Animais de Poder
Animais de Poder são mais do que seres apenas ou bichinhos, eles atuam como guardiões emprestam suas forças nas horas de perigo e são elos entre nós e o Poder. Simboizam nosso arquétipo interior.
Um animal de poder não é um bichinho simpático que nos acompanha e nos auxilia em nossas aventuras, como costuma acontecer com todos os personagens humanos dos desenhos animados que a minha filha adora.
O animal de poder pode se considerada uma forma de manifestação do nosso poder pessoal.
Esse nosso poder pessoal tem muito a ver com nosso lado primitivo e xamânico, que foi devidamente domado, subornado e castrado pela sociedade, ao longo das gerações. Mas ainda está dentro de nós, e muitas vezes é a parte mais autêntica e verdadeira que temos por trás de nossas obrigatórias máscaras.
Esse poder pessoal primitivo, mas autêntico, pode através daquilo que se chama uma conduta impecável em relação à vida, ser canalizado para se afinar com a mágia natural do universo.
Conduta impecável é agir sempre de acordo com o Caminho que você escolheu conscientemente, seja qual for, sem se desviar dele. Esse tipo de conduta acumula poder. Uma conduta irregular dispersa o poder.
Nosso animal de poder, na verdade, sempre esteve dentro de nós. E é a chave para comunicação com um poder mais alto.
Assim, uma pessoa pode ter uma formiga fortíssima como animal de poder, e outra um leão ou um urso fraquinho. Mas a princípio, o importante é ter um animal de poder ativo. O resto dependerá de outros esforços nossos.
O simbolismo animal está profundamente gravado em nosso inconsciente coletivo. Herdamos sentimentos e recordações inconscientes que condicionam nosso comportamento consciente.
Quando os antigos classificaram as propriedades dos animais de poder, estavam na verdade classificando comparativamente as pessoas, de acordo com a forma como o Poder se aproximaria melhor delas e vice-versa. Estavam dando nome e corpo às existentes formas de aproximação ao nosso poder pessoal.
Mas talvez a forma mais certa de trazê-lo seja chamar por ele na hora da necessidade, e ter o prazer de conhecê-lo em nós, no nosso dia a dia.
Mas isto só poderemos fazer vivendo a retidão e a ética. Então o que é essa ética.
Para Lacan a ética é o bem dizer é a acitação da vida tal como ela está colocada.
A ética é a vontade de fazer um mundo melhor, mesmo que a lei de que esse mundo é bom nunca tenha sido dada e po ai vai, mas outro da falamos mais sobr ética.
O animal de poder é um extremo potencializador de nosso poder pessoal. Buscar e usar um animal de poder é ativar uma forma adequada para contatar e usar o Poder Universal.
O animal de poder já está em nós e segundo a tradição, nosso animal de poder pode se mostrar em sonho, visões, meditações, vivências especificas, danças entre outras maneiras.
Hebhert Oliveira
Os Arquétipos de cada Animal
- Lobo – O PROFESSOR
O Lobo é o desbravador, o precursor de novas idéias. E aquele que sempre retoma ao seu clã para ensinar e compartilhar os conhecimentos adquiridos. O lobo tem apenas uma companheira durante toda a sua vida e possui o espírito fiel como o do Cachorro. Quando observamos de perto os Lobos, notamos de imediato que eles possuem um grande sentimento de família em relação aos demais membros da alcatéia, sem que isto afete, no entanto, o forte individualismo característico da espécie. Este comportamento faz com que os Lobos se assemelhem muito a nos, os humanos, pois também conjugamos a capacidade de integrar uma sociedade sem que isto afete nossa individualidade ou impeça a existência de nossos sonhos e anseios pessoais.
Na Grande Nação das Estrelas, o Lobo é representado pela Estrela do Cachorro, Sirius, da qual, segundo as antigas tradições, vieram nossos mestres. Para os egípcios do tempo dos faraós, assim como para a tribo africana Dogan na época atual, Sirius é a morada dos Deuses. E uma coincidência impressionante o fato de que os índios norte-americanos também pensassem o mesmo e tenham adotado as pessoas do totem do Lobo como professores.
O Lobo tem os sentidos muito aguçados e tem na lua a sua aliada de poder. À lua simboliza a energia psíquica, e também o inconsciente que guarda os segredos da sabedoria e do conhecimento. Ao uivar para a lua, o Lobo manifesta seu desejo de entrar em contato com as novas idéias que se ocultam sob a superfície da mente consciente. À magia do Lobo fortalece e estimula o professor que existe dentro de cada um de nós. O totem do Lobo nos estimula a ensinar as crianças da Terra a viver em harmonia e a compreender o Grande Mistério e o sentido da vida.
- Águia
A energia da Águia representa a força do Grande Espírito, a conexão direta com o Divino. É a capacidade de viver na esfera espiritual e, ainda assim, ter os pés no chão, continuar ligado, equilibradamente, à vida nesta Terra. Pairando nas alturas, em meio às nuvens, a Águia está perto do firmamento, onde reside o Grande Espírito. Voando sempre nas alturas, a Águia percebe rapidamente todo e qualquer movimento de evolução na trajetória geral da vida.
As penas de Águia são consideradas os mais sagrados instrumentos de cura, tendo sido empregadas há séculos pelos xamãs para limpar a aura dos pacientes que os procuram em busca de remédios para seus males. Dentro do sistema de crenças das tribos indígenas norte-americanas, a Águia simboliza o estado de graça obtido por intermédio do trabalho árduo. Significa a compreensão da existência e a coroação dos testes iniciáticos destinados a liberar os poderes individuais latentes no âmago de cada ser.
Somente depois de ter experimentado os altos e baixos da existência, sem esmorecer na fé de sua conexão pessoal com o Grande Espírito, é que o indivíduo pode obter o direito de aprender e utilizar a magia de cura da Águia e da iluminação. Aprendendo a atacar valentemente seu medo do desconhecido, você ascenderá a uma região na qual as asas de sua alma serão sustentadas pela suave brisa eterna, que nada mais é do que a respiração do Grande Espírito. Alimente o seu corpo, mas alimente ainda mais a sua alma.
- Alce
O Alce perambulava pela floresta em busca de uma companheira. A estação de acasalamento estava no auge e os Alces que costumavam viajar com outros machos haviam se dispersado para encontrar as parceiras que os acompanhariam nesta temporada.
Porém, enquanto o Alce lançava seu chamado floresta afora, ele involuntariamente alertou o Puma da possibilidade de realizar um inesperado banquete.
O Puma cercou o Alce, descrevendo círculos cada vez menores em torno de sua presa à medida que o tempo passava. O Alce percebeu o perigo iminente no momento em que a floresta silenciou de súbito, em muda expectativa, e correu então para as terras altas para tentar escapar de seu agressor. Mas o Puma já o havia precedido e atirou-se sobre ele. Não conseguiu capturá-la porque o Alce disparou à sua frente com incrível vigor, deixando-o exaurido de tanto saltar sobre troncos e pedras na inútil tentativa de capturá-la. O Alce continuou então a subir para as terras altas num ritmo constante e muito acelerado, pois ele sabia que sua única defesa consistia justamente nesta capacidade de ir mais longe e mais rápido do que qualquer um de seus inimigos, utilizando ao máximo suas reservas de energia e sua determinação.
O Alce ensina que sua energia aumentará se você for capaz de manter a disciplina e o ritmo em sua vida. Pode ser que as pessoas do totem do Alce não sejam as primeiras a atingir um determinado objetivo, mas elas certamente o alcançarão incólumes, em plena forma e ainda com reservas de energia para seguir em frente. Tudo é uma questão de encontrar o ritmo adequado para si mesmo. Caso você tenha exigido excessivamente de suas forças nos últimos tempos, é melhor você rever seus planos e traçar uma nova estratégia de ação, para que seja capaz de terminar seu empreendimento sem dar entrada no hospital ou cair enfermo.
- Aranha
A tecelã. Criatividade, a teia da vida, manifestação da magia de tecer nossos sonhos. A aranha tece a teia como tecemos a nossa realidade. Este remédio nos remete à lembrança de que somos nós que criamos a nossa própria realidade.
- Baléia
Registros da Mãe Terra, sons que equilibram o corpo emocional, origens. Através do ritmo e padrões sonoros a baleia nos ensina e escutar a nossa voz interior, a entrarmos em contato com as nossas verdades pessoais e a termos sabedoria para sentir o pulsar do universo.
- Beija-flor
Mensageiro da cura, amor romântico, claridade, graça, sorte, suavidade. O beija-flor se lança no mundo espalhando graça e beleza nos ensinando a apreciar as maravilhas e magias de nossa existência diária. Um dos maiores presentes que podemos obter seguindo seus ensinamentos é o de entender os enigmas e os mistérios que envolvem as dualidades e contradições. É só observar o comportamento desse Animal em relação às plantas e flores para percebemos como a sua presença está relacionada a reprodução.
O beija-flor pode voar em qualquer direção: para cima, para baixo, para esquerda, para a direita e também paralisar no ar, como se estivesse observando e preparando seu próximo passo. Sua presença é pura alegria e sempre provoca reações de admiração.
- Borboleta
Autotransformação, clareza mental, novas etapas, liberdade, renascimento. A borboleta representa os ciclos da vida, movimento e mudança. Elas possuem um período curto de vida. Elas nos preparam para mudanças e progressos. Quando você se sente estagnado e incapaz de se mover, a evolução entre em cena e lhe dá a força necessária para iniciar as mudanças. O medo é normalmente o maior obstáculo para as mudanças.
A borboleta sai da segurança de seu casulo para se deparar com um novo mundo em sua nova forma confiando em suas asas frágeis em um vôo ainda desconhecido.
- Búfalo
Sabedoria ancestral, esperança, espiritualidade, preces, paz, tolerância, força proteção abundância e unidade. Quando ele surge, é hora de agradecer. Dê algo de volta para sua comunidade. Envolva-se com sua vida. Reconheça o Grande Espírito em todas as coisas. Confie e tenha fé. Plante uma árvore, adote um animal. Liberte-se de coisas que não lhe servem mais. Desista de atitudes que não servem mais ao seu novo eu.
O Búfalo nos ensina que a verdadeira prosperidade vem quando nos sentimos agradecidos pelo que possuímos e quando vivemos em harmonia e amor com todos os outros seres.
- Cachorro
Todas as tribos do Sudoeste e da planície dos Estados Unidos possuíam Cachorros. Estes nobres animais freqüentemente alertavam seus donos sobre a aproximação dos inimigos e dos perigos iminentes. Eles ajudavam os caçadores e eram uma preciosa fonte de calor nas longas noites de inverno. Como todas as matilhas possuem diversas linhagens, os Cachorros dos índios do passado eram meio selvagens. No entanto, esta metade selvagem de suas personalidades nunca foi motivo para que os cachorros traíssem a fidelidade inata que sentiam para com seus donos.
O Cachorro sempre foi considerado o servidor ideal do mundo animal ao longo de toda a história. Se uma pessoa pertence ao totem do Cachorro, ela certamente estará sempre servindo aos outros, ou à humanidade como um todo, de alguma forma. São típicos representantes do totem do Cachorro os filantropos, as enfermeiras, os defensores públicos, os soldados, os religiosos e todas as demais pessoas envolvidas em trabalhos de caridade.
O Cachorro era o guardião que protegia a tribo de um ataque surpresa. À figura arquetípica do Cachorro tanto engloba o amor carinhoso do melhor amigo, quanto a energia parcialmente selvagem do protetor que defende valentemente o seu território. Assim como Anúbis, o cão-chacal protetor do antigo Egito, o Cachorro sempre foi um guardião ao longo dos tempos. O Cachorro tanto foi o guardião do inferno quanto dos segredos e dos tesouros secretos, ou de indefesos bebes – enquanto suas mães estavam cozinhando ou trabalhando nos campos. O Cachorro honra seus donos e mantém-se leal à confiança nele depositada.
Se o dono repreender asperamente, ou mesmo surrar seu Cachorro, ainda assim ele será capaz de dedicar amor a esta pessoa que o tratou mal. O Cachorro age assim não porque seja estúpido, e sim porque tem perfeita compreensão das limitações dos humanos e sente compaixão por eles.
- Cágado
Estabilidade, organização, longevidade, honra, paciência, sabedoria. Criaturas exclusivamente terrestres representam determinação e longevidade. Aqueles que o possuem como animal de poder, levam as cargas dos outros além dos próprios pesos de suas experiências. São ótimos terapeutas, mas devem ter cuidado para não assumir o peso dos outros. Ele ainda leva a energia da paciência e perseverança. São muito sensíveis ao ambiente e possuem uma ligação psíquica forte com a mãe terra.
- Castor
Construtor. O castor trabalhar em cooperação para construir a sua casa e isto nos ensina que podemos criar e satisfazer com muito mais poder quando todos envolvidos em questão podem apreciar os talentos de cada um e trabalhar junto em harmonia.
- Cavalo
Poder interior, liberdade de espírito, viagem xamânica, força, clarividência. Mas esta força não podemos fazer mau uso dela, nem desperdiçá-la e nem mantê-la para nós mesmos. Quando compartilhamos o nosso poder com os outros e os ensinamos como eles devem cuidar de seus próprios poderes, a nossa jornada se torna mais rápida e mais agradável.
- Chimpanzé
Viver em harmonia. Os chimpanzés estão muito próximos do homem na escala da evolução e eles podem nos ajudar a restaurar um modo simples de vida que nos dá alegria de viver. Eles podem nos dar alegria, curiosidade e soltura, como também a nossa habilidade para nos tornarmos membros mais completos na comunidade humana e natural.
- Cisne
Graça. Os cisnes nos ensinam a confiar na graça de nosso ser à medida em que ela opera nos planos físicos e espiritual e nos coloca para nos deliciarmos com os dons de nossos corpos físicos e nossas mentes intuitivas.
- Cobra
Transmutação, cura, regeneração, sabedoria, psiquismo, sensualidade. Como as cobras deixam para trás a sua pele, nós podemos deixar para trás as nossas ilusões e limitações para usarmos plenamente a nossa vitalidade e desejos para alcançar a totalidade. O ciclo de transmutação, que consiste em viver-morrer-renascer, é simbolizado pela troca de pele da cobra. A energia da cobra é a energia da totalidade da consciência cósmica e da capacidade de viver todas as experiências de peito aberto, sem oferecer resistência. É a consciência de que todos os elementos da criação possuem o mesmo valor. Assim, se a pessoa estiver centrada, no estado de espírito correto, saberá que aquilo que é normalmente encarado como veneno pode ser comido, digerido, assimilado e transmutado. O veneno sempre pode ser transformado em energias positivas.
Thot, o atlante que mais tarde retomou como Hermes – o pai da Alquimia – criou o símbolo de duas cobras enroladas em uma espada para representar o processo de cura. Cada organismo vivo possui uma porção masculina e uma porção feminina. O processo de fusão da energia masculina com a energia feminina gera uma energia divina, a energia da criação e da transmutação. Quando aceitamos a idéia de que possuímos estas duas energias em nós, podemos criar um espaço para que elas se mesclem e convivam em harmonia.
O totem da Cobra lhe ensina que você é um ser universal. Se você conseguir aceitar e harmonizar todos os diferentes aspectos de sua vida, poderá alcançar a transmutação do seu ser por intermédio da energia do fogo. Essa energia do fogo, atuando no plano material, gera paixão, desejo, procriação e vitalidade física. No plano emocional gera sonhos, ambição, criatividade e coragem. No plano mental gera inteligência, poder, carisma e capacidade de liderança. Quando a energia do fogo atinge o plano espiritual, ela se transforma em sabedoria, compreensão, sentimento de integração com o Todo e de conexão com o Grande Espírito que nos criou.
- Coelho – Medo
Quanto mais focamos em nossos medos, mais os atraímos. O coelho nos ensina a atrair abundância, amor, saúde, e uma toca aconchegante, seca e segura.
- Coiote
Malícia, artifício, criança interior, adaptabilidade, confiança, humor. O coiote é o trapaceiro. Quando estamos levando a nossa vida muito seriamente, o coiote nos ensina a rir de nós mesmos. Ele é também o reforçador karmico, nos lembrando que o que fizermos aos outros, será feito a nós.
- Coruja
Habilidades ocultas, visão interior; ou ainda, ver na escuridão, a vigília, a sombra, sabedoria antiga e clarividência. A coruja possui a habilidade de ver coisas que as vezes nos escapam. O dom deste remédio é não nos enganarmos com as aparências externas e descobrir a verdade por trás delas. A energia da Coruja é simbolicamente associada a clarividência, projeção astral e magia, tanto em sua vertente branca quanto na negra. Na tradição indígena norte-americana, a Coruja é chamada de Águia da Noite por diversas tribos. Segundo a tradição, a Coruja mora no Leste – o lugar da iluminação. Desde os tempos imemoriais a humanidade tem temido a noite e a escuridão, aguardando ansiosamente pelo advento das primeiras luzes da madrugada. Inversamente, a noite é amiga da Coruja.
A Coruja caça suas presas à noite, porque ela pode enxergar perfeitamente no escuro, assim como é capaz de discernir e identificar com precisão qualquer som ouvido em suas expedições noturnas, o que faz dela uma grande caçadora. Alguns nativos temem a Coruja e chamam suas penas de penas da ilusão. Asplumas da Coruja são silenciosas, de modo que é impossível escutar o vôo da Coruja, mas a presa percebe imediatamente quando a Coruja a captura, porque tanto seu bico quando suas garras são muito afiados.
As vezes a energia da Coruja é utilizada por bruxos e feiticeiras. Se você pertence ao totem da Coruja, é bem possível que seja atraído pelas ciências ocultas e finde por se dedicar às práticas de magia. Se pertencer ao totem da Coruja, essas aves tenderão a se acercar de você, mesmo em plena luz ao dia, pois elas reconhecerão intuitivamente algum tipo de conexão com você. Não é por acaso que a Coruja é tida como um símbolo de sabedoria em diversas culturas, pois ela pode ver o que os outros não conseguem: a essência da verdadeira sabedoria. Onde outros se iludem, a Coruja percebe com precisão o que realmente ali se encontra.
Atenas, a deusa grega da sabedoria, possuía uma Coruja de estimação que permanecia sempre em seu ombro e lhe revelava as verdades invisíveis. Essa Coruja tinha o poder de iluminar o lado obscuro da deusa, capacitando-a a perceber toda a verdade e não apenas aquela parcela da verdade que podia discernir sem seu auxílio.
Se você pertence ao totem da Coruja, ninguém será capaz de iludi-lo, por mais que tente disfarçar ou ocultar suas verdadeiras intenções de você. Tê-lo por perto pode até mesmo gerar um sentimento inquietante, já que você consegue discernir claramente quais são as verdadeiras intenções das pessoas. Se você não tem consciência de seus poderes, pode achá-los naturais, mas os outros não, pois se assustam ao perceber que você não pode ser enganado. Alguém do totem da Coruja sabe mais sobre a vida interior de outra pessoa do que sobre a sua própria.
- Corvo
Curiosidade, inteligência, observação, visão e comunicação. O corvo é um mestre em mudanças e movimento. Ele é destemido e o guardião de coisas ocultas e sagradas. Ele é o interprete do desconhecido. Ele está sempre vigilante, observando tudo à sua volta. Existe algo do trapaceiro no corvo, eles são os piores fofoqueiros na natureza e não podem manter um segredo. Na mitologia Apolo tinha um corvo como mensageiro. Naquela época, todos os corvos eram brancos mas eles ficavam tão satisfeitos em dar notícias ruins que Apolo se cansou deles e os transformou na cor preta como a noite. Quando ele entra em sua vida, é hora de prestar atenção nos sinais, símbolos, profecias e sonhos. Faça as pazes com sua sombra. O corvo é atraído por objetos brilhantes. Nem tudo que brilha é ouro. Não se apodere do que não é seu, mas sempre esteja preparado para tirar vantagens de oportunidades escondidas. Confie em sua intuição e integridade pessoal.
- Cougar
Poder, rapidez, equilíbrio, planejamento, paciência e astúcia. Respeite as fronteiras dos outros. Não desperdice energia. Pense antes de agir. Fique ligado(a).Focalize nos objetivos. Atreva-se a ser diferente. Compartilhe com os outros, mas não permita que eles sejam muito dependentes de você. Pratique o andar do cougar. Aprenda a se relaxar completamente e espreguiçar sempre que possível. Estude sempre o seu ambiente, use todos os seus sentidos. e confie neles. Seja firme, mas flexível.
- Elefante
Longevidade, inteligência, memória ancestral, proteção, auto-suficiência e comprometimento. O elefante nos ensina a força da gentileza, do comprometimento e da comunicação nos relacionamentos.. Eles são completamente envolvidos com todos com quem ele possuem qualquer tipo de relacionamento. Eles são poderosos ao proteger e gentis ao cuidar.
- Esquilo
Preparação, planejamento, adaptabilidade e conservação. O esquilo nos ensina a planejar e nos prepararmos para o futuro. Não use todas as suas reservas. Devemos sempre guardar alguma coisa para nos servir em tempos ruins. Prepare-se também para as mudanças periódicas. Entretanto, se você estiver acumulando coisas, livre-se delas. Faça um inventário. Procure saber onde você está gastando. Pode ser uma boa hora para se afastar um pouco de todos.
O esquilo não só nos ajuda a nos livrar de objetos físicos desnecessários como também de crenças negativas que minam nossa confiança no amor e abundância.
- Falcão
Precisão, memória remota, coragem sabedoria, iluminação, preces ao Universo, mensageiro, olhar em volta, observar a distância e atenção ao detalhe. O falcão nos ensina a sermos observadores e a prestarmos atenção em coisas que estão passando despercebidas. Os falcões podem avistar uma presa do tamanho de um coelho a 3km de distância. Este pode ser um talento que não usamos uma benção pela qual não expressamos gratidão ou uma mensagem dos espíritos.
- Foca
A voz interior, os sonhos lúcidos, mover-se através das emoções, criatividade. A foca nos lembra de nossa conexão com os nossos ritmos, sentimentos e conhecimentos mais profundos representados pelo mar. Quando sentimos medo de nos afundarmos nestas profundezas, a foca nos lembra como nadar.
- Gafanhoto
De acordo com Ted Andrews, o autor de “O Animal Fala”, o gafanhoto é considerado um símbolo da sorte boa, de boa graça, da abundância e da virtude. Usando seus pés especialmente projetados, move-se pulando e um pulo pode jogar um gafanhoto a distâncias até vinte vezes seu próprio comprimento de corpo!
Os gafanhotos fazem exame de uma possibilidade e se lançam para frente, passando em muito as várias etapas que outras criaturas teriam que fazer para cobrir a mesma distância.
As pessoas com este Totem normalmente acham que as coisas não se movem ou se desenvolvem do jeito que acontece com as outras pessoas. Quando um gafanhoto se apresenta, é porque está próximo um novo pulo para frente em sua vida.
Possui aproximadamente 10.000 espécies e cada uma tem sua própria canção original. Com algumas exceções somente os machos podem cantar. Durante a corte de acasalamento, os gafanhotos masculinos podem se alternar cantando canções, competindo com outro para a atenção das fêmeas.
Uma das dádivas desses insetos é o poder da canção e do som. A canção é uma maneira antiga para alterar a consciência e comunicar-se com nossas relações do mundo animal e dos espíritos. Algumas canções americanas nativas datam ao menos de 20.000 anos. Se este inseto cantor chamou sua atenção com sua canção, podem estar lhe pedindo para você honrar seus antepassados e se conectar com sua verdadeira herança. Escutando e respondendo à sua voz interna assim como. Usá-la de uma maneira complementar em direção a você mesmo e ao outro.
O gafanhoto de chifre curto está relacionado aos locustídeos, esses gafanhotos locustídeos são associados com viagem astral. Têm a habilidade de pular o tempo e no espaço onde os mistérios verdadeiros da vida existem. Os povos com a medicina do gafanhoto têm a sabedoria necessária para superar eficientemente obstáculos e podem saltar em riscos bem sucedidos sem preparação ou planejamento.
Quando o gafanhoto locustídeo aparece para nós estamos sendo pedidos para dar pulo de fé e para saltar para frente em uma área específica da vida, sem medo. Geralmente essa área específica é uma que nós evitamos e é conectada freqüentemente à mudança em uma escala maior. Isto pode representar uma mudança na posição, relacionamentos, carreira ou apenas na maneira que nós nos percebemos.
- Galo Silvestre
Muitas das tribos das planícies americanas realizam a Dança do Galo Silvestre em homenagem a essa ave. Efetuando contínuos movimentos circulares, o Galo Silvestre procura reproduzir o desdobrar de uma espiral – símbolo do túnel acanelado do eterno retorno, pelo qual estamos sempre passando para nascer e renascer, nascer…
A Espiral Sagrada é dos mais antigos símbolos de poder pessoal. Ao empregar a energia do Galo Silvestre, imagine um redemoinho ou mesmo um furacão, para cujo centro você será transportado pela Espiral Sagrada. Esta espiral é a metáfora da iluminação e das visões proféticas pessoais. Muitos dos iniciados em busca de Visões pintam espirais sobre seus corpos por acreditarem que, desta forma, o Grande Mistério irá ajudá-los, proporcionando-lhes visões de poder.
- Gambá americano
Você pode até achar graça ao imaginar que o Gambá possui algum tipo de energia de cura. É isso aí – pode rir! Mas o fato é que esse animalzinho possui uma reputação que inclui uma boa dose de poder. O Gambá Americano possui um estilo de vida único, que consegue manter os seres humanos à distância. A palavra-chave que serve para sintetizar a sua personalidade é: respeito.
Ao contrário dos animais predadores, o Gambá Americano não ameaça a sua vida, mas ameaça os seus sentidos. Todos os que já estiveram por perto de um Gambá quando ele resolve exalar o seu cheiro sabem o quanto isto é verdade! Quando estudamos os hábitos e o comportamento do Gambá Americano, podemos observar que o seu estilo de vida é leve e brincalhão. Porém, sempre que é necessário, esta pequena criatura de quatro patas consegue impor uma atitude de “Alto lá! Sabe com quem está falando?”. Ela obriga o observador a respeitar o sou espaço, e consegue isto, simplesmente, com sua reputação.
O Gambá Americano está lhe ensinando que você deve continuar honrando as suas verdades e respeitando os seus próprios princípios, para criar em torno de si mesmo um ambiente de respeito e uma reputação de força e de honradez. O Gambá Americano nos ensina que não há necessidade de provocar, atormentar, oprimir ou pressionar as outras pessoas quando você acredita em si mesmo ou sente orgulho de sua própria personalidade, particular e distinta de todas dos demais. Os outros, conseguem perceber, através dos sentidos, o campo ressonante de energia que emana do seu corpo, assim como acontece com o Gambá Americano. A auto-estima permeia toda a energia corporal, sendo percebida de imediato pelos outros, num nível extra-sensorial.
Saiba exatamente quem é você, conscientize-se do seu valor, e a sua auto-estima irá aflorar de modo espontâneo. A subseqüente mudança em sua personalidade atrairá quem tiver o espírito e as idéias semelhantes, ao mesmo tempo que irá repelir as pessoas indesejáveis. O odor do Gambá atrai outros da mesma espécie, mas repele todos aqueles que não sabem respeitar o seu Espaço Sagrado.
- Ganso Canadense
Círculo Sagrado, vigilância e proteção. A migração do Ganso Canadense marca a passagem do Grande Círculo do Ano e nos lembra da sacralidade dos ciclos da vida. Também podemos aprender muito do comportamento cooperativo e comunitário desses pássaros que nunca abandonam um membro do grupo doente ou ferido e que sabem quando liderar e quando procurar alguém para tal. São conhecidos por seu destemor para defender a sua casa
- Gato
Entendimento sobre mistérios, sensualidade, limpeza, visões místicas, independência, completude. O gato é um animal que combina um alto grau de sensualidade com uma natureza profundamente psíquica e espiritual. Ele nos lembra que os mundos espirituais e físicos não são separados, mas um só. Observe quando o seu gato não chega perto de alguém. Talvez é para você também não querer esta pessoa por perto.
- Girafa
Visão focada. O mais alto dos animais com seu peso bem distribuído e somente fica vulnerável quando curva o seu pescoço para beber água. Ela nos ensina a ver a vida de forma focada e ao mesmo tempo expansiva e que em nosso desejo de expandir a nossa espiritualidade devemos sempre nos lembrar que nós somos criaturas físicas.
- Golfinho
Pureza, iluminação do ser, sabedoria, paz, amor, harmonia, comunicação, sopro da vida, além da habilidade de se movimentar com desenvoltura por ambientes pouco amigáveis.
O Golfinho é o guardião do sopro sagrado da vida que nos ensina a modular nossas emoções pelo ritmo de sua respiração. O Golfinho tem seu próprio ritmo vital ao nadar em meio às ondas, emergindo a intervalos regulares para respirar e submergindo novamente, mantendo o fôlego enquanto permanece sob a água. Quando o Golfinho emerge outra vez, expele o ar de forma vigorosa, como o estourar da rolha de uma garrafa de champanhe. Nós também podemos empregar a mesma técnica para expelir nossas tensões e obter o relaxamento total antes de penetrarmos no silencio para meditar.
O maná é a força vital, a essência do Grande Espírito, presente em cada átomo. O Golfinho nos ensina a usar a vida contida no maná por meio de nossa respiração, o que revitaliza cada célula de nosso corpo, rompendo os limites e expandindo as dimensões da realidade tísica de modo a nos facultar o acesso à Dimensão dos Sonhos.
- Hipopótamo
Profundezas Emocionais. É um animal sagrado para a tradição egípcia e Africana e é o segundo mamífero em tamanho. Ele nos guia a nos firmarmos na realidade para podermos encarar e dissolver questões emocionais (o poder da água).
- Lagarto
Devaneio. Em nossos sonhos imaginamos futuros diferentes e escolhemos qual iremos materializar. O lagarto nos ensina a importância de respeitar e a lembrar de nossos sonhos.
Existe uma lenda que elucida bem a magia desse animal:
O Lagarto descansava à sombra de urna grande rocha, protegendo-se do sol do deserto. À Cobra aproximou-se, procurando também por um pouco de sombra para abrigar-se e repousar. A Cobra observou o Lagarto durante algum tempo, intrigada com os movimentos rápidos de seus globos oculares por trás de suas pesadas pálpebras cerradas, até que sibilou para chamar sua atenção. O Lagarto descerrou lentamente seus olhos sonhadores e contemplou a Cobra.
- Você me assustou, Cobra, o que você quer comigo? – perguntou o Lagarto.
- Lagarto, você sempre consegue a melhor sombra para protegê-lo do calor do dia. Essa é a única pedra grande em muitos quilômetros, por que você não compartilha sua sombra comigo?
O Lagarto refletiu durante um momento, concordando em seguida:
- Cobra, você pode dividir esta sombra comigo, desde que vá para o outro lado da pedra e prometa não me interromper. A Cobra, começando a ficar aborrecida, retrucou:
- Como eu poderia incomodá-lo, se tudo o que você está fazendo é dormir?
Ao que o Lagarto retrucou desdenhosamente:
- Como você é tola, Cobra, eu não estou dormindo, eu estou sonhando!
A Cobra quis saber a diferença entre as duas ações e então o Lagarto esclareceu:
- Sonhar é ir para o futuro. Eu vou para onde reside o futuro. Veja bem, é por isso que eu tenho certeza de que você não irá me devorar hoje. Eu sonhei com você e sei que sua barriga está cheia de ratos.
Abismada, a Cobra redargüiu:
- E verdade, Lagarto, você esta certo. E eu que me perguntava por que razão você havia concordado em dividir seu refúgio comigo… Sorrindo para si mesmo, o Lagarto disse:
- Cobra, você está procurando por uma sombra e eu estou procurando pela escuridão, pois os sonhos moram na escuridão.
O Lagarto lida com o lado sombrio da realidade, no qual os sonhos são reelaborados antes de se manifestarem no plano físico. À energia do Lagarto é a energia dos sonhadores.
- Leão
Poder, força, majestade, prosperidade, nobreza, liderança, coragem, segurança e o princípio masculino. Como símbolo astrológico ele reina o coração. A coragem vem do coração e de um sentido profundo de autoridade pessoal que cria o poder para agirmos de acordo com o nosso espírito. Aquele que age verdadeiramente de acordo com seu coração é capaz de liderança, conquistas e o tipo de sucesso que encoraja as conquistas do outros. Ele é considerado o rei dos animais por não ter um predador natural e vive no topo da cadeia alimentar.
- Leão da Montanha
Liderança. Ser verdadeiro consigo mesmo não permitindo nem o medo da responsabilidade e o ciúmes e inseguranças de outros interfira em seu caminho. Esta é a marca de um verdadeiro líder.
- Leopardo
Velocidade e foco. Diferente dos outros felinos que espreitam a caça e depois pulam sobre suas presas para matar, o leopardo, o mais rápido animal de quatro patas, corre para pegar a sua presa. Esta é uma lição para conseguirmos o nosso objetivo com grande velocidade, sem perdermos o foco. Quando nos sentimos paralisados, o leopardo pode nos dar o impulso para começarmos a nos movimentar. Se estamos já correndo numa grande velocidade mas sem direção, a energia do leopardo nos ajuda a mantermos os nossos olhos em nossos objetivos e a encontrarmos qual a melhor direção para consegui-los.
- Leopardo da Neve
Graça, foco, silêncio, força, poder, agilidade e independência. Sua mensagem é a força do silêncio compenetrado. Ele nos ensina a sermos silenciosos, alerta e prontos para quando uma oportunidade se apresentar. Se você o tem como animal de poder, use da força do silêncio em sua vantagem. Não fale muito sobre seus objetivos futuros até que os tenha conquistado. Eles sabem como usar cada quantum de energia de seu corpo. Você possui energia mais do que suficiente para realizar efetivamente seus objetivos e normalmente responde bem em situações de pressão. Entretanto, tente não sobrecarregar-se em compromissos. Busque seus objetivos com todas as suas forças mas também tenha tempo para descansar e se divertir.
- Libélula
A energia da Libélula relaciona-se com os sonhos e as ilusões que aceitamos como sendo realidade concreta. A iridescência das asas da Libélula nos desvela cores fascinantes, bastante diversas daquelas que sempre encontramos na vida cotidiana. A energia, a forma e as cores sempre cambiantes da Libélula explodem na mente do observador, evocando um tempo pretérito em que imperava a magia.
Algumas lendas afirmam que a Libélula foi um dia um Dragão, com escamas coloridas similares àquelas encontradas nas asas da Libélula. O Dragão era muito sábio e voava pela noite escura, espargindo a luz com seu hálito de fogo. Foi seu hálito de fogo que trouxe para nosso mundo a arte da magia e a ilusão de mudar de forma. Todavia, chegou o dia em que o Dragão sucumbiu à própria ilusão ao deixar-se enganar pelo ardiloso Coiote, que o convenceu a mudar de forma para provar que possuía de fato poderes mágicos. O Dragão aceitou o desafio do Coiote, adquirindo a forma que tem hoje a Libélula, mas, ao aceitar este desafio movido pela vaidade, o Dragão perdeu seus poderes mágicos e não pôde mais retomar à sua forma primordial.
A Libélula expressa a essência dos tempos de mudança, das mensagens de iluminação e sabedoria, e a comunicação com o mundo dos elementais – composto por uma miríade de pequenos espíritos da natureza, presentes nas plantas, na terra, no fogo, na água e no ar.
- Lontra
A Curandeira. A lontra é receptiva, alegre e livre de ciúmes. Ela nos ensina a habilidade de nos sentirmos em casa em ambos os mundos. Na mitologia, a lontra era reverenciada por sua habilidade de se mover sem esforço dentro e fora d’água. Assim que homens e mulheres começam a expressar suas qualidades mais nobres que vem da lontra, o mundo pode se tornar um lugar agradável e alegre onde todos se divertirão sem medo de perdas ou danos.
A Lontra é uma mãe devotada, que é capaz de passar horas brincando com os seus filhotes, fazendo as mais fantásticas acrobacias. Ela vive na terra, mas sua morada é sempre próxima da água. Os elementos Terra e Água são os elementos femininos por excelência. Como a Lontra se sente em casa em ambos, ela é a personificação da feminilidade: esguia, suave e graciosa.
A Lontra está sempre em movimento e é bastante curiosa. Ao contrário da maioria dos animais, ela jamais começa uma briga e só reage depois de ser atacada. Isto porque, com seu espírito alegre e aventureiro, a Lontra considera que todos em volta são seus amigos, até que eles provem o contrário.
Esses traços de caráter são as características de um lado feminino bem equilibrado, o nosso lado que permite que os outros penetrem em nossas vidas sem que tenhamos suspeitas nem preconceitos. A Lontra nos ensina que a energia feminina bem equilibrada não é ciumenta nem maliciosa, é um espírito de irmandade, sempre feliz em compartilhar sua boa sorte, bem como em desfrutar a boa sorte dos outros.
- Morcego
Renascimento, iniciação, reencarnação, habilidades mágicas, transformação e renovação. Os morcegos possuem uma história longa associada a morte e renascimento por sua natureza noturna e sua habilidade de ver no escuro Os iniciados a Xamã passam por um ritual de morte onde eles encaram seus medos e renascem sem suas velhas identidades. O remédio do morcego nos ensina a libertar os nossos medos e qualquer outro padrão que não se encaixa mais em nosso crescimento.
- Onça
Espreita proteção do espaço, silêncio, observação, precisão.
- Pantera
Mistério, sensualidade, sexualidade, beleza, sedução, força, flexibilidade.
- Porco-Espinho
O Sul da Roda de Cura em algumas é ocupado pela inocência, a humildade e a alegria de viver. É aí que reside o Porco-espinho.
O Porco-espinho possui muitas qualidades e uma energia muito poderosa: o poder da fé e da confiança. O poder da fé traz em si a possibilidade de remover montanhas. O poder de confiar na vida envolve a confiança no plano divino traçado pelo Grande Espírito. A sua tarefa é a de encontrar o caminho que lhe possa ser mais benéfico e lhe permita usar o maior número possível de seus dotes pessoais para ajudar na elaboração desse plano divino. A confiança e a verdade podem abrir as portas para a criação de um novo espaço. Um espaço que permita aos outros abrirem seus corações para você, compartilhando as dádivas da alegria, do amor e da camaradagem.
- Puma-Suçuarana(Brasil)
Liderança – Pertencer ao totem de poder do Puma pode ser um problema para você, pois isto o coloca numa posição na qual você se vê obrigado a assumir os problemas alheios. Você pode se tomar à desculpa perfeita para a insegurança dos outros, sendo obrigado a resolver os problemas que eles não são capazes de resolver e, ainda assim, sendo criticado quando as coisas não andam bem.
A energia do Puma ensina a usar bem a sua capacidade de liderança, sobretudo no que concerne à habilidade de liderar sem obrigar os outros a que aceitem sua liderança. Isto só é possível quando a pessoa compreende que todos os seres humanos são líderes em potencial. A energia do Puma também lida com os abusos do poder e a incapacidade de liderar com correção e justiça. Ela nos ensina a respeitar a capacidade de liderança que existe em cada indivíduo.
Ao observar os movimentos graciosos do Puma, você aprendera a equilibrar suas metas, seus poderes, sua força e sua elegância. Isto corresponde, na dimensão humana, ao perfeito equilíbrio entre o corpo, a mente e o espírito. Este felino gigante jamais desperdiça nada. Ele mata somente aquilo de que necessita para a sua sobrevivência. E a fêmea quem caça para aumentar a família, com uma boa vontade toda maternal.
- Pavão
Este pássaro é honrado em todo o mundo por sua beleza. Também está associado com ressurreição. Para nós, ele pode nos ajudar a nos livrarmos das penas velhas do passado e exigir a nossa verdadeira beleza de nossas naturezas individuais. Isto reforça a nossa confiança e auto-estima.
- Pombo
Paz. A paz simbolizada pela pomba é da mais profunda. Ela acalma as nossas preocupações e pensamentos inquietantes e nos permite encontrar renovação no silêncio da mente.
- Raposa
Camuflagem. O maior dom da raposa é saber quando sair para caçar sem ficar correndo em círculos. Quando estivermos prontos para nos desapegarmos de nosso ambiente a observar com todos os nossos sentidos, então estaremos prontos para antecipar e criar o nosso próprio futuro.
A astuta Raposa possui muitos aliados na floresta, entre os quais as folhagens, que lhe proporcionam proteção e energia. À Raposa é capaz de desaparecer completamente em meio à luxuriante vegetação rasteira da floresta, sua maior aliada. Esta capacidade de confundir-se com o ambiente e tomar-se desta forma imperceptível aos demais é um dom precioso quando pretendemos observar as atividades alheias.
Outro talento natural da Raposa é sua capacidade de adaptação para o inverno, pela mudança de sua cor, como ocorre com o Camaleão. Quando chega o inverno e todas as folhas já caíram, a Raposa reveste-se de uma pelugem branca que a toma capaz de confundir-se com a neve, tomando-se invisível desta forma. A Raposa representa a adaptabilidade, a integração, a capacidade de observação, a astúcia e a rapidez de pensamento e de ação. Estes são traços de caráter que, no mundo físico, se traduzem na ágil e segura tomada de decisões.
À capacidade da Raposa de passar despercebida faz com que ela possa ser a guardiã da unidade familiar, pois percebe facilmente a aproximação do perigo e sabe precisamente o que fazer para se defender. Nanih Waiya, o Grande Espírito na língua dos índios Choctaw, homenageou a Raposa dando-lhe a missão de manter a família unida e protegida. Isto é possível em virtude do poder da Raposa de observar sem ser percebida e sem incomodar os outros.
- Rato
Capacidade de explorar detalhadamente. O rato nos faz prestar atenção a cada detalhe que poderíamos estar perdendo em nossa louca mania de querer ver amplamente, e também nos lembra para não desconsiderar o óbvio.
O Rato tem muitos inimigos predadores, entre os quais os gatos, as cobras e os pássaros. Como pode servir de alimento para tantos outros animais, o Rato tem um senso muito aguçado do perigo e um grande senso de autopreservação. O que chamamos de civilização é uma estrutura incrivelmente complexa que exige um nível de organização cada vez mais sofisticado e muita atenção aos detalhes, para poder acompanhar todas as novidades que surgem a cada ano. O Rato é um remédio poderoso nestes tempos modernos. Coisas que parecem insignificantes para outros tem enorme importância para o Rato.
As pessoas do totem do Rato costumam ser alvo da irritação de membros de outros totens, porque estes acham que aqueles costumam se perder em detalhes sem importância. Às pessoas do totem do Rato são do tipo que reparam num fiapo de tecido ou num fio de cabelo caído sobre seu paletó. São também do tipo que tenta convencer os outros de que a mais simples das tarefas que lhes foi atribuída constitui na verdade um empreendimento assustadoramente complexo e difícil. Elas são obcecadas por metodologia e costumam classificar a tudo e a todos, acumulando ciosamente estas observações para um eventual uso futuro.
Os Anciões nos advertem que, sem as pessoas do totem do Rato, não haveria sistematização do conhecimento. Foi o Rato quem extinguiu o homem renascentista e inaugurou a era da especialização. O Rato sempre soube que “há muito mais para aprender”, e que ê sempre possível cavar mais fundo.
- Salamandra
Transformação. Este animal nos ajudar a conectar com os mistérios da terra e nos sentirmos firmes no momento presente. Algumas salamandras são terrestres e outras aquáticas. Também estão ligadas ao elemento fogo.
Na natureza existe a oportunidade de fluir no tempo e no espaço, que é o território da magia. Ultrapassar fronteiras enquanto estamos parados como uma pedra, deixando que o tempo místico o transporte deixando as suas impressões em sua vida.
A vastidão atemporal da natureza, o velho e o novo, se manifestam, com a jornada da contemplação, enquanto nós descansamos na imobilidade. Para a salamandra, o mundo onírico é a liberdade das correntes de um ego detido.
- Salmão
Sabedoria. O salmão se lança em seu objetivo principal contra todos os obstáculos, para estar reunido com o Divino. A energia deste animal nos ajuda a desenvolver a sabedoria de encontrar significado e propósito em nossas vidas, e nos mover nos com perseverança em nosso caminho espiritual.
- Sapo
Evolução, limpeza, transformação, cura, mistério, humor, emoções. O Sapo canta a canção da chuva que limpa os campos e faz assentar a poeira da estrada. Situado ao Leste na Roda Mágica, o Sapo tem afinidade com a energia da água, ensinando-nos a louvar nossas lágrimas, pois estas purificam nossa alma. Todos os rituais e as invocações envolvendo o uso da água pertencem ao Sapo.
À água purifica nosso corpo, preparando-o para as cerimônias sagradas ao nos colocar em conexão com a pureza primordial intra-uterina. Assim como ocorre conosco, que vivemos primeiro no meio líquido do útero, o Sapo também só aprende a saltar e a mover-se em terra firme depois de passar o primeiro estágio de sua vida no mundo da fluidez – a água.
À passagem para a idade adulta concede ao Sapo o poder de invocar as águas do céu – a chuva -, pois como ele conhece bem a água, é capaz de cantar a canção que chama a chuva para a Terra. Quando os rios e os lagos estão secos, o Sapo invoca os Seres-Trovão para enchê-los de água. Devemos aprender com o Sapo a discernir quando é chegado o momento de purificar, refrescar e encher os reservatórios de nossas almas.
- Tatu
Proteção, Discriminação e Limites. Possui um escudo nas costas e debaixo dele é a sua área mais vulnerável. Por isso quando ameaçado ele se torna uma bola, enrolando o próprio corpo. Suas garras são excelentes instrumentos para cavar o chão a procura de objetos escondidos. Sua mensagem é lhe lembrar que você pode estar precisando fazer algumas mudanças no que diz respeito a seu espaço pessoal. Estabeleça limites. Proteja-se mas tenha fé para poder viver sua vida de forma plena. Tome consciência para definir suas fronteiras emocionais e físicas.
- Texugo
Agressivo, corajoso, pé no chão, perseverante confiável. Apesar de ser um animal noturno, ele é ativo dia e noite. Vive em tocas e por isso possui um excelente conhecimento das raízes sendo considerado o Guardião das Raízes.
É um animal anti-social e não se comunica bem com os outros. Quando ele surge em sua vida é para lhe lembrar que você deve ser mais sério em suas coisas. Defenda mais seus pontos de vista. Não é hora para fechar os olhos ou olhar para o outro lado.
Ele é um excelente antídoto para a passividade e a vitimização. Pare de ser negativo e temeroso. Assuma a responsabilidade de suas escolhas e não será mais uma vítima.
- Tigre
Aqui e agora. O tigre é um caçador solitário e silencioso e simboliza a remoção de todas as distrações da mente e o foco no momento presente. Assim o tigre é capaz de reunir todas as suas habilidades para obter sucesso.
São independentes e confiantes. Com grande força muscular, eles são capazes de correr grandes distâncias em perseguição de uma presa. Ele nos ensina foco, paciência e surpresa.
Possuem excelentes qualidades curativas e podem ver seis vezes mais do que os humanos no escuro. Quando o tigre aparece, prepare-se para desafios, aventuras e mudanças. O poder, a paixão e vitalidade do tigre ativarão os mesmos componentes em você.
- Urso
Introspecção, intuição, cura, consciência, ensinamentos, curiosidade, histamina e renovação. A força de cura do Urso reside em seu poder de instrospecção. Esta força está situada na direção Oeste da Roda de Cura da vida. O Urso sai em busca do mel, da doçura da verdade, buscando-o no buraco do tronco de uma velha árvore. No inverno, quando a Rainha do Gelo começa a reinar e a face da morte parece recobrir a Terra, o Urso recolhe-se à sua caverna-ventre para hibernar e assimilar as experiências do ano que passou. Diz-se que os nossos objetivos também residem no Oeste. Para atingi-los, concretizando os sonhos que carregamos no coração, devemos dominar a arte da introspecção.
Para nos tomarmos como o Urso e penetrarmos na segurança da caverna-ventre, temos que nos sintonizar com as energias da Mãe Eterna e passarmos a receber os alimentos da placenta do Grande Vazio. O Grande Vazio é o local no qual residem todas as soluções, em perfeita harmonia com todas as questões e os problemas que fazem parte da nossa vida. Se escolhemos acreditar que existem muitas perguntas a respeito da vida, precisamos acreditar também que existem respostas para essas questões em nosso interior. Todo e qualquer ser humano possui a capacidade de aquietar sua mente, de penetrar no silêncio para buscar as respostas e, por fim, de saber.
Diversas tribos designaram este espaço interior de conhecimento de Morada dos Sonhos. Neste espaço a ilusão da realidade física termina, e é substituída pela consciência da eternidade. É na Morada dos Sonhos que nossos ancestrais se reúnem em conselho, para nos mostrar os caminhos alternativos que nos permitirão atingir nossas metas. Este é o poder do Urso.
- Veado
Gentileza, camuflagem, graça e atenção. Sua mensagem é o amor incondicional. Este animal lhe diz para usar menos força e não confrontar seu inimigo agora. É hora para compaixão e perdão. Aprenda a confiar. Tente algo novo, Não tenha vergonha de chorar. Passe mais tempo ao ar livre.
Somente o amor pode dissolver as barreiras que nos previnem de nossa total realização.
- Zebra
Individualidade. As listas da zebra servem como camuflagem contra predadores que são incapazes de pegar um indivíduo de uma manada. Ela nos ensina a mantermos nossa individualidade dentro de um grupo.
Sinais de Fumaça
Linguagem sagrada do céu, por favor, fale comigo
Você, que vive onde a Águia voa, espírito que se manifesta
Sob a forma do Povo-Nuvem, vindo do fogo.
Fumaça sagrada, você me chama, assinala meus desejos.
Deixe-me voar para o céu, com um coração tão puro,
Que consiga voar, como a Águia,
Até as alturas em que você se encontra.
As pessoas vem utilizando diversas formas de linguagem não verbal tem muitos séculos. Ensinaram-nos a ler os sinais nas fazes do Povo-Nuvem; a ler as mudanças de tempo, o movimento dos rebanhos, os hábitos das criaturas-animais que são nossos irmãos e irmãs; os gritos e uivos da natureza; as mensagens de nossos sonhos de Cura, assim como a linguagem do nosso coração.
Os sinais de fumaça também correspondem a uma linguagem não verbal muito usada pelos Nativo Americanos. Essa linguagem do Céu é obtida da seguinte maneira: acende-se uma fogueira, utilizando folhas verdes e madeira seca, e emprega-se um cobertor molhado para ir abafando e depois liberando as nuvens de fumaça.
Os sinais de fumaça representam a ponte entre o Céu e a terra. A fumaça do cachimbo simboliza a essência de nossas preces, em forma visual, viajando em direção ao Grande mistério. Dessa maneira, todas as nossas relações ficam avisadas de que as preces do povo estão viajando para a grande nação das estrelas, para poderem ser ouvidas.
Os sinais de fumaça representam a linguagem na nação do Céu, que envia a intenção dos mensageiros àqueles espíritos que sabem compreender os sussurros do coração. As respostas às perguntas do Sinal de Fumaça podem ser lidas nos rostos do Povo-Nuvem. Toda vez que os sinais de fumaça são enviados ao grande mistério através da fogueira ou do cachimbo, existe por trás um buscador à procura de uma resposta interna para alguma pergunta. As formas da fumaça constituem um dos caminhos pelos quais o espírito pode ser materialmente visualizado pelos seres humanos; a manifestação destes guias de cura pode trazer muita serenidade ao coração de um buscador. Quando se está numa busca da Visão, pode-se acender uma fogueira para enviar a intenção do coração até a nação do céu. A resposta certa pode chegar até nós através das formas criadas pelo povo-nuvem.
Jamie Sams relata bem, o quão profundo podem ser os sinais de fumaça em nossa vida e relata uma de suas experiências através de mensagens de seus guias de cura, ouvindo a voz do coração.
Assim relatou a autora a profundidade de sua experiência:
“Primeiro o Búfalo(1) me contou que os duas-pernas machucavam uns aos outros porque viviam iludidos pelo medo da escassez. Estes humanos haviam perdido a sua confiança no Grande mistério e no campo de fartura. Eles sentiam necessidade de ficar ligados a lago ou a alguém que considerassem importantes, porque viviam inseguros, e tinham medo de que seus talentos fossem menores do que os de outras pessoas.Depois o Lobo(2) tomou a palavra para dizer que os verdadeiros abridores de caminho que habitam o mundo jamais necessitam se vangloriar daquilo que são ou do papel que lhes cabe. Aqueles que abrem novos espaços para que outros possam segui-los vivem muito ocupados. Eles não tem tempo para dar ouvidos às pessoas que, por pura inveja, passam a vida tentando ser aquilo que não são. A Águia(3) também falou comigo e disse que a verdadeira liberdade só poderia ser alcançada por aqueles que atingissem a iluminação através da verdade que vivia dentro de seus corações. Depois apareceu o urso e me falou da força interior que eu precisava encontrar para dirigir bem a minha palavra no meio da cidade grande, longe do ventre da minha Mãe terra. O Urso(4) me ensinou que os amanhãs só são encontrados quando cada pessoa busca força na verdade de hoje”
Assim ao perceber que suas dúvidas haviam chegado a Nação do Céu, através dos sinais de fumaça, pode-se sentir no âmago do ser que aflora dentro de si uma nova fonte de inspiração, sentindo-se o amparo necessário para mostrar a própria verdade ao mundo, tocando assim o coração dos homens. A partir daquele momento ela não mais se sentiria ferida pelas mentiras e nem precisaria assumir as dores das pessoas que insistem em falar de seu caminhar, em vez de perceber que o grande mistério só nós criou para viver e manifestar a sua própria beleza.
Esta beleza se manifesta apenas quando ouvimos o clamor de nossa alma e descobrimos a nosso verdadeiro caminho na existência.
(1) Búfalo – Guardião da direção Norte na roda de cura relacionada a sabedoria e a gratidão.
(2) Lobo – Guardião da direção Sul é o caminho da criança interior e também representa o lugar onde começa a vida física.
(3) Águia – Guardiã da direção leste na roda de cura, é o caminho da iluminação, nesse local se encontra a porta dourada que conduz a todos os outros níveis de percepção e compreensão.
(4) Urso – Guardião da direção Oeste. Esta direção está relacionada ao vazio e representada a nossa capacidade de exercer a interiorização e a introspecção.
Em breve falaremos detalhadamente sobre cada uma das direções.
Busca da visão
No alto da montanha sagrada, com visão ilimitada,
A clareza da paisagem chega a nós renovada.
O grande mistério indica o propósito da vida,
Nossos guias poderosos iluminam sonhos de cura.
A busca da visão é um dos instrumentos mais antigos usados pelas tribos ao buscar a sua direção pessoal na vida, sempre orientado por um Xamã preparado, o individuo que busca a visão é enviado a um local remoto para jejuar e orar por três ou quatro dias. O objetivo dessa atividade, é que a pessoa obtenha uma compreensão mais ampla de seu papel ou caminho na existência.
O grande mistério permite que os ajudantes da medicina sagrada apareçam em forma de visão frente àquela pessoa que a está buscando. O espírito do animal, da árvore, pedra, lua, estrela ou ancestral que aparecer, será um aliado, durante a caminhada do buscador pela terra e passará a protegê-lo durante o seu caminho sagrado dali por diante. Outro aspecto dessa visão envolve um fluir de energias que se revela sob a forma de talentos pessoais.
Se esses dons forem usados de forma adequada, podem permitir a obtenção de um potencial de crescimento que acompanhará o discípulo pelo resto da vida. O caminho a ser seguido para desenvolver esses talentos também pode vir a ser revelado durante a Busca da Visão.
A Busca da Visão constitue um instrumento utilizado por aqueles que procuram novas direções na vida. Toda vez que alguém busca o silêncio de um coração equilibrado, o processo da intuição pode permitir que a verdade superior se manifeste. A verdade constitui o destino final do caminho de qualquer caminhante. Quando a verdade é descoberta dentro do próprio ser, já não há necessidade de procurar mais. Como nós os seres humanos, estamos aqui para crescer, descobrimos que o caminho muda muitas vezes podendo incluir nesse percurso mudanças de percepção, mostrando que a visão criada a partir da verdade representa o desejo do coração de caminhar em beleza, ou seja, colocando amor e alegria em seu caminhar.
Se uma visão for criada a partir da necessidade de controlar os outros ou for criada pelo sentido da ambição, estará baseada em mentiras sobre a ordem natural da criação, já uma visão do caminho sagrado é sempre clara e cristalina.
Todos os aspectos da vida e todos os estados de consciência se tornam acessíveis àqueles que buscam a serenidade do silêncio, não é necessário empregar a Busca da Visão caso esse equilíbrio natural já tiver sido alcançado dentro do próprio ser. O propósito original da Busca da Visão era ajudar o caminhante a encontrar um meio de contatar esse estado de conhecimento interior para que a verdade estivesse presente em cada momento da vida dessa pessoa.
Aprender a parar o mundo à vontade do ego é um talento que vai manifestar se através do trabalho sobre os próprios níveis superiores de consciência. E quanto mais uma pessoa se sentir ligada à Mãe Terra e ao Grande Mistério (sua essência divina), mais fácil ele encontrará esse equilíbrio interno.
Não se deve jamais tentar empreender uma Busca da Visão sem ter a orientação de uma pessoa preparada e bem treinada, no entanto, todas as pessoas vivem essa busca no dia a dia, a chave é estar sempre consciente disso, saber procurar os sinais e presságios que permitem aos seres humanos tomar decisões adequadas e então agir de acordo com esses sinais, torna-se então uma parte da busca pela vida.
Durante a caminhada existencial, o caminho sagrado através da prática do xamanismo concede ao caminhante centenas de lições que conduzem ao conhecimento interior, o objetivo é alcançar este centro de serenidade interna para que o mundo interior se harmonize com o mundo exterior. Quando estes dois mundos se tornarem Um, nos transformaremos no sonho realizado.
Porém temos que estar preparados para nos aventurar numa Busca da Visão, a chave da existência sempre reside na busca de respostas pessoais, a melhor maneira de encontrar a verdade consiste em confiar plenamente em seus sentimentos, em acompanhá-los pela ação. Para conseguir isto, você deve eliminar a confusão e a dúvida, e depois passar a agir, permitindo que a sua própria verdade aflore. Quando buscamos, estamos pedindo respostas, portanto temos que estar preparado para aceitar e reconhecer a verdade assim que ela surgir. O reconhecimento e a aceitação sempre preparam o caminho para o autoconhecimento.
Hebhert Oliveira - Raizeiro