Desde a sua extração, os cristais e pedras entram em contato com vários corpos físicos. Com isso, recebem energias positivas e negativas que ficam armazenadas em seu interior.
A boa notícia é que ele podem ser recarregados com energias positivas de modo a estarem prontos para uso em terapias e energizações.
Métodos para Energizar Cristais e Pedras:
Para que as propriedades energéticas retornem para as pedras e cristais, estes devem receber um estímulo energético positivo de alguma fonte externa.
Este estímulo pode ser feito do mais diversos modos, mas com o intuito de facilitar este trabalho, selecionamos para você os métodos de energização mais consagrados pela literatura e pelos especialistas em cristais e pedras.
1- Energização Solar: Consiste basicamente em utilizar a energia do Sol para ativar o Cristal. Recomenda-se que seja feito até o meio-dia.
Mas atenção, o excesso de radiação solar pode ser agressivo para alguns cristais coloridos como a Ametista e Citrino, portanto, estes devem ficar expostos ao Sol por no máximo 30 minutos.
2- Energização Lunar: Consiste em expor as pedras e cristais a luz da Lua a noite. Este tipo de energização favorece também o estímulo das energias femininas, maternais e intuitivas.
Como o Luar não é agressivo para os Cristais, podemos deixar-los carregando durante toda a noite, porém alguns místicos não recomendam usar este método na Lua Cheia.
3- Energização pelo contato com a natureza: Consiste em deixar as pedras e cristais em contato com a Terra em um ambiente cercado de vegetação.
Esta energização é muito eficaz também para promover a harmonização dos campos de energia.
Como as energias da natureza são mais sutis é necessário deixar as pedras por 8 horas seguidas.
4- Energização com cristais especiais: Alguns cristais especiais tem o poder de se auto carregarem sozinhos atraindo a energia vital do universo para seu interior.
Sua energia pode ser transmitida a outras pedras e cristais simplesmente os colocando em contato direto.
Cristais que podem ser usados neste método: Citrino, Granada, Super 7, Alabastro, Selenita e Diamante.
5- Energização por imposição de mãos: Consiste em direcionar a energia vital do Universo para os Cristais utilizando as mãos e a força de vontade.
Acalme sua mente, relaxe por 3 minutos e então estenda suas mãos na direção da pedra ou cristal.
Durante o processo visualize mentalmente a passagem de energia das mãos para os cristais.
6- Energização pela força das pirâmides: As Pirâmides tem a capacidade de atraírem e direcionarem as energias vitais para seu interior, as quais se concentram a dois terços de sua ponta.
Podemos direcionar estas energias para os cristais deixando-o por algumas horas no interior da pirâmide.
Para uma melhor captação devemos utilizar pirâmides ocas feitas com metais ou madeira.
7- Energização pelo poder do fogo: Utilizamos uma chama para aquecer levemente o cristal de modo a produzir nele um estímulo energético em seu corpo material e etérico.
Este estímulo pode ser feito apenas passando o cristal perto de uma chama não muito quente, preferencialmente uma vela ou lenha em brasa.
A intensidade da chama não precisa ser muito forte, pois o que precisamos aqui é apenas um estímulo do elemento fogo, por isso, evite a chama de fogões, isqueiros, maçaricos, etc.
Este procedimento não deve ser executado por crianças ou pessoas com dificuldades físicas que prejudiquem a manipulação dos cristais ao fogo.
Fontes e Referências Bibliográficas:
- O Livro das Pedras – Robert Simmons, Editora Madras
- Como Utilizar os Cristais – Aiyan Zahck
- A Bíblia dos Cristais, Autor: Judy Hall, Editora: Pensamento
- Love is in the Earth, Autora: Melody, Editora: Earth Love Books
- Gemas do Mundo, Autor: Walter Schumann, Editora: Ao livro técnico SA
- Caminho das Pedras, Autor: Antonio Duncan, Editora: Nórdica
- Guia Prático com Cristais – Mestre Choa Kok Sui