sábado, 24 de agosto de 2019

Diferença entre Bruxo, Mago e Feiticeiro



Du­ran­te mui­tos anos pro­cu­rei en­ten­der a di­fe­ren­ça en­tre bru­xos, ma­gos e fei­ti­cei­ros. En­tão, há dois anos co­me­cei uma pes­qui­sa so­bre o te­ma e con­se­gui re­u­nir de for­ma prá­ti­ca o ver­da­dei­ro sig­ni­fi­ca­do des­sas re­pre­sen­ta­ções. Quan­do es­cu­ta-se os ter­mos bru­xo, ma­go e fei­ti­cei­ro, co­mu­men­te as­so­cia­mos à mes­ma coi­sa. Po­rém, não é! A ver­da­de é que os três es­tão re­la­ci­o­na­dos à prá­ti­ca de al­gu­ma ma­gia, se­ja ela na­tu­ral, cós­mi­ca ou quí­mi­ca. E ain­da es­sas fi­gu­ras in­te­gram vá­ri­as his­tó­ri­as, len­das po­pu­la­res e par­ti­ci­pa­ções em gran­des fei­tos da hu­ma­ni­da­de.
Os mís­ti­cos são se­res que bus­cam o co­nhe­ci­men­to e au­to­co­nhe­ci­men­to aci­ma de tu­do. Es­tu­dam a na­tu­re­za, o uni­ver­so, plan­tas, ani­mais, er­vas, mi­ne­ra­is, ta­rô, ru­nas, orá­cu­los, pe­dras e a men­te das pes­so­as. Ho­je em dia o mais pró­xi­mo des­sas prá­ti­cas que co­nhe­ce­mos são os her­me­tis­tas e os wic­cas. Mas a cul­tu­ra má­gi­ca es­tá pre­sen­te em qua­se to­da cul­tu­ra an­ti­ga, mé­dia, mo­der­na e con­tem­po­râ­nea.
É cla­ro que co­mo tu­do que é bom, mui­tas pes­so­as fa­zem o mau uso des­sas prá­ti­cas e aca­bam por mal re­pre­sen­tar to­dos os ma­gi­cis­tas, que des­ta for­ma são as­so­cia­dos ao mal. Mas a ma­gia ne­gra é di­fe­ren­te da ma­gia bran­ca, as­sim co­mo da ma­gia azul, ama­re­la, ver­me­lha e ver­de, que são li­ga­das aos qua­tro ele­men­tos.
A ma­gia é uma mes­cla de ar­te, ci­ên­cia e prá­ti­cas fun­da­das na cren­ça de in­flu­en­ciar o sen­ti­do dos fa­tos e pro­du­zir efei­tos não na­tu­ra­is. Ela fun­da­men­ta-se da in­ter­ven­ção de se­res fan­tás­ti­cos, ma­ni­pu­la­ção de prin­cí­pios ocul­tos pre­sen­te na na­tu­re­za, se­ja por fór­mu­las ri­tu­ais ou de ações sim­bó­li­cas.
As pes­so­as mais cé­ti­cas não acre­di­tam no po­der des­ses se­res mís­ti­cos. As pes­so­as mais re­li­gi­o­sas di­zem que os mes­mos pos­su­em li­ga­ção com o mal. Mas afi­nal, exis­te di­fe­ren­ça en­tre es­ses três ter­mos? A res­pos­ta é sim e vo­cê vai en­ten­der ago­ra.

Ma­gos e Ma­gas

Pa­ra com­pre­en­der me­lhor so­bre os ma­gos e ma­gas par­ta da pre­mis­sa de que es­tes são de­ten­to­res da ma­gia pri­mor­di­al, ou se­ja, ma­gia pri­mi­ti­va, an­ciã e uni­ver­sal. Os ma­gos são mes­tres na ar­te de trans­for­mar a re­a­li­da­de, po­de­ro­sos al­qui­mis­tas e pos­su­em co­mo fon­te de po­der o uni­ver­so e o co­nhe­ci­men­to.
Pos­su­em gran­de sa­be­do­ria dos mis­té­ri­os do mun­do e por ve­zes de­têm po­de­res cla­ri­vi­den­tes, me­di­ú­ni­cos e clau­ri­au­dien­tes. Co­mu­men­te são se­gui­do­res da luz e co­nhe­cem a fun­do os en­si­na­men­tos e prin­cí­pios má­gi­cos, pos­su­in­do po­der e aces­so in­fi­ni­to aos mes­mos.
Os ma­gos são ín­te­gros e co­nec­ta­dos ao Gran­de Es­pí­ri­to. Es­tão ali­nha­dos com os prin­cí­pios uni­ver­sais e es­pi­ri­tua­is. Gui­a­dos por vi­sões, re­ve­la­ções, ex­pe­ri­ên­cias e sen­si­bi­li­da­de, pos­su­em gran­de ca­pa­ci­da­de de in­tu­i­ção.
Es­ses mís­ti­cos es­tão li­ga­dos ao cos­mo e à per­fei­ção má­gi­ca. São es­pi­ri­tua­li­za­dos, po­de­ro­sos, cri­te­rio­sos, sá­bi­os, pos­su­em dons de pre­mo­ni­ção e ca­pa­ci­da­de de lei­tu­ra e in­ter­pre­ta­ção de so­nhos, as­tros e enig­mas.
Além dis­so, os ma­gos pos­su­em co­nhe­ci­men­to das prá­ti­cas sa­cer­do­tais e tam­bém fi­lo­só­fi­cas e as­su­mem o pa­pel de guias es­pi­ri­tua­is. Eles bus­cam a ilu­mi­na­ção, equi­lí­brio pes­so­al, na­tu­ral e uni­ver­sal e uti­li­zam do mis­ti­cis­mo pa­ra o au­to­co­nhe­ci­men­to, sa­be­do­ria sa­gra­da e ele­va­ção das po­ten­ci­a­li­da­des.

Bru­xos e Bru­xas

Os bru­xos e bru­xas são mes­tres na ar­te da bru­xa­ria. Seus po­de­res e prin­cí­pios ba­sei­am-se na li­ga­ção en­tre a na­tu­re­za, ci­clos na­tu­ra­is, lu­na­res e pro­fun­do co­nhe­ci­men­to da me­di­ci­na na­tu­ral. São li­ga­dos aos cin­co ele­men­tos: fo­go, água, ter­ra, ar e es­pí­ri­to. São mes­tres na cri­a­ção de ob­je­tos má­gi­cos, co­nhe­cem a fun­do o ocul­to e a na­tu­re­za. Exí­mios na in­vo­ca­ção de for­ças ocul­tas e na­tu­ra­is e são ex­ce­len­tes cu­ran­dei­ros.
Es­ses mís­ti­cos são exí­mios ri­tu­a­lis­tas e nor­mal­men­te a fon­te de seus po­de­res es­tá na ener­gia da noi­te, prin­ci­pal­men­te de lua cheia, eclip­se e lua de san­gue. As fa­ses da lua e es­ta­ções do ano são mui­to im­por­tan­tes aos bru­xos que uti­li­zam des­ses co­mo prin­ci­pio ati­vo de seus po­de­res
Os bru­xos de­têm o uso da ma­gia na­tu­ral e sen­so­rial, são sá­bi­os e co­nhe­cem a fun­do o uso e efei­to de po­ções má­gi­cas e uti­li­za­ção de er­vas, cris­tais e plan­tas. Uti­li­zam tam­bém gri­mó­rios e in­ter­ven­ções so­bre­na­tu­ra­is nas su­as prá­ti­cas.
Al­gu­mas li­nhas de bru­xa­ria se­pa­ram es­ses re­pre­sen­tan­tes em três ca­te­go­ri­as re­la­ci­o­na­dos com a vi­da má­gi­ca dos pra­ti­can­tes:
Os vir­gens, que re­pre­sen­tam os en­can­ta­men­tos, cri­a­ção, ex­pan­são, pro­mes­sas, nas­ci­men­tos, ju­ven­tu­de e seus po­de­res es­tão li­ga­dos à lua cres­cen­te;
O pai/ a mãe, que re­pre­sen­tam a ma­tu­ra­ção, fer­ti­li­da­de, se­xu­a­li­da­de, res­pei­to, es­ta­bi­li­da­de, po­der, vi­da e seus po­de­res es­tão li­ga­dos à lua cheia;
O an­ci­ão e a an­ciã, que re­pre­sen­tam o re­pou­so, mor­te, ter­mi­na­ções, sa­be­do­ria e en­si­na­men­tos e seus po­de­res es­tão li­ga­dos à lua min­guan­te.

Fei­ti­cei­ros e Fei­ti­cei­ras

Os fei­ti­cei­ros são mes­tres na ar­te da fei­ti­ça­ria. Seus po­de­res e prin­cí­pios ba­sei­am-se na al­qui­mia, au­to­co­nhe­ci­men­to, co­nhe­ci­men­to al­heio e uti­li­zam de for­ças men­tais, na­tu­ra­is, fei­ti­ços e en­can­ta­men­tos.
Es­ses re­pre­sen­tan­tes são li­ga­dos à cha­ma­da “ma­gia hu­ma­na” e apren­dem a ma­gia de ma­ni­pu­lar for­ças es­pi­ri­tua­is e na­tu­ra­is, di­fe­ren­te de al­gu­mas li­nhas de bru­xos e ma­gos em que o in­di­ví­duo já nas­ce com es­se san­gue.
Seus po­de­res es­tão re­la­ci­o­na­dos às prá­ti­cas de au­to­con­tro­le e co­nhe­ci­men­to in­ter­pes­so­al de­sen­vol­vi­do a par­tir da ma­gia. A fei­ti­ça­ria es­tá tam­bém li­ga­da às prá­ti­cas “ma­gi­co­ci­en­ti­fi­cas” que são ati­vi­da­des de co­nhe­ci­men­to ocul­to e ci­en­ti­fi­co, exem­plo: po­der da men­te; lei da atra­ção; hip­no­se; e fí­si­ca quân­ti­ca.
Os fei­ti­cei­ros são exí­mios na ar­te dos en­can­ta­men­tos e in­vo­ca­ções es­pi­ri­tua­is, que pro­du­zem efei­tos im­pos­sí­veis em pes­so­as ou ob­je­tos. São im­pe­cá­veis nas ar­tes di­vi­na­tó­ri­as, sin­cro­ni­ci­da­de e pro­fe­ti­za­ções.
Além dis­so, uti­li­zam da ma­gia em­pí­ri­ca sem pré­vio co­nhe­ci­men­to de gri­mó­rios. Os fei­ti­cei­ros pos­su­em, ain­da, a ca­pa­ci­da­de de pre­ver o fu­tu­ro e re­a­li­zar ben­ze­du­ras e ri­tu­ais. Al­guns tam­bém uti­li­zam da se­du­ção e da ca­pa­ci­da­de de hip­no­se, sim­pa­ti­as e uti­li­za­ção de ob­je­ti­vos má­gi­cos em seus pro­ce­di­men­tos.
Es­ses ma­gi­cis­tas são ca­pa­zes de uti­li­zar 100% de sua ca­pa­ci­da­de ce­re­bral e in­te­li­gên­cia men­tal pa­ra al­te­rar a pro­ba­bi­li­da­de e de­sen­vol­ver a te­le­pa­tia e te­le­ci­ne­se.

Lichs

Os lichs são ma­gos, bru­xos ou fei­ti­cei­ros, po­de­ro­sos, que mor­re­ram e após is­so ad­qui­ri­ram imor­ta­li­da­de. Nor­mal­men­te par­te de sua al­ma ha­bi­ta ou­tro cor­po ou ob­je­to, es­te nor­mal­men­te sen­do pon­to fra­co.
São se­nho­res das tre­vas e uti­li­zam da ma­gia ne­gra que pa­ra ad­qui­rir imor­ta­li­da­de trans­fe­re par­te de sua al­ma pa­ra al­gum ob­je­to? – ?cha­ma­dos de fi­lac­té­ria ­às ve­zes, in­des­tru­tí­vel. Ca­so es­ses ob­je­tos se­jam des­tru­í­dos o lich mor­re.
Além da ma­gia ne­gra, uti­li­zam da ne­cro­ma­nia e são ca­pa­zes de trans­for­mar ener­gi­as ím­pi­as so­bre su­as ví­ti­mas e con­tro­lar os mor­tos.
Blender Barbosa, jor­na­lis­ta por for­ma­ção, as­tró­lo­go e nu­me­ró­lo­go, mes­tre em Reiki Usui, Te­ra­Mai, Ma­Heo e Xa­mâ­ni­co. Te­ra­peu­ta Ho­lís­ti­co e Flo­ral, ins­tru­tor de me­di­ta­ção. Es­pe­cia­lis­ta em Iching e Ta­rô Xa­mâ­ni­co. De­di­cou gran­de par­te da sua vi­da aos es­tu­dos eso­té­ri­cos, mi­to­ló­gi­cos, her­mé­ti­cos e es­pi­ri­tua­lis­tas.