“Nossas modas capilares podem ser apenas uma tendência, mas se investigarmos, talvez descobriremos que estamos nos privando de uma das mais valiosas fontes de energia para a vitalidade humana.” – Yogi Bhajan
Considere a possibilidade de que o cabelo esteja em sua cabeça para fazer mais do que apenas ficar bem. De uma perspectiva iogue, o cabelo é um incrível presente da natureza que pode realmente ajudar a elevar a energia da Kundalini (força vital criativa), que aumenta a vitalidade, a intuição e a tranquilidade.
Cortar Cabelo
Há muito tempo, pessoas de muitas culturas não cortavam os cabelos, porque fazia parte de quem elas eram. Muitas vezes, quando as pessoas eram conquistadas ou escravizadas, seus cabelos eram cortados como um sinal reconhecido de escravidão. Entendia-se também que isso serviria como punição e diminuiria o poder dos escravizados.
Os ossos da testa são porosos e funcionam para transmitir luz à glândula pineal, que afeta a atividade cerebral, assim como hormônios tireoidianos e sexuais. Cortando a franja que cobrem a testa, você dificulta este processo.
Quando Genghis Khan conquistou a China, considerava os chineses pessoas inteligentes e sábias que não se deixavam subjugar. Pediu as mulheres do país que cortassem o cabelo e usassem franja, porque sabia que seria capaz de mantê-las tímidas e facilmente controladas.
Conforme tribos ou sociedades inteiras eram conquistadas, a importância do cabelo foi perdida depois de algumas gerações, e os penteados e a moda cresciam como foco.
A conhecimento sobre o cabelo foi uma das primeiras tecnologias dadas por Yogi Bhajan quando ele veio para a América.
“Quando o cabelo na cabeça é deixado para atingir o seu pleno comprimento, por consequência, fósforo, cálcio e vitamina D são produzidos, e introduzido o fluido linfático, e, eventualmente, o fluido espinhal através das duas condutas na parte superior do cérebro . Essa mudança iônica cria uma memória mais eficiente e leva a uma maior energia física, melhor resistência e paciência “.
Yogi Bhajan explicou que, se você optar por cortar o cabelo, não apenas perderá energia e nutrição extra, como também seu corpo deve fornecer uma grande quantidade de energia vital e nutrientes para re-cultivar continuamente o cabelo perdido.
Além disso, os cabelos são as antenas que reúnem e canalizam a energia solar ou o prana para os lobos frontais, a parte do cérebro que você usa para meditação e visualização. Essas antenas agem como condutores para trazer mais quantidades de energia sutil e cósmica. Demora cerca de três anos desde que o seu cabelo foi cortado para novas antenas se formarem nas pontas do cabelo.
Cuidado capilar e a Kundalini
Na Índia, um Rishi é conhecido como um sábio que enrola o cabelo no alto da cabeça durante o dia para energizar as células cerebrais e, em seguida, penteia-o durante a noite. Um ‘nó rishi’ energiza seu campo magnético (aura) e estimula a glândula pineal no centro do seu cérebro.
“Essa ativação de sua pineal resulta em uma secreção que é central para o desenvolvimento do funcionamento intelectual mais elevado, bem como para uma percepção espiritual mais elevada.” – Yogi Bhajan
Durante o dia, o cabelo absorve a energia solar, mas à noite absorve a energia lunar. Manter o cabelo para cima durante o dia e para baixo à noite ajuda neste processo. Trançar o cabelo à noite ajudará seu campo eletromagnético a se equilibrar.
Pontas Duplas
Cabelo solto pode desenvolver pontas duplas. Em vez de apará-las e perder suas antenas, Yogi Bhajan recomenda aplicar uma pequena quantidade de óleo de amêndoa em seu cabelo durante a noite antes de lavá-lo na manhã seguinte.
Manter seu cabelo enrolado em sua coroa e protegido com uma cobertura de cabeça durante o dia ajudará suas antenas a se curarem. Se você tiver cabelos compridos, veja se sua experiência é diferente quando está limpo e enrolado na sua coroa, ou solto.
Cabelo Molhado
Reserve um tempo para se sentar ao sol e permitir que seu cabelo limpo e molhado seque naturalmente e absorva um pouco de vitamina D.
Os iogues recomendam lavar o cabelo a cada 72 horas (ou com mais frequência se o couro cabeludo estiver com muita força). Também pode ser benéfico lavar o cabelo depois de ficar chateado para ajudar a processar emoções.
Os iogues também recomendam usar um pente de madeira para pentear o cabelo, pois proporciona muita circulação e estimulação ao couro cabeludo, e a madeira não cria eletricidade estática, o que causa a perda da energia do cabelo para o cérebro.
Você descobrirá que, se você pentear o cabelo e o couro cabeludo da frente para trás, de trás para a frente, e depois para a direita e para a esquerda várias vezes, ele vai refrescar você.
Todo o cansaço do seu dia terá desaparecido.
Para as mulheres, afirma-se que usar essa técnica para pentear o cabelo duas vezes ao dia pode ajudar a manter a juventude, um ciclo menstrual saudável e boa visão.
Se você é careca ou calvo, a falta de energia do cabelo pode ser combatida com mais meditação.
Se você está encontrando alguns fios prateados em seu cabelo, esteja ciente de que a cor prata ou branca aumenta as vitaminas e o fluxo de energia para compensar o envelhecimento.
Para uma melhor saúde cerebral à medida que envelhece, tente manter o seu cabelo o mais natural e saudável possível.
Cabelo de Tagore
Rabindranath Tagore, o grande poeta que encontrou Deus dentro de si, disse: “Quando percebi a unicidade de todos, joguei meu kit de barbear no oceano. Eu desisti do meu ego e me entreguei à natureza. Eu queria viver na forma que o meu Criador me deu.”
É por isso que você encontrará graça e tranquilidade em uma pessoa com o cabelo sem cortes desde o nascimento, se for mantido bem.
Dizem que quando você permite que seu cabelo cresça e o enrola no topo da cabeça, a energia solar, a força da vida prânica, é atraída pela espinha. Para contrariar esse movimento descendente, a energia vital da Kundalini sobe para criar o equilíbrio.
Nas palavras de Yogi Bhajan, “Seu cabelo não está aí por equívoco. Tem um propósito definido, que os santos vão descobrir e outros homens vão rir ”.
por Vilma Capuano