terça-feira, 6 de outubro de 2009

Transforme!

Transforme Panelas Velhas em Vasos


Quando a panela velha já não faz comida boa, o que fazer? Escolher as mais charmosas e transformá-las em vasos é uma boa alternativa. Os recipientes servem muito bem para plantar ervas aromáticas e temperos – que é bom ter sempre à mão, fresquinhos, na hora de preparar as receitas mágicas. Manjericão, sálvia, salsa, alecrim, manjerona e as pimentas miúdas são ótimas pedidas.

Além deles, a clorofila se adapta com facilidade a diversos ambientes e é utilizada em vitaminas, por ter propriedades digestivas. Num cantinho da cozinha ou na área de serviço, a mini-horta fica tão bonita que dá gosto deixá-la bem à vista. E assim as ervas que brotam na panela vão direto para outra panela.

Você vai precisar de:


• Panelas
• Mudas de ervas
• Terra adubada (há pacotesprontos em lojas de plantas)
• Bolinhas de argila ou pedaços de cascalho
• Martelo
• Prego grande


Limpe a panela e faça alguns furos no fundo com o prego e o martelo. Apoie em uma superfície de madeira que possa ser furada e peça a ajuda de alguém para segurá-la. A quantidade de furos pode variar de quatro a oito, dependendo do tamanho da panela. Os buracos servem para drenar a água na hora da rega e para que a raiz da planta possa respirar. Depois coloque no fundo uma camada de bolinhas de argila ou de pedaços de cascalho, que irão ajudar na drenagem da água. Encaixe a muda no centro da panela e complete com a terra adubada. Os vasos com temperos devem ser colocados em locais onde a luz solar não incida diretamente sobre as plantas, mas que seja bem iluminado e ventilado. Regue as plantas a cada dois dias.


(Fonte: Revista Vida Simples)