segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Sabes o que diz sobre ti, o teu cabelo?

O cabelo é a manifestação física dos nossos pensamentos e das nossas emoções, uma extensão da nossa interioridade, o mesmo acontece com os pensamentos da Mãe Terra, podemos ver o crescimento constante de ervas nos prados ou em qualquer sitio em que ela tenha oportunidade de se manifestar mesmo que seja no meio citadino.
Desde os tempos antigos que estas ervas são usadas para fins medicinais e rituais.

   Qualquer cabelo tem a sua própria linguagem e personalidade

Cabelo antena cósmica
O nosso cabelo é a extensão natural dos nossos pensamentos e emoções, são pontos de força, de conexão, entre o corpo e o espírito.

Povos indígenas
Os povos indígenas usavam o cabelo da terra para fins cerimoniais de cura física e espiritual ou rituais considerados sagrados.
Estes povos ancestrais acreditam que o cabelo representa os pensamentos e o estado espiritual do indivíduo; mostrando as ligações e a unidade espiritual da sua família e definindo harmonia cultural e o alinhamento espiritual da sua comunidade.
O cabelo também representa os estados da natureza e a sua fluidez, por vezes fluem em linha reta como as Cascatas ou a água do rio ou em ondas sinuosas como nos mares e oceanos.
As crianças indígenas foram ensinadas a lavar muito bem o cabelo porque relacionam a limpeza dos cabelos a uma manutenção da saúde física psíquica e espiritual, são também ensinados a criar rituais de penteados, utilizando madeira, ossos, penas e pedras.
O cabelo que caía ou que ficava acumulado no pente era recolhido e mantido numa bolsinha de couro.

Ao chegar a lua cheia as mulheres reuniam-se numa cerimonia e ofereciam o registo dos seus sentimentos e ideias acumuladas no cabelo caído aos espíritos do fogo, terra, água e ar para que fossem abençoados.
Posteriormente as oferendas de cabelo eram colocadas no fogo sagrado e os pensamentos e emoções de cada uma delas elevavam-se juntamente com as suas orações através do fumo e do vento até chegar a lua.

Para os povos indígenas o corte de cabelo não só representava o poder de cortar os seus pensamentos, mas em alguns casos uma desgraça. Um guerreiro que sofresse um corte de cabelo numa batalha não se poderia juntar aos seus antepassados, desta forma perdia a alma, as memórias e o coração.
Tornava-se um espírito cinzento preso entre mundos.
Nos ensinamentos de muitas tribos indígenas o corte de cabelo representa um processo de luto ou proximidade com a morte.
Os indígenas também comunicavam através dos seus penteados
A linha do meio representa a linha do pensamento.
A trança significa a unidade de pensamento com o coração.
O cabelo apanhado significa convicção.
Não deves deixar que ninguém toque no teu cabelo sem a tua permissão, porque os cabelos são antenas que guardam e canalizam a energia do sol, o prana ou chi, nos lobos frontais a parte do cérebro usada para a meditação e visualização.
Estas antenas agem também como condutores para que haja uma maior quantidade de energia cósmica subtil.
Segundo os antigos, se cortares o teu cabelo, demora cerca de três anos até estares de novo alinhado com as tuas antenas cósmicas.
Dizem também que é muito benéfico para as mulheres entrançar o cabelo á noite, esta é uma das formas mais maravilhosas de preservar e cuidar da nossa energia .
Para a saúde dos nossos olhos, do ciclo menstrual e também para a manutenção da nossa juventude, é aconselhável usar um pente ou escova de madeira e pentear o cabelo para trás e para a frente e para trás de novo, e assim sucessivamente.

O teu cabelo não está aí por engano, tem um propósito definido e não é como é por acaso.

Metafisica do corpo

O que diz o teu cabelo sobre ti mesmo?

Cabelos secos
Pessoas que possuam cabelos secos são muitas vezes de carácter fogoso e explosivas, lidam mal com a frustração e inflamam com muita facilidade, por vezes o cabelo vai secando ao longo do tempo em sintonia com o próprio coração, quando se torna palha é um sinal de que precisam de ser nutridos emocionalmente, devem procurar amor dentro e fora dos seus corações por vezes é tão seco que se torna impermeável á agua característica de que se preserva em absoluto do exterior.
afirmação positiva:
"Os meus cabelos são o fogo que me liga ao sol e eu harmonizo com ele, é seguro pacificar o meu coração e abrir-me aos outros".

Muito cabelo
Estas pessoas tem grande reserva energética e boa saúde, são pessoas com um ego bem edificado, e por vezes gostam de brilhar no meio social estão ligadas ao elemento terra gostam de construir e possuir bens materiais, precisam de estrutura familiar e gostam da segurança de ter um lar.
afirmação positiva:
"Os meus cabelos são as raízes que se ligam á terra e aos meus ancestrais, eu harmonizo com eles, é seguro flexibilizar e desapegar, eu tenho o direito de ser quem sou." 

Pouco cabelo
As pessoas que têm pouco cabelo são pessoas com uma propriedade energética mais água estão muito voltadas para os seus próprios sentimentos e necessidades, mesmo que aparentemente isso não transpareça para os outros, têm uma grande necessidade interna que alguém cuide delas e que as ame.
afirmação positiva:
"Os meus cabelos são a água que me liga aos meus sentimentos, eu harmonizo com eles, é seguro fortalecer o meu coração eu basto-me a mim mesma em amor e posso concretizar o que quiser na minha vida"

Cabelos oleosos
O cabelo oleoso nem sempre é uma característica permanente, por vezes é uma fase em que a pessoa é consumida pelos seus próprios pensamentos, a alma não se sente parte integrante do todo mas sim uma peça solta, ao mesmo tempo que é muito invadida pelo meio que a envolve, tem poucas defesas contra ataques energéticos exteriores, isto também é valido para todos aqueles que vivem sempre na defesa, de ataques imaginários e como defesa fazem acionar as suas glândulas sebáceas, causando maior oleosidade no couro cabeludo este estado pode levá-los à calvície.
afirmação positiva:
"Os meus cabelos são o prana que circula no cosmos e ligam-me ao meu eu superior, eu harmonizo com ele, é seguro viver aqui na terra e expressar livremente a voz do meu coração"

Queda de cabelo
A queda de cabelo está relacionada com uma tendência para a pessoa querer controlar tudo (não podendo ser contrariado) e um orgulho fortíssimo que chega a cegar. Há também o caso das pessoas hiper-sensíveis que se magoam com atitudes, mesmo que sejam subtis de outras pessoas e costumam guardar esse ressentimento no coração por muito tempo ou até mesmo para sempre!
afirmação positiva:
"Os meus cabelos são a quinta essência que me liga ao coração do TODO, eu harmonizo com ele, é seguro confiar no meu poder e nos meus irmãos, desativo agora toda a necessidade de controle"

Em qualquer dos casos tu és um ser único e a tua alma sabe melhor que ninguém as suas necessidades, antes de dormir pergunta ao teu cabelo o que é que ele te tem tentado dizer.
De manhã aponta os teus sonhos e tem bastante atenção aos acontecimentos sincrónicos
Diz-lhe que o amas, trata-o com cuidado e alimenta-o fisicamente com os alimentos que necessita.

Rute Alegria