Rainha da Festa!
"Por atrair sorte, a ABÓBORA é empregada em diversos pães, doces e bolos no dia do Halloween. Ela também é usada crua e inteira em rituais. Em cima dela são colocadas cinco pimentas formando a estrela de cinco pontas com a intenção de "queimar" as coisas ruins. Também são usados trigo, louro, e duas colheres de pau de cabeça para baixo. Durante o ano, a abóbora permanece em local visível e apenas é jogada na terra quando se estraga.
Ricas em beta-caroteno e vitamina C, as abóboras apresentam muitas variedades, entre elas, abóbora-moranga, abóbora-do-mato ou abóbora-do-campo.
Como absorvem água, perdem alguns nutrientes e calorias quando fervidas. A abóbora-moranga, menor e mais doce, é a melhor para ser cozida e assada. Com casca dura, também é ideal para armazenamento. Pode durar cerca de um mês em local fresco e seco. Quando todas as variedades estão verdes devem ser cozidas e consumidas inteira.
Até a sua polpa pode ser aproveitada para o preparo de diversos pratos doces ou salgados. Que tal usar as suas flores para fazer um refogado, à milanesa. Nada mal, não é?
Aproveite essa fruta funcional e use a sua criatividade na cozinha..." - Ai vão algumas dicas:
Creme de Abóbora com Pimenta Rosa
-6 xícaras de abóbora picada
-1 cebola média
-1 talo de alho poró
-2 colheres de azeite de oliva
-2 colheres de chá de pimenta rosa
-2 copos de caldo de legumes caseiro
1. Cozinhe a abóbora no caldo de legumes por 20 minutos. Reserve.
2. Refogue a cebola, o alho e a pimenta no azeite de oliva.
3. Bata no liquidificador acrescentando o caldo aos poucos até chegar à consistência desejada.
4. Aqueça, enfeite com pimentas rosa e sirva.
Suflê de Abóbora
800 gr de abóbora cortada em cubos
6 colheres de sopa de manteiga
1 xícara de leite quente
Pimenta e noz moscada moídas
1/2 xícara de queijo parmesão ralado
3 ovos, gemas e claras separadas
Sal a gosto
Pré-aqueça o forno em 400ºF/ 205ºC. Cozinhe a abóbora como quiser—eu fiz no vapor—depois passe pelo food mill, ou amassador de batatas. Junte a manteiga, o leite, adicione a pimenta, noz moscada. Coloque as gemas batidas, o queijo e sal a gosto. Bata as claras em neve e junte à mistura de abóbora. Coloque numa forma de suflê bem untada. Como eu não tinha forma de suflê usei ramequins. Asse por 25 minutos. Sirva imediatamente.
Ingredientes
Massa:
- 1 ½ kg de abóbora japonesa cozida
- 500 gramas de farinha de trigo peneirada
- sal a gosto
- molho rosé
Molho Sugo:
- 4 tomates maduros
- ½ cebola picada
- 2 dentes de alho
- manjericão a gosto
- salsinha a gosto
- cebolinha a gosto
- sal a gosto
- 1 colher (sopa) de extrato de tomate
- 100 ml de água
- 1 colher (sopa) de azeite
Molho Branco:
- 50 g de margarina culinária
- 50 g de farinha de trigo
- 250 ml de leite desnatado
- quanto baste noz-moscada
Modo de Preparo
Massa:
Amasse bem a abóbora. Passe pela peneira, tempere com sal e junte a farinha de trigo aos poucos, até formar uma massa uniforme que se possa enrolar. Forme rolinhos e corte os nhoques. Passe na farinha de trigo. Coloque uma panela com água e sal no fogo e, quando começar a ferver, junte os nhoques. Deixe cozinhar durante 5 minutos e quando subirem à superfície estarão prontos.
Molho ao sugo:
Descasque o tomate e bata no liquidificador. Reserve. Aqueça uma panela e adicione o azeite. Em seguida acrescente a cebola e o alho e mexa bem. Depois adicione o tomate batido, o extrato de tomate, o sal e a água. Mexe e adicione aos poucos a salsinha, o manjericão e a cebolinha. E deixe cozinhar uns 30 minutos.
Risoto de Abóbora
Ingredientes:
1/2 cebola picada
3 col. de sopa de manteiga
500g de abóbora em cubos. Eu usei Butternut Squash. Acho que no Brasil chama abóbora pescoço.
1 copo e meio de arroz Arborio ou Carnaroli
2 col. de sopa de salsinha
1/2 copo de parmesão ralado + parmesão para hora de servir.
5 copos de caldo de carne
Sal
Pimenta-do-reíno
Tempo de preparo: 45 minutos
Modo de fazer (4-6 pessoas):
Coloque 2 col. de sopa de manteiga em uma frigideira grande e de fundo grosso em fogo médio-baixo. Frite a cebola até ela ficar dourada.
Limpe a abóbora, tire a casca e corte em cubos. Quando a cebola estiver pronta, adiciona os cubos de abóbora junto com 1/2 copo de água. Adicione sal e pimenta.
Cozinhe até a água evaporar e a abóbora ficar macia. 10-15minutos. Se precisar coloque um pouco mais de água.
Enquanto a abóbora esta cozinhando aqueça o caldo de carne.
Quando a abóbora ficar pronta, adicione o arroz e misture bem. Comece a adicionar o caldo. É importante lembrar de colocar 1 concha e deixar secar antes de colocar a próxima. Mexa sempre até o arroz vai ficar pronto, aproximadamente 20 minutos.
Quando o arroz estiver no ponto remova o risoto do fogo. Adicione a salsinha, o parmesão e 1 col. de sopa de manteiga. Mexa. Acerte o sal e sirva imediatamente com um pouco de parmesão e salsinha por cima..
Pão de Abóbora
1 xícara de água
30 g de fermento fresco
100 g de açúcar
1 colher (chá) de sal
500 g de polpa de abóbora madura - de pescoço ou japonesa (cozida no vapor, sem casca, amassada)
50 ml de azeite de oliva
750 g de farinha (a quantidade é apenas indicativa, pois pode variar de acordo com o grau de umidade da abóbora)
½ xícara de uvas passas
1 ovo batido
Numa tigela grande, misture a água com o fermento e metade do açúcar. Espere 15 minutos ou até espumar. Junte então o açúcar restante, o sal, a polpa de abóbora amassada e o azeite. Misture bem. Aos poucos, vá colocando a farinha de trigo e mexendo com colher de pau. Quando começar a ficar difícil de mexer a massa, passe-a para uma superfície enfarinhada e vá amassando, juntando farinha devagar, até formar uma massa lisa e homogênea. Junte as uvas passas e amasse até incorporá-las. Volte a massa para a tigela, cubra com pano e espere até a massa crescer (caso não tenha experiência com pães, coloque uma bolinha da massa num copo de água fria – quando a bolinha subir, a massa estará crescida). Passe a massa para a superfície enfarinhada, divida em 3 e molde os pães em bolas e coloque-os afastados em uma assadeira grande, untada e enfarinhada. Ou coloque-os em forma de pão. Cubra com pano e deixe crescer por mais meia hora ou até voltar a crescer novamente. Pincele a superfície dos pães, com carinho, com um ovo batido (qualquer batida na forma ou pressão com o pincel pode levar a massa a perder volume, portanto, muito cuidado nesta hora). Se quiser, faça cortes com lâmina afiada (bisturi, estilete ou gilete). Leve ao forno preaquecido médio (220 ºC mais ou menos) e deixe assar por cerca de 50 minutos ou até que fiquem bem dourados. Esfrie sobre uma grade e resista a comê-lo inteiro, quentinho, com manteiga.
Rende: 3 pães de 10 fatias
Nota: Pode ser amassado numa máquina de pão, no modo "massa" - aquele ciclo de 1 hora e meia, que só amassa e faz crescer. Desde, é claro, que a sua máquina suporte este peso de massa. Deixe a tampa aberta porque cresce além dela. Depois de crescida, tire a massa do recipiente, divida e o resto é igual ao explicado na receita.
Bacalhau Gratinado com Abóboras
Ingredientes
- 1kg de bacalhau ling demolhado
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 2 dentes de alho amassados
- 2 cebolas em tiras
- 2 tomates picados
- 300g de abóbora moranga ralada
- 100g de mussarela ralada
- 2 colheres (sopa) de queijo ralado
- 1/2 xícara (chá) de requeijão light
- Salsinha picada, sal e pimenta a gosto
Modo de preparo
Deixe o bacalhau de molho por 24 horas trocando de água.Leve-o para cozinhar na água. Desfie em lascas e reserve.
Aqueça o azeite e refogue o alho, a cebola, o tomate e acrescente o bacalhau. Mexa mais um pouco e junte a salsinha e a pimenta. Reserve.
Montagem
Coloque o bacalhau no fundo de um refratário, em seguida requeijão, a abóbora ralada, a mussarela. Finalize com queijo ralado. Leve ao forno para gratinar.
Bobó de Abóbora com Carne
Ingredientes:
- 400 gramas de carne de boi;
- 800 gramas de abóbora (de preferência o pescoço);
- 02 cebolas médias;
- ½ pimentão verde;
- 100 ml de leite de coco;
- 50 gramas de bacon picadinho;
- 01 colher de manteiga;
- 02 colheres de óleo de canola;
- 01 colher de alho triturado;
- orégano e sal a gosto.
Modo de fazer:
Ponha a abóbora para cozinhar já descascada, água até cobrir de leve e uma pitada de sal. Numa frigideira coloque uma colher de manteiga e refogue o bacon picadinho, quando estiver fritinho, acrescente o alho e o orégano, frite e acrescente a carne em tiras já temperada com sal. Em fogo baixo cozinhe a carne até selar e cozinhar por completo. Não cozinhe demais para que não fique dura. Desligue e reserve noutra vasilha. Aproveite a frigideira e acrescente duas colheres de óleo de canola e frite as cebolas cortadas em gomos de preferência e pimentão em pedacinhos. Reserve. Veja se a abóbora cozinhou até desmanchar. Se necessário for, acrescente pouca água apenas para não queimar. Se assim estiver, mexa com um garfo e despeje no copo do liquidificador acrescentando o leite de coco. Bata até se tornar um creme. Volte à panela e junte a carne e a cebola frita. Misture bem e saboreie quente.
Doce de Abóbora em Calda
Ingredientes:
-500 g de abóbora madura descascada, cortada em cubinhos
-2 cravos da índia
-4 cascas de canela
-600 mL de água
-1 xícara (chá) de adoçante culinário
-1 colher (chá) de suco de limão
Modo de preparar:
Em uma panela, coloque a abóbora, a água, o suco de limão, o adoçante culinário, os cravos e as cascas de canela. Leve ao fogo até cozinhar a abóbora, sem desmanchá-la (mais ou menos 20 minutos). Deixe esfriar e sirva gelado.
Quiche de Abóbora no Liquidificador
Ingredientes
· 500 g de abóbora madura cortada em cubos
· 1 folha de louro
· 1 envelope de caldo de legumes
· 1 xícara (chá) de óleo
· 1 xícara (chá) de leite
· 3 ovos
· 1 colher (sopa) de fermento em pó
· 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
· 1 colher (chá) de sal
· 150 g de queijo fresco em fatias
· 1 colher (chá) de orégano
Modo de preparo
1. Em uma panela de pressão, coloque os cubos de abóbora e cubra-os com água.
2. Coloque a folha de louro, o caldo de legumes e deixe cozinhar durante 5 minutos após o início da pressão.
3. Escorra bem e amasse com o garfo. Reserve.
4. No liquidificador, bata o óleo, o leite, os ovos, o fermento, a farinha de trigo e o sal.
5. Transfira para uma tigela e misture bem a abóbora amassada.
6. Em uma forma redonda média, untada e polvilhada com farinha de trigo, distribua metade da massa, cubra com as fatias de queijo, salpique com o orégano e coloque em cima o restante da massa.
7. Leve ao forno médio, preaquecido, durante 20 minutos.
Dica: se preferir, substitua a abóbora por mandioquinha.