domingo, 10 de janeiro de 2016

Mandala - Energia em Movimento



"Mandala significa círculo em palavra sânscrito. Mandala também possui outros significados, como círculo mágico ou concentração de energia, e universalmente a mandala é o símbolo da integração e da harmonia."

Mandala

A Mandala é um elemento milenar cujo significado comum é o bem com a vida e com o que nos rodeia. Podem ser figuras baseadas em geometria sagrada, com a utilização de símbolos, desenhos, cores, números e palavras. Podem vibrar de fora para dentro e dentro para fora. A sua designação vem do sânscrito e significa centro e circunferência. São também conhecidas como círculo sagrado ou mágico. Agradáveis de contemplar, prendem o olhar com as suas formas e cores, causando sensações de harmonia e paz.

Mandala é uma palavra sânscrita, que significa círculo. Mandala também possui outros significados, como círculo mágico ou concentração de energia. Universalmente o mandala é o símbolo da totalidade, da integração e da harmonia.

Em várias épocas e culturas, o Mandala foi usado como expressão científica, artística e religiosa. Podemos ver Mandalas na arte rupestre, no símbolo chinês do Yin e Yang, nos yantras indianos, nas Mandalas e Thankas tibetanas, nas rosáceas da Catedral de Chartres, nas danças circulares, nos rituais de cura e arte indígenas, na alquimia, na magia, nos escritos herméticos e na arte sacra dos séculos XVI, XVII e XVIII.
A forma mandálica pode ser encontrada em todo início, na Terra e no Cosmo: a célula, o embrião, as sementes, o caule das árvores, as flores, as conchas, as estrelas, os planetas, o Sol, a Lua, as nebulosas, as galáxias. Se observarmos o cotidiano a nossa volta, perceberemos estruturas mandálicas onde nunca pensaríamos haver, como no gostoso pãozinho ou no macarrão que comemos. Tanto o pãozinho quanto o marcarão começam com a massa que depois de amassada vira uma bola – mandala tridimensional – para crescer e só depois tomarem suas formas. O prato onde comemos tem a forma circular, e quando nos servimos formamos um mandala colorido, que irá nos alimentar e nos nutrir, dando energia e vitalidade ao nosso corpo. A própria Terra foi formada por uma explosão que tem a forma mandálica.

Utilização

No tempo atual são utilizadas por psicólogos como método de terapia, uma vez que ajudam a fixar a concentração e aquietam os pensamentos. Carl Jung relacionou as mandalas a "movimentos em direcão a um crescimento psicológico, expressando a ideia de um refúgio seguro, de reconciliação interna e inteireza".
Também servem de instrumento de meditação remetendo ao nosso próprio centro ou seja ao nosso interior.
Criar a nossa própria Mandala (mandalada pessoal) ajuda a abrir o canal para conteúdos internos, no fundo chegar a temas pessoais que nunca pensaríamos ser capazes de alcançar e que nos possibilitam algum equilíbrio.


Energia

Ter consciência da energia circular, é perceber que temos força de movimento para que tudo aconteça, no final de contas, somos energia que vibra chamada de átomos.
São os nossos pensamentos e ações que nos levam à realidade que vivemos onde pode depender a nossa felicidade. Atraímos tudo o que somos e tudo o que temos e por este motivo devemos dar a tenção à nossa consciência para perceber o que nos rodeia.


Benefícios

Desenhar uma Mandala é um ótimo exercício de introspecção e meditação com efeito terapêutico, ajudando a obter auto disciplina, auto estima, auto afirmação, paz interior, criatividade, sensibilidade musical e libertação de stress emocional.

Geometria

Os círculos são universalmente associados à meditação, a cura e o sagrado, que funcionam como chaves para os mistérios de nosso interior e que, quando utilizados com este objetivo, remetem ao encontro com os mistérios de nossa alma. 

Ter uma Mandala em casa ou aprender a desenhar e pintar pode fazer a diferença!

Cores


Na composição da mandala um dos aspectos mais importantes são as cores. Assim, tal como as cores da flor de lótus - um dos principais símbolos budistas - também na mandala temos os seguintes significados:


Vermelho - é estimulante, afasta a depressão, tira o desânimo. É a cor das conquistas, das paixões e da sexualidade. Quando a cor vermelha está numa mandala, ela precisa ser bem usada, pois pode tirar o sono ou deixar a pessoa irritada.
Amarelo - é ativadora e dinâmica, age sobre os processos mentais. O amarelo afasta as ideias fixas e aumenta a capacidade de raciocínio. É a cor da inteligência, do estudo e da criatividade.

Laranja - é restauradora e regeneradora, traz recuperação depois de um processo destrutivo e a capacidade de refazer o que não está certo. É a cor da coragem, da reconstrução e da melhora.

Verde - é calmante e equilibradora. O verde melhora qualquer estado físico negativo e energiza o corpo e a alma. Quando uma mandala tem a cor verde, suas vibrações são sempre energizadoras e, seja em que nível for, ela é benéfica para todos.

Azul - traz equlíbrio, paciência, harmonia e serenidade, tranquiliza o corpo e a mente. Ajuda nos casos de insônia e estresse.

Índigo - trabalha o equilíbrio energético, intuição, proteção, limpeza e purificação de ambientes.

Violeta ou Lilás - é profundamente espiritual, mística e religiosa. O violeta atua sobre quem está espiritualmente desequilibrado, descrente e sem conexão com as forças divinas. Quando uma mandala tem a cor violeta ou lilás, ela limpa e isola os ambientes em que está.

Rosa - trabalha afetividade, amor, harmonia, união, ajuda no equilíbrio dos relacionamentos pessoais e profissionais.

Tatuagem

A imagem da mandala é muito rica em detalhes. É uma tatuagem que serve tanto o gênero masculino como o feminino e que são feitas em locais de destaque em decorrência da sua complexidade.
Elas refletem o significado do símbolo, especialmente no budismo, que representa a procura pela paz interior. Assim, ao passo que representam o budismo, a escolha das cores tende a ser feita mediante o significado que elas têm nessa religião.

Espiritualidade

O maior monumento budista do mundo se assemelha a uma mandala. Chama-se Borobudur e é formado por pisos onde estão 504 estátuas de Buda. O Borobudur simboliza o esclarecimento e o caminho para alcançá-lo. 

Formação da Mandala 

A mandala tibetana é basicamente constituída de cinco importantes aspectos.
O interior da mandala é um círculo que representa o Cosmo. Nele estão as divindades Hevjara e Nairatma representando a iluminação, enquanto à sua volta estão as darkinis - que são oito figuras femininas - representando os pontos cardeais.
À volta do círculo há quadrado com quatro aberturas, as quais representam: gentileza, compaixão, simpatia e serenidade e à volta desse quadro, por sua vez, encontram-se círculos que representam os aspectos cósmicos, a energia e a atmosfera. Fora dos círculos existem algumas figuras que têm como função a proteção.

Psicologia

Carl Gustav Jung estudou em profundidade a simbologia das mandalas, relacionando-as à simbologia universal do círculo e da representação simbólica da psique com as funções de conservação da ordem psíquica, tomada de consciência, integridade e criação.

Na Natureza

A mandala está presente também na natureza. Exemplo disso é o girassol e os anéis das árvores, cujos espirais representam o Universo.

Filtro dos Sonhos

O filtro dos sonhos, cuja função é capturar os maus sonhos deixando apenas passar os sonhos bons, é também uma espécie de mandala de cura.


Fonte - Universo das Mandalas