quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

Os 4 Elementos


Terra, Ar, Fogo e Água

Os elementos são a força que dá movimento a tudo na vida, as forças vitais que compõe toda a criação.⠀

Quando pensamentos nos elementos, imediatamente lembramos das suas manifestações físicas aqui na Terra (como as montanhas, o vento, os rios e os vulcões) mas eles vão muito além disso. Cada um representa um tipo de energia e consciência, características e qualidades diferentes, dentro e fora de nós. Eles são ao mesmo tempo visíveis e invisíveis, físicos e espirituais.

Eles estão fora, mas também dentro do nosso ser, em maior ou menor grau, e é por isso que nos identificamos mais com um ou outro elemento. É o equilíbrio desses quatro elementos dentro de nós que garante nossa saúde física, emocional, mental e espiritual.

Cada um desses elementos tem características próprias, assim como seu elemental guardião: gnomos (terra), silfos (ar), salamandras (fogo) e ondinas (água). São espíritos protetores da natureza responsáveis pela dinâmica e pelo funcionamento equilibrado da vida na Terra.

Podemos trabalhar com cada elemento, porém isso deve ser feito sempre com muito respeito e consciência. Nunca devemos tentar controlá-los, mas sim nos alinharmos com a sua frequência, ou seja, sintonizar a energia que desejamos manifestar.⠀

Podemos considerar também o quinto elemento, o éter, que não é nada mais do que o espírito, ou a energia que permeia tudo no Universo. Também conhecido como quintessência, ele é o que contém tudo que existe, tudo que já existiu e tudo que um dia existirá. É o sopro da vida.

Como já falamos sobre esse quinto elemento com frequência por aqui, darei um enfoque maior nos quatro elementos básicos para aprendermos o que cada um deles representa, que tipo de energia se trata, o que eles são capazes de manifestar na nossa vida e como trabalhar com cada um deles.

Elemento Água

Considerada o útero de toda a criação, a água é o elemento que deu origem a toda vida existente. Ela nos sustenta e nos une, ela é o único ingrediente essencial que torna a vida possível, bem como aquele que une toda a vida.

"Onde há água, há vida." Todos já ouvimos essa frase.

Ela é o primeiro elemento com o qual temos contato antes mesmo de nascermos, no útero da nossa mãe. Ela nos carrega e nutre durante nove meses e nos prepara para a vida aqui fora.

Água é sensibilidade, devoção, fluidez e tranquilidade. É ela que nos dá o dom de nos conectarmos com os sonhos mais profundos do nosso coração e da nossa alma.

O elemento água é o sentir, as emoções, e também a cura delas - porque é só sentindo que a cura acontece. É a água que nos banha após um dia pesado e remove todas as impurezas do nosso ser, tanto do corpo quanto do espírito. São as lágrimas que nos lavam nos momentos de maior tristeza e frustração. É o sangue menstrual que faz nossa limpeza interna nos renovando a cada ciclo. A água representa a purificação de todas as impurezas e cura de todas as dores.⠀

Na natureza, ela está presente nos mares, nos rios, nos riachos, nos lagos e nas chuvas e pode se manifestar de maneira completamente tranquila ou extremamente agitada. Já em nós, ela preenche 70% do nosso corpo e se apresenta por meio dos fluidos corporais e, em um nível mais sutil, através das emoções.

Este é o elemento relacionado à lua minguante e ao outono, momento em que as folhas caem como lágrimas das árvores, como uma lembrança de que a natureza se prepara para dar mais um passo no ciclo de vida-morte-vida. A natureza se despede de nós, e o mesmo acontece quando nosso sangue desce e algo morre dentro de nós - seja o óvulo que não foi fecundado, como também partes nossas que já cumpriram seu papel e fluem em retorno ao mar cósmico.

A água fala da vida e da morte, pois um não existe sem o outro. Ela é a condutora da energia do amor que nos religa ao Divino.

Elemento Fogo

Há uma chama dentro de cada um de nós, responsável pela vida que habita no corpo físico. A centelha divina, chama da criação que originou tudo que existe neste universo. A manifestação mais sagrada e essencial do elemento fogo.

Além de nos prover luz e calor, o fogo é a ponte entre a vida e a morte. Ele cria, mas também destrói (pra depois criar novamente). Associado à fênix, é ele que rege o processo interminável de vida-morte-vida.

O fogo que ilumina, também queima. Ele é a destruição que precede o renascimento, a morte necessária para que a vida aconteça. O princípio, e também o fim.

O fogo é a ponte entre os dois mundos. Toda vez que você avista uma chama ou uma labareda, você está olhando para um portal que conecta o mundo material e o mundo espiritual. Nada do que passa por ela permanece o mesmo, tanto uma folha de papel que vira cinzas, quanto o nosso ser que é transformado toda vez que nos abrimos para a magia transmutadora deste elemento.

Na natureza, o fogo se faz presente no calor do sol, na lava dos vulcões, nas fogueiras e queimadas, na força dos raios, e na secura e calor dos desertos. Já em nós, o fogo é o nosso espírito, a chama interna que provém calor ao corpo físico e nos impulsiona para a vida através da vontade, da motivação e da coragem.

Este é o elemento relacionado à fase cheia da lua e ao verão, que é quando a energia está no seu ápice, e o momento da colheita dos frutos e de agradecimento por toda a abundância e generosidade da Mãe Natureza.

É o transbordamento da vida na Terra.

Elemento Ar

Existe algo que nos conecta a tudo mais existente neste plano físico. Algo tão sutil, que não pode ser visto com os olhos, mas que traz uma mensagem poderosa: de que a separação não passa de uma ilusão.

O ar não pode ser visto, mas pode ser profundamente sentido.

Sua presença constante e permanente cumpre o papel não apenas de interligar tudo e todos os seres, mas também de possibilitar que aconteça o processo mais fundamental para a vida na Terra - a respiração. É o sopro de vida, o primeiro ato de todos nós ao nascer.

O elemento ar, pouco percebido, muitas vezes subestimado, e visto como o menos poderoso dos quatro, é o que está mais perto de nós. A cada segundo do dia, ele preenche o nosso ser com prana e permite que a vida continue existindo dentro do nosso corpo físico.

Este é o elemento mais sutil e permeável dos quatro, e pode ser encontrado na brisa fresca da manhã, nas rajadas de vento antes da chuva, na neblina de um dia frio, nas nuvens do céu e na respiração. Ele nos circunda, nos envolve e nos preenche, e não há um segundo desta vida em que não estamos em contato com ele.

O elemento ar é vida, leveza, movimento... é o que nos dá a capacidade de nos adaptarmos às situações mais variadas e de decidirmos para onde direcionamos nossa energia.

O ar representa a força mental que dá origem às ideias e aos pensamentos. É através dele que acontece o processo de expressão da nossa essência e de interação com tudo que existe no mundo.

Este é o elemento relacionado à lua crescente e à primavera, momento em que tudo renasce após um longo período de frio e escuridão. É a esperança do renascimento e da vida nova, a energia vital da juventude que nos motiva a nos colocarmos em movimento. É quando a borboleta começa a sair do casulo para começar a conhecer o mundo que a espera lá fora.

Elemento Terra

Somos, literalmente, filhos da Terra. Consequência de toda evolução de vida que aconteceu sobre ela.

Considerada uma deusa pelos povos antigos, já foi chamada de Gaia, Pachamama, Prithvi Mata, Danu... os nomes são incontáveis. Como poderia não ser uma deusa algo que gesta e gera vida tão abundante?

O elemento terra é encontrado na natureza de forma mais ampla, nos animais, as árvores, montanhas, cavernas, pedras, plantas, flores, raízes, frutos e na terra propriamente dita. Já em nós, a Terra é o nosso corpo físico, a nossa matéria. Ela corresponde aos nossos ossos, que nos sustentam, e à carne que estabelece os limites do nosso corpo e que retém todas nossas águas. O mesmo acontece na natureza, quando as montanhas delimitam o fluir de um rio, ou quando a terra absorve e segura a água da chuva para que as plantas possam absorvê-la.

É nela que encontramos ouro e os cristais mais preciosos, portanto está diretamente ligada à prosperidade.

A terra é abundante, e é dela que obtemos o nosso alimento que foi plantado, e nela que encontramos abrigo em cavernas ou nas casas que construímos com os materiais que ela nos fornece. A terra é como uma grande mãe, acolhedora, nutridora e geradora de vida.

A terra é a fundação sobre a qual tudo nesse mundo é construído. É ela que nos dá base para que possamos ser e criar tudo que quisermos em segurança.

É ela que nos ampara e que nos dá sustentação, e que está sempre receptiva para nos acolher ao menor sinal de desamparo. É através da energia dela que nos tornamos mais aterrados, estáveis, organizados, prósperos e focados, e é ela que nos permite viver uma vida mais segura e abundante.

Este é o elemento relacionado à fase nova da lua e ao inverno, que é quando tudo parece estar morto, mas nova vida está sendo gestada na escuridão do interior da terra para renascer e florescer novamente em um futuro próximo.

A terra é totalmente feminina. Escura, fria e úmida, assim como as florestas. É dela que tudo nasce e é a ela que tudo retorna.

𝐀𝐦𝐚𝐧𝐝𝐚 𝐀𝐮𝐥𝐞𝐫