quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

Fases da Lua


Lua Minguante - É tempo de Esvaziar... . 

- Introspecção
- Recolhimento
- Direção oeste
- Feiticeira
- Energia yin
- Feminino
- Movimento de expiração
- Por-do-sol
- Outono
- Lua minguante

A lua entra hoje em sua fase minguante. Tempo de soltar, desapegar, deixar ir, esvaziar.
Na força da lua minguante temos mais facilidade para encerrar ciclos, enxergar o que não nos nutre, perceber o que não nos serve mais.

A lua minguante encerra a lunação que iniciou com a lua nova, é tempo de rever nossa vida, nossos sonhos, nossa meta. As sementes que você plantou na lua nova germinaram? Elas são realmente importantes pra você? Avalie!

Nessa semana você olha com cuidado pra sua terra, tira o que não quer ver crescer e prepara tudo para as novas sementes que serão plantadas na lua nova.

Os verbos desses dias são:

- Recolher
- Rever
- Revisar
- Avaliar
- Soltar
- Deixar ir
- Desapegar

Lua minguante tem a energia do outono, das folhas caindo e do nosso período pré-menstrual - TPM - tempo pra mim, tempo pra meditar.
É um bom momento para limpezas físicas e/ou energéticas da casa, das gavetas, do corpo, dos pensamentos, das emoções, da vida.

O arquétipo é o da feiticeira. Estamos mais conectados com a natureza, com a magia e com o mistério, o oculto. Os mergulhos no inconsciente ficam mais fáceis, a distância das nossas sombras diminui e temos a oportunidade de acolhe-las e trazê-las para a luz. Dias intensos de autoconhecimento.
Para a feiticeira, recolher-se é essencial!

Ritualize:

Prepare um ambiente gostoso, com vela, incenso, ervas ou óleos essenciais, música e olhe fundo em você. O que precisa ir? A que você quer dar morte? O que você tem segurado com força, mas sabe que não faz mais sentido?

Escreva tudo numa folha de papel com lápis de madeira. Entregue ao fogo com a intenção de deixar ir, de transmutar, de abrir espaço em você para o novo, de se esvaziar daquilo que não te serve, do que não te nutre.
Agradeça! Descanse! Prepare-se para um ciclo novo.

Lua Crescente - É tempo de Realizar... .

A lua cresce no céu e nos convida a agir, a realizar. É tempo de colocar na terra as sementes que escolhemos durante a fase nova.
A fase crescente da lua, corresponde ao nosso período pré ovulatório, à primavera, ao arquétipo da donzela.

Donzela, que nos traz a energia dos novos começos, a primeira fase Yang da Deusa, quando as energias são externadas e colocadas no mundo. Ela representa o movimento e a ação, o crescimento inicial.

As nossas energia físicas são renovadas, pois estamos saindo de um período de introspecção. Nosso corpo está mais leve, as energias sexuais estão revigoradas e a mente está mais clara, gerando autoconfiança e independência nas ações.

São dias em que sentimos mais forte em nós a energia da realização, da disposição, do crescimento, da juventude, do florescimento. A luminosidade da lua aumenta e nos convida a sair da caverna, a socializar, a olhar pra fora.

Conecte-se com a beleza da primavera. Lua crescente é essa renovação, essa vontade viver, é abrir as janelas depois de um longo inverno.

Aproveite esse período para colocar a mão na massa, para tirar seus planos do papel. O que precisa ser feito para que seus desejos se realizem? Quais atitudes você precisa tomar? É hora de fazer acontecer, de se movimentar, de agir.

Verbos dessa fase:
- agir
- realizar
- desejar
- plantar
- atrair
- dançar
- alegrar
- relacionar

Ritual da lua crescente:

Pegue a folha onde escreveu seus desejos durante o ritual da lua Nova.
Leia em voz alta, com atenção e presença. Deixe que cada palavra ressoe, reverbere no seu corpo. Sinta!

Coloque uma música que faça sentido pra você e dance seus desejos, suas sementes. Entregue-se à intuição e permita que os movimentos nasçam espontaneamente. Dance! Mexa seu quadril, seu ventre e sinta suas águas se moverem. Mexa todo seu corpo e sinta!
Quando acabar, fique por alguns minutos percebendo o seu campo energético.
Conecte-se com a sua capacidade de movimentar, agir, realizar.

E para encerrar, plante sua folha com os desejos. Enterre num vaso, num canteiro ou num jardim... onde for possível pra você. Entregue seus desejos à terra para que germinem e floresçam. Lembre-se que a força vem da nossa intenção, da nossa conexão.

Lua cheia - É tempo de Expandir... . 

- Ápice
- Plenitude
- Expansão
- Pulmão cheio
- Meio-dia
- Verão
- Lua cheia

A lua entra em sua fase mais iluminada e vem nos lembrar de que também somos luz, capazes de expandir e de brilhar.

Estamos no ponto alto dessa lunação, é tempo da colheita. Aquelas sementes escolhidas na fase nova e plantadas na fase crescente, oferecem seus frutos durante a fase cheia.
A energia desses dias é bem yang, pra fora, e é comum nos sentirmos plenas, radiantes, capazes, bonitas. Estamos dispostas a brilhar, criar, amar, compartilhar.

Essa fase corresponde ao verão e ao nosso período ovulatório, quando nossas sementes estão prontas pra fecundação, quando nossos corpos estão prontos para acolher, nutrir, gestar. Por isso, o arquétipo que a lua cheia nos convida a experimentar é o da mãe.
Miranda Gray fala que a fase mãe traz com ela um sentimento de autoconfiança e valor próprio que nos permite apoiar, ajudar e encorajar outras pessoas.

Gentilmente, a mãe nos leva a tomar consciência desse nosso valor, a nos conectar com a nossa luz, pra então expandir, transbordar, até alcançar os outros.

No auge de luminosidade da lua, que vem clarear tudo o que precisa de um olhar mais demorado, de atenção e de cuidado, permita que sua mãe interna te conduza. Deixe que ela cuide de você, te envolva no seu autoamor e no seu colo quentinho, que ela te acalente e te materne.

E, aninhada em seus braços, nutra em você aquilo que quer oferecer ao mundo... afinal, só entregamos ao outro os frutos que crescem em nós.

Os verbos dessa fase são:

- Expandir
- Crescer
- Iluminar
- Brilhar
- Amar
- Criar
- Compartilhar
- Colher
- Acolher
- Cuidar
- Nutrir
- Oferecer
- Entregar

Pra ritualizar:

Somos Lobas e o melhor ritual de lua cheia é nos banhar nessa luz e uivar. É dançar nossos corpos e nossos ciclos e oferecer ao mundo a nossa alegria, o nosso êxtase.

Mas escrevendo esse texto, senti vontade de autocuidado, automassagem, escalda pés, vaporização, chá e cheiro.

Então, crie seu momento, ouça sua intuição e a mulher selvagem que te habita.
E depois me conte o que chegou através de você!

Lua Nova - É tempo de Recomeçar... .

A lua entrou em sua fase nova. Pertinho do sol, ela torna-se invisível aos nossos olhos e o céu escuro nos mostra um universo inteiro a ser explorado.

A fase nova da lua marca o início de uma lunação, de um ciclo novo, de novas possibilidades. É tempo de escolher quais sementes queremos plantar, queremos ver germinar, crescer e florescer em nossa vida.

Com a energia do inverno, do recolhimento, da pausa, ela corresponde ao nosso período menstrual. É fim e o começo, é o ponto zero, é onde reside tudo que pode vir a ser.
Ela traz o arquétipo da anciã, da mulher Sophia, aquela que retém o sangue e o transforma em sabedoria, em luz interna.

A lua nova é o vazio do nosso útero que sangra. Ela é a expectativa de vida nova. Ela é potência. Ela é a contração de um universo inteiro, que dentro de nós, espera a expansão.
Esses dias de lua escura nos convidam a planejar, a sentirmos a que queremos dar vida, o que queremos gestar, nutrir e parir.

É tempo de adentrar o nosso universo particular. De acessar a escuridão do nosso ser e encontrar todas as centelhas de vida que aguardam ser trazidas à luz.

Os verbos dessa fase são:

- Silenciar
- Meditar
- Mergulhar
- Avaliar
- Observar
- Planejar
- Escolher

Escolha no que vai investir seu tempo, sua energia, seu amor. Escolha quais sementes vai plantar. Conecte-se a suas infinitas possibilidades.

Marilia Lopes