sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Ritual de Beltane


Beltane ou Fogueira de Belenos 31/10 - Hemisfério Sul 01/05 – Hemisfério Norte 


Em Beltane a Deusa se transforma num cervo branco. O jovem Deus é o caçador. Ele a persegue na floresta e a captura. Ela se vira, acuada, e novamente se transforma numa linda mulher. Ele faz sexo com ela e morre de amor nos seus braços, renascendo instantaneamente, mas transformado em outro ser. A vida e a criatividade estão asseguradas. Então, em Beltane, Deus e Deusa se “casam”. 
A primavera que chegou em Ostara torna Beltane a época da união e do prazer. Para os nossos ancestrais pagãos, 1º de maio era o primeiro dia de verão (hemisfério norte). Celebravam a véspera com danças, festins, e, em alguns casos, com uma grande invocação à fertilidade. Este é um “casamento verde”, e entendido como a união entre o Deus Cornífero, por meio do homem, impregnando a Deusa, por meio da mulher. A união era a celebração da vida e do amor, servindo para assegurar a fertilidade dos campos, entre os animais e nas tribos humanas. 
No dia de Beltane o sol está astrologicamente no signo de Scorpius, o Escorpião, que marca a “morte” do Inverno, o “nascimento” da Primavera e o começo da estação do plantio no hemisfério sul. 

 Material utilizado: 
☾ Caldeirão; 
☾ Athame; 
☾ Taça com suco de morango ou suco de uva; 
☾ Velas verde, vermelha e cor de rosa; 
☾ Incenso de Jasmim; 
☾ Casal Deusa e Deus; 
☾ Pombos de Bel; 
☾ Alimentos como frutas da estação, bolo de mel, bolo de frutas, bananas, abacaxi, maçãs, biscoitos etc; ☾ Ervas oliveira e erva-de-São João; 
☾ Pétalas de rosas ou flores; 
☾ Cristais pedra da lua, esmeralda e quartzo verde. 

Ritual: Acenda o incenso de jasmim para elevar as vibrações do local. Deixe queimar por alguns poucos minutos. Disponha as três velas em triângulo e deixe o casal Deusa e Deus no centro. Enfeite seu altar com as ervas, flores e pétalas que colheu (peça permissão e agradeça com amor a planta) os alimentos e frutas que desejar utilizar e deixe os pombos de Bel separados um em cada extremidade do altar. Coloque uma pequena vela dentro do caldeirão para ser acesa posteriormente. ​ 
Trace o círculo como de costume. Invoque a Deusa e o Deus. Acenda as velas. Acenda a vela do caldeirão. Jogue um pouco de erva de São João e oliveira no caldeirão e diga: 

“Espírito do Fogo, Fogo de Bel, Acendo as suas chamas Que a união da Deusa e do Deus fecundem a Terra e tragam abundância ao mundo. Agora é a hora da celebração, da alegria, da fertilidade e do riso. Abençoado seja Beltane, que traz a luz do fogo e o Verão.” 

Pegue a Taça e o Athame eleve-os e diga: Eu invoco a doce Senhora que fecunda a Terra Que este cálice seja abençoado e represente o ventre da Mãe, Eu invoco o Senhor dos Bosques e dos animais para que abençoe este Athame. Mergulhe a lâmina do Athame no cálice com a bebida e diga: 

"Pela taça e pelo athame Que esta bebida seja consagrada. Eu uno o masculino e o feminino para trazer bênçãos, prosperidade e sabedoria. Pela Terra e pela Água, pelo Fogo e pelo Ar, que o círculo da vida jamais se quebre.” 

 Retire o Athame do cálice e então tome um pouco da bebida. Medite um pouco a respeito da união das energias criadoras do Universo enquanto olha para o casal Deus e Deusa em cima do altar. Para encerrar diga: 

“De sua união surgirá a vida renovada; Uma profusão de criaturas vivas cobrirá a terra, E os ventos soprarão puros e doces."
   
Neste momento pegue os pombos de Bel e imagine a pessoa amada (namorado/marido/pretendente) sendo um dos pombinhos e você o outro. Mentalize todas as características marcantes da pessoa e então os separe. Á medida que você vai aproximando os pombinhos no altar (todo dia aproxime um pouco), mentalize novamente a pessoa amada. Quando eles se beijarem você terá uma surpresa agradável. Caso tenha mais algum trabalho de magia, realize-o. Bordar e fazer tranças são artes típicas deste período do ano, pois a união de duas substâncias para criar uma terceira é o espírito do Beltane. 
Celebre o banquete preparado. Desfaça o círculo agradecendo e dispensando a presença e ajuda dos Deuses e energias que estiverem presentes. 

Quando terminar os Sabbats: 
✭ Sempre coma os alimentos que foram consagrados no ritual e se possível, divida com os seus queridos. 
✭ Tudo o que foi consagrado como velas, ramos de trigos, ervas, pétalas que não foram utilizadas, devem ser distribuídas as pessoas que você gosta. 
✭ A libação sempre deverá ser feita ao término da realização do Sabbat. 
✭ Sobras de velas, incensos, água, sucos, bebidas etc., devem ser deixados em um canteiro de flores ou plantas. 
✭ Sempre trace o círculo no início e final dos rituais e desfaça-o quando terminar. 

Fontes utilizadas: - Cunningham, Scott (2001). Guia Essencial da Bruxa Solitária. São Paulo: Gaia, 3ª Edição. - Prieto, Claudiney. ABC da Bruxaria. - Beth, Rae. A Bruxa Solitária.