terça-feira, 29 de setembro de 2009

Dicas de Beleza das Bruxas

Parte 1


Pele

Tipos de pele:

Pele seca: Ela é fina e sensível, e tende a descascar. Tem pouco brilho, por causa da falta de umidade natural. Por causa disso, a pele tende a apresentar rugas ao redor dos olhos e da boca. É mais comum a partir dos 35 anos de idade.

Pele oleosa: A famosa pele oleosa é bem fácil de ser detectada. Tem aquele aspecto brilhante causado pelo excesso de óleo, principalmente na zona T (testa, nariz e queixo). Por causa disso, causam os temidos cravos e espinhas, além de poros mais dilatados. É mais comum entre os 15 e 35 anos de idade.

Pele mista: Possui como característica a oleosidade somente na zona T (testa, nariz e queixo), enquanto as outras partes do rosto têm pele normal. (com poros fechados e sem cravos)

Agora fica mais fácil pra você usar a máscara certa para o seu tipo de pele:

Máscara para pele oleosa

Ingredientes:

- 1 colher de sopa de fubá
- 1 colher de sopa de maisena
- 2 colheres de água mineral

Utensílios:

- 1 recipiente para misturar os ingredientes

Junte o fubá e a maisena e misture. Depois, acrescente a água. Irá formar algo como uma pasta. Passe no rosto (principalmente nas áreas mais oleosas) em movimentos circulares, sem fazer muita força pra não lesionar a pele. Lave o rosto com água corrente.
Essa máscara é ótima tanto para tirar a oleosidade quanto para dar uma esfoliada na pele. O fubá faz a vez do esfoliante, enquanto a maisena tira a oleosidade e deixa a pele lisinha.

Máscara para pele seca

Ingredientes:

- ½ abacate
- 1 colher de chá de mel

Utensílios:

- 1 colher ou garfo para amassar o abacate
- 1 recipiente para misturar os ingredientes

Amasse o abacate até ele ficar pastoso. Misture o mel e aplique a máscara no rosto já limpo. Deixe agir por cerca de 20 minutos. Lave com água morna e seque o rosto com movimentos suaves. Essa máscara ajuda a hidratar a pele pois o abacate possui alto teor de hidratação, e o mel ajuda a hidratar e manter a pele mais tonificada. A água morna é importante pois tanto a água gelada como a água quente tendem a ressecar a pele. Você pode fazer essa máscara a qualquer hora do dia.

Máscara para pele mista

Ingredientes:

- ¼ de abacate
- 2 morangos
- 1 colher (sopa) de suco de laranja

Utensílios

- Liquidificador
- 1 recipiente para armazenar os ingredientes

Bata o abacate, o morango e o suco de laranja no liquidificador. Espalhe a mistura suavemente pelo rosto e deixe agir por cerca de 30 minutos. Retire com água morna. A máscara é perfeita para peles mistas pois mistura ingredientes que combatem tanto o ressecamento quanto a oleosidade em doses certas: o abacate hidrata, o morango ajuda a cicatrizar, esfoliar e remover a oleosidade da pele, enquanto o suco de laranja age como fonte de vitamina C, que auxilia no combate às rugas. Faça essa máscara à noite, ou quando não for se expor diretamente ao sol. O suco de laranja e o morango são ácidos e podem ajudar a criar manchas na sua pele.

Máscara de limpeza para todos os tipos de pele

Ingredientes:

- 2 colheres de sopa de água morna
- 2 colheres de sopa de flocos de aveia
- 1 colher de sopa de glicerina (pode ser encontrada em qualquer farmácia)

Utensílios:

- 1 recipiente para misturar os ingredientes

Misture os ingredientes no recipiente. A medida de água poderá mudar de acordo com o tipo da farinha de aveia, então coloque uma colher de cada vez. Se precisar, coloque mais uma colher, até que vire uma pasta. Com os dedos, aplique suavemente pelo rosto, fazendo movimentos circulares sem muita força. Lave bem seu rosto com água morna e seque a pele suavemente. Ela pode ser feita de dia ou à noite.

Compressa anti-olheiras

Ingredientes:

- 2 sachês de chá de camomila
- 1 xícara de água quente

Utensílios

- 1 xícara
- 1 leiteira ou panela para esquentar a água (não esquente a água no microondas!)

Faça um chá de camomila normal. Deixe esfriar até ficar bem gelado. Com o algodão ou gaze, molhe-os no chá gelado e coloque por cima dos olhos. A olheira nada mais é do que as veias na região dos olhos que ficam dilatados, deixando o área mais escura. O chá gelado ajuda a comprimir as veias da região.

“Máscara de Pepino” das Bruxas

1 xícara (café) de mel puro;
1 pepino gelado e médio, fatiado muito fininho.

Limpe seu rosto com água morna e seque com um lenço de papel.

Aplique o mel puro pelo rosto, inclusive nas pálpebras, e massageie por 15 minutos.

Retire o mel com uma toalha úmida e morna e seque com lenço de papel.

Coloque as finas fatias de pepino gelado espalhados pelo rosto por 20 minutos.

O pepino tem vitamina C e ácido fólico, que têm o poder de regenerar as células, descongestionar a pele e dar a sensação de refrescância.

O mel é um dos melhores hidratantes naturais.

Cabelo

Tipos de Cabelo:

Cabelos Normais: Macios, com brilho e volume adequados. Não ressecam com facilidade, nem apresentam excesso de oleosidade. Fáceis de pentear e não necessitam ser lavados com muita freqüência. O couro cabeludo costuma estar limpo, e as glândulas sebáceas produzem apenas a gordura necessária para a alimentação dos cabelos. Sendo assim, basta lavar a cabeça com um xampu suave e ter o cuidado de proteger o cabelo de fatores externos como o sol ou o vento.

Cabelos Oleosos: Quem possui cabelos oleosos já não tem tanta sorte, já que as glândulas sebáceas têm uma produção acima do que seria necessário. Resultado: a gordura faz com que o cabelo, que geralmente já é fino, perca ainda mais o volume. Para manter a boa aparência são precisos cuidados diários. A lavagem é uma das principais medidas terapêuticas, uma vez que quando o couro cabeludo está sujo, impede que os folículos pilosos e as glândulas sebáceas funcionem de forma eficaz. Por isso os cabelos devem ser lavados diariamente.
Procure utilizar xampus específicos para cabelos oleosos.

Cabelos Secos: Assim como os cabelos oleosos, os secos também demandam uma certa atenção de quem os possui. A sua principal característica é a de serem baços e com pontas espetadas por todos os lados. Neste caso, o que ocorre é que a gordura produzida não é suficiente para deixar os cabelos devidamente hidratados. Eles são volumosos e difíceis de pentear ou desembaraçar; frágeis e sem brilho, são ásperos ao toque. Não os lave todos os dias e hidrate-os à vontade.

Agora fica mais fácil pra você usar a máscara certa para o seu tipo de cabelo:
.
Máscara para cabelos Secos e Quebradiços

-1/2 abacate maduro
-1 gema de ovo
-2 colheres de sopa de mel de abelha

Modo de fazer

Amasse o abacate com o garfo, acrescente a gema e o mel. Misture tudo.
Agora é só aplicar no cabelo e massagear.
Coloque a touca de alumínio ou touca térmica.
Fique 30 minutos com a touca.

1 – Todo cabelo deve ser hidratado. A frequência varia de acordo com o tipo de fio. Os muito ressecados precisam receber a técnica semanalmente. Cabelos normais, a cada 15 dias. O indicado para fios oleosos é uma vez por mês.
2 – Na hora de lavar, use um xampu específico para o seu couro cabeludo ou, se preferir, um antirresíduos. Depois, aplique a máscara mecha por mecha, massageando-as. Aguarde o tempo determinado. Por fim, enxágue com água morna ou fria.
3 – A máscara deve ser aplicada somente no comprimento da cabeleira, nunca no couro!

Máscara ultra-hidratante

Ingredientes:

- 1/2 mamão
- 1 banana
- 1 colher (sopa) de azeite

Modo de aplicar:

Amasse bem as frutas e acrescente o azeite, mexendo bastante. Passe nos fios logo após lavar com o xampu e deixe agir por 20 minutos. Para potencializar o efeito, use touca térmica ou enrole a cabeça em papel-alumínio.

Máscara revitalizadora

Ingredientes:

- 1/2 abacate
- 1 colher(sopa) de óleo mineral
- 1 clara de ovo

Modo de aplicar:

Bata todos os ingredientes no liquidificador e, em seguida, espalhe na cabeleira. Coloque touca térmica ou enrole a cabeça em papelalumínio. Aguarde cerca de 20 minutos.

Máscara para cabelos oleosos

Ingredientes:

- 1 copo de iogurte natural
- 2 colheres (sopa) de aveia em flocos

Modo de aplicar:

Misture os ingredientes e aplique nos cabelos limpos e úmidos. Deixe agir por 15 minutos e enxágue bem.

Máscara nutritiva

Ingredientes:

- 1 iogurte natural
- 2 colheres (sopa) de mel
- 1 clara de ovo
- 1 colher (sopa) de óleo de amêndoas

Modo de aplicar:

Coloque todos os ingredientes num recipiente, misturando-os com uma colher. Espalhe em todo o comprimento e deixe agir por 20 minutos. Se desejar potencializar o efeito, use touca térmica.

Máscara pós-verão

Ingredientes:

- 1/2 copo de iogurte natural
- 1/2 mamão papaia
- 1 colher (sopa) de óleo mineral

Modo de aplicar:

Bata tudo no liquidificador até a mistura ficar homogênea. Aplique nas mechas e deixe agir por 20 minutos. Atenção: Quem tem cabelo misto (raiz oleosa e pontas ressecadas) pode aplicar um pouco de vinagre de maçã na raiz para controlar a oleosidade.

Para fortalecer

Ingredientes:

-4 folhas de babosa.

Corte as folhas de babosa e passe a seiva da planta nos fios já limpos. Massageie e deixe agir por 15 minutos. Lave com água morna. O ideal é repetir a aplicação a cada 15 dias.

Para dar brilho

Ingredientes:

1 ovo; 1 colher (sopa) de mel; 1/2 mamão; 1 ampola de Arovit; 1 colher (sopa) de condicionador; duas colheres (sopa) leite.

Modo de Fazer

Misture todos os ingredientes e aplique nos fios. Deixe agir por 20 minutos. Para amenizar o mau cheiro, substitua o ovo por iogurte natural.

Para hidratar - Máscara de mel

Ingredientes:
-2 colheres (sopa) de mel
-4 folhas de babosa.

Ferva um pouco de água, desligue e coloque as folhas de babosa cortadas. Misture a infusão com o mel e passe nos cabelos. Deixe agir por 15 minutos. Os fios ficarão macios e sedosos.

Máscara de abacate

Ingredientes:
1/2 abacate, 2 gotas de óleo de amêndoas e uma ampola de queratina.

Bata o abacate no liquidificador e acrescente o óleo de amêndoas e a queratina. Espalhe a mistura nos fios e deixe agir por 30 minutos. Depois, lave com água morna e xampu neutro.

Máscara de tomate e cenoura

-1 cenoura
-1 tomate
-2 ampolas de vitamina A
-creme para massagem capilar

Modo de Fazer:

Faça o suco de cenoura e o de tomate e coe. Misture-os ao creme. Passe nos cabelos lavados e úmidos. Coloque papel-alumínio ou touca térmica e deixe agir por 30 minutos. Depois, lave com água morna e xampu neutro.

Hidratação para cabelos coloridos

- Um creme para hidratação
- Uma colher de sopa de maizena;
- Uma xícara de água;
- Vinagre (opcional);
- Água

Ferva a água juntamente com a maizena e misture até formar uma pasta branca e uniforme. Junte a mistura com o creme e depois, ainda quente (não precisa esperar esfriar) aplique nos cabelos.
Deixe por uns 40 minutos na temperatura ambiente ou 30 minutos na touca.
Enxágue com água fria.

Outras máscaras

Máscara para as mãos

Ingredientes:

· 02 colheres de sopa de aveia;
· 03 colheres de sopa de leite;
· 01 colher de chá de mel;

Preparo:

Pegue uma tigela e adicione as duas colheres de aveia. Logo em seguida coloque o leite. Finalmente adicione o mel e misture bem.
Aplicação:
Espalhe a mistura por toda a extensão das suas mãos e, com movimentos circulares, comece a massageá-las. Assim você estará hidratando e esfoliando suas mãos.

Banho de leite e creme de própolis para os pés

Ingredientes:

•1/2 litro de leite;
•1 litro de água mineral, ou filtrada;
•100 g de vaselina sólida;
•1 colher de chá de mel;
•1 colher de café de extrato de própolis;

Preparo:

Bata a vaselina até ela ficar com uma coloração esbranquiçada. Adicione o mel e o extrato de própolis e misture bem. Pronto, o creme de própolis está pronto. Guarde em uma vasilha com tampa.

Ferva a água e adicione o leite após a retirada do fogo. Coloque em uma bacia que comporte os seus pés.

Aplicação:

Deixe os pés na água por aproximadamente 10 minutos. Retire-os da bacia e seque bem. Logo após aplique o creme de própolis.

Repita o procedimento diariamente, até que se obtenha resultado. Depois, para manter, faça pelo menos uma vez por semana.

Clareamento joelhos e cotovelos

. Óleo de amêndoa
. Bicarbonato de sódio

Como fazer:

Misture os ingredientes até formar uma pasta grossa. Aplique nos joelhos e nos cotovelos. Deixe por três minutos e enxágue. Repita toda semana.

Clareamento de axilas e virilha

Ingredientes:

- 1 e 1/2 de xícara de leite
- 1 colher de sopa de mel
- 1 colher de sopa de maisena

Agora você deve misturar todos os ingredientes frios, leve ao fogo até que se forme um mingau.
Você deve deixa-lo esfriar e passar para o segundo passo a aplicação.
Quando amornar aplique a pasta na virilha e axilas, deixando agir por 15 minutos. Em seguida retire e passe um creme hidratante de sua preferência.
Cada um dos ingredientes acima tem uma ação específica; o leite ajuda clarear a pele por conter o ácido lático, o mel é rico em substâncias nutritivas, a maisena contém substâncias calmantes.
Repita o procedimento a cada 15 dias.

Combater a celulite

. 100 ml de óleo de semente de uva
. 3 gotas de óleo essencial de alecrim
. 3 gotas de óleo essencial de lavanda

Como fazer:

Misture os óleos e faça uma massagem circular: dê pancadas com a mão em concha nas partes afetadas. Faça diariamente

Peles bronzeadas

-Meio copo de água de coco
-1 colher de sobremesa de maisena
-1colher de sobremesa de mel

Misture os ingrediente.

Deixa a pele mais luminosa, suave e hidratada. Ajuda a manter o bronzeado. Serve também como relaxante.

Para Antiidade

-meio mamão papaia amassado
-1 colherde sobremesa de mel

Misture os ingredientes.

Auxilia também no tratamento de peles com manchas. Hidrata, rejuvenesce e ajuda a atenuar linhas de expressão.


Dicas de Beleza das Bruxas

Parte 2

Conheça os segredos da magia e a beleza

A Beleza por certo sempre preocupou as nossas avós, e as avós das nossas avós... O que também é certo é que não tinham a gama de produtos disponíveis e já preparados que temos dos nossos dias. Tiveram que se orientar com o que tinham á mão! Ao contrario da imagem que dão das bruxas e feiticeiras como sendo velhas corcundas e feias, elas eram, muito pelo contrario, mulheres bonitas e formosas. Tinham o conhecimento das propriedades e “poderes” das ervas, dos alimentos, e dos produtos existentes na natureza, e usavam-no proveitosamente, no seu dia a dia.
Assim as mezinhas passadas de boca em boca, de geração em geração, fizeram os seus “milagres”, e continuarão a fazer. Seguem assim algumas “mezinhas” e dicas caseiras, para que você fique sempre mais bonita/o.

OS CABELOS:

LISTA DE PLANTAS PARA CADA TIPO DE CABELO:

Cabelos secos: salsa (ramos), salva (folhas), urtiga (folhas), malvaísca.

Cabelos oleosos: alfazema (flores), calêndula (flores), Rosmaninho (flores), Hortelã (folhas).

Cabelos com caspa: camomila (flores), rosmaninho (flores), salsa (ramos), tomilho (flores).

Para tonificar o cabelo: calêndula (flores), rosmaninho (flores), salsa (ramos), agrião (folhas), salva (folhas).

PARA DAR BRILHO / HIDRATAR E NUTRIR O CABELO:

- aplicar azeite:

Se o seu cabelo está seco, baço e sem brilho: depois de lavar o cabelo com os seu shampoo habitual, passe um pouco de azeite nas pontas, para o hidratar, nutrir a dar brilho. Enxague abundatemente com água quente, e coloque o seu amaciador habitual. A aplicação do amaciador deve ser feita nas pontas, nunca na raiz!

-Receita caseira: Creme de abacate para dar brilho ao cabelo:

Ingredientes: ½ colher (de chá) de óleo de abacate; ½ abacate; 2 colheres (de sopa) de iogurte natural.

Serve para todos os tipos de cabelo. Junte todos os ingredientes e bata-os no liquidificador. Passe a mistura nos fios de cabelo e deixe actuar durante 30 minutos. Enxagüe com água fria.

PARA EVITAR OS CABELOS OLEOSOS:

-Evite as lavagens do cabelo com água dura e as lavagens diárias. Para além disso, uma vez por semana, experimente misturar meio copo de sumo de maçã natural com meia colher de vinagre branco. Após a lavagem, coloque a mistura sobre os cabelos molhados e deixe actuar cerca de 30 mn. Enxague com água morna (nunca demasiado quente). Esta mistura conferirá maior volume ao seu cabelo, retirando-lhe a oleosidade.

-Também pode, substituir o último enxaguamento com água, por chá de camomila frio.

- Pode igualmente aplicar uma espécie de tónico caseiro para a oleosidade, que fará juntando um ovo com meio copo de leite e 2 colheres de sumo de limão. Depois de tudo misturado, aplique sobre o cabelo massajando muito bem junto ao couro cabeludo. Cubra o cabelo com papel de aluminio para o proteger, e deixe actuar durante 30 mn. No final, enxague o cabelo com vinagre de cidra (maçã).

- Máscara para o cabelo para diminuir a oleosidade.

Ingredientes: 1 maçã, ½ limão, ½ copo de água mineral.

Bata tudo no liquidificador e aplique a mistura antes de lavar o cabelo. Deixe actuar por 15 mn, e lave o cabelo.

AMACIADOR NATURAL PARA O CABELO:

Esta máscara é aplicada antes da lavagem e confere maciez ao cabelo.

Ingredientes: 1 iogurte natural.

Retire o iogurte do frigorífico uns 10 minutos antes de ser utilizado. Espalhe o iogurte sobre o cabelo seco, massajando o couro cabeludo para que ele fique bem entranhado. Envolva a cabeça com uma toalha e espera-se 15 minutos. De seguida lave o cabelo normalmente tendo o cuidado de retirar todos vestígios do iogurte do cabelo.

AMACIADOR CASEIRO PARA O CABELO:

Amasse uma banana prata e peneire até formar um creme. Adicione uma colher de café de vaselina. Passe nos cabelos limpos e deixe actuar durante 30 minutos. Enxague.

TÓNICO BALSÂMICO PARA O CABELO:

Esta infusão aplicada depois da lavagem permite ter um cabelo brilhante e com mais volume.

Ingredientes: 1 colher de sopa de plantas seleccionadas adequadas a cada tipo de cabelo ( ver em baixo ), 1 litro de água, 1 colher de sopa de vinagre de cidra ou de sumo de limão.

Coloque um litro de água a aquecer num recipiente de inox ou de esmalte e quando levantar fervura adicione acolher de plantas, deixando ferver, em lume brando, durante aproximadamente 15 minutos. Deixe arrefecer e, de seguida, filtre adicionando uma colher de vinagre de cidra ou de sumo de limão. Guarde num frasco e utilize misturando com a água da última lavagem do cabelo tendo o cuidado de, ao aplicar, massajar bem o couro cabeludo para entranhar.

PARA MANTER O CABELO LOURO:

Ingredientes: 2 romãs, 7 folhas de nogueira, 1 lt de água.

Colocar as cascas das duas romãs e as folhas de nogueira numa vasilha com um litro de água. Deixar ferver por 15 minutos e lavar os cabelos com essa água.

PARA DAR VOLUME AO CABELO:

- secar e pentear o cabelo de cabeça para baixo.

- troque o seu amaciador por uma cerveja. Em vez de usar o seu amaciador habitual após a lavagem, vase cerveja no cabelo e deixe actuar 2 mn. Enxague de seguida abundantemente com água tépida.

- uma máscara caseira:

Ingredientes: 1 pêra; gelatina neutra em pó;

Descasque a pêra e retire-lhe as pevides. Passe-a debaixo de água quente para suavizar a polpa e triture-a. A esse preparo, junte uma colher de gelatina em pó e misture tudo muito bem. Aplique e massage no cabelo molhado, durante cerca de 10 mn. De seguida lave o cabelo normalmente.

PARA CABELOS DANIFICADOS:

- cortar as pontas:

Mas como diz o ditado “em lua cheia não cortes pau, nem veia”, não deve cortar o cabelo na fase de lua cheia, sendo que a fase lunar mais propicia para o seu cabelo ficar forte, será em lua crescente.

- reduzir o numero de lavagens semanais:

Não mais de 3 vezes por semana.

- reduzir o uso do secador:

Dê preferência á secagem natural.

- hidratar o cabelo com máscaras semanais:

-Receita de máscara caseira:

uma banana, óleo de amêndoas doces.

Esmagar a banana sem a casca com algumas gotas de óleo de amêndoas doces. Depois, é só colocar o preparado sobre os cabelos e deixar actuar durante 10 minutos. A seguir, retirem-no com água tépida, e lavem o cabelo normalmente.

CASPA:

Ingredientes: 1 cebola roxa, casca de 1 limão.

Ralar uma cebola roxa de tamanho médio, juntamente com a casca de um limão. Esfregar no couro cabeludo e deixar agir por 15 minutos. Enxaguar em seguida.

QUEDA DE CABELO:

A principal causa da queda do cabelo deve-se á dermatite seborreia, que é o excesso de oleosidade do couro cabeludo. No entanto o problema também acontece devido a alterações hormonais (gravidez, menopausa, stress, disturbios da tiroíde) ou ao uso prolongado de antibióticos ou contraceptivos orais.

O tratamento da dermatite seborreia faz-se á base de shampoos e loções especificas. Sendo o mais indicado, procurar a orientação de um especialista.

No entanto, poderá sempre ter alguns cuidados diários: evite abusar dos secadores, pois eles ressecam o couro cabeludo e enfraquece a raiz; não durma com os cabelos molhados; não escove muito seus cabelos pois compromete o vigor e a vitalidade; e lave a cabeça com pouco shampoo e água morna, fazendo massagens suaves com as pontas dos dedos, nunca use as unhas, e deixe agir por 3 min. antes de enxaguar.

-Mézinha caseira para fortalecer os cabelos:

Misture a 'goma' de uma folha de babosa com uma colher de chá de óleo de gérmen de trigo (ou nozes ou jojoba). Misture bem e aplique no couro cabeludo, fazendo massagens circulares na cabeça. Deixe actuar por 20 minutos e retire com água tépida.
Enxágüe com um chá, sem açucar (para cabelos claros chá de camomila e para cabelos escuros chá preto). Esta máscara capilar evita a queda de cabelo e deixa-os mais brilhantes e macios. Aplique a cada 3 semanas.

O ROSTO:

REDUZIR O INCHAÇO DOS OLHOS:

- batatas.

Ralar uma batata crua. Juntar os pedaços ralados e com a ajuda de uma gaze colocá-los sobre os olhos. Mantenha durante cerca de 30 mn e relaxe.

COMPRESSSA ANTI-OLHEIRAS:

Faça umas compressas com chá de camomila ou rodelas de pepino, tudo bem gelado. Eles comprimem as veinhas da região e diminuem a mancha.

BELEZA DAS PESTANAS E SOBRANCELHAS:

- vaselina ou manteiga de cacau para hidratar as suas sobrancelhas.

Aplique todas as noites, um pouco de vaselina ou manteiga de cacau, a partir das raízes. Também funciona como rimel incolor, alongando as pestanas. As sobrancelhas devem ser escovadas todas as noites. Aplique um pouco para as fixar, dando-lhes a forma que pretende.

LOÇÕES PARA REMOVER A MAQUILHAGEM:

As duas receitas que se seguem podem ser aplicadas para todo o tipo de peles com a ajuda de algodão em rama.

Receita nº1: Infusão de calêndula

Ingredientes: 50 g de flores de calêndula, um litro de água.

Preparação: Aqueça um litro de água num recipiente de inox ou de esmalte e quando ferver adicione as flores de calêndula. Deixe ferver durante 15 minutos. Coe e utilize.

Receita nº2: Leite de pepino.

Ingredientes: 400 g de pepino cortado em pedaços com casca, um litro de água, 30 g de óleo de amêndoas doces.

Preparação: Coloque o pepino num recipiente de inox ou de esmalte que contenha um litro de água e leve à ebulição deixando, ferver durante 15 minutos. Reduza com a ajuda da varinha mágica até ficar polpa e adicione 30 g de óleo de amêndoas doces.

PARA REMOVER AS IMPUREZAS DA PELE:

- 1 pacote de gaze quadrada ; 2 colheres (sopa) de flocos de aveia; mel puro.

Sobreponha três gazes e coloque a aveia no cento. Junte as pontas da gaze, formando uma trouxinha bem firme. Em seguida, molhe-a em água morna e passe-a suavemente no rosto, pescoço e colo durante 5 minutos. Isso remove as impurezas. Depois, lave a pele com água e espalhe um pouco de mel (hidratante natural), deixando agir por 15 minutos. Por último, lave a pele com água.

PARA FECHAR OS POROS DILATADOS:

1ª MÁSCARA caseira: basta um ovo!

Bata uma clara de ovo em castelo, e coloque tudo no rosto durante cerca de 2 mn. Lave a cara com água fria. Verá os poros fechar-se rapidamente.

2ª MÁSCARA caseira: para os poros mais teimosos!

Preparaçâo: faça a máscara de clara de ovo como supra, misture 10 gr. de fermento em pó com um pouco de sumo de limão, afim de fazer uma pasta. Coloque essa pasta sobre o rosto durante 5 mn. e lave a cara com água fria. A água quente tem o efeito contrario, que é o de abrir os poros!!!

PEELING

- 1 copo de iogurte desnatado natural;2 colheres (de sopa) de aveia em pó; 1 colher (de sopa) de polpa de mamão papaia passada na peneira; folhas frescas de alecrim.

Misture levemente a aveia em pó e a polpa de papaia ao iogurte. Aplique no rosto limpo uma camada espessa e homogênea. Cubra as folhas de alecrim. Fique em repouso por 20 minutos, deitando com os pés ligeiramente acima do nível da cabeça. Retire a máscara com água fria e lave bem o rosto. Enxugue a pele e complemente o tratamento aplicando algum creme hidratante natural. O ideal é fazer esse peeling a cada 15 dias.

PARA AJUDAR A TRATAR A PELE COM ESPINHAS:

-1 maço de salsinha; 2 colheres (sopa) de extrato de alecrim; 1 gaze .

Preparação: amasse bem a salsinha e acrescente o extrato. Aplique essa mistura em cima da gaze. Limpe o rosto e cubra-o com a gaze, deixando agir durante 30 minutos. Remova os resíduos da pele com água e sabonete indicado. A máscara pode ser aplicada uma vez por semana.

PARA DAR CABO DAS BORBULHAS / ACNE:

Borbulhas: Faz-se uma papa com bicarbonato de sódio e água e depois espalha-se pelas borbulhas.

Borbulhas e comichão: Esfregar com vinagre.

Acne resistente: Ingrediente: tomate.

Como fazer: esmague ou corte-o em fatias muito finas. Lave a cara e coloque o tomate. Deixe actuar cerca de 10 mn. lave muito bem com água tépida. O tomate é um dos produtos naturais mais eficazes contra o acne e pele oleosa, removendo o excesso de oleosidade produzido pelas glândulas sebáceas.

LUTAR CONTRA AS RUGAS:

Receita nº1: infusão para esbater as rugas.

Ingredientes: 60 g de pétalas de papoila, um litro de água.

Preparação: Aqueça um litro de água num recipiente, e quando ferver adicione as pétalas de papoila. Deixe infundir durante 10 minutos coando de seguida. Para utilizar esta infusão deverá embeber nela compressas, que se aplicam todas as noites, durante alguns minutos, sobre o rosto e pescoço lavados previamente.

Receita nº2: anti-rugas facial.

Ingredientes: Salsinha; abacate; hortelã; mel; chá de camomila.

Preparação: separe uma porção de cada ingrediente. Bata tudo no liquidificador. Aplique a mistura sobre o rosto. Deixe agir por 30 minutos. Lave o rosto com chá de camomila.

PARA COMBATER MANCHAS NO ROSTO:

-creme de camomila

Ingredientes: 1 pepino; 1/2 litro de água filtrada; 20 colheres (de café) de camomila; 2 colheres (de chá) de creme de arroz.

Preparação: Cozinhe a camomila com a água filtrada. Em seguida, bata o pepino com água da camomila e acrescente o creme de arroz. Aplique no rosto limpo e deixe agir por 30 minutos. Retire com água.

PARA CLAREAR A PELE:

Ingredientes: 1 colher de sopa de mel; ½ mamão maduro.

Preparação: faça uma pasta com o mamão e o mel. Aplique a máscara sobre o rosto limpo. Retire com água fria depois de 15 minutos.

PARA A PELE DO ROSTO FICAR MACIA:

Ingredientes:2 colheres de sopa de óleo de amêndoas; 1 chavena de água destilada.

Preparação: misturar bem os ingredientes até obter uma pasta. Aplique a máscara no rosto limpo, durante 30 mn. Retire lavando com água morna.

PARA A PELE DO ROSTO FICAR FIRME:

Bata uma clara de ovo e junte uma colher de chá de mel. Aplique com um pincel e deixe actuar cerca de cinco minutes. Retire com água morna

MASCARAS CASEIRAS HIDRATANTES:

PARA PELE NORMAL:

Ingredientes: 1 banana madura; 2 colheres (sopa) de mel; 1 colher (sopa) de iogurte natural

Modo de preparar: Corte a banana em rodelas e amasse com um garfo. Acrescente o mel, o iogurte (que reforça a hidratação) e misture. Se a máscara ficar muito rala, adicione mais uma banana. Aplique no rosto, aguarde 30 minutos e enxágüe. Não usar o iogurte sobre espinhas pois é rico em gorduras.

PARA PELE MISTA:

Ingredientes: 1/4 de abacate; 2 morangos; 1 colher (sopa) de suco de laranja.

Preparação: misture o abacate, o morango e o suco de laranja no liquidificador. Espalhe a mistura suavemente sobre o rosto e deixe actuar durante 30 minutos. Retire com água morna. Repita a aplicação a cada 15 dias.

PARA PELE RESSECADA:

Ingredientes: 1/2 abacate; 1 colher (chá) de mel

Modo de preparar: amasse o abacate com o mel, aplique a mistura sobre a pele limpa e deixe actuar durante 20 minutos. Retire com água morna. Faça isso pelo menos uma vez por semana.

PARA PELE do ROSTO SECA:

- mel, 1 gema de ovo.

Preparação: junte uma colher de sopa de mel a uma gema de ovo. Mexa bem e coloque a mistura 5 minutos sobre a face. Retire muito bem com àgua tépida.

PARA PELE OLEOSA:

Ingredientes: leite; 3 colheres (sopa) de talco de bebê; 1 colher (sopa) de mel de laranjeiras

Preparação: coloque o talco e o mel numa tigela. Depois, adicione o leite aos pouquinhos, mexendo bem até atingir a consistência de uma pasta. Aplique em todo o rosto ou nas áreas mais oleosas. Deixe por 1 hora. Remova com uma esponja, enxaguando com água.

O CORPO:

PARA ESFOLIAR O CORPO:

Receita nº1: para os joelhos e cotovelos.

Faça isto uma vez por semana: junte ao seu gel de banho 2 colheres de açucar. Passe esta mistura suavemente sobre a sua pele, especialmente nas zonas mais àsperas, como os joelhos e os cotovelos! Verá a sua pele cada dia mais suave! E quem não gosta de ter a pele suave ao toque?

Receita nº2: para o corpo.

Ingredientes: óleo de amêndoas ou mel; açucar ou aveia.

Preparação: misture tudo até formar uma pasta, e passe no corpo em movimentos circulares.

PARA COMBATER AS ESTRIAS:

- passe todos os dias sobre as mesmas óleo de amêndoas doces.

Isto não vai dificultar o surgimento de mais, e ajuda a "disfarçar" as existentes.

RELAXAMENTO DO CORPO:

Banho de imersão para relaxar: este banho de imersão é preparado utilizando uma infusão concentrada de plantas seleccionadas que depois é adicionada à água quente contida na banheira. A temperatura do banho nunca deve ser superior a 32ºC.

Ingredientes: 500 g (para um adulto) ou 250 g (para uma criança)de folhas de erva-cidreira, de folhas de malva, de flores de tília e a planta inteira de valeriana, três a quatro litros de água.

Preparação: aqueça três ou quatro litros de água num recipiente, e quando ferver adicione as plantas acima indicadas. Deixe ferver durante 15 minutos. Filtre e adicione á “agua do banho”.

HIDRATAÇÃO DO CORPO ATRAVES DAS PLANTAS:

Banhos de ervas são um grande aliado para relaxar e hidratar seu corpo ao mesmo tempo.

BANHOS SIMPLES:

- faça uma infusão com 3 colheres (sopa) da erva escolhida em 2 copos de água. Coe e acrescente a infusão à água do banho.

ALFAZEMA: Para hidratar o corpo, pingue na água do banho 5 ou 6 gotas de óleo de amêndoa doce. O banho de alfazema tem a vantagem de você sair dele suavemente perfumada.

CAMOMILA: Esse banho dá uma profunda sensação de repouso e faz uma limpeza completa na sua pele.

FLOR DE LARANJEIRA: com este banho ficará com uma optima sensação de frescor e descanso. A flor de laranjeira é também adstringente e fecha os poros excessivamente dilatados.

HORTELÃ: Este banho é perfeito para tonificar os músculos e renovar as energias. Ao mesmo tempo, a hortelã contribui para amaciar a pele e tem um excelente efeito desodorizante.

MELISSA ou ERVA-CIDREIRA: proporciona um banho repousante e perfumado. Tomado antes de dormir, garante um sono tranqüilo.

ORÉGANO: Banho indicado para aliviar dores musculares e reumáticas.

SÁLVIA: a salvia é uma erva de efeito anti-inflamatório, que ajuda a combater cravos e espinhas. O banho de sálvia é recomendado para quem tem pele oleosa.
BANHOS COMPOSTOS:

Quando substituir uma componente natural do banho pela sua equivalente em óleo, tenha em conta por exemplo que : uma gota de óleo de rosa, equivale a 30 botões da flor...

Banho contra insônia: 4 gotas de essência bergamota; 3 gotas de essência rosa; 1 gota de essência pinho silvestre; 1 gota de essência laranja

Banho revigorante: 7 gotas de essência alecrim; 4 gotas de essência bergamota; 1 gota de essência menta.

Banho hidratante: 2 chavenas de café de azeite, e 6 colheres de sopa de sal grosso. Serve para por fim á pele seca.

Banho refrescante: folhas de hortelã, folhas de eucalipto ou de menta. Banho ideal para quando o calor aperta!

Banho hidratante e cheiroso: copo e meio de leite (para hidratar), 3 colheres de aveia em pó, 1 colher de sopa de mel, 6 gotas de óleo essencial de rosas (para perfumar).

Banho tonificante e energizante: 2 lt. de sumo de laranja, 12 rodelas de laranja, algumas gotas de óleo essencial de canela.

EMAGRECIMENTO:

- Centella asiática e chicória.

CELULITE:

Receita: num litro de água ferva durante cerca de 10 mn um raminho de alecrim.

Beba o chá antes de se deitar. O mesmo activa a circulação e ajuda a dar cabo da celulite.

Então, vai um cházinho?

O chá de alecrim serve igualmente para manter a mente alerta e por isso é indicado antes de fazer um teste, uma prova, uma entrevista.

USO DE ÓLEOS PARA COMBATER A CELULITE:

Ingredientes
100 ml de óleo de semente de uva
3 gotas de óleo essencial de alecrim
3 gotas de óleo essencial de lavanda

Junte e misture todos os ingredientes, e faça uma massagem suave, circular e com leves pancadas com as mãos em concha nas partes do corpo afetadas pela celulite. Para que os resultados sejam obtidos mais rápidamente, faça massagens diáriamente.

REGULARIZAR A MENSTRUAÇÃO:

-Artemísia e hortelã.


FEITIÇO PARA A BELEZA DO ROSTO

Este feitiço é muito usada ainda:

É feita no terceiro dia da Lua Cheia, quando a lua atinge seu ponto mais alto no céu. Nesse momento, num círculo feito com treze velas brancas, com os joelhos no chão e o corpo apoiado nas pernas dobradas, colocar um espelho redondo numa no fundo de uma bacia de água.

Olhar de forma que o próprio rosto e a lua se reflictam ao mesmo tempo no espelho dentro da água.

Dizer a seguinte conjuração:

"Face imutável da Lua,
Resplendor constante, beleza eterna,
Grave na face do espelho meu viço
E em meu rosto seu brilho.
Por Alethéa Anthygia
Por Helios Campanella."

Dito isso, envolva o espelho com um lenço vermelho e guarde-o numa caixa ou gaveta de madeira. Saia do círculo e deixe as velas queimando e a bacia de água no centro.

Quando as velas se apagarem, pegue a água e banhe demoradamente seu rosto. Enxugue com uma toalha branca.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Óleos Mágicos

A MAGIA DOS ÓLEOS



Nenhuma cozinha de bruxa está completa se os óleos não estiverem presentes. Quer sejam para trabalhos de magia, de cura ou para culinária, o fato é que o preparo e o uso de óleos têm sido uma parte essencial da arte de bruxas e bruxos no transcorrer dos séculos.

Aprenda você também a preparar seus óleos mágicos, com os quais para ungir velas e instrumentos, usá-los em massagens e banhos, na culinária, em rituais e sortilégios.

Se fazem óleos de muitas plantas diferentes. O óleo absorve as qualidades mágicas das plantas. Desta maneira o óleo é usado para promover tais qualidades. Pode-se ainda, preparar perfumes com distintos usos, seguindo as qualidades aromáticas e mágicas de uma planta. Os óleos são muito caros, mas você pode fazer os seus.

ÓLEO DA DEUSA

.

1/2 colher de chá de milefólio (mil-emrama) seco

1/2 colher de chá de manjericão seco

1 colher de pó de mirra

3 gotas de óleo de rosas

3 gotas de óleo de lavanda

1/2 xícara de óleo de oliva

Coloque todos os ingredientes num vidro transparente e gire-o de modo suave em direção horária, para lentamente agitar os óleos. Enquanto isso, encha a mente com imagens da Deusa e visualize Seu poder divino como uma aura de luz branca fulgurante que irradia de suas mãos para dentro do vidro de óleo ando-o com carregando-o com energia mágica.

Tampe o vidro de modo que fique bem vedado e guarde-o num lugar fresco e escuro por pelo menos sete dias. Coe o óleo num pano de algodão de malha bem aberta; utilize-o para untar velas que tenham por propósito feitiços amorosos, invocações à Deusa, rituais de cura e todas as formas positivas de magia.

ÓLEO DA BOA SORTE

1 colher de losna seca

3 colheres de chá noz-moscada em pó

1/2 colher de mandrágora em pó

13 gotas de óleo de pinho

1/4 de xícara de óleo de oliva

Coloque todos os ingredientes num vidro limpo e gire-o suavemente em direção horária. Feche-o bem e deixe-o descansar por treze noites num lugar fresco e escuro.

Coe o óleo num pano de algodão de malha aberta e use-o para untar velas que tenham como propósito magias para realização de desejos, rompimento de azar e para feitiços que atraiam sorte, dinheiro e sucesso

ÓLEO ENFEITIÇANTE DE JASMIM

É raríssimo o óleo essencial extraído da flor do jasmim, planta regida pela Lua, uma vez que ele é bastante difícil de se obter devido ao seu alto preço. Contudo, a boa notícia para as bruxas é de que elas podem criar o seu próprio óleo mágico de jasmim sem nenhum custo para seus bolsos, seguindo essa simples receita:

Primeiro coloque uma dúzia de jasmim dentro de trinta ml de óleo de gergelim quente. Depois de tudo esfriar, coe essa mistura, deposite-a no interior de um vidro claro e o tampe muito bem para que o ar não possa penetrá-lo.

Este óleo é excelente para ungir bonecos e as velas que são utilizados na magia amorosa, principalmente se você quiser trazer um amor espiritual para a sua vida. Ele ainda pode ser empregado em diversos feitiços para atrair dinheiro, como também é usado na hora de dormir com a função de óleo mágico de massagem para induzir o sono e conjura os sonhos de natureza profética.

ÓLEO DE SÂNDALO

Misture oito colheres de chá de sândalo em pó e duas xícaras de óleo de gergelim num pequeno caldeirão ou numa panela de vidro. E cozinhe em fogo baixo por quinze minutos sem permitir que a mistura ferva. Transcorrido este tempo, retire do fogo e deixe que o óleo esfrie inteiramente antes de transferi-lo para um vidro claro.

Utilize-o como óleo de massagem para promover a cura, formentar o despertar espiritual, aliviar a tensão e a ansiedade, ou então para proteção contra todas as energias e maléficas. Na condição de produto e massagem para os chacras, esse óleo é excelente para abrir o chacra do coração.

Ao trabalhar com a magia dos desejos, faça com este óleo a unção de uma vela apropriada para este fim durante o período da lua nova. Mas é fundamental que você visualize o seu desejo para que ele se realize. Depois, acenda a vela com um fósforo e repita por três vezes o seguinte encantamento:

Vela da magia, seja o meu feitiço,

Sustente o meu sortilégio e não magoe ninguém com isso.

Ouça as palavras deste verso três vezes recitado,

E faça com que o meu desejo possa ser alcançado!

Que assim seja.

ÓLEO DA BRUXA DE SALEM

Fazendo uso de um pilador, pulverize três sementes de hamamélis. Depois adicione este pó, juntamente com uma pitada de grama francesa seca, em uma ou duas colheres de sopa de óleo de avelã.

Use o Óleo da Bruxa de Salem para ungir velas em todas as formas em as formas de rituais específicos de quebra de feitiços e maldições. Mas ele pode ser também utilizado para ungir figuras e ainda possui o poder de proteção contra as influências maléficas.

Este óleo é ideal para ser empregado quando você suspeitar que alguém está lhe dirigindo deliberadamente as energias mágicas de um modo negativo. E, para isso, basta escrever ou inscrever o nome de quem está procedendo assim em um dos lados de uma vela preta. Depois faça a unção dela com um pouco de Óleo da Bruxa de Salem, acenda-a com um fósforo e recite o seguinte encantamento banidor:

Que o poder daquele feitiço não possa mais ferir,

Pois, através deste canto, eu agora o combato.

Que esta vela queime e todo o mal em retorno voe

Três vezes para o seu ingrato remetente!

Que assim seja.

Caso você queira combater algum trabalho de magia negra ou cinzenta que lhe fizeram, sem desejar que a negatividade retorne para quem lhe enviou, faça uso do encantamento acima substituindo as três últimas linhas do verso:

Que o poder deste feitiço só possa abençoar

E me livrar da maldição daquele ingrato.

Que assim seja.

ÓLEO DOS QUATRO ELEMENTOS

Em duas colheres de chá de óleo de amêndoa, dilua os seguintes óleos essenciais: cinco gotas de glicínia (erva regida pelo elemento AR), cinco gotas de cravo-da-índia (erva regida pelo elemento FOGO), cinco gotas de lótus ou mirra (ervas regidas pelo elemento ÁGUA) e cinco gotas de almíscar (erva regida pelo elemento TERRA).

Use esse óleo na unção para feitiços ou em massagens nos chacras para restaurar o equilíbrio espiritual ou emocional. Ele também pode ser utilizado nas invocações dos elementais durante os rituais da Wicca; na unção de suas velas e pedras ou de qualquer outro símbolo dos elementais que esteja em cada uma das quatro torres dos guardiões do círculo mágico.

ÓLEO PARA ACALMAR OS NERVOS

Em cinco colheres de chá de óleo de soja, adicione duas gotas de cada um dos seguintes óleos essenciais: camomila, gerânio e nérole (um óleo extraído da laranjeira). Este óleo relaxante é ótimo para combater o temperamento ocioso e para acalmar o colapso nervoso.

Se você quiser criar uma atmosfera relaxante para a massagem, acenda velas azuis e queime incenso de gardênia, lavanda ou violeta, enquanto estiver trabalhando com este óleo.

ÓLEO DOS REINOS MÍSTICOS

Em cinco colheres de chá de óleo de soja adicione uma piada de pó de calêndula e mais três gotas de cada um dos seguintes óleos essenciais: jasmim e rosa. E faça uma massagem no corpo para ajudar na proteção astral, estimular os poderes da sua consciência psíquica e também para fazer com que a sua mente fique mais receptiva aos sonhos proféticos.

Para incrementar mais ainda o poder deste óleo de massagem, beba uma xícara de chá de artemísia antes de trabalhar com ele. Pois a artemísia é a erva favorita das bruxas e vem sendo relacionada com todas as coisas de natureza psíquica desde os tempos remotos.

Para fazer um chá de artemísia, adicione meia colher de chá de artemísia seca em uma xícara de água fervente e deixe em infusão por aproximadamente cinco minutos. Depois coe e adoce com mel ou açúcar de acordo com seu gosto.

ÓLEO DE AMOR LIVRE

Adicione dez ou quinze gotas do óleo do patchuli em cinco colheres de chá de óleo de soja. Use-o para estimular os sentimentos de amor e paixão, para reduzir as inibições sexuais e para torná-la mais atraente aos olhos dos outros. Ele também é um maravilhoso óleo para que os parceiros façam massagens entre si antes de fazer amor.

Se você quiser criar um clima erótico quando estiver fazendo massagem no seu parceiro, acenda velas vermelhas e queime incenso de patchuli ou canela, pois a cor vermelha é relacionada tradicionalmente com o amor apaixonado e as energias sexuais.

ÓLEO DE ERVAS DAS BRUXAS

Coloque um quarto de xícara de manjericão fresco e bem picado (esta planta também é conhecida pelo nome folclórico de erva das bruxas) dentro de uma garrafa de vinagre ou de vinho branco. Depois acrescente duas xícaras de azeite virgem de oliva, tampe com cuidado e agite a garrafa. Antes de usar esse óleo mágico de culinária, mantenha-o num lugar arejado e escuro por um período de treze dias, sem esquecer de agitá-lo a cada dia, e não o coe.

Este óleo incorpora um sabor delicioso nas saladas, pizzas e receitas italianas. E, além disso, costuma-se dizer que o manjericão traz boa sorte, atrai ou intensifica o amor e protege contra todas as formas de mal. De acordo com o folclore oculto, o manjericão também é capaz de propiciar o vôo de bruxas e bruxos, se for comido em grande quantidade ou quando é bebida a metade de uma xícara do seu suco.

ÓLEOS ASTROLÓGICOS

Você encontrará na seqüência seguinte os doze signos do zodíaco acompanhados pelos correspondentes óleos mágicos:

ÁRIES: óleo essencial de sassafrás e mais todos os outros que são derivados de ervas regidas pelo planeta Marte.

TOURO: óleo essencial de tanchagem e de violeta, e mais todos os outros que são derivados de ervas regidas pelo planeta Vênus.

GÊMEOS: óleo essencial de alcaçuz e de valeriana, e mais todos os outros que são derivados de ervas regidas pelo planeta Mercúrio.

CÂNCER: óleo essencial de ulmária e de agripalma, e mais todos os outros que são derivados de ervas regidas pela Lua.

LEÃO: óleo essencial de pilriteiro e de zimbro, e mais todos os outros que são derivados de ervas regidas pelo Sol.

VIRGEM: óleo essencial de coentro e de funcho e mais todos os outros que são derivados das ervas regidas pelo planeta Mercúrio.

LIBRA: óleo essencial de curcuma e tomilho, e mais todos os outros que são derivados de ervas regidas pelo planeta Vênus.

ESCORPIÃO: óleo essencial de ginseng e de sassafrás, e mais todos os outros que são derivados de ervas regidas pelo planeta Marte.

SAGITÁRIO: óleo essencial de salgueiro-negro, de dente-de-leão e de sálvia, e mais todos os outros que são derivados de ervas regidas pelo planeta Júpiter.

CAPRICÓRNIO: óleo essencial de confrei, de verbasco e de olmo, e mais todos os outros que são derivados de ervas regidas pelo planeta Saturno.

AQUÁRIO: óleo essencial de lavanda, de pimpinela azul e de valeriana, e todos os outros que são derivados de ervas que são regidas pelo planeta Mercúrio.

PEIXES: óleo essencial de echinacea (também conhecida como rudbéquia) e de papoula, e mais todos os outros que são derivados de ervas regidas pela Lua.

Os óleos astrológicos podem ser usados para ungir bonecos e velas de feitiços; sagrações Wicca e Pagãs (ritos similares ao batismo); rituais de nascimento (também conhecidos como Dias do Retorno Solar) e nas fabricações de perfumes para os signos astrológicos, incensos a serem usados nos rituais.

Se você pretende utilizar um óleo astrológico para massagens no corpo ou para qualquer outro tipo de cura, a minha sugestão é para que você primeiro comprove a segurança do óleo essencial em questão.

MÉTODO DE MACERAÇÃO

Encha um frasco de ervas e flores as quais quiser extrair o óleo. Podem ser frescas ou secas, embora seja melhor utilizá-las frescas. Cobrir todas as plantinhas do frasco com óleo de amêndoa ou oliva. Fechar hermeticamente o frasco. Deixar repousar durante três dias em um lugar escuro e seco. Agitar periodicamente. Depois de três dias se recolhe o óleo. Se volta e encher com ervas o frasco e se cobre com o óleo recolhido anteriormente. Esse processo deve ser repetido até que o óleo alcance a densidade e o aroma desejado. Ao término do processo, se filtra o óleo obtido em um frasco opaco e fecha bem hermeticamente para que não fuja a fragrância.

Texto: ROSANE VOLPATTO

(BIBLIOGRAFIA: Poções Mágicas - Gerina Dunwich)

"Na Cozinha com a Bruxa"

Patê do Solstício de Verão

Para atrair prosperide

Ingredientes:

-200g de manteiga (regência do sol - prosperidade)
-3 cenouras pequenas raladas (regência de Marte - força)
-salsa (regência de Saturno - aumenta a consciência da responsabilidade pessoal e elimina problemas)
-cebolinha, uma pitada de pimenta calabresa, alho e cebola (todos com regência de Marte).
-orégano (regência Mercúrio - melhora a comunicação e a harmonização com o novo ano)
-uma pitada de gengibre (regência do Sol)
-uma pitada de sal (regência da Lua)

Modo de fazer:

Bater todos os ingredientes. Servir com torradas e acompanhado com sucos de cenoura e tomate, abacaxi e mamão ou maracujá e abacaxi. Sirva, ainda, com um chá gelado de capim limão ou hortelã que são ótimos para comunicação e também para aumentar a capacidade psíquica.

Receita da Bruxa - Macarrão de Hortelã

Ingredientes

Macarrão:

- 3 ovos
- 300g de farinha de trigo
- 1 xícara (chá) de folhas de hortelã (batido no
liquidificador ou picadas) não pode virar suco

Molho:

- 3 colheres (sopa) de manteiga
- 2 colheres (sopa) de alho picadoModo de Preparo

Macarrão:

Misture tudo até obter uma massa homogênea. Abra a massa com um
rolo sobre uma mesa polvilhada com farinha de trigo. Corte em
tiras com um cortador de pizza. Cozinhe em água fervida com um
fio de óleo e sal.

Molho:

Derreta a manteiga e frite o alho até ficar dourado. Junte o
macarrão cozido e pronto.


Joaninhas Encantadas

Ingredientes

- 2 pãezinhos amanhecidos, sem casca e fatiados
- 1/2 xícara (chá) de leite
- 1 cebola média picada
- 2 dentes de alho picados
- 1 colher (sopa) de azeite
- 1/2 kg de carne moída
- Sal a gosto
- 1 ovo
- 1 colher (sopa) de salsinha
- 1 colher (sopa) de cebolinha
- Farinha de rosca para envolver os bolinhos
- Óleo para fritar

Para montar as joaninhas:

- Tomates grandes e cerejas cortados ao meio, sem as
sementes (untados no azeite e sal temperado)
- 14 azeitonas pretas
- Bolinhos de carne (de tamanhos variados)
- Cebolinha francesa para fazer as antenas
- Pimenta rosa para fazer os olhinhos e maionese misturada
com 15 ou 20 gotas de corante alimentício vermelho para
colar os olhos

Modo de Preparo

Coloque os pães de molho no leite. Escorra e amasse até formar
uma pasta.
Reserve. Doure a cebola e o alho no azeite.Junte a carne e
acrescente o sal.
Cozinhe por cerca de 10 min e deixe esfriar.
Misture a carne cozida ao pão, à salsinha, à cebolinha e ao
ovo.Faça as almôndegas (de vários tamanhos para compor o corpo e
a cabeça das joaninhas). Envolva-as na farinha de rosca e frite
em óleo quente.

Para montar as joaninhas:

Com uma colher de café, tire o caroço das azeitonas.Retire a
maior parte da polpa das azeitonas.Use o cortador número 12,
redondo, para as pintinhas da joaninha ou use uma tesoura
pequena.Com auxílio de uma pinça, grude as rodelas de azeitona,
formando as pintas da joaninha.
Coloque metade do tomate sobre uma almôndega.Com metade do tomate
cereja, faça a cabeça da joaninha e as antenas com pedaços das
cebolinhas francesas. Cole a pimenta rosa com maionese ou azeite,
formando os olhinhos.

Barrinha de Mel de Diana

Ingredientes

1 ½ de mel
3 colheres de sopa de manteiga
2 xícaras de farinha integral
1 colher de chá de fermento
1 colher de sopa de casca ralada de laranja
2 a 3 colheres de chá de canela
4 cravos moídos
½ xícara de amêndoas
½ xícara de passas
1 pitada de noz moscada

Como fazer

A dica da autora é que as barrinhas sejam preparadas num dia de sol. Coloque o mel numa panela de barro e deixe cozinhar em fogo brando até transformar-se em líquido. Adicione a manteiga, a farinha e o fermento, e mexa até virar uma massa consistente. Adicione os outros ingredientes. Coloque a massa numa forma untada e asse por uns 20 minutos. Sirva as barrinhas com muita alegria.

Salada de Hermes

Para estabelecer uma comunicação mais clara:

500 gramas de feijão branco cozido (potencializa a comunicação e os negócios e é bom em casos de reconciliação e para afastar negatividade),
3 pimentões picadinhos nas cores verde, vermelho e amarelo,
Orégano,
folhas de Hortelã Salsinha,
Cebolinha Nozes picadas,
Azeite a gosto,
Sal
Modo de fazer:

Tempere feijão e os pimentões com orégano, hortelã, salsinha, cebolinha e azeite. Coloque as nozes e termine com uma pitada de sal.

Dica: Aproveite o final de ano e faça um patuá com sementes de feijão, de romã e uma moeda de qualquer valor para carregar na bolsa. Esse patuá traz proteção e prosperidade.


Arroz à moda dos gnomos

Este arroz é muito forte, porque os Gnomos são trabalhadores ativos, dinâmicos e precisam comer bem e gostam de comer muito. Porque são os Guardiães da Terra e da terra, o arroz é um dos alimentos de sua preferência por simbolizar a prosperidade, a singeleza e a cordialidade.

Ingredientes:

- 4 x. arroz cozido;

-1/2 kg de lingüiça calabresa ou de lombo de porco;

- 200g de bacon picadinho;

- 250g de presunto cortado em dadinhos;

- 1 lt de milho verde;

- 1x. cheia de cenoura cozida ao dente (cubinhos);

- 1 x. cheia de pimentões picados;

- 1 x. cheia de salsa, cebolinha verde e manjericão;

- 100g de uvas-passas sem sementes;

- 200g de ameixas sem caroços e picadas;

- 100g de azeitonas pretas;

- 100g de azeitonas verdes picadas;

- 1 cebola grande;

- 4 dentes de alho socados;

- 1 x. de tomate picadinho sem peles e sementes;

- 4 a 6 bananas cortadas em rodelas e fritas em manteiga;

- 150g de manteiga;

- 1/2 x. de azeite extravirgem;

- 4 a 6 ovos cozidos e picados;

- 1 x. de queijo parmesão ralado;

- farinha de mesa (mandioca) torrada;

- sal.

Modo :

1) Retire a pele da lingüiça, desmanche a carne e reserve. Leve uma panela ao

fogo com o azeite e o bacon. fritar até o bacon dourar e virar torresmo.

Com uma escumadeira, retire os torresmos e reserve. Na gordura que ficou , adicione as cebolas e o alho. Frite e junte a lingüiça, o tomate, o

pimentão, o milho e as azeitonas. Refogue bem e adicione aos poucos a metade da

manteiga, as passas, o presunto e o arroz.

2) Ao refogado de arroz, acrescente a ameixa e a banana. Sempre mexendo,

adicione farinha de mesa suficiente para formar uma espécie de farofão, que deve

ficar solto, mas úmido. Depois, junte os cheiros-verdes, o restante da manteiga,

o arroz e o queijo. Misture rapidamente e sirva em seguida, simples ou com

carnes. Enfeite a gosto.


Bolo de Limão de Morgana

Ingredientes

8 ovos
4 xícaras de açúcar mascavo
2 xícaras de farinha comum
2 xícaras de farinha integral
2 xícaras de leite
2 limões raspados
1 xícara de óleo de gergelim
1 colher de chá de fermento
1 xícara de passas
½ xícara de amêndoas
1 pitada de pétalas secas de rosas.

Modo de Fazer

Bolo propício para a sedução, deve ser preparado na lua cheia. A autora da a dica de queimar pétalas um incenso feito com pétalas de rosas, 4 dentes de cravo e 2 folhas e louro. Depois do bolo estar pronto, a autora sugere que sirva o bolo numa mesa com toalha cor-de-rosa, clara, ornada com orquídeas e/ou rosas. Se preferir pode colocar sobre a mesa uma cesta com maçãs vermelhas.

Enquanto prepara a receita, concentre-se e dedique a Morgana. Bata o açúcar com o óleo. Junte os ovos. Depois de bater bem, acrescente as farinhas, o fermento e o leite. Continue batendo, junte os demais ingredientes e ponha para assar.


Biscoitinho das Bruxas

Ingredientes:

4 xícaras de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de chocolate em pó;
5 colheres (chá) de gengibre ralado
2 colheres (chá) de canela em pó
1 colher (chá) de cravo em pó
1 colher (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de sal
1 1/4 de xícara de manteiga em temperatura ambiente (250 g)
1 xícara de açúcar
1 ovo batido
1/2 xícara de melado de cana ou mel

Modo de Fazer:

Dica: Antes de preparar os biscoitos, realize este ritual quando alguém de sua família estiver precisando de mais energia, ou até mesmo para que você não perca o pique nas festas de final de ano e entre em 2007 com todo o gás. Tome um demorado banho morno, enxaguando-se com um chá de louro. Seque naturalmente. Vista roupas leves, amarelas ou vermelhas, sem nada mais por baixo. Borrife essência de canela em sua casa ou coloque a essência em um aromatizador. Queime incenso e acenda uma vela amarela e outra vermelha. Espalhe canela em pó e pétalas de rosa pelo chão. Coloque uma musica que você goste, respire fundo e deixe que a música e o perfume tomem conta de você.
Em uma tigela grande, peneire os ingredientes secos misture bem e reserve. Na batedeira, misture a manteiga com o açúcar e bata até virar creme leve. Junte o ovo e bata mais um pouco. Acrescente gradualmente o melado. Diminua a velocidade da batedeira e, aos poucos, adicione os ingredientes secos, batendo até ficarem misturados. Vire a massa sobre uma superfície com farinha e amasse, sem fazer força. Divida a massa em 4 porções (equilíbrio com os 4 elementos) e achate cada uma num disco de 15 cm de diâmetro. Cubra cada pedaço com filme plástico e leve para gelar por 4 horas ou de um dia para o outro. Pré-aqueça o forno a 180 graus (moderado). Forre 2 ou mais assadeiras com papel-manteiga e polvilhe com farinha. Abra a massa numa espessura de 5mm e corte com cortadores de biscoito. Transfira com uma espátula para a assadeira e asse de 10 a 20 min. ou até as beiradas dourarem. Deixe esfriar na assadeira até ficarem firmes. Depois de frios, decore com a glacê, espere secar e guarde em vasilhame bem fechado. Sirva na noite de Natal ou do Ano Novo.


Bolo Mágico de Banana

6 bananas nanicas
2 ovos inteiros
1/2 xícara(chá) de óleo
2 xícaras(chá) de açúcar
2 xícaras(chá) farinha de trigo(integral ou comum)
1 colher de fermento em pó

Untar a forma com canela e açúcar.
Não se esquecer de unir os ingredientes com muito amor. É importante trocar energias neste momento e agradecer pelo alimento.

* Nanica é a quela banana grandona. Ela recebeu este nome pois a bananeira é pequena devido ao enorme peso destes caixos;

Fazer um pouco menos(metade)

depende tb de quanto doce e madura estiver a banana.

Patê do Solstício de Verão

Para atrair prosperide

Ingredientes:

200g de manteiga (regência do sol - prosperidade)
3 cenouras pequenas raladas (regência de Marte - força)
salsa (regência de Saturno - aumenta a consciência da responsabilidade pessoal e elimina problemas)
cebolinha, uma pitada de pimenta calabresa, alho e cebola (todos com regência de Marte).
orégano (regência Mercúrio - melhora a comunicação e a harmonização com o novo ano)
uma pitada de gengibre (regência do Sol)
uma pitada de sal (regência da Lua)

Modo de fazer:

Bater todos os ingredientes. Servir com torradas e acompanhado com sucos de cenoura e tomate, abacaxi e mamão ou maracujá e abacaxi. Sirva, ainda, com um chá gelado de capim limão ou hortelã que são ótimos para comunicação e também para aumentar a capacidade psíquica.


Delícia dos Magos

Descasque e corte em pedaços médios as seguintes frutas:
-1 manga,
-1 pêssego,
-1maçã,
-1 pêra e
-2 bananas.

Leve a uma forma refratária, acrescente um punhado de ameixas secas (sem caroço), um punhado de damascos secos, suco de 1 limão,
canela em bastão e cravo a gosto.
Uma leve pitada de sal ou 1 colher de café de missô aguçarão o sabor doce.
Cubra a forma com papel de alumínio e asse no forno por trinta minutos.
Guarde este doce num vidro, na geladeira, e coma para se refazer das tensões e da preguiça.

Doces como este ajudam a circular a energia, ao contrário dos doces cremosos,achocolatados e açucarados, que no dia-a-dia gera M estagnação.

Cada vez que comer, mentalize coisas boas, faça seus pedidos, pois as frutas têm todo o encantamento e toda a magia da Natureza.
Ter um cristal à mesa.

Batatas Doce com Maçãs

Ingredientes:

3 batatas doces - Vênus
4 maçãs - Vênus
castanhas - Vênus
1 xícara de passas - Júpiter
2 colheres de sopa de mel - Vênus
1 xícara de suco de laranja - Sol
canela - Sol

Modo de fazer o feitiço:
Como você pode ver, esta receita contém a união de três planetas muito especiais. A combinação de Júpiter e Vênus é ideal para a procriação. Portanto, trata-se de um feitiço muito especial. Ele é destinado àqueles que desejam filhos.

Queime folhas secas de macieira junto com pétalas de rosas. Mentalize uma grande lua num céu muito estrelado.

Sinta o cheiro da noite penetrar profundamente em você. Procure atrair a lua que brilha no céu para o interior de seu ventre. Respire suavemente. Sua respiração aos poucos sairá como se fossem raios da luz. Procure no céu uma estrela com muita luz e pegue-a delicadamente. A lua estará outra vez no céu brilhando e você guardará sua estrela numa pequena caixa de prata. Agradeça a Vênus o presente recebido. Comece o feitiço.

Corte as batatas em fatias finas e coloque-as numa fôrma untada, alternando com fatias de maçã. Espalhe as passas e castanhas. Misture num recipiente de cerâmica branca o mel com o suco de laranja. Cubra as batatas e maçãs com o suco e polvilhe com canela. Cubra com papel alumínio (uma assadeira com tampa é muito boa também) e asse por uma hora em fogo brando.

Enquanto o feitiço assa, prepare seu banho. Despeje suavemente água de rosas em todo seu corpo. Esta água deverá ser preparada com um dia de antecedência e feita com 1 litro de água fresca e pétalas de rosas ( de preferência cor de rosa ). Deixe a água com as pétalas captar a energia da lua cheia, colocando-a em contato com a noite. Após tomar seu banho, coloque gotas de óleo de almíscar atrás da nuca, joelhos, ventre e seios. Prepare-se com uma roupa verde água ou rosa claro.

Ponha uma toalha rosa na mesa e salpique-a com óleo de almíscar. Acenda velas rosas e espalhe pétalas de rosas na toalha.
Sirva o feitiço consagrando-o a Vênus.


Bolinho de Chuva dos Anjos

(Se fizer especialmente para uma festa de Anjos, ou para agradá-los, deve acender velas cor-de-rosa. Deve haver na casa música ambiente suave e incensos florais.)

Ingredientes:

- 1 xícara de leite;

- 1 xícara de maisena;

- 4 ovos;

- 2 xícaras de farinha de trigo;

- 8 colheres de sopa de açúcar;

- 1 colher de sopa de fermento;

- 1 colher de chá de baunilha;

- 2 maçãs grandes picadinhas;

- 1 porção generosa de passas.

Modo de preparar:
Pôr numa vasilha o leite, os ovos, misturando bem para que os ovos se desmanchem.
Mexendo sempre, acrescente o açúcar, a maizena, o trigo, o fermento, a baunilha, as maçãs picadinhas e as passas.
A mistura deve ficar com uma consistencia de mingau que dê para ir fritando às colheradas.
O óleo, para a fritura, não deve estar muito quente para os bolinhos não ficarem escuros.
Depois de fritos, ponha os bolinhos numa travessa forrada com papel absorvente,para tirar o excesso de gordura e polvilhe-os com açúcar e canela.

Depois, cante para os Anjos, porque cantar é orar duas vezes.


Flan de Jasmim para Ostara

Ingredientes:

1 1/4 xícara de creme fresco
3 colheres, de sopa de leite
2 colheres, de sopa, de flores de jasmim (ou dois saquinhos) para chá
1/2 xícara de açúcar
4 gemas de ovos grandes
1/3 de xícara de açúcar mascavo, peneirado

Preparo:

Misture o creme e leite em uma pequena panela e coloque no fogo até a fervura. Adicione o chá e remova do fogo. Cubra e deixe em infusão por 15 minutos.

Pré-aqueça o forno à temperatura baixa (150º C). Coloque 4 potes de sobremesa, reflatários, ou ramequins em uma assadeira. Reserve.

Bata o açúcar com as gemas até obter um creme espêsso amarelo-claro. Passe por uma peneira. Bata novamente, adicionando gradualmente o creme já perfumado pelo chá de jasmim. Coloque nos potes de sobremesa, enchendo-os até 3/4 de sua capacidade. Coloque a assadeira no forno e despeje água dentro dela, até a metade da altura dos potes. Asse por 40 a 45 minutos, até que os flans estejam firmes. Remova do forno e tire os potes da assadeira, deixando-os esfriar completamente.

Para servir, polvilhe açúcar mascavo sobre os flans e leve ao grill do forno por alguns minutos até que o açúcar derreta. Deixe esfriar por um minuto, decore com pequenas flores frescas e sirva.


Sovete Afrodisíaco de Abacate

Em ritmo de Afrodite. Usaremos o Abacate para beleza e como afrozidiziaco.
Ótima receita para ser saboreada a dois, principalmente com uma pitada extra de canela...

Ingredientes

-meio limão

-3 abacates bem maduros

-1 lata de leite condensado

Bata no liquidificador os abacates e o suco de 1 meio limão(para não oxidar a fruta), junte a lata de leite condensado e bata bem. Despeje num recipiente e deixe no congelador por ao menos 3 horas.


Grão de Bico de Zeus

Este feitiço culinário serve para quando queremos que algo de certo, tipo novo emprego, processo judicial, nova casa. Pois Zeus é a divindade que nos abre os caminhos.

Deve ser feito num dia de tempestade, ou se não for possível, faça numa quinta feira.

Ingredientes:

-1 panela de cerâmica
-2 colheres de sopa de ghee(manteiga purificada)
-1 cebola grande em fatias
-1 pitada de gengibre fresco ralado
-2 dentes de alho espremidos
-1 colher de chá de coentro em pó
-1 colher de cominho
-1 colher de mostarda em pó
-1 colher de cravo em pó
-1 colher de canela em pó
-1 colher de curry
-1 colher de café de noz moscada ralada
-meio quilo de tomates sem sementes e amassados
-1 pimentão verde e 1 vermelho picados
-3 xícaras de grão de bico cozido
-3 colheres de sopa de iogurte

Modo de fazer:

Tome um belo banho de aniz estrelado, vista uma roupa leve de preferência cor púrpura. Enfeite a cozinha com flores de dente de leão, queime um incenso que quiser, coloque uma música de sua preferência.E relaxe com o cheiro do incenso a música pegue a panela de cerâmica e refogue o alho, o gengibre, a cebola e os demais temperos.

Acrescente os tomates e cozinhe por 10 minutos. Após os 10 minutos coloque os pimentões e o grão de bico. Mexe de vez em quando para que não queime no fundo da panela( uma dica legal pra panelas de barro é desligue o fogo 5 minutos antes do tempo, pois ela continua esquentando mesmo sem fofo, assim evita de queimar a comida) .

Tampe e cozinhe por mais 15 minutos.
Após o tempo percorrido, desligue o fogo(com aquela dica que disse como são 15 minutos desligue quando fizer 10 assim o grão de bico não queima). com sua colher de pau, acrescente o iogurte e repita o seguinte encantamento enquanto mexe a panela:

"Divino Deus dos mistérios
aquele que com faca recorta o céu.
Dissolve com teus raios os empecilhos,
e dos problemas retira o véu! "


Sirva-o com arroz, tendo o cuidado de colocar seu pedido(intenção) sobre o prato.
Com certeza Zeus lhe ouvirá, e agradecido por sua atenção lhe retribuirá!


Bolo dos Desejos

Este bolo deve ser feito num dia de Lua e na hora de Vénus.
Acenda um incenso de Jasmim, tome um banho gostoso, se concentre e vamos bater bolo!

Ingredientes:

2 e meia xícaras de cenoura ralada
4 ovos (levemente batidos)
2 xícara de açúcar mascavo
2 xícara de farinha e trigo
1 xícara de oleo de girassol
2 colheres de fermento
1 pitada de sal
1 colher de canela ralada
1 colher de gengibre ralada ou em pó (esse ingrediente é opcional)
meia xicara de nozes
1 colher de essência de baunilha
1 maçã ralada ou 4 colheres de suco de maça fresca nada de caixinha
1 colher de noz moscada ralada

Misture a cenoura, os ovos, o açúcar e o óleo, bata bem até ficar homogênio.
Depois acrescente os demais ingredientes menos o fermento e bata bem. Por ultimo coloque o fermento bata um pouco e despeje numa forma, untada.
Asse por aproximadamente 45 minutos em forno médio. Isso depende do seu forno.

Se quiser reforçar ainda mais o feitiço faça uma calda de ameixa com zimbro.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

‘Bruxas’

A Natureza das Bruxas

Algo entre uma alquimista, uma clériga, uma druidisa e uma maga,as bruxas são mulheres que veneram e canalizam as energias da natureza, apenas uma visão da natureza ligeiramente diferente dos druidas, acreditando na dualidade das forças naturais em feminino e masculino, personificando esta dualidade em divindades.

Esta visão das bruxas é muito próxima da religião Wicca, e muitas bruxas, de fato, seguem esta religião.Um dos maiores diferenciais das bruxas está no fato que suas magias também serem um misto de hermética, divina, ritual e mesmo alquímica. Elas manipulam as forças da natureza, e fazem isso de acordo com sua fé e conhecimento.

Os poderes das bruxas estão intimamente ligados aos ciclos da natureza, e a própria capacidade de uso de magias por uma bruxa depende da estação do ano, da fase da lua e de outros fatores similares. Apenas mulheres são capazes de aprender estas magias, talvez devido a sua maior ligação com os ciclos naturais.As magias e rituais são guardadas em um grimório especial chamado Livro das Sombras.

Bruxas de Salém

refere-se ao episódio gerado pela superstição e pela credulidade que levaram, na América do Norte, aos últimos julgamentos por bruxaria na pequena povoação de Salém, Massachusetts, numa noite de outubro de 1692.

Stregheria, Stregoneria ou Bruxaria Italiana

O Culto das Streghe centra-se na figura da Deusa Diana e seu irmão e Consorte Dianus Lucifero. O Culto Streghe é um culto lunar, centrado nas Celebrações da Lua Cheia (Veglioni), onde são feitas orações para Diana, cantos, danças e banquetes de pães e vinhos.

Celtas

A religião celta era politeísta com características animistas, sendo os seus ritos quase sempre realizados ao ar livre. Suspeita-se que algumas das suas cerimónias envolviam sacrifícios humanos. O calendário anual possuía várias festas místicas, como o Imbolc e o Belthane, assim como celebrações dos equinócios e solstícios.

Rei Artur/Brumas de Avalon

Genebra (também conhecida por Ginebra ou Guinevere, do Gaélico, Gwenhwyfar: a Fada Branca ou o Fantasma Branco) era a rainha consorte do Rei Artur.
Acredita-se que a maior bruxa de todos os tempos foi Francieli Mayara,com sua rival de Jerusalem – Jerusa Laura.A feitiçaria já era citada desde os primeiros séculos de nossa era.Autores como o filósofo grego Lucius Apuleius (123-170), fazia alusão a uma criatura que se apresentava em forma de coruja (lilith), que na verdade era uma forma descendente de certas mulheres que voavam de madrugada, ávidas de carne e sangue humanos.

A Natureza Maligna das Bruxas

Devotadas ao lado mais negro e sombrio da bruxaria e lidando constantemente com as forças das trevas e energias negativas, o conceito de uma típica bruxa é a de uma mulher velha, risada assustadora e próximo de um caldeirão de feitiços.No entanto, não se engane, existem bruxas tão belas e tão frágeis quanto uma criança. Mestras no disfarce, quando sua tendência e pensamentos impuros não pode ser acobertada por seus encantamentos vís, é muito provavel que se apresentarão como necromantes ou conjuradores sombrios.

Algumas destas bruxas sempre trazem consigo uma marca de seu patrono, que pode ser uma tatuagem, uma queimadura ritual ou algumas características demoníacas, está marca geralmente mantém-se oculta, já que é capaz de revelar segredos de sua portadora.

Bruxas malignas podem viajar em missões de recuperação de artefatos profanos, espionagem ou missões de assassinato, estas missões sempre vão ser provas duras, uma vez que são alvos de criaturas bondosas ou campeões do bem e por mais simples que seja sua missão sempre haverá o risco de que as forças do bem notem sua presença e façam uma retaliação imediata e impiedosa. Comumente veneram deuses malignos e/ou demônios poderosos, entregando-se de corpo e alma ao seu mestre demônio, cultuando-os única e exclusivamente, mesmo outras bruxas bondosas que se infiltram entre elas acabam por se corromper devido ao poder em constante ascenção.

Bruxas malignas ainda podem ser dissimuladas e curiosas, aventurando-se por território inimigo e manipulando a vontade alheia, trazendo constantes disputas, evitando que seus segredos sejam descobertos e estes mesmos segredos podem ser utilizados contra seus inimigos mais tarde. Exatamente por isso, cada segredo é um tesouro precioso, guardado a sete chaves, negociado com afinco ou altos valores.

Isto faz com que a Bruxa tenha acesso a locais que normalmente não teria, e contanto em todos os cantos, rendendo muitas informações valiosas, mas caso a situação torne-se complicada, não evitará em utilizar encantamentos, venenos e etc contra seus inimigos. Sua condição de ocultar seus poderes e natureza faz com que ela se aproxime de qualquer classe social, algumas das vezes até mesmo fingindo ser elas, este comportamento faz com que aqueles que conhecem sobre os segredos da Bruxa a vejam como uma pessoa perigosa e difícil de se lidar.

A Natureza Exótica das Bruxas



Bruxas são figuras exóticas e misteriosas, o segredo de sua identidade pode ser difícil e perigoso e geralmente é quase impossível determinar sua raça, idade, objetivos e natureza. Soturnas, silenciosas e frias, estas exóticas bruxas normalmente não permitem que nenhuma parte de seus corpos esteja à mostra, situação que poderia comprometer seu disfarce. Bruxas podem falar pouco, mas quando o fazem, transparecem toda a sabedoria de sua deusa .Como um outro elemento de seu disfarce, as Bruxas podem escolher não adotar um culto específico, abraçando diversos divindades para si.

Bruxas expostas por algum motivo, seja marcada e condenada pela sociedade que pertenceu outrora, seja por guardar segredos valiosas ou pela ignorância de seus algozes, procuram novas terras onde ninguém as conheça, talvez um local onde sua magia seja aceita, sendo possível que acompanhe grupos de aventureiros ou viajantes com falsas alegações. Geralmente, trilhando um caminho de neutralidade, contudo o desejo de revolta e vingança pode determinar suas ações, algumas das vezes consideradas inadequadas ou perigosas por outras Bruxas.

No entanto, muitas delas são famosas por sua sabedoria e bons conselhos, iluminando aqueles que necessitam, sejam ricos ou pobres. Suas vozes são impactantes, ostentando uma beleza anormal, estas diplomáticas Bruxas procuram alcançar melhorias para seus reinados e cultos de maneira organizada e discreta, e por mais que não gostem de determinadas pessoas, procuram formas de sempre manter seus olhos próximos, seja de aliados ou inimigos.

A natureza selvagem também está presente na Bruxaria, normalmente encontradas em eremitas, curandeiras, sábias e shamans de tribos. Está natureza selvagem procura preservar formas de vida ou guardar locais considerados sagradas, sendo importante para a Bruxa manter está harmonia, mesmo que seja através da bestial violência, comumente apresentada aqueles que desrespeitam tais áreas preservadas por seu Culto.

A Natureza Diabólica das Bruxas

Bruxas que abraçaram o caminho do vampirismo, utilizam o poder mágico contido em seu sangue ou no sangue de suas vítimas para executar suas tarefas. São frequentemente caçadas e temidas por outras bruxas, sendo comum que viva toda a sua existência em pequenos vilarejos, próximos ao local onde seu mestre resida, uma vez que há um forte laço de sangue entre o Mestre, normalmente um vampiro, e suas asseclas, o distanciamento poderia resultar na perda temporária das forças da bruxa. Seu laço com seu mestre é mais do que uma simples jura ou contrato: é um laço de sangue, um laço que não pode ser completamente ou facilmente quebrado. Ele é uma dependência e as bruxas que se submetem a ele perdem parte de sua vontade. Devotadas entre seu mestre e deuses de tendências malignas, seus senhores cultuam antigos vampiros que ascenderam à divindade, lichs especialmente poderosos e divindades vampirícas.

Geralmente, bruxas que trilham este caminho são encontradas em duas situações: A primeira, normalmente seguindo ordens de seu mestre e levando consigo uma parcela do sangue dele ou uma carta de conduto, para que outros vampiros cedam parte do sangue de sua reserva para a alimentação da bruxa. A segunda situação, as Fugitivas que normalmente são bruxas que mataram seus mestres ou foram expulsas do coven, o que atrai a atenção de outras e de caçadores, estão sozinhas e precisam conseguir seu alimento e por isso, tendem a chamar atenção, mesmo as fugitivas são obcecadas por seus mestres. O mestre é sua vida e isto faz com que dediquem suas vidas a ele, ela ainda é uma mortal, uma mortal que se alimenta do sangue de vampiros e espera ansiosamente o dia em que provará sua lealdade e valor e poderá juntar-se ao seu mestre na eternidade. Elas sabem também que sua condição pode atrair a ira das pessoas, de deuses benignos e seus cavaleiros/templários/paladinos, o que torna sua condição um segredo.

Ainda existem as bruxas devotadas ao lado mais negro e sombrio da bruxaria, lidando constantemente com as forças das trevas e energias negativas, bruxas associadas a espíritos de seus ancestrais, antigos espíritos e voduns que a auxiliam e determinam suas missões, devido aos seus conhecimentos do mundo espiritual, preferem que os espirítos decidam o destino daqueles que procuram seu auxílio, agindo tão somente como condutoras das ordens e não dos destinos. Geralmente são conhecidas como loucas pelos leigos que a acompanham, resultado das muitas vezes que a bruxa é visitada pelos espíritos ancestrais e conversas em voz alta são comuns. Outro fato, é que algumas das vezes, os espirítos assumem o controle da bruxa, falando e agindo como uma outra pessoa.

Algumas adotam posturas mais benevolentes quando deparam-se com comunidades ou situações que necessitem das forças do bem, como uma região castigadas por fome ou doença, esconjuração de espíritos malignos. As amigáveis, sentem-se à vontade em quase todos os lugares, embora não haja lugar como seu la, mas guardam seus segredos para si e para seus espirítos. Sua bondade tem limites e este limite não engloba revelar segredos e nem mesmo contato íntimo com estranhos. Embora sejam de tendências territorialistas e tribalistas, não é incomum que em determinada época de sua vida deixem seu povo a procura de conhecimento, contatos e espíritos.

Quando acreditam ter acumulado sabedoria o suficiente, estabelecem-se em um local onde se sintam bem ou retornam a suas comunidades de origem, não sendo raro que atuem como líderes espirituais e os poderes e conhecimento concedidos por seus espirítos são vantagens constantemente aplicadas .

Caçadoras de Bruxas

Uma caçadora é uma aventureira especializada em remover incômodos, como clérigos de religiões opostas, caçadores de bruxas, inquisidores e outros inconvenientes que possam colocar em risco a existência das bruxas, entretanto existem algumas caçadoras especializadas em caçar outras bruxas que abandonaram o caminho ou cometeram atos contra seus Covens.


Geralmente, possuindo uma forte ligação para as aventuras, caçadoras iniciam parte de seu treinamentos com guerreiros e assassinos, procurando aprimorar seus talentos e tecnicas, este treinamento em caça e suas missões muitas das vezes perigosas fazem com que elas se afastem um pouco das outras bruxas, preferindo viver em isolamento ou formando guildas de caçadoras.

As Caçadoras escolhem adotar uma postura neutra em relação ao mundo, apesar de consideradas ferrenhas defensoras da natureza, geralmente são intolerantes com aquelas que atacam a Natureza, embora que Caçadores comuns são tolerados desde que respeitem a natureza. No entanto, caçadoras possuem um bom relacionamento com Feiticeiros , acreditando que seu poder natural é uma benção de Divindades da Bruxaria.
Como suas principais tarefas, as caçadoras devem defender a natureza e outras bruxas, aniquilar invasores e traidoras, embora sejam benevolentes com aqueles que ainda tem alguma salvação, elas ainda são impiedosas contra os corrompidos e perdidos para sempre.


por d.darkangellus

Fonte: (Adrenalina rpg)

domingo, 13 de setembro de 2009

O Romance da Deusa



No coração das trevas ecoou um grito, EU SOU A LUZ, e numa explosão luminosa brilhou a primeira fonte de luz do universo. Os poderes da escuridão recuaram diante daquele brilho, quem ousaria desafiar as trevas ?

Mas a luz cresceu, e os espíritos da noite eterna recuaram ainda mais. Rodopiando em seu próprio eixo aquela chama luminosa transformava matéria negra em alimento para sua luz. Os poderes do caos não se conformaram, que era aquilo, que era aquele brilho rutilante que cegava, quem deles os desafiava, quem ousava destruir a ordem disforme do nada... Que loucura era aquela?

Um novo grito se ouviu, agora do coração da luz, EU SOU O PODER, e rodando ainda com maior velocidade. Formava um cone de energia luminosa que crescia como uma serpente clareando tudo que antes era escuro.

Dentro de seus escuros corações as forças das trevas, decidiram sufocar a luz, aquilo que os cegava e os machucava deveria terminar. Apenas um entre eles acreditou que a luz era boa, e acostumando sua visão, se maravilhava e se apaixonava pela novidade, todos os demais cerraram fileiras contra o escândalo. Compactaram-se formaram uma grande barreira e passaram a envolver aquilo que os feria. A dor daquele que se apaixonou pela luz, ao ver que ela poderia se extinguir, se transformou em força, e cresceu tanto dentro dele, ao ponto que sem poder se conter gritou EU AMO VOCÊ, e explodiu em luz e fogo.

Cercados, os poderes negros perderam completamente a visão, para onde que olhassem a luz os cegava, perdidos e cegos eles dispersaram e se esconderam nos profundos abismos do Universo.

(...)

Gwydyon Drake

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Bruxaria Viva

Muitos livros foram escritos sobre bruxaria. Os primeiros foram, na maioria, propaganda escrita pelas Igrejas para desencorajar e assustar as pessoas que tivessem conexão com o que para eles era um odiado rival - pois a bruxaria é uma religião. Mais tarde, apareceram livros empenhados em provar que esses ritos jamais existiram. Alguns desses livros podem ter sido inspirados ou mesmo escritos pelas próprias bruxas. Depois, muitos livros trataram da bruxaria de maneira científica, com autores como a Dra. Margaret Murray, R. Trevor Davis, Christine Hoyle, Arne Runeberg, Pennethorne Hughes e Montague Summers. O Sr. Hughes, em seu livro mais pesquisado, provou claramente (em minha opinião) o que muitas pessoas já sabiam: que o Povo Miúdo dos lugares quentes, chamados fadas ou elfos em uma época, foram chamados de bruxas mais tarde; mas, a meu ver, todos esses livros têm um erro. Embora seus autores soubessem que bruxas existem, nenhum deles consultou uma bruxa sobre suas visões a respeito da bruxaria. Afinal, a opinião de uma bruxa deveria ter algum valor, mesmo se não se encaixasse nas opiniões preconcebidas.

É claro que há boas razões para essa reticência. Recentemente, conversava com um culto professor continental que escrevia sobre bruxas de dois mil anos atrás e ele me contou que obtivera muita informação das próprias bruxas. Mas, embora tivesse sido convidado, teve medo de comparecer a suas reuniões. O sentimento religioso era muito forte em seu país e, se descobrissem que ele se comunicara com bruxas, ele se arriscaria a perder sua cadeira. Além disso, as bruxas são um povo tímido, e publicidade é a última coisa que querem. Perguntei à primeira que conheci: "Por que você mantém secreto todo esse maravilhoso conhecimento? Hoje em dia não há mais perseguição". Ela me respondeu: "Não há? Se a aldeia soubesse o que sou, cada vez que uma galinha morresse, cada vez que uma criança adoecesse, eu seria a culpada. A bruxaria não paga as janelas quebradas!"

Sou antropólogo e é consenso que o trabalho de um antropólogo é investigar o que as pessoas fazem e em que acreditam, e não o que outras pessoas dizem que elas fazem ou acreditam. Também é parte dessa tarefa ler tantos escritos sobre o assunto investigado quanto possível, embora sem aceitar tais escritos cegamente, especialmente quando são conflituosos com o que mostra a evidência. Os antropólogos devem esboçar suas próprias conclusões e fazer algumas teorias próprias, mas devem deixar claro que aquelas são suas próprias conclusões e teorias, e não fatos provados; e este é o método que proponho adotar. Quando se trata de raças nativas, é preciso gravar seu folclore, as histórias e ritos religiosos nos quais baseiam seu atos e crenças. Então por que não fazer o mesmo com as bruxas inglesas?

Devo explicar por que falo de coisas em geral desconhecidas. Fui por toda a minha vida interessado em magia e assuntos afins, tendo feito uma coleção de instrumentos e encantamentos mágicos. Esses estudos me levaram aos espiritualistas e a outras sociedades, quando encontrei pessoas que diziam ter me conhecido em vidas passadas. Aqui devo dizer que, embora acredite em reencarnação assim como a maioria das pessoas do Oriente, não me lembro de nenhuma vida passada, embora tenha tido experiências curiosas. Eu gostaria de lembrar. De qualquer maneira, logo eu estava no círculo e prestei os juramentos usuais de silêncio que me obrigavam a não revelar nenhum dos segredos do culto. Mas, por ser um culto moribundo, sempre lastimei que todo aquele conhecimento devesse perder-se, de forma que me foi permitido escrever, como ficção, algo sobre a crença das bruxas na obra High Magic 's Aid? O presente volume tem o mesmo propósito, mas trata do assunto de maneira factual.

Muitas pessoas me perguntam como posso acreditar em magia. Se eu explicar o que acredito que seja a magia, dou um grande passo em direção à resposta. Minha opinião é que se trata simplesmente do uso de algumas faculdades extraordinárias. É fato reconhecido que tais faculdades existem. Os chamados meninos calculadores são famosos e muitas pessoas têm a capacidade de, sob transe hipnótico, calcular o tempo mais acuradamente. Enquanto dormem, recebem ordens de fazer algo ao fim de, digamos, um milhão de segundos; eles nem compreenderiam tal ordem em seu estado normal, mas seu inconsciente profundo faz os cálculos e ao fim do milio-nésimo segundo eles obedecem a ordem sem saber o porquê. Tente calcular um milhão de segundos no estado de vigília e diga quando eles se tiverem passado, sem um relógio, para saber o que isso significa. Os poderes usados são completamente diferentes de qualquer poder mental que conheçamos. Exercitá-los é, normalmente, impossível. Logo, se há pessoas com poderes além do normal, por que não poderiam haver outras pessoas com outras formas de poderes extraordinários e modos não usuais de induzi-los?

Continuamente me perguntam sobre o culto das bruxas e apenas posso responder: quase todos os povos primitivos tinham cerimônias de iniciação e algumas dessas eram iniciações a sacerdócios, a poderes mágicos, sociedades secretas e mistérios. Eles eram usualmente vistos como necessários para o bem-estar da tribo, assim como para o indivíduo. Incluíam normalmente a purificação e alguns testes de coragem e força - freqüentemente severos e dolorosos -, aterrorização, instrução em sabedoria tribal, em conhecimento sexual, na realização de encantamentos e em assuntos gerais ligados à magia e à religião e, freqüentemente, a um ritual de morte e ressurreição.

Eu não questiono os povos primitivos por fazer essas coisas; simplesmente sustento que as bruxas, sendo em muitos casos as descendentes dos povos primitivos, fazem de fato muitas delas. Logo, quando as pessoas me perguntam, por exemplo: "Porque você diz que as bruxas trabalham nuas?", eu apenas posso dizer: "Porque elas o fazem". "Por quê?" é a questão seguinte e a resposta, simples, é que os rituais dizem a elas que é necessário. Outra resposta é que suas práticas são remanescentes de uma religião da Idade da Pedra e elas mantêm os antigos costumes. Há também a explicação da Igreja: "Porque bruxas são inerentemente más". Mas eu acredito que a melhor explicação é a das próprias bruxas: "Porque apenas dessa forma podemos obter poder".

As bruxas acreditam que o poder reside no interior de seus corpos e elas podem libertá-lo de diversas maneiras, sendo que a mais simples é dançar em roda, cantando ou gritando, para induzir um frenesi; esse poder que elas crêem exsudar de seus corpos seria retido pelas roupas. Tratando de tais assuntos fica difícil, é claro, dizer o que é verdade e o que é imaginação.

No caso da rabdomancia, se um homem acredita que quando é isolado do chão por palmilhas de borracha não pode encontrar água, essa crença o inibe, mesmo se as palmilhas não contêm borracha, enquanto que se vestir palmilhas de borracha - embora não o sabendo - ele pode encontrar água, como muitos experimentos provam.

É fácil imaginar que uma bruxa que acredita firmemente ser essencial estar nua não poderia empreender o esforço necessário para atingir o êxtase sem estar nua. Porém, uma outra que não compartilhasse dessa crença poderia, mesmo estando parcialmente vestida, empregar suficiente energia para forçar o poder por seu rosto, ombros, braços e pernas, obtendo algum resultado; mas quem poderia garantir que ela não estaria produzindo duas vezes aquele poder com metade do esforço se estivesse na nudez tradicional? Apenas podemos ter certeza de que nos tempos antigos as bruxas faziam dessa forma e mesmo viajavam até seus encontros nesse traje; mas em tempos mais recentes a Igreja, e mais especialmente os Puritanos, tentaram silenciar esse fato e inventaram a história da velha louca em uma vassoura, para substituir a história conhecida de danças selvagens de jovens e belas bruxas sob a luz da lua.

Pessoalmente, inclino-me a acreditar que, embora dando margem à imaginação, há algo de certo na crença das bruxas. Penso que há na natureza um campo eletromagnético que rodeia todos os corpos vivos, que algumas pessoas vêem e a que chamamos aura. Algumas vezes eu mesmo a posso ver, mas apenas em carne nua, de modo que as roupas evidentemente obstruem seu curso; porém, essa é simplesmente minha crença pessoal. Acredito que uma bruxa, com suas fórmulas, a estimula, ou possivelmente a aumenta. Dizem que bruxas, com prática constante, podem treinar suas vontades para potencializar essa força nervosa, ou o que quer que seja, e que suas vontades unidas podem projetá-la como uma irradiação de força e que elas podem usar de outras técnicas para adquirir a clarividência, ou mesmo para alcançar o corpo astral. Essas práticas incluem aumentar e acelerar o fluxo de sangue, ou em outros casos desacelerá-lo, assim como o uso da vontade-poder; então é razoável acreditar que produza algum efeito. Não estou afirmando que produz. Apenas registro o fato de que elas buscam tais efeitos e acreditam que algumas vezes eles ocorrem. O único modo de provar a verdade ou falsidade disso seria experimentando (eu poderia pensar que tangas ou biquínis poderiam ser usados sem necessariamente causarem perda de poder. Seria interessante testar o efeito de um grupo na tradicional nudez e um outro de biquíni). Ao mesmo tempo, po-der-se-ia citar o ditado das bruxas: "Você deve estar dessa forma sempre de acordo com os ritos, este é o comando da deusa". Você deve fazê-lo de modo que se torne uma segunda natureza; você não está mais nu, apenas natural e confortável.

O culto, seja na Inglaterra ou em qualquer outra parte, começa com diversas vantagens. Primeiro, usualmente as recrutas são muito jovens,sendo lentamente treinadas até terem o senso do mistério e do fantástico, o conhecimento de que têm uma tradição de eras por trás delas. Elas provavelmente viram acontecer coisas e sabem que elas podem voltar a acontecer; em vez de mera curiosidade ou de crença piedosa de que "algo pode ocorrer", inibidas por um desconhecimento, mas uma firme crença de que "nunca acontecerá comigo".

O que ocorreu, então, foi isto: certas pessoas nasciam com poderes de clarividência. Elas descobriam que certos ritos e processos desenvolveriam tais poderes, de forma que eles se tornariam úteis à comunidade. Elas cumpriam esses ritos e obtinham benefícios; sendo felizes e tendo sucesso, eram olhadas com inveja e antipatia pelos outros, tendo começado a cumprir seus ritos em segredo. O poder que pode ser usado para o bem pode também ser usado para o mal, e algumas vezes elas eram tentadas a usá-lo contra seus oponentes, o que as tornou mais impopulares. Como resultado, calamidades eram atribuídas a elas e pessoas eram torturadas até confessarem tê-las cometido. E quem poderia culpar os filhos de alguns desses que foram torturados até a morte por fazer uma imagem de cera de seus opressores?

Em resumo, tal é a verdade sobre a bruxaria. Nos dias vitorianos ela seria chocante., mas, nestes dias de clubes nudistas, seria tão terrível? Parece ser, para mim, uma espécie de festa de família na qual se tenta um experimento científico de acordo com as instruções de um livro.

Eu gostaria, agora, de tratar da visão, muito freqüentemente sustentada, de que a bruxaria tem conexões com o demonismo. O próprio sr. Summers parece pensar que a questão está resolvida apenas porque a Igreja católica romana disse que o culto é diabólico, e o livro do sr. Pennethorne Hughes também dá a impressão de que a bruxaria seria um culto ao mal. O Sr. Hughes diz na página 128:

"Enquanto o culto declinava, alguma prática comum deve ter sido perdida, pois por volta do século XIX os praticantes caseiros do demonismo autoconsciente meramente conduziam a Missa Negra do catolicismo invertido. Na época dos julgamentos havia obviamente uma espécie de serviço formal bastante separado do crescendo da dança da fertilidade. Numa era católica, seria muito parecido com o conhecido esplendor das celebrações da própria Igreja, com velas, vestes e uma paródia de sacramento. Deveria ser conduzida por um sacerdote destituído, usando hóstias com o nome do diabo estampado em vez do de Jesus e o enlameamento do crucifixo - para insultar os cristãos e agradar ao Demônio. O próprio Demônio recebia orações e homenagens. Uma liturgia do diabo era repetida, havia um sermão zombeteiro e uma absolvição feita com a mão esquerda e uma cruz invertida."

Aqueles presentes nesses encontros, ele trata da seguinte maneira (página 131):

"Alguns eram, talvez, pessoas com perversões reprimidas e tinham vergonha ou orgulho culpado; alguns eram apenas membros de uma dinastia primitiva, já quase desaparecida, mas ainda seguindo os passos de seus pais, sabendo que a Igreja os desaprovava, mas encontrando nisso satisfação física e psicológica. Alguns eram extáticos. 'O Sabá', disse um deles, 'é o verdadeiro paraíso'."

O Sr. Hughes não diz por que ele pensa que eles teriam aberto mão de seus próprios ritos, que eram feitos com um propósito definido e produziam resultados definitivos, para simplesmente parodiar os de uma fé estranha. Presenciei diversos desses rituais e declaro que a maior parte do que ele diz não é verdadeiro. Pode haver uma dança da fertilidade, mas os outros ritos são simples e têm um propósito, e de nenhuma maneira se parecem com os da católica romana ou qualquer outra Igreja que eu conheça. É verdade que às vezes há cerimônias curtas em que bolos e vinho são abençoados e comidos (elas dizem que, nos antigos tempos, hidromel e cerveja eram freqüentemente usados). Pode até ser uma imitação do ágape cristão primitivo, a Festa do Amor, mas não há nenhuma sugestão de que o bolo se torne carne ou sangue. A intenção da cerimônia é ser um curto repasto, embora seja definitivamente religioso.

As sacerdotisas usualmente presidem. Velas são usadas, uma para ler o livro e outras em torno do círculo. De forma alguma isso se parece com a prática de qualquer seita religiosa que eu conheça. Não acho que possa ser chamado "imitação do esplendor da Igreja".

Não há crucifixos, invertidos ou o que seja, não há sermões, zombaria e nenhuma absolvição ou hóstias, salvo o bolo e o vinho já mencionados. O incenso é usado, mas tem um propósito prático. Não há oração ou homenagem ao diabo, nem liturgia, ou mal, nem nada do tipo, nada é dito de trás para a frente e não há gestos com a mão esquerda; de fato, com a exceção de ser um serviço religioso e de todos os serviços religiosos serem semelhantes, os ritos não são de forma alguma imitação de nada que eu tenha visto. Não digo que nunca tenha havido demonistas. Apenas digo que, até onde conheço, as bruxas não fazem as coisas de que são acusadas e, conhecendo como conheço suas religiões e práticas, não penso que elas já as tenham feito.

Naturalmente, é impossível falar por todas. Já li que sacerdotes e clérigos foram condenados por todos os crimes que há na lei inglesa, e nà Ilha de Man sacerdotes foram condenados por ter cantado salmos de destruição contra povos (ver Isle ofMan N. M. &A. Soe. Proceedings, vol. V, 1946), o que, ao menos para mim, é um novo crime; mas isso não significa que a maioria dos sacerdotes e clérigos sejam criminosos. Também não penso que seja justo acusar as bruxas de pervertidas enrustidas. Elas podem ser chamadas de seguidoras de uma religião primitiva, já em vias de desaparecimento; elas seguem os passos de seus pais, sabendo que a Igreja desaprova suas práticas, mas encontrando nisso satisfação física e psicológica. Não se pode dizer o mesmo dos budistas e xintoístas? Eles têm antigos e, para eles, bons ritos e não se preocupam se os outros os desaprovam.

Tudo o que importa é: estão no bom caminho? Aprendi a tolerância nos muitos anos que passei no Oriente e, se alguém acha que o verdadeiro paraíso está nos ritos budistas, no Sabá ou na Missa, fico contente por ele da mesma forma.

Se me fosse permitido revelar todos os seus rituais, seria fácil provar que as bruxas não são demonistas; mas os juramentos são solenes e as bruxas são minhas amigas. Eu não gostaria de ferir seus sentimentos. Elas têm segredos que lhes são sagrados. Têm grandes razões para seu silêncio. Porém, tenho permissão para fazer um resumo de seus ritos. Isso pouco diz, pois além dos ritos elas próprias pouco conhecem. Por uma razão qualquer, elas mantêm o nome de seu deus ou deusa em segredo. Para elas, o culto existiu imutável desde o princípio dos tempos, embora haja uma vaga noção de que o antigo povo veio do Oriente, possivelmente como resultado da crença cristã de que o Leste é o lugar sagrado de onde tudo nasceu. Deve-se notar que as bruxas começam pelo Leste a formar o círculo, e a imagem do deus ou deusa é usualmente posta a leste. Pode ser simplesmente porque o Sol e a Lua nascem no Leste, por causa da posição do altar ou por qualquer razão desconhecida, uma vez que na verdade as invocações principais são dirigidas ao Norte. Não me foi dada nenhuma razão para isso; mas tenho idéia de que nos tempos antigos acreditava-se que o paraíso era no Norte, sendo que elas afirmam que as Luzes do Norte são as luzes de seu paraíso, embora comumente se pense que ele é sob a terra ou em uma colina oca. Deve-se notar, também, que a mitologia escandinava faz do Norte a morada dos deuses e que no mito gaélico o Sul, freqüentemente camuflado como a "Espanha", é o mal ou o inferno. Presumivelmente, seu oposto, o Norte, é o paraíso.

Assisti a uma cerimônia muito interessante: o Caldeirão da Regeneração e a Dança da Roda, ou Yule, para fazer com que o sol renasça, ou com que o verão retome. Em tese, deveria acontecer em 22 de dezembro, mas hoje em dia é realizada na data mais próxima em que seja conveniente para todos os membros. A cerimônia começa da maneira usual. O círculo é construído e purificado, sendo também os celebrantes purificados da maneira usual e os procedimentos normais do culto são cumpridos. Então a pequena cerimônia é realizada (geralmente chamada "Atraindo a Lua"). A grande sacerdotisa é vista como uma encarnação da deusa. Segue-se a cerimônia do Bolo e do Vinho. Então um caldeirão (ou algo que o represente) é posto no meio do círculo, cheio de aguardente, e inflamado. Várias ervas, etc, são adicionadas. Então as sacerdotisas ficam perto dele, na posição de pentágono (deusa). A Grande sacerdotisa fica de pé no lado oposto do caldeirão, liderando o canto. As outras formam um círculo, segurando suas tochas. Estas foram acesas no caldeirão em chamas e elas dançam em torno na direção "solar", ou seja, no sentido horário. O canto que ouvi foi o seguinte, embora outros sejam também usados:

"Rainha da Lua, Rainha do Sol Rainha dos Céus, Rainha das Estrelas Rainha das Águas, Rainha da Terra Traga a nós o Filho da Promessa!4

É a grande mãe que o dá à luz

É o Senhor da Vida que renasceu

A escuridão e as lágrimas são deixadas de lado

Quando o Sol aparece de manhã

Sol Dourado das Montanhas

Ilumina a Terra, Acende o Mundo,

Ilumina os Mares e os Rios

As tristezas são deixadas de lado, alegria no Mundo

Abençoada seja a Grande Deusa Sem princípio, sem fim Infinita pela eternidade I.O.EVO.HE seja abençoado."

Elas dançam em roda furiosamente, gritando:

"I.O.EVO.HE

Abençoado seja I.O.EVO.HE seja abençoado".

Algumas vezes os pares se dão as mãos e pulam sobre o caldeirão em chamas, como pude ver. Quando o fogo se extingue, a sacerdotisa comanda as danças usuais. Segue-se a isso uma festa.

Haverá algo muito mau ou terrível nisso? Se fosse realizado em uma Igreja, omitindo-se a palavra deusa ou substituindo-a pelo nome de um santo, alguém faria objeções?

Estou proibido de falar de outros ritos por serem definitivamente mágicos, embora eles não façam mais mal do que este. Mas elas não querem que se saiba como fazem para aumentar seu poder. As danças que se seguem parecem mais brincadeiras de criança do que danças modernas — podem ser tempestuosas e barulhentas, com muito riso. Na verdade, são mais ou menos brincadeiras de crianças realizadas por gente crescida e, como brincadeiras, têm uma história ou são feitas para um propósito muito mais definido do que simples diversão.

Tenho permissão também para dizer pela primeira vez na imprensa a verdadeira razão de a coisa mais importante na cerimônia ser o "Arranjo do Círculo". Elas dizem que o círculo está "entre os mundos", ou seja, entre este mundo e o próximo, o domínio dos deuses.

O sol, tido como renascido.

O círculo tal qual é mostrado em pinturas pode ou não ser usado. Não é conveniente marcá-lo com giz, tinta ou nada assim, para mostrar onde está; mas marcas no tapete podem ser utilizadas. Os móveis podem ser dispostos de forma a marcar as bordas. O único círculo que importa é o que é desenhado antes de cada cerimônia com uma espada mágica afiada ou uma faca, conhecida como o Athame das bruxas ou a Faca de Punho Negro, que possui sinais de magia no cabo e é a mais usada. O círculo tem geralmente nove pés de diâmetro, a não ser que seja feito com um propósito muito especial. Há dois círculos externos, separados em seis polegadas, de forma que o terceiro círculo tenha o diâmetro de onze pés. Após desenhado, esse círculo é cuidadosamente purificado, assim como todos os que celebrarão o rito. As bruxas dão grande importância a isso, uma vez que dentro do círculo está o domínio dos deuses.

É necessário que haja uma distinção clara entre este e o trabalho de um mago ou feiticeiro, que desenha um círculo no chão e o fortifica com palavras carregadas de poder e invocações (ou tentativas de evocar) de espíritos e demônios para obedecer a suas ordens. Nesse caso, o círculo impede que eles lhe possam fazer mal; ele não ousaria sair dali.

O Círculo das Bruxas, por outro lado, é para manter o poder que elas acreditam fazer crescer de seus próprios corpos e para evitar que ele seja dissipado antes que elas possam moldá-lo à sua vontade. Elas podem pisar fora ou dentro se o desejarem, mas isso envolve alguma perda de poder, de forma que elas evitam fazê-lo tanto quanto possível.

As pessoas tentam fazer-me dizer que, nos ritos, caveiras ou outras coisas repulsivas são usadas. Eu nunca vi tais coisas, mas elas me contaram que nos tempos antigos, às vezes, quando o Grande Sacerdote não estava presente, uma caveira e ossos cruzados eram usados para representar o deus, morte e ressurreição (ou reencarnação). Em nossos dias, a Grande Sacerdotisa está em posição de representar a caveira com os ossos cruzados, ou morte, e se move para outra posição, o pentágono, representando a ressurreição, durante o rito. Suponho que o tipo de bruxa herbalista da aldeia antiga possa ter usado caveiras e ossos e outras coisas para impressionar o povo, já que isso era esperado delas. Elas eram boas psicólogas e, se um paciente fosse convencido de que um remédio amargo seria bom para ele, a mistura da bruxa certamente teria um gosto horrível - e conseqüentemente curaria. Se as pessoas acreditassem piamente que mambo-jambo com caveiras e ossos davam à bruxa poder para curar ou matar, então as caveiras e os ossos estariam ali, já que as bruxas eram provocadoras; aquilo fazia parte de seu repertório.

Diz-se freqüentemente que a realização da Missa Negra é parte da tradição da bruxaria; mas, para usar as palavras do Dr. Joad, "tudo depende do que se quer dizer" com Missa Negra. No meu entender, é uma paródia blasfema da missa católica. Nunca vi nem ouvi falar disso como tendo relação com o culto e não acredito que esse já tenha sido um de seus ritos. Os ritos são realizados com certos propósitos. Isso leva tempo, mas quando terminados a assembléia faz uma pequena refeição, depois dançam e se divertem. Eles não têm tempo ou inclinação para cair na blasfêmia. Alguém já ouviu falar em pessoas se incomodando para realizar uma paródia de um rito budista ou maometano?

Outra coisa que sempre entendi foi que, para realizar uma Missa Negra, seria necessário um sacerdote católico que realizasse uma transubstanciação válida: o Deus presente na hóstia seria profanado. A menos que fosse uma comunhão válida, não haveria profanação. Eu me surpreenderia por encontrar um padre católico entre as bruxas em nossos dias, embora no passado se dissesse que muitos tomavam parte nos cultos. Sugeriu-se que as bruxas não realizavam a Missa Negra, mas que as pessoas se tornavam bruxas obtendo hóstias, seja roubando o sacramento das igrejas ou recebendo a comunhão, mantendo-a debaixo da língua e por fim guardando-a no bolso; assim elas eram levadas aos ritos e profanadas. Durante toda a minha vida, ocorreram problemas por sacerdotes e missionários terem destruído ou profanado figuras de deuses bárbaros e também creio que alguns homens de Igreja não-conformistas obtiveram hóstias consagradas e as levaram ao ridículo. Mas eu nunca ouvi falar que isso os fizesse bruxos, e não creio que bruxas o fizessem ou façam. Por outro lado, houve diversas ocorrências de hóstias consagradas sendo usadas de maneira não-ortodoxa por pessoas do povo que não eram bruxas; para acabar com incêndios ou erupções vulcânicas, por exemplo, ou para pendurar no pescoço como amuleto, para trazer a boa fortuna, afastar o mal e, especialmente, impedir ataques de vampiros; mas tudo isso foi feito por crentes. Uma bruxa não faria tais coisas, uma vez que acredita poder fabricar amuletos muito mais poderosos sozinha.

Acredito, porém, que algumas vezes a Missa Negra é realizada. Eu costumava duvidar disso; mas, em fevereiro de 1952, eu estava em Roma e me disseram que padres e freiras destituídos a celebravam de tempos em tempos. Meus informantes garantiram poder arranjar tudo para que eu assistisse a uma delas, mas me custaria vinte libras; eu não tinha dinheiro estrangeiro suficiente ou teria comparecido, para resolver essa questão para minha própria satisfação. Imagino que fosse provavelmente um espetáculo armado para turistas, embora a pessoa responsável houvesse me informado que não.

Resumindo, acredito que as pessoas podem realizar Missas Negras às vezes para fazer medo, ou com intenção má; mas não creio que essas pessoas sejam bruxas, ou que saibam algo sobre bruxaria. Por acaso, encontrei mais de uma bruxa em Roma, embora as bruxas se mantenham distantes, e elas nada sabiam sobre a Missa Negra.

Ser iniciada no culto das bruxas não dá a uma bruxa poderes sobrenaturais da forma como os vejo, mas são dadas instruções, em termos bastante velados, sobre processos para desenvolver diversas clarividências e outros poderes, naqueles que já os possuem naturalmente. Se eles nada têm, nada podem criar. Alguns desses poderes são afins ao magnetismo», mesmerismo e sugestão, e dependem da possibilidade de se formar uma espécie de bateria humana, combinando vontades humanas para influenciair pessoas ou acontecimentos a distância. Elas têm instruções sobre comco aprender essas práticas. Seriam necessárias muitas pessoas por um longo tempo, se é que entendi bem. Se essas artes fossem mais difundidas e pra-ticadas em nossos dias, poderíamos chamar à maioria delas espiritualismo), mesmerismo, sugestão, P. E. S., Ioga ou mesmo ciência cristã; para uma bruxa tudo isso é Magia, e a magia é a arte de obter resultados. Para tal, certos processos são necessários e os ritos são feitos de forma a empregar esses processos». Em outras palavras, você é condicionado a eles. Este é o segredo do culto».

Não digo que esses processos sejam o único modo de desenvolver & poder. Presumo que clarividentes profissionais, por exemplo, têm algum método de ensino ou treinamento para desenvolver o poder que possuem naturalmente. E possível que seu método seja superior ao da bruxaria; possivelmente, eles conhecem o sistema das bruxas e todo o ensinamento envolvido, mantendo-os como um segredo de profissão. As bruxas também crêem que, de um modo misterioso, "dentro do círculo elas estão entre os mundos" (este mundo e o próximo) e que "o que acontece entre os mundos nada tem a ver com este mundo". Para formar sua bateria de vontades;, inteligências masculinas e femininas são necessárias em pares. Na praticai, são comumente marido e mulher, mas há jovens que fazem ligações que freqüentemente acabam em casamento. Há também, claro, pessoas solteiras, ou alguns cujos consortes respectivos não são, por alguma razão qualquer, membros do culto. Ouvi de alguns puristas convictos que nenhum homem ou nenhuma mulher casada deveria pertencer, ou assistir, a nenhum clube ou sociedade à qual seus respectivos parceiros não pertencessem; mas tais visões estreitas não são parte da bruxaria.

A bruxaria não foi, e não é, um culto para todos. A não ser que você tenha uma atração para o oculto, um senso de fantástico, um sentimento que você pode escorregar por alguns minutos deste mundo para o outro mundo de encantamento, ela não terá uso para você. Com ela você pode obter paz, acalmar os nervos e diversos outros benefícios, apenas com & companheirismo, mas para obter os efeitos mais fundamentais você deve tentar desenvolver qualquer poder oculto que possa ter. Mas é inútil tentar desenvolver tais poderes, a não ser que você tenha tempo e um parceiro adequado, não sendo apropriado chamar sua tia solteirona, mesmo se ela for romântica; pois bruxas, para ser realista, têm poucas inibições e se quiserem produzir certos efeitos elas o fazem de maneira simples. Embora a maior parte de suas atividades seja para o bem, ou ao menos não tenham nada de mau, certos aspectos dão à Igreja da Inglaterra e aos puritanos a chance de acusá-las de toda espécie de imoralidades, culto ao Diabo e canibalismo, como já mostrei. A tortura às vezes fez com que algumas pobres coitadas confessassem tais impossibilidades, para induzir o questionador a permanecer longe da verdade. O fato de seu Deus ter chifres fez com que o povo o confundisse com o Diabo. O fato de que as bruxas fossem freqüentemente pessoas de alguma posse que merecesse ser roubada deu o incentivo; a tortura e os ferros em brasa fizeram o resto. O temor cristão e o fogo cristão prevaleceram. Os poucos membros remanescentes do culto retiraram-se e continuam em segredo desde então. Estão felizes praticando seus adoráveis antigos ritos. Eles não querem converter: converter significa falar: falar significa aborrecimento e semi-perseguição. Tudo o que desejam é paz.



.

(Gerald Gardner, Excerto de "Bruxaria Hoje")