A Bruxaria afirma que todas as coisas animadas e inanimadas, possuem energia e força. Tudo possui uma aura que emana energia. A aura das ervas e plantas podem interferir em fatos e lugares e por isso são ótimas auxiliares e potencializadoras na realização de sortilégios Cada erva possui um tipo de força e vibração, por isso é necessário sabermos quais as diferenças existentes entre elas para que assim possamos usufruir o máximo possível de seus poderes. A vibração de cada erva é determinada por inúmeros fatores, tais como:
· Composição química · Forma · Cor · Aroma · Densidade · Estrutura
Trabalhar com a magia das ervas para produzir mudanças pode ser algo encantador e ao mesmo tempo revelador. Com o tempo percebemos que cada planta é portadora de uma energia muito específica e, por isso, as ervas utilizadas em um sortilégio devem possuir vibrações que estejam em ressonância com as nossas necessidades e intenções. O magnetismo presente nas ervas torna fácil trabalhar magicamente com elas.
Ervas da Lua: São utilizadas para fertilidade, poderes extrasensoriais, sonhos, emoções, sabedoria, adivinhação e viagens. Exemplos: algodão, cânfora, chuchu, gardênia, jasmim, malvisco, melão, nenúfar, sabugueiro, salgueiro, uva, bambu, babosa.
Ervas do Sol: São utilizadas para o sucesso, a prosperidade, a fama, a alegria, o otimismo, o progresso, a amizade. Exemplos: Açafrão, almeirão, angélica, arroz, azevinho, bergamota, beterraba, calêndula, canela, cedro, cravo, crisântemo, freixo, gergelim, ginseng, girassol, hortelã, laranja, louro, mostarda, nogueira, oliveira, tâmara, tomilho.