quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Vocês conhecem a Bruxa do Natal?





Na Itália, a maioria da população é católica,então no Natal se comemora o nascimento de Jesus (Dã).As pessoas passam a data celebrando com sua família,vão a missa de Natal(credow) e depois banqueteiam lindamente. Presentes são trocados na epifania, l’epifania,dia 6 de janeiro.
O termo epifania vem do grego antigo (confere Thalles?) e significa manifestação,ou,aparaição de criatura sobrenatural ou divindade,ou ainda “momento de revelação”.Esse é o dia que os 3 reis magos chegaram a Belém,levando ouro,olíbano e mirra. É tradição as crianças receberem de presente uma meia longa e colorida cheia de doces se elas foram comportadas,do contrário,recebem a meia cheia de carvão feito de açúcar negro.

Mas o que é legal é que não é o Papai Noel que desce a chaminé…é a bruxa benevolente,Le Befana,que vem voando numa vassoura, carregando um saco que se repreenche de coisas maneiras sempre que elas se acabam. Ela deixa seus presentes na décima segunda noite de Natal…ou…o dia da Epifania. Só depois da Segunda Guerra Mundial que as árvores de natal e Papai Noel entraram para a celebração italiana.Hoje em dia 90% dos italianos acreditam em Papai Noel ou no pai do Natal,Babbo Natale.

Mas enfim…a lenda conta que os Três Reis Magos seguiram a Estrela Polar, à procura da criança divina. Eles se cansaram muito na viagem e decidiram parar na cabana minúscula de uma bruxa velha. Quando eles baterem na porta, uma mulher velha que segura uma vassoura espiou para ver quem era. Os 3 reis super bem vestidos(ui), que estavam sem direção para encontrar a criança divina,permaneceram diante dela.

A mulher velha nada sabia da criança que estes três homens sábios estavam procurando, assim, ela não pôde apontar a direção certa. Mas ela ofereceu comida e abrigo durante a noite. Os Três Reis descansaram e se prepararam para ir embora pela manhã. Aquela noite eles lhe falaram sobre a profecia da divina criança.

Antes de partirem,eles pediram à mulher que fosse com eles na viagem.Ela recusou porque era muito velha e fraca, e tinha muito trabalho a fazer para se preparar para o longo inverno que chegava.Depois que eles partiram,ela sentiu que havia cometido um erro e decidiu os alcançar.Ela pegou seu saco cheio de presentes feitos a mão e comida para a criança divina.

Ela montou na sua vassoura e tentou alcançar os 3 reis magos,mas não os encontrou.Pensando na oportunidade perdida,ela parou em todas as casas na esperança de encontrar a criança da profecia. Ela deixou presentes para cada criança que encontrou,pra no caso de ser Jesus. Então todo ano no dia da Epifania ela aparecia denovo em busca da criança divina,deixando presentes pelo caminho para todas as boas meninas e meninos,ainda na esperança de encontrar Jesus.
A Befana (Epifania) é um feriado nacional na Itália, e as crianças só voltam às aulas depois de suas férias de Natal dia 7 de janeiro.O feriado foi abolido por lei em 1977,mas voltou por demanda popular em 1985.Para um forasteiro esse feriado deve aparentar mais com um halloween!Grupos de adultos fantasiados de Befana…e crianças batendo nas portas cantando e pedindo presentes ou doces.

As ruas ficam cheias de música e gente, e os mercados lotam , vendendo o tradicional bolo dos reis da epifania e a boneca da Befana!





Fonte:naopercatempolendo.wordpress.com