quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Muitas Luas, Muitos Nomes...


Todo mês, próximo a Lua Cheia, vejo inúmeros nomes para aquela lua em específico. Lua Azul, Lua Rosa, Lua de Morango, Lua do Trovão… Isso muitas vezes mais confunde do que esclarece qualquer coisa, por isso resolvi fazer um mini-guia de nomes com as quais a lua pode ser chamada.
Vale lembrar  que isso não é uma unanimidade no mundo pagão. É muito provável que se você perguntar para alguém “o que é uma lua da Colheita” ou uma “Lua Rosa” a pessoa nem saiba responder pois não trabalha com essas nomenclaturas que variam de hemisfério para hemisfério e de povo para povo.
Superlua - É um evento astronômico que ocorre quando a Lua se encontra próxima da Terra, aparecendo maior e mais brilhante que uma lua cheia média.
Lua Negra - É o período que antecede a Lua Nova, começando 3 dias antes da mudança da lua, quando não há nem um fiapo da lua e o céu está completamente negro. Ela ocorre todos os meses e depende da pessoa se deseja celebrá-la ou não.
Lua Violeta - Expressão usada por Mirella Faur no seu livro “Anuário da Grande Mãe”, para representar a segunda Lua Negra no mesmo mês, porém não há informações se ela viu esse nome em outro lugar ou se é uma expressão criada por ela.
Lua Rosa - Camada assim por alguns wiccanos, não tem nada a ver com a cor da lua em si, é só a lua cheia celebrada próxima aos quatro grandes sabás: Imbolc, Beltane, Lammas e Samhain.
Lua Azul - É a 2ª lua cheia que ocorre no mês, sendo assim, ela sempre cai no final do mês, num intervalo de uma a cada 2 anos devido a diferença no tempo de uma lua cheia até a próxima, ser de 29,5 dias e a duração dos meses que possuem de 28 a 31 dias.
Seu nome não vem de nenhum povo antigo (não, os Celtas NÃO tinham nada parecido) mas sim de uma revista chamada Maine Farmers’ Almanac, publicada em 1937. Segundo a publicação, o nome era baseado no fato do ano solar iniciado no dia do solstício conter doze luas cheias, três em cada estação do ano e cada uma delas com um nome próprio. Ocasionalmente o ano possui treze luas cheias pois os meses não correspondem ao ciclo lunar. Com isso uma das estações do ano acaba tendo quatro luas cheias, então para manter seus nomes próprios a quarta era denominada lua azul ou “Blue Moon“.
A verdade é que a Lua Azul é uma Lua Cheia como qualquer outra, só ganha destaque porque, como seguimos um calendário desconectado aos ciclos lunares, quando ela ocorre é vista como algo incomum.
Lua de Sangue - É o período que a Lua pode ser vista com uma cor avermelhada. Muitos ligam essa lua a maus presságios pois, na antiguidade, não se sabia porque ela aparecia dessa cor porém hoje é sabido que a coloração é causada pela luz do Sol, assim como ocorre em alguns crepúsculos onde o céu fica avermelhado. Daí o nome “Lua de Sangue”.

Muitas Luas, Muitos Nomes...

Há fontes que citam a Lua de Fevereiro sendo a da Lua da busca do conhecimento ou do Gelo, mas em outros sites falam que a Lua do Gelo é a Lua cheia de Dezembro, que também a chamam de Lua do Lobo. É uma confusão que daria nó na cabeça de qualquer um pois pra saber os significados reais e as possíveis associações de cada Lua, é necessário saber qual cultura a chama assim para aí sim entender o que acontecia no local e na época de tal nome e, por sim, entender seu significado.

Luas na cultura Anglo-saxonica

*Seguem os nomes das luas de acordo com a cultura britânica e norte-americana:
  • Janeiro – Lua do Lobo ou Lua Antiga

  • Fevereiro – Lua da neve

  • Março –  Lua do Verme

  • Abril – Lua Rosa ou Lua dos Ovos

  • Maio – Lua das Flores (Flower Moon) ou Lua do Leite

  • Junho – Lua dos Morangos – época em que os morangos selvagens nativos das Américas amadurecem nessa região.

  • Julho – Lua do Pulo ou da Cópula

  • Agosto – Lua do esturjão

  • Setembro – Lua da colheita – também chamada de Lua da Cevada, Lua das Disputas, Weodmonatb (Mês da Vegetação), era a época que a lua nascia mais cedo permitindo os fazendeiros trabalharem mais tempo nas colheitas dos campos.

  • Outubro – Lua da Caça (Hunter’s Moon)

  • Novembro – Lua do castor (Beaver moon)

  • Dezembro – Lua Fria (Cold Moon) ou Lua do carvalho (Oak Moon)

Luas Celtas

*Os celtas também tinham nomes específicos para cada lua cheia do ano, sendo elas:
  • Janeiro – Lua das Águas: em janeiro já começava-se a ver movimento das águas do desgelo, aumentando o volume dos rios e por isso do nome.
  • Fevereiro – Lua de Brigit: ocorre na época que se comemora o Imbolc e, em especial, a Deusa Brigit.
  • Março – Lua dos Ventos: é o tempo dos ventos é que promovem o movimento do despertar no Equinócio de Primavera
  • Abril – Lua do Falcão
  • Maio – Lua Brilhante
  • Junho – Lua do Cavalo
  • Julho – A Lua da Lança: era o tempo em que os antigos pagãos preparavam os campos para o ciclo de celebrações das colheitas.
  • Agosto – A Lua do Salmão: época que o salmão saltava contra a corrente dos rios para procriar.
  • Setembro – A Lua dos Bardos

  • Outubro – Lua do Javali: tempo da queda das sementes. O javali é da mesma família do porco e muitas vezes era visto chafurdando no chão atrás das sementes que caíam, daí  o nome.

  • Novembro – Lua de Morrígan: o tempo da noite escura e como Morrígan é uma senhora que lida com esses mistérios, daí veio o nome.

  • Dezembro – Lua do Gamo: época em que o gamo era muito necessário, fosse para alimentar o povo como para aquecê-los com suas peles, além de puxar trenós quando domesticado. O gamo também representa Cernunnos. É associado ao aspecto do Senhor do Carvalho, arvore típica da estação.
Lembrando que todos esses nomes correspondem ao Hemisfério Norte. Caso queira adaptá-los para o Hemisfério Sul, talvez seja mais interessante, ao invés de só mudar a data, pesquisar quais são os grandes eventos da sua região e nomear as Luas de acordo com eles. Idem para quando você ler algum nome de Lua que seja desconhecido como “Lua do Trovão”. Sempre tente descobrir de onde veio o nome, de qual povo, de qual região para aí sim ver se ela é relevante para você. Não saia reproduzindo discursos que você não conhece e que, muitas vezes, nem mesmo o site que divulgou o ocorrido se deu ao trabalho de explicar. Use sempre nomes e denominações que façam sentido para o seu caminho. 
Dez Mil Nomes - Marillia Gil