Alimentos ricos em "Triptofano" são o segredo da Felicidade
A felicidade de cada dia está diretamente relacionada ao nosso humor, que por sua vez é regido por uma série de fatores, entre eles, a serotonina. É ela quem comanda o ritmo do nosso coração e a liberação de hormônios indispensáveis para o equilíbrio do nosso corpo, por exemplo. O que vem sendo comprovado é que alguns alimentos naturais contém substâncias que atuam como indutores da serotonina e, consequentemente, ajudam a promover nossa tão sonhada felicidade.
A especialista em nutrição funcional, Gismari Bertoncello, elencou 7 alimentos ricos em triptofano, o aminoácido mais importante na produção de neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar.
“No organismo feminino o nível de serotonina diminui no final da tarde, por isso a vontade de pães e doces aumenta. O cérebro sabe que os carboidratos são a base da formação da serotonina. Porém , é importante buscar alimentos ricos em co-fatores e triptofano, para que a sensação de bem-estar seja duradoura. Em dietas carentes dos alimentos listados abaixo, é comum a pessoa procurar ainda mais por doces para compensar essa necessidade”, explica a especialista.
Alimentos da Felicidade
Grão de Bico
“Rico no aminoácido triptofano e indutor da liberação de serotonina pelo cérebro". Indicação: 1 a 3 colheres de sopa ao dia. Ele pode ser cozido, feito em saladas, sopas e refogados com legumes, além de um excelente substituto do feijão.
Banana
“Rica em triptofano e vitamina B6 que age como estímulo para a serotonina. É uma fonte de carboidrato que é base para a formação da serotonina". Indicação: 1 a 2 unidades ao dia
Aveia
“Fonte de carboidrato “bom”, o cereal é rico em beta glucanas - fibras solúveis que ajudam no equilíbrio intestinal já que humor e intestinos possuem forte relação. Também é rica em triptofano". Indicação: 2 colheres de sopa ao dia, em sucos, sobre frutas ou em preparações como pães, sopas e bolos.
Folhas Verdes Escuras
“Ricos em ácido fólico, também estimula a produção de serotonina. Espinafre, alface escura, rúcula, agrião, couve e brócolis". Indicação: pelo menos uma vez ao dia, em um prato de sobremesa.
Arroz Integral
“Rico em zinco, complexo B e vitaminas que estimulam a serotonina junto com o triptofano. Também é fonte de carboidratos complexos que mantém o humor estável por mais tempo". Indicação: 3 colheres de sopa ao dia.
Alimentos Cítricos
“A vitamina C das frutas cítricas, e outras como goiaba e caqui, combate os efeitos nocivos do estresse em nossas células. Ajuda na proteção dos neurônios que sofrem dos efeitos negativos do estresse no longo prazo.” Indicação: O consumo mínimo indicado é de 3 frutas ao dia, sendo que ao menos 1 deve ser cítrica ou 1 copo de suco de fruta natural.
Sementes
“Ricas em minerais como zinco, magnésio e selênio que agem como antioxidantes e percussores da síntese da serotonina. São ricas em fibras e auxiliam o trânsito intestinal. Exemplo: chia, girassol e abóbora”. Indicação: Incluir 1 colher de sopa ao dia de alguma das sementes.
Fonte - Bolsa de Mulher