segunda-feira, 13 de junho de 2022

Superlua - Junho 2022


Entrada de Lua Cheia (Superlua) 14 junho 2022 às 08:52:37 🍓

Nos Estados Unidos, essa Lua Cheia é conhecida como 'Lua de Morango', nome originário da cultura dos Algonquinos, um povo nativo dos EUA que habita o nordeste da América do Norte.  

Na tradição local, é muito comum nomear a lua conforme o período das colheitas, meses e épocas do ano. Assim, junho é o mês em que as flores dos morangos começam a desabrochar e os frutos podem ser colhidos.

O ano de 2022 está cheio de 'atrações' astronômicas, que incluem dez chuvas de meteoros, alinhamento de cinco planetas, dois eclipses lunares totais e dois solares parciais, além de uma lua negra.

🍓A Lua de Morango é uma das maiores e mais brilhantes Luas Cheias em 2022.

🌕Outros nomes da Lua Cheia de junho 

Embora o nome 'Lua de Morango' tenha se tornado o mais popular, na Europa, a Lua Cheia de junho era chamada de Lua da Rosa — talvez porque as rosas florescem este mês ou porque a Lua Cheia de junho às vezes fica cor-de-rosa.

Outro nome europeu foi a Lua de Hidromel ou a Lua de Mel, já que junho também era a estação de colheita de mel. Talvez a tradição de chamar o primeiro mês de casamento de "lua de mel" tenha se originado desse nome, já que se acreditava que junho era o melhor mês para um casamento.

Este ano, a Lua Cheia de junho cai no Poson Poya. Nesse dia, o povo do Sri Lanka comemora a introdução do budismo na ilha. É o segundo feriado budista mais importante depois do Vesak (Dia do Buda).

Além disso, a Lua Cheia de junho de 2022 cai na celebração Hindu chamada Vat Purnima. Nesse dia, mulheres casadas amarram um fio em torno de uma árvore banyan e rezam pelo bem-estar dos maridos.

📌Chinesa: Lua de Lótus;

📌Celta: Lua dos Cavalos;

📌Wicca: Lua da Díada;

📌Cherokee: Lua do Milho Verde;

📌Hemisfério Sul: Lua do Carvalho, Lua Gelada, Lua da Noite Longa.

Alguns funcionários da NASA têm seu próprio nome para a Lua Cheia de junho. Eles a chamam de Lua do LRO em homenagem ao Orbitador de Reconhecimento Lunar (LRO, na sigla em inglês) lançado em junho de 2009.

A Lua de Morango será rosa? 🍓

Embora o nome evoque associações com morangos rosados e vermelhos, ele não tem nada a ver com a cor da Lua Cheia de junho. Ela provavelmente será laranja-dourado ou branca — da mesma cor que qualquer outra Lua Cheia. No entanto, ela pode parecer avermelhada — pela mesma razão que o Sol parece vermelho enquanto nasce e se põe.

A Lua Cheia de junho ocorre pouco antes do solstício de verão no Hemisfério Norte, que é em 21 de junho. Se observada a partir das latitudes do norte, a Lua paira abaixo do horizonte. Ele parece rosa ou vermelha nessa posição porque sua luz se espalha pela atmosfera.