sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Feliz Dia das Bruxas!



No Dia das Bruxas, espero acontecimentos grandiosos para todos nós,
porque neste dia, as(o) Bruxas(o) do bem sempre unem seus pensamentos poderosos, voltados para a paz, a prosperidade, a fartura, a fertilidade, o respeito à Terra e aos elementos que garantem a vida de todos os seres.

Nesses áridos e estéreis tempos, mais do que nunca, precisamos de suas bênçãos e de suas oferendas de amor, de cuidado e de respeito mútuo.

Nestes tristes dias, em que o ser humano se esqueceu de ligação arquéptica com Gea ou Gaia, as Bruxas são os seres fantásticos que nos mantêm ligados com nossa Mãe primordial.

Nestes tempos de desastres, de desamores e egoísmo, as(o) lindas(o) Bruxas(o) do bem, com seus encantamentos, nos remetem à nossa infância mágica e feliz, infância que nos mantém ainda hoje, antes, durante e depois da juventude e da maturidade, porque só quando fomos crianças conseguimos enxergar a magia do mundo.

Queridos amigos, neste Dia das Bruxas, vamos acordar com os sentimentos abertos para a beleza da nossa Mãe Terra e agradecer por sermos seus hóspedes, tão privilegiados.

Então,
Gostosuras & Travessuras...

Bruxinha Jê

Vela da Bruxa…

Uma das tradições mais gostosas desse Ritual é justamente a Vela da Bruxa que deve ser preparado na véspera, ou seja, no dia 31 de outubro…

Assim que a tarde cair e o sol se por, você vai para a cozinha que já deve estar sentindo as sensações do ritual, com o cheiro de ervas pelo ar, velas acesas, doces em potes, xícaras de chá e abóboras com caras fantasmagóricas…

Providencie uma vasilha para servir de molde para a sua vela e um pavio.
Pegue todos os restos de velas acesas durante o ano (aqueles que você guardou) e leve para uma frigideira para derreter. Muito cuidado porque velas quentes podem causar acidentes. Mexa com o auxílio de colher de pau até ficar totalmente líquido.

Ps. Não coloque todas as velas de uma só vez, ok? Vá colocando aos poucos…

Assim que estiver líquido, apague o fogo e deixe esfriar. Prepare o pavio, colocando-o no centro da forma e tão logo o conteúdo esteja mais espesso, derrame-o dentro da forma. Você vai precisar encontrar um meio de manter o pavio no lugar, eu uso sempre um palito de churrasco de madeira.

Assim que a vela endurecer, você pode removê-la da forma e sua vela da Bruxa estará pronta. O mais importante é que essa vela terá a energia de todos os rituais praticados por você no decorrer do ano e irá te auxiliar na hora de fazer sua reflexão. Mágico, não acham?

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Samhain – A Morte do Deus




Samhain - 31 de outubro no hemisfério Norte & 1º de maio no hemisfério Sul



Samhain (pronuncia-se Sou-ein), é o Ano-Novo dos Bruxos.
No dia 31 de Outubro, comemoramos o antigo "Festival Celta dos Ancestrais".
Essa noite era considerada a "Noite Entre os Tempos", porque nem fazia parte do ano que se encerrava, nem do que começava.
Era um tempo mágico, de pausa, em que os véus entre os mundos dos mortos e dos vivos se esgarçava e o contato com nossos ancestrais torna-se mais fácil.
Os Portões das Sidhe estão abertos e nem humanos nem fadas precisam de senhas para entrar e sair.
O poder de magia pode ser sentido no ar, nessa noite.
O Outro Mundo se coaduna com o nosso conforme a luz do Sol baixa e o crepúsculo chega. Os espíritos daqueles que já partiram para o outro plano são mais acessíveis durante a noite de Samhain.

Samhain é uma Festa de Reencontro, o mais festivo dos Sabbats para os wiccanianos.
A morte das pessoas é, como a da vegetação e das ovelhas, parte da natureza, apenas uma etapa necessária para haver o reinício dos ciclos e logo haveria um renascimento.
O Jack Lanterna, a popular máscara de abóbora escavada com uma vela dentro (que na Europa era feita em grandes nabos), era colocado no pórtico das casas ou das janelas.
Não para "espantar maus espíritos", mas sim para que os espíritos das pessoas daquela família reencontrassem facilmente as casas onde viveram.
O Samhain é um período de reflexão, de análise do ano que se finda, de ajustar contas com o fenômeno da vida sobre o qual não exercemos controle - a morte
Antigamente, o Samhain marcava um período de sacrifício.
Em alguns lugares, esta era a época de sacrifícios animais para assegurar comida durante as profundezas do inverno.
O Deus - identificado com os animais - também tombava para garantir a continuidade de nossa existência.
Samhain é o último dos 3 sabbats da colheita e nele celebramos a morte do Deus, que volta para o ventre grávido da Deusa, para renascer como a Criança Prometida de Yule.
Mas por que justamente nessa noite é que isso ocorria?
Samhain ocorre no pico do Outono também chamado a Festa das Maçãs.
É o tempo do ano em que o frio cresce e a morte vaga pela Terra.
O Sol está enfraquecendo cada vez mais rapidamente, a sombra cresce e as folhas das árvores estão caindo, numa preparação ao Inverno que chegará.
Essa era a época da terceira e última colheita, antes que a neve do rigoroso inverno europeu matasse, praticamente, toda a vegetação.
Os preparativos para a estocagem dos alimentos já estavam terminando, pois por todo o rigoroso inverno a colheita iniciada em junho deveria durar.
O que não fosse colhido até o dia de Samhain era deixado para apodrecer nos campos.
Era também o tempo em que os antigos povos da Europa sacrificavam seus gados (especialmente de ovelhas) e preservavam sua carne para o Inverno, pois esses animais não podiam sobreviver em grande escala nesse período do ano devido ao frio vindouro.
Só uma pequena parte, os mais viris e fortes, era mantida para o ano seguinte.
Assim, não é estranho entender porque as pessoas pensavam em sua própria morte e na daqueles que os antecederam.
Samhain é a noite em que o Velho Rei morre e a Deusa Anciã lamenta sua ausência nas próximas seis semanas. O Sol está em seu ponto mais baixo no horizonte, de acordo com as medições feitas através das antigas pedras da Britânia e da Irlanda, razão pela qual os Celtas escolheram esse Sabbat, em vez de Yule, para representar o Ano-Novo. Para os Antigos Celtas esse dia sagrado dividida o ano em duas estações, Inverno e Verão.
Samhain era o dia no qual começavam o Ano-Novo celta e o Inverno, por isso era um tempo ideal para términos e começos.

. Em Samhain, o Deus finalmente morre, mas sua alma vive na criança não-nascida, a centelha de vida no ventre da Deusa. Isto simboliza a morte das plantas e a hibernação dos animais, o Deus torna-se então o Senhor da Morte e das Sombras.
Samhain é um festival do fogo e é a entrada para a parte sombria e fria da Roda do Ano. É em Samhain que as fogueiras são acesas para que os espíritos do outro mundo possam encontrar os caminhos para partirem ao Outro Mundo (País de Verão).
Samhain é o tempo de lembrarmos com amor aqueles que partiram para o outro lado, por isso é chamado de a Festa Ancestral. Toda a família, ou grupo se reúne para reverenciar os que já partiram. É muito comum nesse Sabbat se realizar uma ceia em silêncio, conectando-se com aqueles que já cruzaram os portais dos mundos. É tradicional também deixar um lugar à mesa para os ancestrais e lhes servir pratos como se eles estivessem presentes á ceia.
Para aqueles que não têm família para festejar e celebrar seus ancestrais, alimentos geralmente são deixados do lado de fora de casa, na porta de entrada, em homenagem aos familiares e amigos desencarnados.
É também tradicional deixar uma vela acesa na janela da casa para ajudar a guiar os espíritos ao longo de sua caminhada ao nosso mundo para que possam encontrar o caminho de volta.
De acordo com os antigos celtas, havia apenas duas divisões do ano que iam de Beltane a Samhain (Verão) e de Samhain a Beltane (Inverno).
Samhain é um dos quatro grandes Sabbats e muitas vezes é considerado o Grande Sabbat.
Por ser o maior de todos e o mais importante também, todos os Pagãos consideram Samhain como a noite mais mágica do ano. Muitas práticas adivinhatórias foram associadas a Samhain, as mais comuns eram aquelas que prenunciavam casamentos e fortunas para o próximo ano que estava se iniciando.
Uma das tradições mais comuns praticadas pelos povos antigos era a de colocar várias maçãs em um grande barril de água. Várias mulheres se reuniam em volta do barril, e a primeira que conseguisse pegar uma das maçãs seria a primeira a casar no próximo ano.
Na Escócia, colocavam-se pedras entre as cinzas da lareira, deixando-as “descansar” durante a noite. Se alguma pedra fosse descoberta durante a noite, representaria a morte iminente durante o próximo ano de um dos moradores da residência.
Sem sombra de dúvida a prática mais famosa do Samhain é o Jack O’Lantern (máscaras de abóboras), que sobrevive até hoje nas modernas celebrações do Halloween. Vários historiadores atribuem suas origens aos escoceses, enquanto outros lhe conferem origem irlandesa. As máscaras eram utilizadas por pessoas que precisavam sair durante a noite de Samhain. As sombras provocadas pela face esculpida n abóbora tinham a virtude de afastar os maus espíritos e todos os seres do outro mundo que vinham para perturbar. Máscaras de abóboras também eram colocadas nos batentes das janelas e em frente à porta de entrada para proteger toda a casa.
O costume norte-americano de vestir-se com trajes típicos e sair pelas casas dizendo Trick or treating, nas noites de Halloween, é de origem céltica. Nos tempos antigos, o costume não era relegado às crianças, mas sim aos adultos. Em tempos ancestrais, os vagantes iam cantando cânticos da época de casa em casa e eram presenteados com agrados pelo seus habitantes. O Treat (presente) também era requerido pelos espíritos ancestrais nessa noite através de oferendas.
O Deus neste período é identificado com os animais que eram sacrificados para continuidade da vida.
Samhain é um tempo para a reflexão, no qual olhamos para o ano mágico que passou e estabelecemos as metas para nossa vida no ano que entra.

Correspondência de Samhain

Cores: preto e laranja
Nomes Alternativos: Festa de Todos os Santos, All Hallows, Mischief Night, Hallowmas, Noite de Saman, Samaine, Halloween, All Hallows Eve.
Deuses: Deuses Anciãos, a Deusa na sua face da Anciã, o Deus como o Senhor das Sombras.
Ervas: nós-moscada, sálvia, menta, mirra, patchuli, Artemísia, alecrim, musgo, calêndula, louro, mandrágora.
Pedras: obsidiana, floco de neve, ônix, cornalina, turmalina negra, âmbar, granada, hematita.

Atividades:
· Tomar resoluções para serem colocadas em prática no próximo ano que se inicia.
· Queima de pedidos.
· Confeccionar um Jack O’Lantern.
· Fazer oferendas de maçãs e pães no jardim dos ancestrais.
· Adivinhação através do Tarô, das Runas, da bola de cristal, da vidência em espelho negro e caldeirões com água.
· Fazer máscaras que expressem a sua sombra.
· Confeccionar vassouras.
·Acender uma vela laranja à meia-noite para atrair sorte no ano que se inicia.

Erigir um Altar com a foto de seus ancestrais amados e colocar oferendas sobre ele, demonstrando seu agradecimento e reconhecimento pelos feitos deles na Terra.

Faça um altar com toalha preta, maçãs, bolos, um copo de vinho e fotos de seus ancestrais e amigos falecidos.

Na noite de Samhain, vista-se de preto, use velas pretas e brancas (que representam a Deusa da Morte, a Senhora da face Pálida).
Prepare uma grande ceia festiva, compartilhe histórias alegres sobre os que se foram - mas vivem em nossas memórias - e coloque à mesa um prato servido de toda as iguarias e um copo de sidra de maçã, para que nossos mortos queridos compartilhem conosco da festa e da refeição.

Óleo de Samhain - Em base de óleo de amêndoa coloque alecrim, calêndula, sementes de abóbora, cascas de maçã, sálvia, cascas de nozes, agulhas de pinheiro, alho e essência de vetiver e verbena.

Bolo de Samhain - Faça para os ancestrais bolo de frutas com canela.

Poção de Proteção de Samhain - Cozinhe em seu caldeirão meia xícara de água, com meia xícara de óleo de semente de uva, essência de patchouly, mirra, olíbano, pétalas de girassol, cascas e sementes de maçã, sálvia, cedro, mandrágora, pelo de cão preto, pelo de gato preto, uma pena preta. Deixe esfriar e acrescente 13 pregos de ferro, 13 cristais de quartzo pequenos e uma hematita. Enterre em seu jardim na noite de Samhain e use após 9 noites. Coloque a poção (algumas gotas) onde você desejar proteção.
Celebre Samhain consultando seus oráculos (tarot, runas, ogham).

Comidas e Bebidas Sagradas: maçã, romã, nozes, cidra, vinho quente, abóbora, chá de ervas, batata.

Queima de Pedidos :
A Queima de pedidos é um dos rituais tradicionais de Samhain. Nele banimos tudo o que tivemos de negativo e pedimos o que queremos atrair de positivo para o ano mágico que se inicia. Para isso você vai precisar de: Dois pedaços de papel em branco; Um lápis; Álcool de cereais; Folhas de louro; seu Caldeirão.
Num dos papéis escreva tudo aquilo que você quer afastar de sua vida: obstáculos, doenças, pessoas indesejadas, dificuldades, etc.
No outro escreva tudo aquilo que você quer atrair para a sua vida: saúde, prosperidade, amor, sucesso, etc.
Seja bem específico em seus pedidos e não se esqueça de no final assinar e colocar a seguinte frase: Que tudo isso seja correto e para o bem de todos.
Coloque um pouco de álcool no seu Caldeirão, acenda-o e jogue o primeiro papel, aquele que contém as coisas que você quer afastar, no fogo. Enquanto o papel queima, mentalize o mal sendo afastado. Peça à Deusa e ao Deus que todas as forças negativas sejam anuladas e que o mal seja banido.
Espere o fogo acabar, então coloque um pouco mais de álcool no Caldeirão, tomando o devido cuidado, pois o álcool quando colocado em um recipiente quente evapora e pode entrar em combustão espontaneamente. Jogue então o segundo papel, aquele que contém as coisas que você quer atrair para a sua vida, no fogo. Coloque as folhas de louro nas chamas, sempre mentalizando as boas coisas que você quer atrair para a sua vida.
Quando o fogo acabar, concentre-se na fumaça, provocada pelas folhas, subindo os céus, e peça que seus pedidos se elevem ao mundo dos Deuses.

Confeccionando um Jack O’Lantern :
A confecção do Jack O’Lantern é uma atividade tradicional desse Sabbat.
Eles enfeitam toda a nossa casa no decorrer do dia, além de servirem de ornamentação indispensável para a cerimônia de Sabbat.
Coloque um Jack do lado de fora de sua casa na noite de Samhain para afastar o s maus espíritos e visitas indesejadas de outros planos.
Para confeccionar um Jack você vai precisar de: Uma abóbora ou moranga; Uma faca; Uma vela branca; Um óleo essencial de patchuli.
Faça uma tampa na parte superior da abóbora, retire suas sementes e com a faca entalhe uma face na abóbora da forma que você achar melhor. Unja a vela branca com a essência de patchuli e coloque-a dentro da abóbora. Acenda a vela dizendo:
Com esta vela, por esta luz e pela brisa que vem do além , Eu dou as boas-vindas aos espíritos nesta noite de Samhain.

Trançando uma Corda de Bruxa:
Trançar uma Corda de Bruxa (Witch’s Cord) é um ato tradicional na noite do Samhain. Elas simbolizam o cordão que liga todos nós ao Outro Mundo, além de serem uma representação simbólica do cordão umbilical que traz todos à vida terrestre.
A Corda de Bruxa é confeccionada utilizando cores apropriadas que simbolizem aquilo que você quer atrair para sua vida no ano mágico que se inicia.
Por isso escolher a cor correta para confeccionar sua Corda de Bruxa é essencial:
Branco: Para harmonia.
Vermelho: Para afastar os inimigos, vencer os obstáculos, atrair garra e coragem.
Laranja: Para sucesso e prosperidade.
Rosa: Para atrair amor.
Preto: Para proteção e afastar o azar.
Verde: Para abundância.
Amarelo: Para atrair saúde e ter sorte no comércio.
Caso sua necessidade seja maior do que apenas uma cor pode lhe oferecer, você poderá escolher até três cores diferentes que representem os seus desejos para o próximo ano.
Pegue três barbantes na cor ou cores escolhidas e corte-os na medida de sua altura. Então comece a trançar os barbantes, sempre mentalizando aquilo que você quer atrair para a sua vida, pedindo que a Deusa e que o Deus lhe auxiliem e abençoem a corda que você está trançando. Quando tiver terminado, costure ou cole alguns símbolos no decorrer da corda que representem o seu objetivo. Por exemplo: corações para amor; moedas para prosperidade, etc. Coloque a sua Corda sobre o seu Altar durante a celebração do Sabbat e consagre-a durante a cerimônia. Pendure a sua Corda de Bruxa em um lugar de sua casa e, sempre que visualizá-la, lembre-se dos objetivos que o motivaram a confeccioná-la. Assim sua vontade será ativada.

Cordão de Samhain:
Faça uma pequena trança de lã com as cores deste Sabbat: preto, laranja e roxo. Energizando-a no dia 31 com todos os projetos que você deseja para o próximo ano e com a proteção dos Deuses para esse período. Este será o Cordão de Samhain, (Corda de Bruxa) que servirá de proteção aos seus projetos durante o decorrer do ano.

O Ritual de Samhain


Material necessário: Caldeirão; Uma vela preta; Uma vela laranja; Uma maçã; Um pão feito por você; Uma romã; Dois pedaços de papel em branco; Lápis; Alecrim; Uma colher de pau; Álcool de cereais; O Cálice com vinho.
Procedimento:
Coloque o Caldeirão sobre o Altar e disponha a vela laranja do lado direito e a vela preta do lado esquerdo.
Coloque a maçã perto da vela laranja e a romã perto da vela preta.
Trace o Círculo Mágico e então diga:
Neste dia sagrado, no qual o véu que separa os mundos se encontra mais fino, somos visitados por nossos ancestrais.
Que a Deusa Anciã e o Senhor das Sombras possam abençoar todos os amados que viverem partilhar deste Rito de Sabbat.
Acenda as velas, dizendo:
Sagrados Ancestrais, venham a mim. Nesta noite eu canto a magia e realizo este ritual em homenagem àqueles que partiram ao País de Verão. Que este Rito seja agradável aos olhos daqueles que já se foram. Abençoados sejam todos eles.
Eleve o Caldeirão, dizendo:
Este é o ventre da Mãe, o Caldeirão dos fins e recomeços.
Coloque-o novamente no lugar e pegue um pedaço de papel. Nele escreva tudo o que você quer afastar de sua vida.
Acenda-o na vela preta e deixe-o queimar dentro do Caldeirão.
Pegue o outro pedaço de papel e escreva tudo o que você quer atrair para a sua vida. Acenda-o na vela laranja e deixe-o queimar dentro do Caldeirão.
Coloque o alecrim no Caldeirão, junto com as cinzas, e comece a mexer a mistura no sentido horário, dizendo:
Que o velho morra e que o novo possa entrar.
Pelo poder da Vida e da Morte, Saúdo os espíritos desta noite de Samhaim.
Coloque um pouco de álcool no Caldeirão e então ponha fogo, dizendo:
Através desta luz e o elo mar além, Saúdo todos os espíritos nesta noite de Samhaim.
Olhe para as chamas do fogo e mentalize todos os seus desejos.
Com o seu Athame, abra a romã, coma algumas sementes, enquanto pensa em todas as coisas negativas que quer afastar de sua vida.
Coloque algumas sementes no fogo.
Parta a maçã ao meio, coma uma das partes e jogue um pequeno pedaço nas chamas do Caldeirão.
Mentalize agora tudo o que você quer atrair de positivo.
Com a sua colher de pau, mexa o conteúdo de seu Caldeirão e então diga:
Que o negativo se torne positivo, Que o mal se transforme em bem, Que a doença se torne saúde, E o ódio em amor.
Beba um gole do vinho e despeje um pouco dentro do Caldeirão, fazendo uma libação, enquanto diz:
Faço esta libação em homenagem à Deusa e ao Deus.
Homenageio também a todos os meus Ancestrais. Que assim seja e que assim se faça!
Toque o pão com o Bastão e diga:
Eu te consagro em nome dos Antigos.
Que você me traga saúde, sucesso, prosperidade e amor.
Coma um pedaço do pão.
Cante, dance e festeje em homenagem à Deusa e aos seus antepassados.
Agradeça aos Ancestrais e desfaça o Círculo.
Coloque o resto do pão no seu jardim ou aos pés de uma árvore como oferenda aos seus ancestrais.





ORAÇÃO À SENHORA DO SAMHAIN
(Texto de Mavesper Cy Ceridwen)

Senhora,
Faze da minha Vida um hino a Ti
Que minha voz cante tuas canções,
Que meus dedos descrevam tuas maravilhas,
Que minha mente consiga receber e traduzir tuas palavras
Ah, Mãe, a terra é tua, como eu sou tua.
Ah, Mãe, a terra é minha, como és minha.
Senhora de Tudo o que existe,
Senhora de Tudo o que há
Ensina-me a lição mais simples:
Que por ti eu sempre saiba sonhar,
Que por ti eu aprenda a brilhar!
E no pó colorido das estrelas de teu manto
Sorrias em cada lágrima, em cada pranto.
E na centelha de vida que se esvai,
Sejas sempre amada e nos amai.




(Fonte:mirhyamcanto.blogspot.com)

Cernunnos, Senhor da Natureza e dos Animais


Dia 18 de outubro, pela tradição Celta, é homenageado CERNUNNOS.

O Senhor da Natureza e dos Animais

Cernnunos é o nome de um dos Deuses celtas mais antigos e também conhecido como Deus Cornífero, por ser muitas vezes representado como um homem com chifres adornando a cabeça. É o Deus da fertilidade, da abundância, e Patrono da Caça para os povos antigos. Ás vezes era representado alimentando animais; também podia mudar de forma e aparecer como cobra, lobo ou veado.
Na vertente Britânia Continental da Tradição Céltica , Cernunnos também assumia um importante papel como Consorte da Deusa Tríplice.O Deus tem sido reverenciado há eras. Ele não é a deidade rígida, o Todo-Poderoso do cristianismo ou do judaísmo, tampouco um simples consorte da Deusa. Deus ou Deusa, eles são iguais, unidos.
Vemos o deus no Sol, brilhando sobre nossas cabeças durante o dia, nascendo e pondo-se no ciclo infinito que governa nossas vidas. Sem o Sol, não poderíamos existir; portanto, ele tem sido cultuado como a fonte de toda a vida, o calor que rompe as sementes adormecidas, trazendo-as para a vida, e instiga o verdejar da terra após a fria neve do inverno.
O Deus é também gentil com os animais silvestres. Na forma do Deus Cornudo, ele é por vezes representados por chifres em sua cabeça, que simbolizam sua conexão com tais bestas. Em tempos mais antigos, acreditava-se que a caça era uma das atividades regidas pelo Deus, enquanto a domesticação dos animais era vista como voltada à Deusa.
Os domínios do deus incluíam as florestas intocadas pelas mãos humanas, os desertos escaldantes e as altas montanhas. As estrelas, por serem na verdade sóis distantes são por vezes associadas a seu domínio.
O ciclo anual do verdejar, amadurecer e da colheita vem a muito sendo associado ao Sol, daí os festivais Solares da Europa, os quais são ainda observados em muitas religiões.
O Deus é a colheita plenamente madura, o vinho inebriante extraído das uvas, o grão dourado que balança num campo, as maçãs vicejantes que pendem de galhos verdejantes nas tardes de outono.
Em conjunto com a Deusa, também ele celebra e rege o sexo. As religiões Européias e suas derivações não evitam o sexo ou falam sobre ele por palavras sussurradas. É uma parte da natureza e assim é aceito. Por trazer prazer, desviar nossa consciência do mundo cotidiano e perpetuar nossa espécie é considerado um ato sagrado. O Deus nos imbui vigorosamente no desejo que assegura o futuro biológico de nossa espécie.
Símbolos normalmente utilizados para representar ou cultuar o Deus incluem a espada, chifres, a lança, a vela, ouro, bronze, diamante, a foice, a flecha, o bastão mágico, o tridente, facas e outros. Criaturas a ele sagradas incluem o touro, o cão, a cobra, o peixe, o dragão ,o lobo, o javali, a águia, o falcão ,o tubarão, os lagartos e muitos mais.
Desde sempre, o Deus é o Pai do Céu, e a Deusa a Mãe da Terra. O Deus é o céu, da chuva e do relâmpago, que desce sobre a Deusa e une-se a ela, espalhando as sementes sobre a terra, celebrando a fertilidade da Deusa.


Acenda 3 velas.


-A 1ª deverá ser verde e você deve chamar pelas mudanças que esteja em sua vida.
-A 2ª deve ser marrom, com a qual você ordenará que os obstáculos caiam e que a má sorte se afaste.
-A 3ª deve ser laranja ou dourada e você deverá chamar o Sol, a prosperidade e a boa sorte para junto de você.




Oração do Deus

Ó Cornudo das áreas silvestres,
Alado dos céus brilhantes,
Com os raios do esplendoroso sol,
Caído nos lamentos do Samhain
Eu chamo do centro das pedras erguidas
Orando para que tu, ó Antigo,
Concedas as tuas bênçãos a meus rituais místicos,
Ó Senhor de fogo do Sol Eplendoroso!


sexta-feira, 9 de outubro de 2009

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Incenso dos Deuses


INCENSO DA DEUSA

Prepare esse incenso na lua nova

-1g de óleo de cipreste
-1g de azeite de oliva
-15g de pétalas de rosa secas
-15g de casca de salgueiro banco
-3 sorvas secas
-1 colher (de chá)de semente de anis

Numa pequena tigela misture o óleo de cipreste e o azeite de oliva. Separe. Usando um almofariz e um pilão, reduza as folhas das rosas e as cascas de salgueiro-branco, as sorvas e as sementes de anis a pó e misture. Adicione esses ingredientes ao óleo, misture e agite bem. Consagre o Incenso da Deusa com uma bênção e queime-o num bloco de carvão em brasa para glorificar e/ou invocar a Deusa. Pode também ser usado nos rituais de cura, nos rituais lunares, nas divinações e em todas as formas de magia do amor. Para fazer o incenso em forma de bastão ou de cone, não adicione o óleo de cipreste nem o azeite de oliva e acrescente um pouco de goma arábica ou de acácia na mistura em pó das ervas para torná-la viscosa. Cuidadosamente coloque palha de giesta na mistura ou use as pontas dos dedos para enrolar pequenas porções da mistura em forma de cone. Deixe o incenso secar bem antes de queimá-lo.

INCENSO DO DEUS

-15g de tintura de benjoim
-1g de óleo de sândalo
-1g de óleo de olíbano
-1g de óleo de mirra salitre
-30g de carvão em pó
-1 pitada de assafétida seca
-1 pitada de cardo-santo seco
-1 pitada de hortelã-pimenta seca

Numa pequena tigela misture o benjoim e os três óleos. Adicione uma pitada de salitre e agite bem. Usando um almofariz e um pilão, reduza a pó o carvão e as ervas secas e, então, lentamente, junte-os à mistura de óleos e salitre. Continue agitando até que se forme uma massa grossa. Espalhe a mistura num recipiente pequeno, quadrado e bem untado, de vidro ou de cerâmica (pode ser usada também uma pequena caixa de metal ou de plástico revestida de alumínio) e deixe-a secar por 45 minutos. Usando uma faca afiada ou um punhal cerimonial de cabo branco, corte o incenso em pequenos quadrados, retire-o do recipiente e consagre-o antes de usar. O Incenso do Deus pode ser queimado como poderoso incenso de altar para glorificar e/ou invocar o Deus, afastar todas as energias negativas e ampliar os trabalhos mágicos de todos os rituais wiccanos.

Fonte: "Wicca - A Feitiçaria Moderna",

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Samhain





Hemisfério Norte: 31 de Outubro
Hemisfério Sul: 1 de Maio

O Samhain (pronuncia-se "sou-en"), também chamado de Halloween, Hallowmas, Véspera de Todos os Sagrados, Véspera de Todos os Santos, Festival dos Mortos e Terceiro Festival da Colheita, é o mais importante dos oito Sabbats dos Bruxos. Como Halloween, é um dos mais conhecidos de todos os Sabbats fora da comunidade wiccana e o mais mal-interpretado e temido.

Samhain celebra o final do Verão, governado pela Deusa. (O nome Samhain significa "Final do Verão".)

Samhain é também o antigo Ano Novo celta / druida, o início da estação da cidra, um rito solene e o festival dos mortos. é o momento em que os espíritos dos seres amados e dos amigos já falecidos devem ser honrados. Houve uma época na história em que muitos acreditavam que era a noite em que os mortos retornavam para passear entre os vivos. A noite de Samhain é o momento ideal para fazer contato e receber mensagens do mundo dos espíritos.

A versão cristã do Samhain é o Dia de Todos os Santos (1o de novembro), que foi introduzido pelo Papa Bonifácio IV, no século VII, para substituir o festival pagão. O Dia dos Mortos (que cai a 2 de novembro) é outra adaptação cristã ao antigo Festival dos Mortos. é observado pela Igreja Católica Romana como um dia sagrado de preces pelas almas do purgatório.

Em várias regiões da Inglaterra acredita-se que os fantasmas de todas as pessoas destinadas a morrer naquele ano podem ser vistos andando entre as sepulturas à meia-noite de Samhain. Pensava-se que alguns fantasmas tinham natureza má e, para proteção, faziam-se lanternas de abóboras com faces horrendas e iluminadas, que eram carregadas como lanternas para afastar os espíritos malévolos. Na Escócia, as tradicionais lanternas Hallows eram esculpidas em nabos.

Um antigo costume de Samhain na Bélgica era o preparo de "Bolos para os Mortos" especiais (bolos ou bolinhos brancos e pequenos). Comia-se um bolo para cada espírito de acordo com a crença de que quanto mais bolos alguém comesse, mais os mortos o abençoariam.

Outro antigo costume de Samhain era acender um fogo no forno de casa, que deveria queimar continuamente até o primeiro dia da Primavera seguinte. Eram também acesas, ao pôr-do-sol, grandes fogueiras no cume dos morros em honra aos antigos deuses e deusas, e para guiar as almas dos mortos aos seus parentes.

Era no Samhain que os druidas marcavam o seu gado e acasalavam as ovelhas para a Primavera seguinte. O excesso da criação era sacrificado às deidades da fertilidade, e queimavam-se efígies de vime de pessoas e cavalos, como oferendas sacrificiais. Diz-se que acender uma vela de cor laranja à meia-noite no Samhain e deixá-la queimar até o nascer do sol traz boa sorte; entretanto, de acordo com uma lenda antiga, a má sorte cairá sobre todo aquele que fizer pão nesse dia ou viajar após o pôr-do-sol.

As artes divinatórias, como a observação de bola de cristal e o jogo de runas, na noite mágica de Samhain, são tradições wiccanas, assim como ficar diante de um espelho e fazer um pedido secreto.

Os alimentos pagãos tradicionais do Sabbat Samhain são maçãs, tortas de abóbora, avelãs, Bolos para os Mortos, milho, sonhos e bolos de amoras silvestres, cerveja, sidra e chás de ervas.

Incensos: maçã, heliotropo, menta, noz-moscada e sálvia.
Cores das velas: preta, laranja.
Pedras preciosas sagradas: todas as pedras negras, especialmente azeviche, obsidiana e ônix.
Ervas ritualísticas tradicionais: bolotas, giesta, maçãs beladona, dictamo, fetos, linho, fumária, urze, verbasco, folhas do carvalho, abóboras, sálvia e palha.


Ritual do Sabbat Samhain




Em muitas tradições wiccanas, é costume o Bruxo jejuar um dia inteiro antes de realizar o Ritual do Sabbat Samhain.

Após o banho ritual com água salgada para limpar seu corpo e sua alma de todas as impurezas e energias negativas, coloque uma veste cerimonial longa e preta (a menos que prefira trabalhar sem roupa, como fazem muitos Bruxos), use um colar de bolotas feito a mão em torno do pescoço e coloque uma coroa de folhas de carvalho na cabeça.

Comece traçando um círculo de 3m de diâmetro, usando giz ou tinta branca. Coloque 13 velas pretas e cor de laranja em torno do círculo e à medida que for acendendo cada uma diga: VELA SAMHAIN DO FOGO TãO BRILHANTE CONSAGRE ESTE CíRCULO DE LUZ.

No centro do círculo erga um altar voltado para o norte. No centro do altar, coloque três velas (uma branca, uma vermelha e uma preta) para representar, cada uma, uma fase da Deusa Tripla. à esquerda (oeste) das velas, coloque um cálice com sidra e um prato contendo sal marinho. à direita (leste) das velas, coloque um incensório com incenso de ervas e uma pequena tigela com água. Diante das velas (sul), coloque um sino de altar de latão, um punhal consagrado e uma maçã vermelha. Faça soar três vezes o sino do altar e diga: SOB O NOME SAGRADO DA DEUSA E SOB A SUA PROTEçãO, INICIA-SE AGORA ESTE RITUAL DO SABBAT.

Salpique um pouco de sal e água em cada ponto da circunferência em torno do círculo para limpar o espaço de qualquer negatividade ou influência maligna. Pegue o punhal com a mão direita e diga: OUçAM BEM, ELEMENTOS, AR, FOGO, áGUA E TERRA. PELO SINO E PELA LÂMINA EU VOS CONVOCO NESTA SAGRADA NOITE DE ALEGRIA.

Mergulhe a lâmina do punhal no cálice com a sidra e diga: EU TE OFEREçO, OH, DEUSA, ESTE NéCTAR DA ESTAçãO.

Coloque o punhal de volta no altar. Acenda o incenso e as três velas do altar e diga: TRêS VELAS EU ACENDO EM TUA HONRA, OH, DEUSA: BRANCA PARA A VIRGEM, VERMELHA PARA A MãE, PRETA PARA A ANCIã. OH DEUSA DE TODAS AS COISAS SELVAGENS E LIVRES, A TI ERGO ESTE TEMPLO SAGRADO EM PERFEITA CONFIANçA.

Pegue o cálice com ambas as mãos e derrame algumas gotas da sidra sobre a maçã, dizendo: AO VENTRE DA DEUSA MãE RETORNA AGORA O DEUS, ATé O DIA EM QUE NOVAMENTE RENASCERá. A GRANDE RODA SOLAR GIRA MAIS UMA VEZ. O CICLO DAS ESTAçõES NãO TERMINA NUNCA. ABENçOADAS SEJAM AS ALMAS DAQUELES QUE VIAJARAM ALéM PARA O MUNDO ESCURO DOS MORTOS. EU DERRAMO ESTE NéCTAR EM HONRA à SUA MEMóRIA. QUE A DEUSA OS ABENçOE COM LUZ, BELEZA E ALEGRIA. ABENçOADOS SEJAM! ABENçOADOS SEJAM!

Beba o restante da sidra e, então, coloque o cálice no seu lugar no altar. Faça soar o sino três vezes, desfaça o círculo apagando as velas de cores laranja e preta, começando do leste e movendo em direção levógira. Pegue a maçã do altar e enterre-a do lado de fora para nutrir as almas dos que morreram no último ano.

O Ritual de Samhain está agora completo e deve ser seguido de meditação, divinação em bola de cristal, recital de poesia mística inspirada na Deusa e uma prece dos Bruxos pelas almas de todos os membros da família e dos amigos que passaram para o Plano Espiritual.

Fonte: 'Wicca - A Feitiçaria Moderna', de Gerina Dunwich






Abóbora - "A Rainha da Festa"





O símbolo que melhor representa o Halloween é, sem dúvida, a grande abóbora cor de laranja, e como toda bruxa gosta de fazer misturas no seu caldeirão, essa comemoração nos remete diretamente à cozinha, paraíso das alquimias, misturas mágicas e transformações surpreendentes.

A Pumpkin Pie (Torta de abóbora) é a rainha da festa. Uma deliciosa crosta de torta recheada com um creme de abóbora temperado com especiarias (cravo, canela e noz-moscada). Uma delícia irresistível nesses dias.

A abóbora também serve de base para pães, bolos, sopas e biscoitos (modelados nos formatos de morcegos, gatos, bruxas e fantasminhas).

Pumpkin Pie - Torta de Abóbora




Crosta:



1 1/2 xícara - farinha de trigo (simples sem fermento ou especial)
1/3 xícara - água fria
3/4 - 1 xícara - gordura vegetal

Misture o trigo e a gordura primeiramente. Use um garfo para "cortar" a gordura pra dentro do trigo.
Misture e adicione a água que precisar aos poucos usando os dedos para "chuviscar" até a massa ter uma consistencia. Trigo em geral tem niveis diferentes de humidade então acresenta a água devagar, misturando, e só água suficiente que a massa aglomera em granulos tamanho de ervilha.
Achatar a massa. Utilize um saco plastico grande ou duas folhas de papel de cera. Utilizando um rolo ou até uma garrafa espalhe a massa até tiver uma grossura uniforme e um pouco maior do que a sua panela de assar a torta.
Coloque a casca na panela e vai moldando no formato da panela. Não se preocupe se a massa quebrar isto pode ser tampado com os restos da massa. Corta a massa em volta da panela e até crie uma beirada decorativa se quiser.
Agora está pronto para adicionar os ingredientes da torta e colocar no forno.
Lave bem a abóbora com água (nada de sabão). Partir no meio e raspar o interior tirando as sementes e restos usando uma colher grande. Cortar fora a haste da abóbora. Colocar em recipiente para poder assar no microondas (pode cortar em peças menores se precisar). Cozinhe no máximo por 15 minutos ou até que a carne fique mole. Você pode ferver tambem mas leva mais tempo. Usando uma colher grande retire a carne da abobora até sobrar somente a casca. Bate esta carne no liquidificador um pouco ou use um garfo para criar um puré.

Aquece o forno para C200 graus.



Recheio:



1 xícara - açúcar

1 1/2 colher de chá - canella em pó

1 colher de chá - cravo da Índia em pó

1/2 colher de chá - gengibre em pó

4 - ovos

3 xícaras - puré de abóbora

1 1/2 latas - leite condensado

Misture bem com batedeira.

Coloque a mistura na crosta enchendo até pouco mais da metade.

Assar por 15 minutos depois abaixar o forno (C175 graus) e assar por mais 45 - 60 minutos. Está pronto quando pode enfiar uma faca de mesa limpa e retirar sem que nada gruda.

Deixe a torta esfriar um pouco e servir com chantilli em cima, sorvete ou simples.



Pão de Abóbora



Ingredientes:

2 xícaras de açúcar
3 1/2 xícaras de farinha
2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
2 xícaras de abóbora amassada
1 colher de chá de canela
4 ovos
1 xícara de óleo
2/3 de xícara de água
1 xícara de passas
1 colher de chá de noz-moscada

Misture todos os ingredientes numa tigela grande. Unte duas formas grandes ou três pequenas para pão, e encha com a mistura. Asse a 150ºC por uma hora. Resfrie as formas num suporte. Embale para manter o frescor.





Sopa de Abóbora com Gengibre

Ingredientes:

800 gr de carne de abóbora (pesado sem as sementes)
1 cebola
1 batata grande
2 dentes de alho
2 colheres de banha ou [azeite]
1/2 l de caldo de legumes
3 cm de gengibre, picado
1/2 colher de chá de cominhos moídos
1/2 colher de chá de manjerona seca
sal, pimenta
um pouco de molho Habanero [opcional]
3 colheres de sopa de Crème fraîche ou [natas]

Para os CROÛTONS

4 fatias de pão de forma ou normal
1 colher de sopa de manteiga ou [azeite]
[tempere com sal de tomate e alho em pó]

Preparação:

Cortar a abóbora em quartos e tirar as sementes. Não é preciso descascar, pois ao cozer a abóbora a casca fica mole e pode ser comida também. Cortar a abóbora em cubos e fritar no azeit com a cedola picada e o alho. Juntar o caldo de legumes, a gengibre, a manjerona, sal e pimenta e deixar ferver/cozer por 25 min tapado.
Adicionar as natas, mexer bem e triturar com a varinha mágica até se obter um creme. Juntar caldo de legumes se ficar muito tipo puré. Deixar cozer mais 2 minutos e verificar os temperos.

Para os croûtons tira-se a côdea do pão e corta-se em cubos de 1 cm große Würfel. Frita-se em azeite e tempera-se com sal de tomate e alho em pó até estarem douradinhos.

Servir a sopa com os croûtons.

Abóbora com Carne Moída

Para 4 Pessoas

Ingredientes:
1 abóbora pequena
2 cebolas
500 gr de carne moída
2 colheres de sopa de azeite
sal
pimenta
2 gr de canela
2 gr de cardamomo, moído
2 gr de cominho, moído
2 colheres de chá de açúcar
1 lata de tomates, cortado em cubos
1 lata de molho de tomates
2 colheres de sopa de salsa, cortada

Abrir a abóbora, limpar, cortar em fatias finas e descascar. Picar as cebolas.
Fritar a carne moída uma panela/frigideira grande com o azeite. Juntar as cebolas e os temperos. Depois adiciona-se a abóbora e o tomate e deixa-se cozer como tampa por 15-20 minutos.
Ao servir põe-se a salsa cortada.
Arroz fica muito bem como acompanhamento.

Bolinhos de Abóbora e Amêndoa

Cozinhar cerca de 400 grs de abóbora com 1/2 colher de sopa de canela em pó e raspas de 1 limão, deixar cozer até ficar macia e colocar para escorrer. Amassar bem a abóbora, juntar 2 chávenas de açúcar e mexer bem. Adicionar 2 ovos, bater até ficar um creme homogéneo, juntar 1 colher de sopa de canela, 1 cálice de vinho do porto, amêndoa q.b. e envolver bem na massa.
Por fim adicionar 1 chávena de farinha, 1 chávena de amido de milho e 1 colher de sobremesa de fermento em pó, envolver bem sem bater.
Entretanto alinhe forminhas de papel nas formas de muffins e encha as forminhas com a massa,leve a cozer a forno quente cerca de 25 minutos.
Decore a gosto depois de frias.

Purê de Abóbora com Carne de Sol

INGREDIENTES

Purê de abóbora
300g de abóbora cozida
80g de manteiga
1 colher de sopa de cebola
100ml de leite de coco
25ml de creme de leite
Sal a gosto

Carne de sol

200g de carne de sol desfiada
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de manteiga
1 cebola roxa picada
Sal e coentro a gosto

MODO DE PREPARO

Purê de abóbora

Passe a abóbora cozida em uma peneira e reserve. Em uma panela quente, derreta a manteiga, refogue a cebola roxa, adicione a abóbora e sal a gosto. Acrescente o creme de leite e mexa em fogo baixo.

Carne de sol

Cozinhe a carne em uma panela com água, que deve ser trocada até que todo o excesso de sal seja retirado. Depois de cozida, retire o excesso de gordura da carne de sol. Em uma frigideira, coloque o azeite, a cebola roxa picada e a carne de sol desfiada, refogue os ingredientes e tempere com sal a gosto. Desligue o fogo e fique a vontade para decorar com o coentro. Monte o prato de acordo com sua preferência.

Risoto de Carne Seca e Abóbora

Ingredientes:

- 200gr de arroz arbório;
- 100gr de manteiga sem sal;
- queijo parmesão;
- ½ cebola picada;
- 1 dente de alho picado;
- 1 ½ lt de caldo de frango
- 300gr de carne seca desfiada;
- 300gr de abóbora cabotiá assada e em cubos;
- 1 folha de louro;
- 100ml de cachaça.

Preparo:

Leve uma caçarola ao fogo com a metade da manteiga (acrescente azeite para
não queimar), adicione o alho, a cebola, a folha de louro e refogue. Junte o
arroz, mexendo bem e adicione a cachaça. Junte aos poucos o caldo de carne, mexendo sempre por aproximadamente 14 minutos. Junte a carne seca e continue juntando o caldo de carne por mais 4 minutos. Junte a abóbora e mexa para incorporar os ingredientes. Coloque o restante da manteiga gelada e queijo ralado, mexendo bem. Acertar temperos. Servir em seguida.

Doce de Abóbora com Canela e Baunilha

Receita:

3 xícaras de abóbora cortadas em cubos
2 xícaras de açúcar
3 a 4 xícaras de água
2 pedaços de canela
1 fava de baunilha

Ferver a água com o açúcar, canela e baunilha até o açúcar derreter e começar a formar uma calda. Coloque as abóboras nesta caldinha e cozinhe-as até ficarem vitrificadas e bem macias, mas sem desfazer. Retire as abóboras com uma escumadeira e transfira para um pote de vidro. Então cozinhe a calda em fogo alto um pouco mais até reduzir pela metade e a calda ficar levemente carameliada. Penere a calda e sirva com o doce acompanhado de queijo.

Tortelli de Abóbora

Massa

600 gr. de farinha de trigo
6 ovos

Recheio

1 kg. de abóbora tipo japonesa
Queijo parmesão ralado
Pão amanhecido ralado
Salsa e cebolinha picadas
Noz-moscada ralada
sal

Molho

200 gr. de moelas de galinha
50 gr. de peito de galinha
1 cebola grande picada fina
3 tomates sem pele e sementes picados
2 colheres (sopa) de extrato de tomate
70 ml de óleo
1 colher (sopa) de manteiga
sal e pimenta-do-reino moída a gosto
Queijo parmesão ralado

Recheio

1 - Cozinhe a abóbora com casca em pouca água, sem
deixá-la muito mole;
2 - Descasque, amasse a polpa com um garfo e junte o
queijo, até obter uma massa homogênea;
3 - Misture o pão ralado para dar liga, sem deixar a
massa endurecida. Tempere com a salsa, cebolinha,
noz-moscada e sal.

Molho

1 - Limpe as moelas e pique-as juntamente com o peito
de galinha;
2 - Refogue no óleo quente, junte a cebola, o tomate e
o extrato de tomate;
3 - Tempere com sal e pimenta e cozinhe até a carne
ficar bem macia, acrescentando água de vez em quando,
se necessário;
4 - Quando pronto, acrescente a manteiga.

Massa e Tortei

1 - Coloque a farinha sobre a mesa, faça uma depressão
no centro e coloque os ovos. Misture e amasse bem com
as mãos, até obter uma massa lisa e homogênea;
2 - Cubra com um pano de algodão e deixe descansar por
20 minutos. Abra a massa, com rolo ou máquina, em
folhas finas;
3 - Disponha montinhos de recheios ao longo da folha,
deixando uma boa distância entre eles. Cubra com outra
parte da folha, feche bem as bordas e corte com um
cortador de massa, em retângulos grandes;
4 - Cozinhe em abundante água fervente salgada, por
aproximadamente, quatro minutos;
5 - Escorra, polvilhe queijo ralado, cubra com o molho
e sirva quente.

Torta de Abóbora com Crosta

Ingredientes:

massa:

· 1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
· 50 g de margarina
· 2 gemas
· Sal e noz-moscada ralada a gosto

Recheio:

· 500 g de abóbora
· 2 colheres (sopa) de óleo
· 1 cebola picada
· 1 dente de alho picado
· 2 ovos
· Sal e pimenta a gosto
· Salsa picada a gosto
· 30 g de farinha de caju

Modo de preparo:

massa:

Aqueça o forno a 180ºC. Em um recipiente misture a farinha, a margarina, as gemas, o sal e a noz-moscada. Trabalhe a massa até ficar homogênea. Cubra com filme plástico e leve à geladeira por uma hora.

Recheio:

Cozinhe a abóbora com pouca água até ficar bem macia. Escorra e amasse com um garfo. Reserve. Em uma frigideira aqueça o óleo, doure a cebola e o alho. Misture na abóbora reservada, acrescente os ovos, o sal, a pimenta e a salsa. Abra a massa e forre o fundo e as laterais de uma forma de 24 cm de diâmetro. Ponha o recheio e cubra com a farinha de caju. Leve ao forno por 50 minutos ou até dourar.

Abóboras ao Curry

Retire as sementes de uma abóbora de aproximadamente um quilo e meio, corte em pedaços grandes e leve ao forno (180 graus) por 40 minutos ou até que ela esteja macia. Tire do forno, espere esfriar um pouco e remova as cascas. Corte em cubinhos e acomode em uma vasilha.
Adicione 150g de grão-de-bico cozido e 100g de castanhas de caju. Reserve.

Em uma firigideira, refogue dois dentes de alho e um chili vermelho pequeno em uma colher de chá de óleo de gergelim e uma colher de sopa de óleo de soja. Acrescente 150ml de leite de côco, uma colher de chá rasa de curry em pó, a ponta de uma colher de chá de canela em pó e sal a gosto. Regue a mistura de abóbora, grão-de-bico e castanhas com esse creme e misture tudo cuidadosamente.
Finalize salpicando coentro e salsa picadinhos. Sirva imediatamente como acompanhamento ou “refeição-de-um-prato-só”.

Abóbora com Mousse de Queijo Minas

Ingredientes

Rolinho de abóbora
1 xícara (chá) de açúcar . 180 g
1 pedaço de canela em rama . 2 g
1 pedaço pequeno de gengibre sem casca . 4 g
200 g de abóbora-moranga cortada em lâminas finas

Mousse de queijo

3 colheres (sopa) de gelatina em pó incolor e sem sabor . 4.5 g
½ xícara (chá) de açúcar . 90 g
½ xícara (chá) de creme de leite fresco . 105 g
½ kg de queijo-de-minas fresco sem sal picado
½ xícara (chá) de leite . 120 ml

Modo de Fazer

1. Rolinho de abóbora: em uma panela, misture o açúcar com a canela, o gengibre e 1 litro de água. Leve ao fogo e, ao ferver, disponha as tiras de abóbora e cozinhe por 1 minuto. Retire do fogo, tampe a panela e deixe tomar gosto por ½ hora. Em seguida, faça rolinhos com as tiras de abóbora, arrume em uma assadeira e deixe dentro da geladeira por 2 horas.
2. Mousse de queijo: em uma tigela refratária, hidrate a gelatina em 3 colheres (sopa) de água. Em seguida, leve ao fogo em banho-maria até a gelatina dissolver. Retire do fogo e reserve.
3. Coloque o creme de leite na tigela da batedeira e bata até obter um chantilly. Junte o açúcar, aos poucos e sem parar de bater. Misture com cuidado o queijo - de- minas batido no liquidificador com o leite e a gelatina. Leve à geladeira por 1 hora.
4. Transfira a mousse para um saco de confeitar e recheie os rolinhos de abóbora. Arrume nos pratos e decore com canela em rama.

Rendimento

8 porções de 157 g · 40 minutos (mais 1/2 hora para a abóbora tomar gosto mais 3 horas de geladeira)

Pudim de Abóbora

- 500 g de abóbora limpa

- 50 g de coco ralado

- 50 g de margarina

- 4 ovos

- 1 colher (sopa) de amido de milho

- 4 colheres (sopa) de caramelo líquido

- Raspa de 1 laranja

Parta a abóbora em pedaços e coza-os em água temperada de sal durante 20 minutos.

Retire a abóbora, deixe-a escorrer bem, deite-a para uma tigela, junte o coco, o açúcar, o amido de milho, os ovos, a margarina derretida e a raspa da laranja e mexa muito bem.

Barre uma forma com o caramelo, verta-lhe a mistura e leve a cozer em banho-maria durante 45 minutos. Deixe arrefecer dentro do banho-maria, desenforme e sirva decorado a gosto.

Folhados de Abóbora e Queijo Coroados de Avelãs

Assei a abóbora com sal, louro e azeite no forno durante 30 minutos, coberta com alumínio. Fiz bastante (que usei também numa sopa), para os folhados utilizei umas 200grs batida em puré (não esquecer retirar o louro!!) com um punhado de coentros.

Por unidade:

massa folhada

1 colher sopa creme abóbora e coentros
1 colher sopa queijo fresco em creme(light)
1 colher sobremesa queijo da ilha
avelãs lascadas
+
1 colher chá queijo
1 colher chá abóbora
avelãs
para o topping.

Muffins de Abóbora e Sementes de Papoila

12 unidades

1 chávena de abóbora ou butternut squash, em puré*
1/2 chávena + 2 colheres sopa (cerca de 150ml) natas
1 ovo grande
1 1/3 chávena (cerca de 175g) farinha com fermento
1/2 colher de chá fermento em pó
1/4 colher de chá bicarbonato de sódio
2/3 chávena (cerca de 150g) açucar
1/2 colher de chá canela
1/2 colher de chá gengibre em pó
1/2 colher de chá allspice
1/2 colher de chá noz moscada moída
3 colheres sopa manteiga sem sal, derretida
2 colheres sopa sementes de papoila
açucar em pó, para polvilhar (opcional)

Pré-aqueça o forno a 180°C. Bata o puré de abóbora com as natas e o ovo, numa tigela de tamanho médio. Peneire a farinha, o fermento em pó, o bicarbonate de sódio, o açucar e as especiarias para outra tigela. Adicione as sementes de papoila. Combine as duas misturas, a líquida na seca. Acrescente a manteiga derretida, batendo até obter uma massa homogénea. Deite a massa numa forma de silicone para muffins. Leve ao forno 25 minutos ou até os muffins crescerem e estarem dourados. Remova os muffins da forma e deixe arrefecer sobre uma grelha metálica. Polvilhe com açucar em pó para servir.

O puré cria uma óptima textura húmida nestes muffins com sabor a especiarias, no entanto, estes bolinhos não são bons para guardar e devem ser comidos no espaço de 2-3 dias.

* A abóbora ou butternut squash pode ser cozida em água ou ao vapor ou assada. Eu assei a minha e retirei a polpa com uma colher, depois de a colocar em metades cobertas por alumínio no forno por 45-55 minutos ou até estar mole e cozida.

Suco de Laranja com Abóbora
Ingredientes

200 g de abóbora cozida (1 copo)
Suco de 15 laranjas
Açúcar a gosto
Gelo

Modo de Preparo

Cozinhar a abóbora, bater no liquidificador com o suco de laranja e água gelada.

Observação
Servir gelado

Lasanha de Bacalhau e Abóbora

Ingredientes

1 (chá) de creme de leite fresco
1 (sopa) de salsinha picada
2 (sopa) de azeite de oliva
1 (sopa) de farinha de trigo
1 vidro de leite de côco,peixes e crustáceos
500 gramas de bacalhau porto demolhado
300 gramas de abóbora japonesa
pimenta-do-reino branca moída
3 dente de alho amassado
200 gramas de mussarela
sal

Modo de Preparo


Cortar as abóboras em fatias finas e cozinhar em água fervente. Cortar o bacalhau em fatias. Refogar o alho no azeite e juntar a farinha de trigo, o creme de leite e o leite de côco e deixar engrossar. Acrescentar a salsinha e a pimenta-do-reino. Numa travessa, colocar a primeira camada de molho, depois o bacalhau em tiras, o molho novamente, a abóbora, o molho, o bacalhau, molho, abóbora, molho, bacalhau, queijo mussarela e molho. Levar ao forno.

Polenta de Abóbora com Frutos do mar

Ingredientes:

1 kg abóbora de pescoço (madura)
6 dentes de alho
250 g de batatas
1 cebola roxa
250 g de ervilhas frescas congelada Escolha Saudável Perdigão
800 g de frutos do mar (camarão 7 barbas, vôngoli e marisco)
1 envelope de HONDASHI
1/2 copo de vinho branco seco
100 ml azeite de oliva extra virgem
8 tomates maduros (sem pele e sem sementes)
Sal e pimenta

Preparo:

Descasque a abóbora e corte em cubos (mais ou menos iguais), tempere com sal, azeite e alho.
Coloque no forno coberto com um papel alumínio, deixe cozinhar até murxar, mais ou menos 1/2 hora e reserve.
Cozinhe as batatas, descasque e leve para moer junto com a abóbora.
Pique a cebola e refogue com azeite.
Acrescente a ervilha fresca, deixar cozinhar por alguns minutos, junte o hondashi e misture dentro da polenta. Verifique o sal e acrescente caso queira.
Refogue em uma frigideira o azeite e 2 dentes de alho cortado ao meio.
Coloque os frutos do mar, o vinho branco seco e deixar evaporar.
Tire do fogo, escorra e reserve, acrescente um pouco de azeite na frigideira.
Coloque os tomate em cubos, salgue, deixar cozinhar de 10 à 15 minutos , coloque de volta os frutos do mar e desligue.

Montagem:

Coloque a polenta no prato cobrindo o fundo
Abrir uma parte ao meio e coloque o molho (bem quente).
Sirva em seguida

Suflê de Abóbora

800 gr de abóbora cortada em cubos
6 colheres de sopa de manteiga
1 xícara de leite quente
Pimenta e noz moscada moídas
1/2 xícara de queijo parmesão ralado
3 ovos, gemas e claras separadas
Sal a gosto

Pré-aqueça o forno em 400ºF/ 205ºC. Cozinhe a abóbora como quiser.Depois passe pelo food mill, ou amassador de batatas. Junte a manteiga, o leite, adicione a pimenta, noz moscada. Coloque as gemas batidas, o queijo e sal a gosto. Bata as claras em neve e junte à mistura de abóbora. Coloque numa forma de suflê bem untada. Asse por 25 minutos. Sirva imediatamente.


Sopa de Abóbora com Maçâs Verdes e Camarões

INGREDIENTES

4 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 cebola picada
2 maçãs verdes picadas (sem casca e sem sementes)
1 maçã verde em fatias finas para decorar
1/2 colher (café) de noz moscada
1 pitada de pimenta da jamaica
1 pitada de canela moída
5 xícaras (chá) de abóbora japonesa sem casca e sem sementes picada
6 xícaras (chá) de caldo de galinha
Sal e pimenta do reino a gosto
24 camarões médios limpos

MODO DE PREPARO

Refogue a cebola em duas colheres (sopa) de azeite. Acrescente a abóbora e as maçãs. Junte o caldo e os temperos
Deixe ferver, abaixe o fogo e cozinhe até a abóbora ficar macia. Bata no liquidificador e volte o creme para a panela
Confira a espessura e os temperos e se estiver muito espessa acrescente mais caldo. Doure os camarões em 2 colheres (sopa) de azeiteSirva quente e decore os pratos com os camarões e as fatias de maçãs.

Aperitivo de Casca de Abóbora

Ingredientes

3 e 1/2 xícaras de batata
1/3 de xícara de pimentão verde
2 xícaras de casca de abóbora
1 dente de alho
2 colheres (sopa) de óleo
1/2 xícara de cebola ralada
1/2 xícara de farinha de rosca
1 ovo
1 xícara de óleo para fritar

Modo de Preparo

Cozinhe a batata, descasque, esprema e reserve.
Corte o pimentão em tiras finas e rale a casca de abóbora.
Leve ao fogo uma panela com óleo, doure o alho e a cebola.
Acrescente o pimentão, a casca de abóbora e refogue.
Se necessário, coloque um pouco de água para cozinhar bem até secar.
Acrescente a batata, verifique o sal e cozinhe bem até desgrudar do fundo da panela.
Deixe esfriar.
Modele a massa em formato de bolinhas, passe no ovo e na farinha de rosca e frite em óleo quente.

Nhoque de Abobora- Pumpkin Gnocchi

Ingredientes

½ kilo de abóbora japonesa cozida e amassada
½ kilo de batata cozida e amassada
2 ovos
2 xícaras de parmesão ralado
Sal
Farinha de trigo (ate dar liga)

Como Fazer

Cozinhe e passe pelo espremedor a abóbora e a batata quente.
Despeje em uma tigela, junte os ovos, o queijo, sal a gosto e a farinha ate obter uma massa que solte das mãos. Em superfície enfarinhada faça rolinhos com porções da massa e corte os nhoques em pedaços de 2 centímetros.
Coloque os nhoques em uma panela com água fervente e quando subirem à tona retire-os com uma escumadeira. Sirva com molho, bolonhesa, ou de frango, ou de camarão.

Abóbora Assada
Ingredientes

1 kg de Abóbora (Pode ser do tipo que mais lhe agradar. Não sei especificar o tipo de abóbora que usei, porque conheço pouco. Normalmente, uso as mais laranjinhas. A casca por fora era verde-acinzentada.)

2 colheres de sopa de azeite

1 alho grande

1 Ramo de Coentros

1 colher de sobremesa de orégãos secos

Noz Moscada q.b.

Pimenta preta q.b.

sal q.b.

Preparação

1. Corte a abóbora de modo a que a casca assente no tabuleiro. Eu cortei 8 triângulos, mas podem ser fatias ou qualquer outro corte que lhe dê jeito.

2. Pré-aqueça o forno a 200º e unte um tabuleiro de ir ao forno.

3. Numa tigela coloque o alho bem picado, o sal, os coentros bem picados, a noz moscada (de preferência raspada na hora), a pimenta preta (moída na hora) e 1 colher de sopa de azeite. Envolva os ingredientes.

4. Besunte metade da abóbora com a massa de temperos e coloque-a no tabuleiro com a casca virada para baixo.

5. Pincele a restante abóbora com o resto do azeite e coloque-a no tabuleiro.

6. Leve a assar durante 45min a 1h. A meio da cozedura pode picar a abóbora para ver como ela se encontra.

7. Pode servir quente ou fria, como acompanhamento isolado ou em saladas. Também pode ser usadas para fazer sopa.

Sugestão: Pode utilizar outro tipo de especiarias ou ervas como: salsa, funcho, malagueta, tomilho, etc.

Spatzle de abóbora com gorgonzola

1/2 xícara de abóbora madura cozida e amassada
1 ovo
Água
1/2 colher (chá) de sal
1/2 colher (chá) de pimenta-do-reino triturada bem grosso
160 g de farinha de trigo (cerca de 1 e 1/4 de xícara + 1 colher (sopa))
1 pedaço de gorgonzola (só tinha 50 g)
2 colheres (sopa) de folhinhas de manjerona
1 colher (sopa) de manteiga

Numa xícara com 240 ml coloque a abóbora bem amassada, já fria. Coloque por cima o ovo e complete o volume com água. Bata no liquidificador até a mistura ficar cremosa. Passe para uma tigela, misture o sal e a pimenta-do-reino e mexa bem. Acrescente a farinha e bata bem até resultar numa massa firme e elástica. Passe pelo instrumento de fazer spätzle. Ou apoie uma tábua com a massa na borda da panela e vá cortando tirinhas com uma faca ou espátula, deixando cair direto sobre a água. Quando as cobrinhas boiarem como nhoque, tire com uma escumadeira e vá ajeitando numa travessa que deve ser mantida aquecida. Junte um pouco de azeite ou manteiga para que as massinhas não grudem.
Numa frigideira, aqueça a manteiga e deixe começar a dourar. Desligue o fogo, junte as folhinhas de manjerona, a massa e o gorgonzola ralado. Chacoalhe a frigideira para incorporar os sabores e nhac.

Rende: 3 porções

Curau de abóbora

Ingredientes

. 500 g de abóbora cortada em cubos
. 1/2 xícara (chá) de água
. 1 vidro pequeno de leite de coco
. 2 xícaras (chá) de leite
. 1/2 xícara (chá) de açúcar
. 1 colher (café) de sal
. 2 colheres (sopa) de maisena
. 4 colheres (sopa) de margarina.

Para polvilhar: Canela em pó a gosto

Modo de preparo

Em uma panela de pressão, coloque a abóbora a água e deixe cozinhar durante 20 minutos depois que a panela começar a chiar. Espere sair a pressão, abra a panela, escorra a abóbora e deixe esfriar. No liquidificador, bata a abóbora, o leite de coco, o leite, o açúcar, o sal, a maisena e a margarina. Despeje a mistura em uma panela, leve ao fogo e deixe engrossar por 30 minutos em fogo baixo, mexendo para não grudar. Se precisar acrescente mais leite até ficar em ponto de curau. Transfira para um refratário, aguarde esfriar, polvilhe a canela e leve à geladeira até que fique firme.

Dica: Sirva com queijo branco. Fica uma delícia!

A Cozinha Mágica

Sim, as ervas mágicas podem estar em sua cozinha... mágica!

Mas o que é uma cozinha mágica para mim? É aquele lugar da casa onde ocorre a alquimia, a transformação. Os alimentos, crus, "transformam-se" em cozidos para nos alimentar. Outros podem mesmo ser comidos crus, e ambos, crus ou cozidos, se transformam dentro de nós em energia para que continuemos vivos e desenvolvendo nossas atividades.

Uma das regras básicas para se ter uma cozinha mágica, na minha opinião, é manter seus armários organizados. Porque se as panelas e potes estão todos bagunçados, creio que essa energia será transferida para seus projetos, ou seja, sua comida!

A segunda regra é ter uma colher de pau, que funciona como uma extensão do seu braço (é como se fosse uma varinha mágica mesmo). Algo que aprendi outro dia foi a fazer símbolos nas minhas colheres de pau, com uma faquinha. Enquanto você usa a colher de pau e mexe a comida, vai dizendo que com a colher de pau você está adicionando e misturando àquela comida amor, saúde e harmonia, por exemplo.

Você também pode ter um altar na cozinha. Um em honra à Héstia me parece uma ótima opção.

Também pode ter, além da vassoura normal, uma somente para limpar sujeiras astrais. Depois de ter visitas indesejadas, varra para fora as energias ruins daquela pessoa.

Refogados Mágicos - por Márcia Frazão

Para repelir fantasmas e energias negativas, encha um vidro com uma mistura de sal e folhas frescas de sálvia. Exponha esse filtro mágico em um lugar bem visível de sua cozinha.

A cozinha é um dos imãs principais das energias e situações da casa. Portanto, para que sua vida seja abençoada pela positividade, mantenha dentro da cozinha um cesto (pequeno) contendo moedas, pedras, sementes, ervas (sálvia, louro, hortelã, folhas de canela) e flores.

Para que a receita não corra o risco de não dar certo, escreva-a com tinta vermelha e acenda uma vela vermelha (num pequeno candelabro ou num prato) sobre o papel, algumas horas antes de prepará-la. Visualize o sucesso do cozimento enquanto a vela se consome.

Evite acidentes na cozinha, como, cortes, queimaduras e louças quebradas limpando o chão, fogão, móveis e utensílios com chá de água da chuva, folhas de louro, alecrim, cascas de limão, canela e uma pitada de sal.

Caldeirão e Colher de Pau

“Toda mulher que cozinha também é uma bruxinha. Com ingredientes simples e temperinhos mágicos conseguimos transformar ingredientes populares em pratos magníficos, que encantam paladares dos mais exigentes...”

(Marcia Frazão)

Pavê de Frutas

2 xícaras de banana cortada em rodelas
2 xícaras de mamão cortado em pequenas fatias
2 Xícaras de maçã nacional vermelha cortada em pequenas tiras
8 colheres de sopa de aveia
50g de passas
1 copo americano de água
½ xícara de leite de coco grosso
1 ½ xícara de iorgute natural(fresco)
3 colheres de sopa de ricota
açúcar a gosto

leve ao fogo a água, a aveia e o açúcar, mexendo sempre até formar um mingau. depois de cozinho e já com fogo desligado, acrescente o leite de coco. Deixe esfriar.

Em um refratário, ponha as frutas misturadas com as passas, por cima o creme de aveia, finalizando a última camada de iorgute misturado com a ricota amassada e o açúcar a gosto. Esta mistura tem que ficar um creme homogêneo. Ponha-o no congelador e sirva com calda de ameixa.

Canja de galinha para Yule

1 peito de franco ficado ou filé de frango
3 dentes de alho amassados
1 cebola ficada
1 tomate picado
2 tabletes de caldo de galinha
1 xícara (das de chá) de arroz cru, lavado e escorrido
1 cenoura ralada
2 colheres (das de sopa) de azeite de oliva
Cheiro verde a gosto
Queijo parmesão ralado

Coloque o azeite em uma panela e doure o alho, quando ele estiver amarelinho adicione o frango e deixe fritar. Acrescente a cebola, o tomate, os tabletes de caldo de galinha e refogue até formar um molho um pouco seco. Coloque então o arroz e a cenoura, adicionando água fervente até cobrir tudo.Tampe a panela e deixe engrossar.sirva quando todos os ingredientes estiverem macios (colocando, se necessário, mais água fervente no cozimento).

Sopa de tomate

1 cebola picada
2 colheres (das de sopa) de manteiga
250g de tomates
Sal
Salsinha
Orégano
1 tablete de caldo de carne
1 xícara (das de chá) de arroz lavado e escorrido
Pedaços de pão torrado

Coloque a manteiga na panela e acrescente a cebola, doure-a. Acrescente os tomates em pedaços e tempere com sal, um galinho de salsinha e uma pitada de orégano, deixando refogar com a panela destampada. Retire do fogo, bata tudo no liquidificador e leve o creme obtido ao fogo juntando o caldo de carne dissolvido em 1 litro de água fervente e o arroz. Deixe cozinhar até que o arroz fique mole. Sirva com os pedaços de torrada.

Bolo de Canela

Ingredientes:

4 ovos
2 xícaras de trigo
2 xícaras de açúcar
2 xícaras de leite morno
2 colher de sopa de canela
3 colheres de sopa de margarina
1 colher de sopa de fermento em pó Royal

Preparo.

Bata a margarina no liquidificador até ficar um creme esbranquiçado, acrescente as gemas e o açúcar e vá batendo até formar um creme homogêneo. Comece a acrescentar o leite morno sem parar de bater… Em seguida comece a acrescentar o trigo com a ajuda de uma colher e por fim acrescente a canela. Reserve…

Use a batedeira para bater as claras em neve. É preciso que a clara em neve fique bem firme. Por isso, comece batendo em velocidade reduzida e vá aumentando gradativamente a velocidade. Quando estiver bem firme, comece a acrescentar a outra massa e bata por alguns instantes para que todos os ingredientes fiquem bem misturados…

Prepare o fermento com o auxílio de um pouco de leite morno e junte a massa, batendo em velocidade reduzida, para que a massa ganhe corpo.

Em assadeira redonda de fundo solto, devidamente untada com margarina, despeje a massa e leve ao forno pré aquecido por aproximadamente 25 (vinte e cinco) minutos.

P.S:O tempo de cozimento da massa varia sempre de acordo com o tipo de forno e de gás utilizado, portanto, para verificar se o bolo está devidamente assado, você pode abrir o forno cuidadosamente após começar a sentir aquele tradicional cheirinho de bolo assado que percorre o ar e ao fazê-lo, bata suavemente com uma das mãos sobre a massa do bolo para sentir a densidade do bolo. Se estiver firme, é sinal de que já está assado. Há quem faça uso de um palito de dente ou de um garfo. Em ambos os casos, se o palito ou o garfo saírem devidamente limpos, é sinal de que o bolo está pronto.

Cobertura do bolo.

1/2 lata de leite condensado
1 xícara de leite
2 colheres de sopa (rasas) de margarina
03 colheres de sopa de chocolate em pó

Leve todos os ingredientes ao fogo brando, mexendo lentamente, sempre no sentido horário, até engrossar. O ponto para tirar do fogo é de brigadeiro mole

P.S: Depois de retirar do fogo, faça uso de uma colher de pau para bater a cobertura como se fosse bater um bolo a moda antiga. Faça isso por uns dois minutos. iSSO que ajuda a açÚcarar a cobertura, criando aquela casquinha gostosa sobre o bolo.

Bebida de Mabon

Uma das bebidas tradicionais em Mabon é a que é feita a partir da Sidra de Maçã.
É considerada uma bebida sagrada devido ao seu significado: a maçã rege o coração, a sidra representa o eu. Tal combinação já é considerada pelas Bruxas uma poção do amor devido a manipulação desses ingredientes em conjunto. Então temos a canela que representa o Sol e sua essência de luz e libertação. Ao ingerirmos esta bebida, é como se estivessemos alimentando nosso corpo com tudo aquilo que é considerado vital a nossa existência. A luz do sol e o amor…

O simbolismo que envolve o processo de preparo é ainda mais interessante porque essa bebida só pode ser preparada pela pessoa mais velha da casa, devido a sabedoria adquirida durante a vida e a possibilidade de transmitir seus dons aos outros…

Para fazê-la você vai precisar de 03 ingredientes:

-01 sidra de maçã
-02 colheres de sopa (rasa) Canela em pó
-Fatias de uma maçã com a casca
-01 copo de água

Procedimento:

Leve ao fogo á agua e deixe abrir fervura, então acrescente as fatias de maçã, uma a uma, mexendo sempre com uma colher de pau. Desligue o fogo e acrescente a canela. Mexa três vezes no sentido horário e tampe.

Quando o chá estiver frio, despeje a sidra numa vasilha para ponche e por fim deite o chá sobre a sidra, misturando lentamente…

O melhor é que essa bebida seja servida em temperatura ambiente, mas há aqueles que a preferem quente. Nesse caso, é melhor você descobrir qual a sua preferência…

Bacalhau de Marte

Sobre a Receita:Para aumentar o dinamismo e a iniciativa.

Igredientes:

1 Kg de Bacalhau
1 cebola
2 Dentes de alho
Azeite
2 Pimentas dedo de moça
3 Pimentões Vermelhos
Sal a gosto
Manjericão
Bananas
Manteiga para fritar
Rum

Modo de Preparo:

Deixe de molho o bacalhau de um dia para o outro, trocando de água pelo menos duas vezes. No dia seguinte, escorra e seque bem. Limpe o bacalhau e desfie.
Em uma frigideira, derreta um pouco de manteiga com azeite, junte o bacalhau e refogue até que fique desmanchando. Limpe as pimentas e pimentões, retire as sementes, corte em pedacinhos e adicione ao bacalhau. Cozinhe por mais alguns minutinhos, regue com o rum, pedindo para que a força do planeta Marte traga mais força, dinamismo e iniciativa nesse momento. Prove o sal. enquanto o bacalhau estiver no fogo, descasque as bananas, corte em rodelas e frite na manteiga. Sirva o bacalhau rodeado com banana e manjerição.

Salada de Vênus

Rendimento: 2 porções

-2 folha(s) de alface lisa
-2 folha(s) de alface crespa
-1/2 xícara(s) (chá) de palmito em fatias
-2 unidade(s) de maçã verde em cubos pequenos
-1/4 xícara(s) (chá) de agrião
-2 unidade(s) de torrada(s)
-1/2 maço(s) de hortelã picado(s)
-1 kg de tomate em fatias
-1/4 unidade(s) de pepino em cubos pequenos
-quanto baste de iogurte natural
-quanto baste de suco de limão siciliano
-quanto baste de queijo branco em cubos pequenos
-quanto baste de azeitona preta para decorar

Deixe o pepino marinando em uma misture de limão com açúcar. Reserve.
Em um prato arrume as folhas de alface e agrião, coloque as torradas e por cima o queijo branco, as fatias de tomate e as maçãs em cubos.
Faça um molho com o suco de limão, sal, iogurte, pepino e a hortelã. Em seguida tempere a sçada com esse molho e enfeite com o palmito e as azeitonas.
.
Milk Shake da Bruxa

Sobre a Receita:Para Sexualidade

Igredientes:

-1 Litro de iogurte integral (Vênus)
-6 cubos de gelo (água)
-6 colheres de sopa de mel (lua)
-2 colheres de sopa de água de rosas (Vênus)

Modo de Preparo:

Coloque o iogurte, a água de rosas e o mel em um liquidificador e bata. Acrescente os cubos de gelo e misture até que o iogurte esteja batido. Sirva em copos altos com pétalas de rosas.
Acenda um incenso de rosas. Consagre essa bebida a Deusa Vênus.

Farfalle de Primavera

- 500 g de farfalle cozido em água e sal até ficar ao dente
- 1 cenoura em cubinhos, branqueados
- 100 g de azeitonas verdes sem caroços, picadas
- 200 g de presunto de peru light em cubinhos
- 150 g de queijo prato light em cubinhos
- 1/2 pimentão verde em cubinhos
- 1/2 maço de cheiro verde, bem picado
- 15 tomates sweet grape ou tomates cereja, partidos em 4
- azeite suficiente
- sal
- pimenta
- 1 colher de mostarda

Cozinhe o farfalle(macarrão gravatinha), ao dente, passe pela água fria, escorra muito bem e reserve.
Ferva um pouco de água, coloque a cenoura em cubos, cozinhe por 1 minuto, escorra e transfira os cubinhos para uma vasilha com água gelada. Chamamos esse método de "branquear" o legume. Escorra os cubinhos de cenoura e reserve.
Pique todos os outros ingredientes e junte à massa cozida.
Tempere com sal, pimenta, manjericão, azeite e mostarda, leve para a geladeira por meia hora e sirva como prato único.

Rosca de frutas cristalizadas para o BELTANE

· 30 g de fermento biológico
· 1 xícara de leite
· 1/2 xícara de chá de açúcar
· 1/2 kg de farinha de trigo
· 3 ovos
· Reserve um pouco de gema para pincelar
· 150 g de margarina
· 500 g de frutas cristalizadas
· 1 colher de café de sal
· 1 colher de sopa de açúcar cristal

Modo de Preparo

Dissolva o fermento no leite com o açúcar e 1 xícara de farinha de trigo, formando um mingau
Cubra e deixe descansar por 50 minutos
Acrescente os ingredientes restantes, menos o açúcar cristal, e amasse até formar bolhas
Cubra e espere crescer até dobrar de volume
Abra a massa em retângulo
Dobre a massa em 3 partes no sentido da largura, depois corte em 3 tiras e trance, assim a rosca ficará comprida
Se preferir, junte as pontas formando uma rosca redonda
Pincele com a gema polvilhe o açúcar cristal e deixe crescer até dobrar o volume
Asse em forno moderado, pré-aquecido, por aproximadamente 35 minutos.

Bolo dos Anjos

Rendimento: 10 porções

6 colher(es) (sopa) de manteiga

1/2 xícara(s) (chá) de gordura vegetal hidrogenada
1 1/2 colher(es) (chá) de essência de baunilha
1 xícara(s) (chá) de creme de leite fresco
2 1/4 xícara(s) (chá) de farinha de trigo
1 1/2 xícara(s) (chá) de açúcar
1 colher(es) (chá) de sal
1 colher(es) (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher(es) (chá) de fermento químico em pó
1/2 xícara(s) (chá) de coco ralado(s)
4 unidade(s) de clara de ovo em neve

Bata a manteiga com a gordura, a baunilha e o creme de leite até obter um creme. Adicione os ingredientes secos e bata vigorosamente até obter uma mistura homogênea. Acrescente as claras e continue batendo por mais 2 minutos. Asse em forno moderado, previamente aquecido, por aproximadamente 30 minutos.

Pão Borboleta

Rendimento: 1 porção

1 tablete(s) de fermento biológico fresco
1/4 xícara(s) (chá) de água morna(s)
1/2 xícara(s) (chá) de leite
1/4 xícara(s) (chá) de manteiga

1 colher(es) (sopa) de açúcar
1 colher(es) (chá) de sal
2 unidade(s) de ovo
2 xícara(s) (chá) de farinha de trigo

Dissolva o fermento na água morna; deixe descansar por 5 minutos. Ferva o leite e depois acrescente a manteiga, o açúcar e o sal; deixe amornar. Adicione os ovos, o fermento e a farinha. Sove vigorosamente; cubra a massa e deixe-a descansar por aproximadamente 1 hora. Transfira a massa para uma fôrma de pão e deixe-a dobrar de tamanho. Derreta um pouco de manteiga (cerca de 2 colheres de sopa) e despeje sobre a massa antes de colocá-la no forno. Asse por uns 20 minutos.

Néctar de Afrodite

Rendimento: 8 porções

-8 unidade(s) de filé de frango
-quanto baste de sal
-quanto baste de pimenta-do-reino branca
-2 colher(es) (sopa) de farinha de trigo
-2 unidade(s) de ovo
-200 gr de castanha-de-caju torrada(s) e moída(s)
-3 unidade(s) de manga fatiada(s)
-quanto baste de manteiga

Tempere os filés de frango com sal e pimenta-do-reino. Depois, passe-os na farinha de trigo e, em seguida, nos ovos batidos e nas castanhas picadas. Se for necessário, use mais farinha, ovos e castanhas para empanar os filés. Frite-os na manteiga, tendo o cuidado de dourá-los uniformemente. Retire os filés da frigideira e mantenha-os quentes. Passe as fatias de manga na
frigideira que já foi utilizada para a fritura dos filés, mas apenas ligeiramente, só para esquentá-las. Arrume os filés numa travessa bem bonita e coloque as fatias de manga sobre eles.

Bacalhau à Bruxa de Valpaços

Ingredientes:

(para 6 pessoas)

* 1 kg de bacalhau
* 6 cebolas
* 2 alhos
* 1 dl de azeite
* 1 colher de sopa de manteiga
* 50 g de toucinho
* 600 g de batatas
* 3 colheres de sopa de vinagre
* 3 colheres de sopa de farinha de trigo
* 1 ramo de salsa; sal e pimenta.

Preparação:

Deixe o bacalhau a demolhar durante 48 horas. Depois, tire-lhe a pele e as espinhas. Corte as cebolas às rodelas. Pique o toucinho e corte os alhos às tiras. Cubra o fundo do tacho com uma porção das cebolas, sobre estas coloque uma porção de bacalhau e sobre este coloque uma porção de batatas, de toucinho e dos restantes condimentos. Polvilhe com uma colher de farinha. Faça isto sucessivamente até completar três camadas de cada ingrediente. Adicione o azeite, tape o tacho e leve ao lume (cerca de 30 minutos), regando sempre com o próprio molho.

Moça Halloween

Ingredientes:

-banana-nanica (cerca de 100g)
-700 ml de suco de abacaxi concentrado
-meia lata de Leite Moça
-20 cubos de gelo

Decoração

-pedaço de abacaxi
-cereja ao marrasquino

Em um liquidificador, bata a banana com o suco de abacaxi,até obter um líquido espesso. Adicione Leite Moça e triturar o gelo. Sirva imediatamente em copos decorados com pedaços de abacaxi e cereja.

Dica:

A banana deverá ser muito bem batida com o suco de abacaxi, para obter uma batida bem cremosa.

Rendimento: 10 porções