sábado, 26 de janeiro de 2008

Feitiços Culinários


"Quem pensa que a comida só faz matar a fome está redondamente enganado. Comer é muito perigoso. Porque quem cozinha é parente próximo das bruxas e dos magos. Cozinhar é feitiçaria, alquimia. E comer é ser enfeitiçado."

(Rubens Alves)



Hidromel

Existem diversas receitas de hidromel, mas esta é uma receita retirada de um livro de receitas de 1842, escrito à mão, e traduzida no 'Livro Mágico da Lua', de D.J. Conway. Como pode-se ver pelos ingredientes, trata-se de uma receita grande para sabbats em grupo e demora para ficar pronto.

Ingredientes:
- 2kg de mel novo
- 50l de água
- 1 punhado de alecrim
- 1 punhado de tomilho
- 1 punhado de louro
- 1 punhado de roseira brava
- 2 ou 3 punhados de malte moído
- tostadas com levedura
- 45g de cravos
- 45g de noz-moscada
- 45g de macis

Procedimento:
Ferva o mel novo na água. Coe bem. Acrescente os punhados de alecrim, tomilho, louro e roseira brava. Ferva a mistura por uma hora, pondo-a em seguida num tonel com o malte moído. Mexa até estar tépido e coe num pano passado para outro tonel.

Espalhe um pouco de tostadas com levedura e despeje o líquido. Quando o hidromel estiver coberto de levedura, despeje em uma pipa. Amarre os cravos, os macis e a noz-moscada num saco e pendure na pipa. Feche a pipa por seis meses e engarrafe. Certifique-se de que todos os recipientes foram esterelizados antes do uso.

Vinho quente com ervas

Ingredientes:
- 1 xícara de água fervente
- 1 xícara de suco de uva
- 1/8 de colher de chá de folhas de alecrim amassadas
- 1 pau de canela
- de 4 a 5 cravos inteiros
- 1 xícara de xerex seco
- 1/4 de colher de chá de flocos de menta moídos

Procedimento:
Despeje a água fervente sobre o alecrim e a menta; deixe curtir por 15 minutos. Acrescente os cravos e deixe curtir por mais 15 minutos. Coe, misture esse líquido ao suco de uva e ao xerez numa panela. Aqueça em fogo baixo até esquentar. Coe, adicione a canela e sirva ainda quente.


Pão fantasia

Ingredientes:

1 kg de farinha de trigo;
400 ml de leite (ou até dar ponto);
2 ovos;
1/2 colher de sopa de sal;
1 colher de sopa de açúcar;
10 g de fermento instantâneo ou 1 colher de sopa bem cheia;
1/3 de xícara de manteiga ou de margarina derretida morna;
50 g de queijo parmesão ralado;
3 colheres de sopa de salsinha e cebolinha picadas;
2 colheres de sopa de cebola picada;
3 colheres de cenoura ralada;
3 colheres de azeitona picada;
4 colheres de sopa de salame picado em tirinhas.

Modo de fazer
Misturar o fermento instantâneo e a farinha. Acrescentar o açúcar e o sal e misturar novamente. Juntar os ovos bem batidos, o leite e os demais ingredientes e amassar bem, até formar uma massa lisa, brilhante e que desgrude da bacia. Colocar em uma forma previamente untada com óleo e deixar o pão crescer até dobrar de volume. Assar em forno pré-aquecido (180ºC) por, aproximadamente, 45 minutos, até dourar. Retirar do forno, pincelar com margarina ou com manteiga para ficar com aspecto brilhante.

Delícias de cogumelos

Poucas pessoas hoje em dia têm tempo de preparar esta antiga receita grega de acordo com a original mas, se você tiver tempo, enrole a mistura em folhas de massa folhada.

ingredientes:
- 1,3kg de cogumelos frescos
- 1/2 xícara de cebolas picadas
- 1 barra de margarina
- margarina derretida para dourar
- 1/2 xícara de parmesão ralado
- pimenta e sal a gosto
- 3/4 de xícara de farelo de pão
- 450g de massa folhada ou rolos de massa pronta

Procedimento:
Limpe os cogumelos e pique-os bem fininhos. Doure a cebola na margarina até que todo o líquido desapareça. Remova do fogo e acrescente o queijo, o sal, a pimenta e o farelo de pão.

Separe a massa pronta. Forme círculos com a massa, de espessura bem fina. Use cerca de uma colher de chá do recheio em cada círculo. Dobre a massa formando um semicírculo e feche as bordas com um garfo. Coloque em uma forma antiaderente. Espalhe a margarina derretida sobre as massas. Asse no forno a 170ºC durante 15 a 20 minutos, ou até dourar. Sirva quente.

Se não utilizar massa folhada, abra cuidadosamente uma folha de massa por vez e recheie. Dobre em formato triangular.

Receitas para Litha

Pudim de mel

Ingredientes:

- 1/2 quilo de farinha de rosca
- 2 copos de mel
- 6 ovos
- 1 pacotinho de canela

Modo de fazer

Misturar tudo até obter massa bastante mole; levar ao forno quente durante meia hora; esfriar e colocar na geladeira.

Ingredientes

- 6 maçãs
- 1 copo de mel
- 2 pacotinhos de canela em pó
- 3 cravos torrados e reduzidos a pó

Modo de fazer

Ralar as maçãs e misturá-las com o mel, juntamente com a canela e o cravo. Descansar a mistura em vasilha de louça.

Massa

- 1/2 quilo de farinha de trigo da melhor qualidade
- 1 xícara de óleo
- 1/2 colher de café de sal
- 1 copo de água morna

Modo de fazer

Misturar, sovar bem e deixar durante meia hora. Esticar a massa preparada até ficar delgada como papel; espalhar o recheio e enrolar como rocambole; assar em forno quente durante uma hora; esfriado, levar à geladeira, cobrindo ou não com açúcar glacê. Receita para 12 pessoas.


Receita para Imbolc

Qualquer receita que simbolize ou tenha ligação com o Sol ou fertilidade é apropriada para este sabá, assim como comidas que levem leite. Seguem algumas dicas para quem quer se aventurar na cozinha e celebrar com toda a família!

Pudim de Imbolc
(Tribos de Gaia)

1 xícara de arroz, lavado, escorrido e cozido;
4 xícaras de leite — simbolizando o leite da Deusa;
1 xícara de açúcar branco — para a doçura da vida;
2 ovos batidos — simbolizando o sol e fertilidade;
1 xícara de mingau de maisena, consistente;
Baunilha a gosto, porque toda receita deveria ter baunilha;
Canela em pó a gosto.

Junte (sobre o fogo de Brigit – seu fogão mesmo serve) o arroz, o mingau, o leite, o açúcar, os ovos e a baunilha até que se tornem uma massa, apenas, cuidado para não encaroçar ou endurecer demais (por causa da maisena). Depois disso, tire do fogo e disponha em tigelas, polvilhando com a canela em pó na parte de cima. Leve ao refrigerador quando já estiver frio.
Sirva gelado!

(Se você é um praticante solitário, enquanto você mexe e carrega o pudim, deverá enfocar seus pensamentos e desejos nas coisas que você quer que cresçam em sua vida. Se você faz parte de um Coven ou uma Tradição Familiar, você deve cozinhar como manda sua tradição).


Crepes de ricota e ameixas pretas

Para a massa:
2 xícaras de leite
1 ovo
1 xícara de farinha de trigo
Bata tudo no liquidificador. Frite pequenas porções de massa na frigideira formando os crepes. Vire bem a massa para que os crepes saiam bem finos. Vá empilhando um a um. Recheie com o creme de ricota e passas e sirva com o molho quente.

Recheio
500 g de ricota
2 xícaras de ameixas picadas embebidas em vinho branco seco e açúcar
açúcar à gosto
1 colher de chá de baunilha
½ xícara de creme de leite
Amasse bem a ricota com um garfo e misture o creme de leite, a baunilha e por último as ameixas escorridas, coloque açúcar à gosto e recheie os crepes. Caso queira pode bater a ricota com o creme de leite e a baunilha no processador, assim o creme ficará mais liso.

Molho
1 xicara de mel
½ xícara de vinho tinto seco
Coloque o mel e o vinho numa panela, misture e deixe ferver até reduzir e virar um molho encorpado. Regue os crepes com o molho e sirva acompanhado de creme de chantilly azedo ( opcional )

Muffins de queijo

300 g de farinha
1 colher de sobremesa de açúcar
1 colher de sopa de fermento em pó
1 colher de café de sal
1 copo de iogurte natural
1 ovo
5 colheres de sopa de óleo
200 g de mussarela ralada

Peneire a farinha de trigo com o fermento em pó, o açúcar e o sal. Reserve. Em outra tigela bata o ovo com o óleo, o iogurte e misture bem. Junte os ingredientes secos e misture bem. Junte a mussarela e coloque nas forminhas . Leve ao forno 180° por 20 minutos.

Pato com Sésamo e Tangerina

4 Peitos de Pato
2 colheres de sopa de shoyu (molho de soja japones)
4 colheres de sopa de mel
1 colher de sopa de sementes de sésamo
4 tangerinas
1 colher de chá de maisena
Sal, pimenta rosa e negra a gosto

Pre-aqueçam o forno a 180º. Espetem os peitos de pato na diagonal e façam alguns sulcos. Coloquem os pedaços de pato numa grade que vá ao forno sobre uma assadeira e levem ao forno durante uma hora. Misturem uma colher de sopa de shoyu com 2 de sopa de mel e pincelem sobre os pedaços de pato. Espalhem as sementes de sésamo por cima. Assem 15 a 20 minutos ou até ficar dourado. Raspem a casca de uma tangerina e espremam o sumo de uma tambem. Misturem com maisena e acrescentem o restante shoyu e mel. Aqueçam até engrossar, mexendo sempre. Temperem com o sal e as pimentas. Descasquem as tangerinas restantes e dividam-nas em gomos. Sirvam o pato com o o molho de tangerina decorado com os gomos por cima.

Servir com uma salada simples ou um stir-fry.

Panquecas

225 g de Farinha
2,5 dl de leite meio gordo
30 g de açucar
2 ovos
1 colher de chá de fermento

Misturem todos os ingredientes a excepção do leite num copo tupperware alto e misturem com uma varinha magica (não a usada em rituals, a da cozinha mesmo) e adicionem o leite aos poucos continuando a misturar com a varinha.
A massa fica muito grossa e espessa.

Aconselho a usar uma frigideira anti-aderente - embebam um algodao num pouco de oleo de cozinha e humedeçam a frigideira. Se a massa estiver boa, a parte virada para cima começara a fazer bolhas. Virem as panquecas que deverão estar ligeiramente acastanhadas.

Geralmente as panquecas comem-se com manteiga e regadas com maple syrup (podem comprar este xarope saboroso no celeiro). Se quiserem, podem adicionar passas, maçãs ao pedaços, etc, a massa das panquecas, ou esqueçam o sal e juntem umas quantas ervas aromaticas cortadas finamente para uma optima base para molhos ou vegetais fritos ligeiramente na frigideira (ou Wok, como eu costumo fazer.)

Bolo de Mel

7 ovos
250g de açucar
250g de farinha
2dl de azeite
2dl de mel
1 colher de chá de canela
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de fermento
Raspa de um limão

Batam muito bem as gemas. Adicionem o azeite em fio, e continuem a bater. Juntem o mel, o açucar e as raspas de limão, continuando sempre a bater.
Acrescentem a farinha, misturada com a canela, o sal e o fermento. Por fim, adicionem a mistura as claras batidas em castelo, misturando cuidadosamente.
Levem a forno medio, ate estar feito.


Receita para Samhaim

Receitas para esta festa tão importante. Seguem algumas dicas para quem quer se aventurar na cozinha.

Pão

Ingredientes:
1 tablete ou 15 g de fermento biológico (para pão)
2 colheres rasas de água morna
1 xícara (chá) de leite quente
1/4 xícara (chá) de mel
1/2 colher (chá) de sal
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de fubá
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo integral

Dissolva o fermento na água morna e deixe descansar pôr 15 minutos. Em uma tigela, misture o leite, o sal e o mel ao fermento dissolvido. Aos poucos, acrescente a farinha de trigo, o fubá e a farinha integral. Mexa com uma colher de pau no sentido horário (sentido dos ponteiros do relógio), pensando em seu sucesso. Deixe a massa descansar até atingir o dobro do tamanho, amasse-a, coloque-a em fôrmas de pão e espere crescer. Asse em forno médio.

Sopa

Esta sopa é deliciosa e boa para levar num termos para uma celebração ao ar livre (com pão torrado nas brasas de uma fogueira).

Ingredientes:
700 g cogumelo(s)
1 cenoura(s)
1 cebola(s)
1 talo aipo
1 ramo salsa
2 tomate(s) maduro(s)
2 dentes alho
1 dl vinho branco
30g manteiga
azeite q.b.
Pimenta q.b.
4 fatias pão
queijo parmesão ralado q.b.
1 Lt caldo de cubo de galinha

Retirem os pés e lavem cuidadosamente os cogumelos. Enxugem-nos e cortem em fatias finas. Levem ao lume um tacho suficiente para a sopa, com manteiga e um pouco de azeite. Deixem aquecer bem e juntem a cebola, o aipo, a salsa e a cenoura finamente picados. Deixem reduzir um pouco e depois acrescentem a polpa dos tomates. Passados 10 minutos, acrescentem os cogumelos, mexam bem e deixem cozer mais outros tantos minutos, antes de temperar com um pouco de sal e vinho branco. Depois enxugem, juntem o caldo de frango a ferver, tapem e continuem a cozedura por cerca de ½ hora. Alourem no forno as fatias de pão, esfregem-nas com o dente de alho e dispônham-nas no fundo das tigelinhas de sopa, deitando então a sopa por cima. Polvilhem com queijo parmesão ralado e sirvam imediatamente.

Caril de porco com maçãs e natas

Este é um ótimo jantar de Samhain, com maçãs da época e cor laranja!

Ingredientes:
575 g carne de porco picada
2 c. sopa óleo
2 cebolas picadas
2 dentes de alho picados
2 talos aipos picados
2 dl sumo de maçã
2 c. chá caril em pó
1 c. chá sal
gengibre moído c. chá
1 c. chá cominhos em pó
1 maçã-reineta cortada em cubos
40 g passas
2 dl natas com limão

Levem uma frigideira grande a lume médio com o óleo e deixem aquecer. De seguida, juntem as cebolas, o alho e o aipo e deixem alourar. Aumentem o lume, juntem a carne de porco e fritem-na, mexendo sempre até esta perder a cor rosada. Deitem o sumo de maçã, o caril, o sal, o gengibre, os cominhos, a maçã e as passas. Misturem tudo muito bem, reduzam o lume e deixem ferver durante 5-8 minutos para evaporar o sumo de maçã mas sem deixar o preparado muito seco. Retirem a frigideira do lume, juntem as natas e mexam muito bem. Levem novamente ao lume mas desta vez só para aquecer. Não deixem ferver para não correr o risco de talhar. Servir com arroz ou naans.

Pão de abóbora

Ingredientes:
2 xícaras de açúcar
3 1/2 xícaras de farinha
2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
2 xícaras de abóbora amassada
1 colher de chá de canela
4 ovos
1 xícara de óleo
2/3 de xícara de água
1 xícara de passas
1 colher de chá de noz-moscada

Misture todos os ingredientes numa tigela grande. Unte duas formas grandes ou três pequenas para pão, e encha com a mistura. Asse a 150ºC por uma hora. Resfrie as formas num suporte. Embale para manter o frescor.

Carpaccio de beterrabas

Ingredientes:
4 beterrabas médias bem redondas

Cozinhe as beterrabas com sal. Depois de frias corte-as em lâminas finíssimas e arrume em formato de flor em um prato redondo.

Molho

½ xícara de azeite
suco de 3 limões
sal
1 colher de chá de gengibre ralado
1 colher de sopa de manjericão
1 colher de chá rasa de açúcar
100 gr de parmesão em lascas

Misture os ingredientes. Jogue em cima da beterraba. E cubra com as lascas de parmesão

Purê de maçã

Ingredientes:
10 maças cortadas em cubinhos, sem casa e sem sementes

Cozinhe em agua com sal até ficarem macias. Amasse e esprema paa sair o excesso de caldo. Acrescente meia lata de creme de leite, pimenta do reino, gengibre em pó, sal, alho e aniz em pó, a gosto. Sirva com carne de porco.

Cozido de Samhain

Ingredientes:
3 fatias de bacon picadas
1 kg de músculo cortado em cubos
água
1 xícara de vinho tinto
200 gr de lentilha
1 tablete de caldo de carne
2 dentes de alho picadinhos
½ cebola ralada
Sal à gosto
Pimenta do reino à gosto
1 raminho de tomilho
200 gr de cogumelos em conserva escorridos
1 xícara de azeitonas pretas grandes
2 colheres de sopa de maisena

Numa panela de pressão grande frite o bacon e acrescente a carne e frite até ficar bem dourada. Junte duas xícaras de água e o vinho. Cozinhe a carne por 30 minutos na pressão. Depois de pronta a carne acrescente a lentilha e os demais ingredientes. Deixe cozinhar até a lentilha ficar macia e a água reduzir. Acrescente a maisena dissolvida em 3 colheres de água e junte ao ensopado e mexa até engrossar. Sirva quente com arroz branco.


Bolo da bruxa


Ingredientes:
- 1 xícara de mel
- 1 xícara de açúcar
- 1 xícara de manteiga
- 5 ovos
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 3 colheres de sopa de yogurte
- casca de limão ralado
- 1 pitada de manjericão
- 1 colher de sobremesa de fermento
- 2 maçãs cortadas em rodelas no sentido horizontal com casca

Procedimento:

Bater bem os três primeiros ingredientes, acrescentar os ovos e continuar a bater. Colocar a farinha e os outros ingredientes, menos as maçãs. Untar uma forma com manteiga, polvilhar açúcar com canela, colocar as rodelas de maçãs e jogar a massa por cima. assar em forno já aquecido. Este bolo é ideal para ser utilizado nos sabás, ou quando quiser promover um encontro entre bruxas.