terça-feira, 25 de janeiro de 2022

A Deusa Negra - A Sombra Feminina

"A Não basta dizer que precisamos de um relacionamento renovado com o feminino em nossos tempos. O que precisamos é de uma relação com o lado negro do feminino." – Fred Gustafson

Nas sociedades primitivas que reverenciavam a lua como a Deusa, a terceira fase negra era personificada como a Deusa Negra, sábia e piedosa, que reinava sobre os mistérios da morte, da transformação e do renascimento. 

Ao longo de muitos milênios, culturas posteriores substituíram gradualmente os adoradores da lua, e o conhecimento da natureza cíclica da realidade, como espelhado pelas fases da lua, foi perdido.

Hoje, em nossa sociedade, a maioria das pessoas não tem conhecimento do potencial para a autocura e para a renovação que existe como uma qualidade intrínseca da fase de lua negra do processo cíclico. 

Em vez disso, associamos a escuridão com a morte, o mal, a destruição, o isolamento e a perda. Em uma sociedade regida pela consciência branca solar, fomos ensinadas a temer, rejeitar, desvalorizar e tirar o poder de tudo o que é associado aos conceitos do escuro – pessoas negras, mulheres, sexualidade, natureza, o oculto, o pagão, a noite, o inconsciente e irracional e a morte em si. 

Em termos mitológicos, incorporamos todos esses medos do escuro em uma imagem do mal feminino conhecida como a Deusa Negra, que está intimamente ligada à lua negra.

Ao longo do curso da história, o papel original da Deusa Negra como renovadora foi esquecido e ela passou a ser temida como uma destruidora.

Em muitas mitologias universais, ela foi retratada como a Sedutora, a Mãe Terrível e a Anciã Portadora da Morte. 

Como a cultura patriarcal tornou-se predominante, a Deusa Negra passou a ser um símbolo da sexualidade feminina devoradora que leva os homens a transgredir suas convicções morais e religiosas para, em seguida, consumir sua energia vital e os enredar em um abraço de morte.

E o pior de tudo nós mulheres acreditamos nisso também - nos afastando de nós mesmas, da nossa essência instintiva, intuitiva e nosso próprio poder de autocura!

✒O CHAMADO DA DEUSA NEGRA: O Poder da Sombra na Cura Feminina, Thais da Silva.

📸Dawndra Photo