terça-feira, 26 de maio de 2015

O Deus: Jovem Senhor, Pai, Ancião




"Para o paganismo, existe um Princípio Criador, que não tem nome e está além de todas as definições. Desse princípio, surgiram as duas grandes polaridades, que deram origem ao Universo e a todas as formas de vida."

Assim como a Deusa, nosso Deus também faz parte da Energia Criadora, ele é o outro lado da moeda, enquanto a Deusa é o solo fértil, o Deus é o que deixa este solo fértil, um completa o outro. Sendo o lado oposto, o Deus é o regente do dia, seu símbolo é o sol e sua trindade se comporta de uma maneira um pouco diferente, enquanto a Deusa (alguns não o consideram dessa forma) possui sua trindade dividida entre as fases da lua, o Deus não as divide nas fases solares, mas sim em seus Solstícios, que chamamos de Sabbaths, em breve falarei um pouco mais sobre eles de uma forma mais aprofundada.
Sendo também uma divindade Tríplice, ele efetua um papel importante no Universo como consorte da Deusa e protetor da natureza e da vida selvagem. Possui vários nomes, mas é comumente conhecido como Cernunnos, é retratado de várias formas, a mais comum é a de um homem forte, representando a liberdade sexual que a Arte preza, bem como a luxúria e o prazer carnal, que para nós, não é pecado. Além de ser retratado dessa forma, ele também é visto como um Cervo, um de seus símbolos, o Gamo Rei, o que nos leva a ver uma peculiaridade em todas as formas que ele possa vir a ser retratado, seus chifres! Ele sempre nos será mostrado possuindo grandes chifres de gamo, representando a virilidade e a força masculina, a força que impulsiona o ato da criação juntamente com a Deusa.
Cernunnos é uma divindade muito intrigante para os leigos, como eu disse, nosso Deus possui chifres, e é daí que veio toda aquela história de que as bruxas cultuam o Diabo! Pelo simples motivo de nosso Deus possuir... Chifres! É uma comparação totalmente equivocada digna de pena.

Exatamente como ocorre com a Deusa, o Deus também tem muitos nomes e desempenha diversos papéis - sua função principal é a de ser o consorte da Deusa. Além disso, ele também é uma Divindade Tríplice e é comumente conhecido como Jovem Senhor, Pai / Cornífero / Homem Verde e Ancião. Por ser Onisciente e Onipresente, ele é o catalisador que impulsiona a força vital da Deusa e coloca o processo de criação em movimento. No papel de Jovem Senhor, ele é o cálido sol do inverno, a alegria dourada da infância e os flertes e prazeres masculinos da adolescência. Como Pai / Cornífero / Homem Verde, ele é o cervo viril das florestas, a semente fértil que ativa o verdejar da terra, e o Pai gentil que nos guia. Como Ancião, ele nos traz a voz da razão, a força do conhecimento e o poder da experiência.
Por ele ser o Consorte e o Amado da Deusa - e por causa dos diversos papéis que desempenha em nossas vidas -, sua presença é frequentemente invocada durante os rituais. Nessas ocasiões, ele fala por intermédio do sacerdote. Sua mensagem é comumente conhecida como "O Desígnio do Deus". (Livro a Arte, da autora Dorothy Morrison.)

Há toda uma história sobre Cernunnos ter caçado a Deusa e logo após selado compromisso com ela, o real significado da história é o ciclo da vida e morte que passamos todo ano, o ciclo dos Sabbaths e nos mostra o papel de cada um em determinada fase da Roda.
Os Desígnios do Deus

"Eu sou o eco que você ouve no seio da mata
E o calor do sol no seu rosto.
Sou o som eterno do marulho do mar
E o poder que se sente em cada recanto selvagem.
Sou o trigal a balançar com o vento
E a centelha que acende a fogueira.
Sou a paixão,  poder e o êxtase
Que se atinge no ápice do desejo.
Sou o esquilo a brincar no topo da árvore
E o cervo que corre selvagem e livre.
Sou o tropel dos cascos numa velha estrada
E a força do centenário carvalho.
Eu estou nas rugas do homem velho,
Estou na criança, jovem e forte,
Estou na alegria da união amorosa
E no beijo apaixonado, longo e demorado.
Sou o seu Amante, seu Pai e o Ancião.
Venha comigo, pois lhe ensinarei a Dança
Da mudança e das estações e a visão da tempestade
Da fertilidade, amor e romance.
Lembre-se sempre, minha criança, de ser feliz
E de ouvir a doce cadência da minha música.
Mantenha sagrado o meu reino e tudo que nele há,
E à noite, dance comigo."
(Livro a Arte, da autora Dorothy Morrison.)

Outros símbolos do Deus são a cor dourada, chifres ou galhadas, o veado, as cobras, as sementes, os grãos e a foice.

O Cornudo; O Rei da Colheita

Fala o Deus:
Sou o radiante Rei dos Céus, inundando a Terra com calor e estimulando a semente oculta da criação a se manifestar. Ero Minha lança brilhante para iluminar as vidas de todos os seres e, diariamente, despejar Meu ouro sobre a Terra, afugentando as forças  das trevas.
Sou o mestre dos animais selvagens e livres. Corro com o ágil alce e pairo como o falcão sagrado contra o céu cintilante. Os antigos bosques e lugares silvestres emanam Meus poderes e as aves do ar cantam Minha santidade.
Sou também a última colheita, oferecendo Meus grãos e frutos à foice do tempo para que todos possam se alimentar. Pois sem plantio não há colheita; sem inverno, não há primavera.
Cultue-Me como o Sol da Criação de milhares de nomes, o espírito do gamo chifrudo na floresta, a colheita infinita. Veja no ciclo anual de festivais Meu nascimento, morte e renascimento - e saiba que este é o destino de toda criação.
Sou a centelha de vida, o sol radiante, aquele que traz paz e descanso, e envio Meus raios de bênçãos para aquecer os corações e fortalecer as mentes de todos. (A Verdade sobre a Bruxaria Moderna, do autor Scott Cunningham.)

Este é o básico que você precisa saber sobre nosso Deus, é claro que existe uma infinidade de conteúdo mais aprofundado que eu gostaria de colocar nesse post, mas iria ficar extenso demais, então me limitei apenas ao essencial. Conforme o tempo for passando, eu vou voltar a postar mais coisas sobre os Deuses, só que aspectos isolados e separadamente, me aprofundando mais em cada post para ter um esclarecimento melhor sobre cada simbologia, historia, etc.

Junior Nonato