O Ritual
concentração, acenda a vela e invoque a presença da Grande Mãe. Neste momento, sentindo Sua presença, peça-lhe sua poderosa ajuda, pronunciando a oração abaixo.
Ao término do ritual, beba o vinho e sinta a proteção da Deusa junto de você.
"A ti cantarei, Mãe Universal.
Todos os seres que existem
Nutrem-se de Tua riqueza.
Salve, Mãe dos Deuses,
Conceda-me amor e alegria
Para viver como meu coração deseja,
Ó, Deusa Generosa!"
Ela é Deusa da fecundidade, e da projeção da energia vital. Maia era à ninfa que personificava os lugares frios. Maia também é filha de Atlas e Plêione
Maia
Maia, conhecida na Mitologia Romana como Maia Maiestas - chamada também de Fauna ou Bona Dea (Deusa das Deusas), equivale à antiga deusa italiana da primavera. O mês de maio recebe seu nome, sendo que os dias 1º e 15 de maio são dedicados à ela.
Na Mitologia Grega, Maia era a irmã mais velha das Pleiades, as sete filhas de Atlas e Pleione. Ela e suas irmãs, que nasceram no Monte Cilene - Arcádia, são também conhecidas como as deusas da montanha. Maia era a mais bela e tímida das irmãs. Em uma caverna do Monte Cilene, deu à luz Hermes, filho de Maya e Zeus.
É comemorado dia 15 de maio o dia de Maia.
A Alegria de Maio
O nome deste mês foi inspirado na Deusa grega Maia, mãe de Hermes, e a mais importante das sete irmãs que compõe o aglomerado estelar das Plêiades. É chamada pelos romanos de Maius. Maia era a deusa do calor vital, da sexualidade e do crescimento.
Para os anglo-saxões, este mês se chamava Thrimilcmonath, ou “o mês em que as vacas dão leite três vezes ao dia”.
No calendário dos druidas, a letra correspondente ao mês é Duir, que quer dizer Carvalho. O Carvalho é uma árvore sagrada para os druidas. O lema do mês é”fortaleça-se e cresça”.
As pedras do mês são a ágata e a esmeralda.
Os povos nativos denominavam esse mês de Lua Alegre, Lua Brilhante, Lua Flor e também Mês da Alegria, entre outros nomes.
Para os celtas, este mês se chamava Mai e era um mês em que se celebrava a fertilidade da natureza seja no reino vegetal, animal ou humano.
Dedique esse mês para buscar sua harmonia pessoal. E para encontrá-la, concilie os opostos que existem dentro de cada um de nós.
Maia e as Plêiades
Hoje na Grécia se comemorava a deusa Maia e seu filho Hermes. A Maia grega é a versão ocidental de Maya, mãe de Buda.
Maia era uma Deusa antiga e pré-helênica. Tida como sábia e na versão anciã. Seria guardiã da noite simbolizada pela maior estrela das Plêiades. Mas com as mudanças sociais e o crescimento do patriarcado, Maia foi perdendo seus atributos e considerada apenas uma Deusa do verão, do calor e do crescimento.
Conta a mitologia, que ela e suas irmãs fugiram de Órion, o gigante, e se refugiaram no céu formando assim, o aglomerado das Plêiades.
O nome deste mês se chama Maio em homenagem à Maia