segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Ritual de “tocar a terra”


O Ritual de "tocar a terra" consiste em nos curvarmos perante a grandeza da Mãe-terra. 
A prostração ajuda-nos a entrar em contacto com a terra bem como com as nossas raízes, ajuda-nos também a reconhecer que não estamos sozinhos, através desta prática conectamo-nos com o espirito dos nossos ancestrais, sentimos o nosso sangue a correr em direção aos rios a ligar-se ás raízes das árvores nas florestas, o nosso cabelo alinha-se com o vento, ao entrarmos em contato com o chão firme de Gaia, abandonamos a ideia de que somos separados do resto do universo, relembramo-nos que somos terra, que a sua generosidade alimenta-nos diariamente e que um dia seremos alimento para ela.
Quando nos conectamos com a terra, sentimo-nos mais seguros, mais prósperos, mais estáveis e mais centrados, esta prática também nos ajuda a limpar os sentimentos de sofrimento, raiva, ódio e medo do nosso coração. 

Ritual de “tocar a terra”
1. Com gratidão, eu curvo-me perante todas as gerações de antepassados ​​da minha família de sangue. 
Eu vejo a minha mãe e o meu pai, cujo sangue, carne e vitalidade circulam nas minhas veias e nutrem cada uma das minhas células.
Através deles, eu vejo os meus quatro avós. 
Que estão na minha vida através do sangue que nos une, das suas experiências, e da sabedoria, felicidade e tristeza de todas as gerações que vieram antes deles
Eu abro o meu coração, a minha carne e ossos para receber a energia do insight, amor e experiência que os meus antepassados ​​me deram.
Eu sei que os pais amam e apoiam sempre os seus filhos e netos, embora nem sempre sejam capazes de expressá-lo corretamente devido ás suas próprias dificuldades
Eu sou uma extensão dos meus ancestrais
Eu permito que a energia flua através de mim e peço o seu apoio, proteção e força.
2. Com gratidão, eu curvo-me perante todas as gerações de antepassados ​​da minha família espiritual.
Eu vejo em mim mesma todos os meus Mestres
Os que me mostraram o caminho do amor e que me ensinaram a respirar, sorrir, perdoar e viver plenamente o momento presente.
Eu abro o meu coração e o meu corpo para receber a energia da compreensão, bondade e proteção dos Despertos
Bem como os ensinamentos, de toda a agrégora que tem desenvolvido esta energia ao longo de muitas gerações.
Prometo praticar para transformar o sofrimento em mim mesma e no mundo, e para transmitir a sua energia para as futuras gerações de praticantes.
3. Com gratidão, eu curvo-me perante esta terra e todos os ​​que a fizeram dela um lar.
Eu compreendo que eu sou um todo
Que tenho sido protegida e alimentada pela terra bem como por todos os seres vivos que estiveram aqui antes de mim, e que fizeram obra deixando o mundo mais cómodo e acolhedor graças aos seus esforços.
Vejo-me ligada aos meus antepassados
 Aos povos nativos que viveram nesta terra durante tanto tempo e que procuraram viver em paz e harmonia com a natureza, protegendo as montanhas, florestas, animais, vegetação e minerais
  Eu sinto a energia desta terra a entrar no meu corpo e na minha alma
ela sustenta-me e aceita-me como sou
Eu prometo fazer a minha parte
Prometo transmutar em mim
As energias de  violência, ódio e mentira
que ainda estão presentes nas profundezas da consciência da sociedade contemporânea
 Para que as gerações futuras possam ter mais segurança, alegria e paz.
 Peço para isso o apoio e proteção da terra.
4. Com gratidão e compaixão, eu curvo-me perante todos aqueles que amo e transmito a minha energia.
Agora eu quero transmitir toda a energia que eu recebi do meu pai, da minha mãe, a todos os que amo a todos os que fiz sofrer ou que se preocuparam comigo
Desejo saúde e felicidade para todos eles.
 Eu oro para que todos os meus antepassados ​​sangue e espírito, bem como as famílias desta terra concentrem a sua energia em cada um deles, para que os protejam  e sustentem.
Eu sou um com aqueles que amo.
5. Com compreensão e compaixão, eu curvo-me perante todos aqueles que me fizeram sofrer e peço reconciliação. 
Abro o meu coração e envio a minha energia de amor e compreensão a todos os que me fizeram sofrer, para aqueles que destruíram uma parte da minha vida e as vidas das pessoas que amo.
Agora sei que essas pessoas têm sofrido muito e que os seus corações estão sobrecarregados com dor, raiva e ódio.
Eu oro para que se transformem e que consigam sentir a experiência e a alegria de viver
de modo a que não sofram nem que façam mais ninguém sofrer
O meu coração não abriga nenhum sentimento de baixa frequência em relação a eles
Eu não quero que eles sofram.
Eu canalizo a minha energia de amor e compreensão para eles e peço à todos os meus antepassados ​​para que os ajudem.
Assim seja e assim é.
Grata!

Esta prática ancestral foi adaptada de um escrito de Thich Nhat Hanh  - por Rute Alegria.