quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Caldeirão e Colher de Pau

“Toda mulher que cozinha também é uma bruxinha. Com ingredientes simples e temperinhos mágicos conseguimos transformar ingredientes populares em pratos magníficos, que encantam paladares dos mais exigentes...”

(Marcia Frazão)

Pavê de Frutas

2 xícaras de banana cortada em rodelas
2 xícaras de mamão cortado em pequenas fatias
2 Xícaras de maçã nacional vermelha cortada em pequenas tiras
8 colheres de sopa de aveia
50g de passas
1 copo americano de água
½ xícara de leite de coco grosso
1 ½ xícara de iorgute natural(fresco)
3 colheres de sopa de ricota
açúcar a gosto

leve ao fogo a água, a aveia e o açúcar, mexendo sempre até formar um mingau. depois de cozinho e já com fogo desligado, acrescente o leite de coco. Deixe esfriar.

Em um refratário, ponha as frutas misturadas com as passas, por cima o creme de aveia, finalizando a última camada de iorgute misturado com a ricota amassada e o açúcar a gosto. Esta mistura tem que ficar um creme homogêneo. Ponha-o no congelador e sirva com calda de ameixa.

Canja de galinha para Yule

1 peito de franco ficado ou filé de frango
3 dentes de alho amassados
1 cebola ficada
1 tomate picado
2 tabletes de caldo de galinha
1 xícara (das de chá) de arroz cru, lavado e escorrido
1 cenoura ralada
2 colheres (das de sopa) de azeite de oliva
Cheiro verde a gosto
Queijo parmesão ralado

Coloque o azeite em uma panela e doure o alho, quando ele estiver amarelinho adicione o frango e deixe fritar. Acrescente a cebola, o tomate, os tabletes de caldo de galinha e refogue até formar um molho um pouco seco. Coloque então o arroz e a cenoura, adicionando água fervente até cobrir tudo.Tampe a panela e deixe engrossar.sirva quando todos os ingredientes estiverem macios (colocando, se necessário, mais água fervente no cozimento).

Sopa de tomate

1 cebola picada
2 colheres (das de sopa) de manteiga
250g de tomates
Sal
Salsinha
Orégano
1 tablete de caldo de carne
1 xícara (das de chá) de arroz lavado e escorrido
Pedaços de pão torrado

Coloque a manteiga na panela e acrescente a cebola, doure-a. Acrescente os tomates em pedaços e tempere com sal, um galinho de salsinha e uma pitada de orégano, deixando refogar com a panela destampada. Retire do fogo, bata tudo no liquidificador e leve o creme obtido ao fogo juntando o caldo de carne dissolvido em 1 litro de água fervente e o arroz. Deixe cozinhar até que o arroz fique mole. Sirva com os pedaços de torrada.

Bolo de Canela

Ingredientes:

4 ovos
2 xícaras de trigo
2 xícaras de açúcar
2 xícaras de leite morno
2 colher de sopa de canela
3 colheres de sopa de margarina
1 colher de sopa de fermento em pó Royal

Preparo.

Bata a margarina no liquidificador até ficar um creme esbranquiçado, acrescente as gemas e o açúcar e vá batendo até formar um creme homogêneo. Comece a acrescentar o leite morno sem parar de bater… Em seguida comece a acrescentar o trigo com a ajuda de uma colher e por fim acrescente a canela. Reserve…

Use a batedeira para bater as claras em neve. É preciso que a clara em neve fique bem firme. Por isso, comece batendo em velocidade reduzida e vá aumentando gradativamente a velocidade. Quando estiver bem firme, comece a acrescentar a outra massa e bata por alguns instantes para que todos os ingredientes fiquem bem misturados…

Prepare o fermento com o auxílio de um pouco de leite morno e junte a massa, batendo em velocidade reduzida, para que a massa ganhe corpo.

Em assadeira redonda de fundo solto, devidamente untada com margarina, despeje a massa e leve ao forno pré aquecido por aproximadamente 25 (vinte e cinco) minutos.

P.S:O tempo de cozimento da massa varia sempre de acordo com o tipo de forno e de gás utilizado, portanto, para verificar se o bolo está devidamente assado, você pode abrir o forno cuidadosamente após começar a sentir aquele tradicional cheirinho de bolo assado que percorre o ar e ao fazê-lo, bata suavemente com uma das mãos sobre a massa do bolo para sentir a densidade do bolo. Se estiver firme, é sinal de que já está assado. Há quem faça uso de um palito de dente ou de um garfo. Em ambos os casos, se o palito ou o garfo saírem devidamente limpos, é sinal de que o bolo está pronto.

Cobertura do bolo.

1/2 lata de leite condensado
1 xícara de leite
2 colheres de sopa (rasas) de margarina
03 colheres de sopa de chocolate em pó

Leve todos os ingredientes ao fogo brando, mexendo lentamente, sempre no sentido horário, até engrossar. O ponto para tirar do fogo é de brigadeiro mole

P.S: Depois de retirar do fogo, faça uso de uma colher de pau para bater a cobertura como se fosse bater um bolo a moda antiga. Faça isso por uns dois minutos. iSSO que ajuda a açÚcarar a cobertura, criando aquela casquinha gostosa sobre o bolo.

Bebida de Mabon

Uma das bebidas tradicionais em Mabon é a que é feita a partir da Sidra de Maçã.
É considerada uma bebida sagrada devido ao seu significado: a maçã rege o coração, a sidra representa o eu. Tal combinação já é considerada pelas Bruxas uma poção do amor devido a manipulação desses ingredientes em conjunto. Então temos a canela que representa o Sol e sua essência de luz e libertação. Ao ingerirmos esta bebida, é como se estivessemos alimentando nosso corpo com tudo aquilo que é considerado vital a nossa existência. A luz do sol e o amor…

O simbolismo que envolve o processo de preparo é ainda mais interessante porque essa bebida só pode ser preparada pela pessoa mais velha da casa, devido a sabedoria adquirida durante a vida e a possibilidade de transmitir seus dons aos outros…

Para fazê-la você vai precisar de 03 ingredientes:

-01 sidra de maçã
-02 colheres de sopa (rasa) Canela em pó
-Fatias de uma maçã com a casca
-01 copo de água

Procedimento:

Leve ao fogo á agua e deixe abrir fervura, então acrescente as fatias de maçã, uma a uma, mexendo sempre com uma colher de pau. Desligue o fogo e acrescente a canela. Mexa três vezes no sentido horário e tampe.

Quando o chá estiver frio, despeje a sidra numa vasilha para ponche e por fim deite o chá sobre a sidra, misturando lentamente…

O melhor é que essa bebida seja servida em temperatura ambiente, mas há aqueles que a preferem quente. Nesse caso, é melhor você descobrir qual a sua preferência…

Bacalhau de Marte

Sobre a Receita:Para aumentar o dinamismo e a iniciativa.

Igredientes:

1 Kg de Bacalhau
1 cebola
2 Dentes de alho
Azeite
2 Pimentas dedo de moça
3 Pimentões Vermelhos
Sal a gosto
Manjericão
Bananas
Manteiga para fritar
Rum

Modo de Preparo:

Deixe de molho o bacalhau de um dia para o outro, trocando de água pelo menos duas vezes. No dia seguinte, escorra e seque bem. Limpe o bacalhau e desfie.
Em uma frigideira, derreta um pouco de manteiga com azeite, junte o bacalhau e refogue até que fique desmanchando. Limpe as pimentas e pimentões, retire as sementes, corte em pedacinhos e adicione ao bacalhau. Cozinhe por mais alguns minutinhos, regue com o rum, pedindo para que a força do planeta Marte traga mais força, dinamismo e iniciativa nesse momento. Prove o sal. enquanto o bacalhau estiver no fogo, descasque as bananas, corte em rodelas e frite na manteiga. Sirva o bacalhau rodeado com banana e manjerição.

Salada de Vênus

Rendimento: 2 porções

-2 folha(s) de alface lisa
-2 folha(s) de alface crespa
-1/2 xícara(s) (chá) de palmito em fatias
-2 unidade(s) de maçã verde em cubos pequenos
-1/4 xícara(s) (chá) de agrião
-2 unidade(s) de torrada(s)
-1/2 maço(s) de hortelã picado(s)
-1 kg de tomate em fatias
-1/4 unidade(s) de pepino em cubos pequenos
-quanto baste de iogurte natural
-quanto baste de suco de limão siciliano
-quanto baste de queijo branco em cubos pequenos
-quanto baste de azeitona preta para decorar

Deixe o pepino marinando em uma misture de limão com açúcar. Reserve.
Em um prato arrume as folhas de alface e agrião, coloque as torradas e por cima o queijo branco, as fatias de tomate e as maçãs em cubos.
Faça um molho com o suco de limão, sal, iogurte, pepino e a hortelã. Em seguida tempere a sçada com esse molho e enfeite com o palmito e as azeitonas.
.
Milk Shake da Bruxa

Sobre a Receita:Para Sexualidade

Igredientes:

-1 Litro de iogurte integral (Vênus)
-6 cubos de gelo (água)
-6 colheres de sopa de mel (lua)
-2 colheres de sopa de água de rosas (Vênus)

Modo de Preparo:

Coloque o iogurte, a água de rosas e o mel em um liquidificador e bata. Acrescente os cubos de gelo e misture até que o iogurte esteja batido. Sirva em copos altos com pétalas de rosas.
Acenda um incenso de rosas. Consagre essa bebida a Deusa Vênus.

Farfalle de Primavera

- 500 g de farfalle cozido em água e sal até ficar ao dente
- 1 cenoura em cubinhos, branqueados
- 100 g de azeitonas verdes sem caroços, picadas
- 200 g de presunto de peru light em cubinhos
- 150 g de queijo prato light em cubinhos
- 1/2 pimentão verde em cubinhos
- 1/2 maço de cheiro verde, bem picado
- 15 tomates sweet grape ou tomates cereja, partidos em 4
- azeite suficiente
- sal
- pimenta
- 1 colher de mostarda

Cozinhe o farfalle(macarrão gravatinha), ao dente, passe pela água fria, escorra muito bem e reserve.
Ferva um pouco de água, coloque a cenoura em cubos, cozinhe por 1 minuto, escorra e transfira os cubinhos para uma vasilha com água gelada. Chamamos esse método de "branquear" o legume. Escorra os cubinhos de cenoura e reserve.
Pique todos os outros ingredientes e junte à massa cozida.
Tempere com sal, pimenta, manjericão, azeite e mostarda, leve para a geladeira por meia hora e sirva como prato único.

Rosca de frutas cristalizadas para o BELTANE

· 30 g de fermento biológico
· 1 xícara de leite
· 1/2 xícara de chá de açúcar
· 1/2 kg de farinha de trigo
· 3 ovos
· Reserve um pouco de gema para pincelar
· 150 g de margarina
· 500 g de frutas cristalizadas
· 1 colher de café de sal
· 1 colher de sopa de açúcar cristal

Modo de Preparo

Dissolva o fermento no leite com o açúcar e 1 xícara de farinha de trigo, formando um mingau
Cubra e deixe descansar por 50 minutos
Acrescente os ingredientes restantes, menos o açúcar cristal, e amasse até formar bolhas
Cubra e espere crescer até dobrar de volume
Abra a massa em retângulo
Dobre a massa em 3 partes no sentido da largura, depois corte em 3 tiras e trance, assim a rosca ficará comprida
Se preferir, junte as pontas formando uma rosca redonda
Pincele com a gema polvilhe o açúcar cristal e deixe crescer até dobrar o volume
Asse em forno moderado, pré-aquecido, por aproximadamente 35 minutos.

Bolo dos Anjos

Rendimento: 10 porções

6 colher(es) (sopa) de manteiga

1/2 xícara(s) (chá) de gordura vegetal hidrogenada
1 1/2 colher(es) (chá) de essência de baunilha
1 xícara(s) (chá) de creme de leite fresco
2 1/4 xícara(s) (chá) de farinha de trigo
1 1/2 xícara(s) (chá) de açúcar
1 colher(es) (chá) de sal
1 colher(es) (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher(es) (chá) de fermento químico em pó
1/2 xícara(s) (chá) de coco ralado(s)
4 unidade(s) de clara de ovo em neve

Bata a manteiga com a gordura, a baunilha e o creme de leite até obter um creme. Adicione os ingredientes secos e bata vigorosamente até obter uma mistura homogênea. Acrescente as claras e continue batendo por mais 2 minutos. Asse em forno moderado, previamente aquecido, por aproximadamente 30 minutos.

Pão Borboleta

Rendimento: 1 porção

1 tablete(s) de fermento biológico fresco
1/4 xícara(s) (chá) de água morna(s)
1/2 xícara(s) (chá) de leite
1/4 xícara(s) (chá) de manteiga

1 colher(es) (sopa) de açúcar
1 colher(es) (chá) de sal
2 unidade(s) de ovo
2 xícara(s) (chá) de farinha de trigo

Dissolva o fermento na água morna; deixe descansar por 5 minutos. Ferva o leite e depois acrescente a manteiga, o açúcar e o sal; deixe amornar. Adicione os ovos, o fermento e a farinha. Sove vigorosamente; cubra a massa e deixe-a descansar por aproximadamente 1 hora. Transfira a massa para uma fôrma de pão e deixe-a dobrar de tamanho. Derreta um pouco de manteiga (cerca de 2 colheres de sopa) e despeje sobre a massa antes de colocá-la no forno. Asse por uns 20 minutos.

Néctar de Afrodite

Rendimento: 8 porções

-8 unidade(s) de filé de frango
-quanto baste de sal
-quanto baste de pimenta-do-reino branca
-2 colher(es) (sopa) de farinha de trigo
-2 unidade(s) de ovo
-200 gr de castanha-de-caju torrada(s) e moída(s)
-3 unidade(s) de manga fatiada(s)
-quanto baste de manteiga

Tempere os filés de frango com sal e pimenta-do-reino. Depois, passe-os na farinha de trigo e, em seguida, nos ovos batidos e nas castanhas picadas. Se for necessário, use mais farinha, ovos e castanhas para empanar os filés. Frite-os na manteiga, tendo o cuidado de dourá-los uniformemente. Retire os filés da frigideira e mantenha-os quentes. Passe as fatias de manga na
frigideira que já foi utilizada para a fritura dos filés, mas apenas ligeiramente, só para esquentá-las. Arrume os filés numa travessa bem bonita e coloque as fatias de manga sobre eles.

Bacalhau à Bruxa de Valpaços

Ingredientes:

(para 6 pessoas)

* 1 kg de bacalhau
* 6 cebolas
* 2 alhos
* 1 dl de azeite
* 1 colher de sopa de manteiga
* 50 g de toucinho
* 600 g de batatas
* 3 colheres de sopa de vinagre
* 3 colheres de sopa de farinha de trigo
* 1 ramo de salsa; sal e pimenta.

Preparação:

Deixe o bacalhau a demolhar durante 48 horas. Depois, tire-lhe a pele e as espinhas. Corte as cebolas às rodelas. Pique o toucinho e corte os alhos às tiras. Cubra o fundo do tacho com uma porção das cebolas, sobre estas coloque uma porção de bacalhau e sobre este coloque uma porção de batatas, de toucinho e dos restantes condimentos. Polvilhe com uma colher de farinha. Faça isto sucessivamente até completar três camadas de cada ingrediente. Adicione o azeite, tape o tacho e leve ao lume (cerca de 30 minutos), regando sempre com o próprio molho.

Moça Halloween

Ingredientes:

-banana-nanica (cerca de 100g)
-700 ml de suco de abacaxi concentrado
-meia lata de Leite Moça
-20 cubos de gelo

Decoração

-pedaço de abacaxi
-cereja ao marrasquino

Em um liquidificador, bata a banana com o suco de abacaxi,até obter um líquido espesso. Adicione Leite Moça e triturar o gelo. Sirva imediatamente em copos decorados com pedaços de abacaxi e cereja.

Dica:

A banana deverá ser muito bem batida com o suco de abacaxi, para obter uma batida bem cremosa.

Rendimento: 10 porções