quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

Como limpar e energizar os cristais?

Quando compramos, ganhamos ou encontramos um cristal é importante pensar que o trajeto para ele chegar até nossas mãos foi muito grande. Durante todo esse processo, as energias que passaram pelas pedras são distintas e podem desestabilizar suas propriedades. É por esse motivo que é tão importante saber como limpar cristais, para tirar qualquer energia que não desejamos e depois energizá-los novamente. A limpeza e energização deve também ser feita periodicamente ou quando sentir necessidade, não somente no momento da compra.

Existem vários processos para fazer isso: utilizando sal, água, luz do sol, da lua ou até mesmo outros cristais. No entanto, cada um possui suas particularidades. Alguns cristais não podem ir na água ou ficar muito tempo no sol, por exemplo. Por isso é importante saber sobre cada um dos métodos de como limpar cristais. Aproveite:

ANTES, LIMPE FISICAMENTE

Quando falamos de limpeza estamos sempre falando da energética, mas também podemos fazer a limpeza física para tirar sujeiras, poeira etc. Para isso, não tem muito segredo, é só fazer utilizando água e sabão neutro (para pedras que aceitam água) e escovinha ou algodão para as que precisam ser à seco – não se preocupe porque ao longo do texto vamos explicar quais pedra aceitam (ou não) água. Não utilize outros produtos químicos, pois podem reagir com os cristais que muitas vezes são sensíveis.

LIMPE AS ENERGIAS

Com os cristais limpinhos das sujeiras físicas, é hora de descarregar suas energias. Para isso existem muitos métodos de como limpar cristais, escolha o melhor de acordo com a pedra que você tem.

ÁGUA CORRENTE NATURAL

Essa é uma das formas mais naturais e simples possíveis, desde que você tenha uma fonte de água natural perto da sua casa. É só colocar os cristais em um saquinho de algodão, segurar bem e deixá-los imersos na água corrente natural por um tempinho, desde que não estejam poluídas.

➤Alguns cristais que não podem: apofilitas, pirita, bauxitas, bornita, cassiterita, enxofre, hematita, turmalina negra, galena, selenita, hematita, lápis lazuli, calcita, malaquita, howlita, turquesa e cianita.

SAL GROSSO

Uma das técnicas mais conhecidas é a da água com sal grosso. Coloque suas pedras em um recipiente de vidro transparente, cubra com água e adicione sal grosso. A quantidade e tempo são indicados de diversas formas. Pode deixar de 3 até 24h e adicionar de algumas colheres de sal grosso, dependendo da quantidade de água.

Algumas pessoas indicam o sal marinho, no entanto, muitos dizem que as partículas pequenas podem agredir os minerais. É por isso que por aqui nós indicamos o sal grosso.

Depois da imersão, lave bem em água corrente e deixe secar na luz do sol ou a lua (falaremos disso no tópico de energização).

➤Alguns cristais que podem: quartzo, ametista, citrino, quartzo rosa, quartzo esfumaçado, jaspe, ágata, calcedônia, cornalina, aventurina e ônix.

➤Alguns cristais que não podem (além das que não podem ir na água): halita, selenito, gesso, rosa do deserto, aqua aura quartzo (tratado), âmbar, azurita, topázio, pedra da lua, opala, selenita, coral vermelho e crisopázio, crisocola.

SAL GROSSO À SECO

Para os cristais que não podem ter contato com água, a limpeza com sal grosso à seco é ideal. Em um recipiente, faça uma camada de sal grosso e coloque os cristais por cima. Deixe por duas horas ou pelo tempo que achar necessário.

➤Pode limpar qualquer pedra.

COM OUTROS CRISTAIS

Outro método para cristais que não podem ter contato com água é a limpeza com uma drusa ou selenita. A drusa é aquele agrupamento de pedras, que pode ser de ametista, por exemplo. Basta colocar o cristal por cima e deixar por duas horas. A selenita é uma pedra que realiza a limpeza energética, assim como o sal. O ideal é deixar os cristais por cima da selenita de 5 a 10 minutos ou, se tiver só uma ponta natural, disponha todos sobre uma superfície lisa e direcione essa ponta para eles.

➤Pode limpar qualquer pedra.

INCENSO

Outro tipo de limpeza sem água é com a defumação através de incensos. Para isso é necessário escolher um incenso de limpeza (existem também os de energização) e deixar que a fumaça passe por todo o cristal. Os incensos escolhidos podem ser alecrim, arruda, alfazema, sálvia branca, palo santo ou outro.

➤Pode limpar qualquer pedra.

É HORA DE ENERGIZAR

Agora que você já aprendeu como limpar cristais é hora de dar energia para as pedras. Para isso, da mesma forma, existem muitos métodos, mas nem todos são indicados para qualquer tipo de cristal. 

SOL

Esse talvez seja o mais comum de todos e que costuma dar muito certo, a energização com o sol. O melhor é utilizar a luz da manhã, que não é muito forte e corre menos o risco de agredir a pedra. Para os cristais que suportam o sol o certo é deixar por algumas horas, ok?

➤Cristais que não podem: ametista, fluorita, lápis lazuli, malaquita, quartzo rosa ou verde, água marinha, turmalina, turquesa e citrino.

LUA

A lua, apesar de ter uma energia diferente da do sol, mais delicada e sensitiva, também é ótima para energizar as pedras. O legal é deixar durante a noite toda nos períodos de lua cheia ou crescente. 

➤Indicado para as pedras que não podem ir ao sol.

TERRA

Colocar os cristais sobre a terra ou enterrados por pelo menos 1 dia inteiro (24h) também é uma opção. É importante que seja um local com vegetação ao redor, tá? Depois faça apenas uma limpeza física para tirar as sujeiras.

➤Ideal para quando as pedras não podem ir ao sol ou não temos muita luz do sol e da lua em casa.

INCENSO

Da mesma forma que os incensos podem servir para a limpeza, eles também podem energizar os cristais. Para isso, faça da mesma forma, defumando um incenso de um jeito que a fumaça pegue em todos os lados da pedra. Utilize incensos de sua preferência, que você goste e tragam energias boas para você.

OUTROS CRISTAIS

Assim como existem cristais que limpam, temos também aqueles que energizam ou fazem as duas coisas ao mesmo tempo. Esse método serve apenas para quando temos pedras energizadas já em casa, ok? As pedras que podem ser utilizadas são citrino, granada, super 7, alabastro, selenita e diamante. Deixe em contato por algum tempo.

***

Existem muitos cristais e pode ser que algum que você tenha não esteja nessa lista. Então, vale a pena pesquisar antes de realizar a limpeza para saber se ele não é sensível a alguma das práticas.

Dani Noce