando a volta pela casa e terminando na porta da frente novamente. Você provavelmente fará este percurso várias vezes, cada vez que for utilizar um elemento ou instrumento diferente, o importante é que ao final da limpeza, termine na porta de entrada/saída do local. Outro detalhe, como mencionado anteriormente, é a questão do som. Utilizar sons faz toda a diferença! Você pode optar por ouvir músicas de relaxamento ou que induzam ao transe, cantar músicas de banimento, recitar mantras ou salmos, invocações aos Deuses durante o processo. Ao finalizar, pegue seu Athame (representa uma arma) e, do lado de fora, sele seu trabalho mágico traçando um grande pentagrama na porta (1 ou 3 vezes como preferir) com sua mão projetiva, determinando que o local agora estará protegido de energias negativas e densas exteriores. Se não tiver um Athame utilize o dedo indicador ou indicador e médio esticados de sua mão projetiva (direita para os destros e vice-versa) para direcionar energia.


Enfim, estas são algumas sugestões... Claro que o mês do Halloween pede uma limpeza mais pesada, até mesmo porque os portais estarão praticamente “abertos”, então, comece o quanto antes sua limpeza física e energética e esteja pronto para o festival de Samhain e para o inicio um novo ano mágico!


Ana Freya