sexta-feira, 20 de maio de 2011

Maio, mês de Maia

As mais variadas culturas dedicaram o mês de Maio a Deusas que representam crescimento, força, amor e paixão: Maia, entre os Gregos, emprestou seu nome para este mês, que também ficou conhecido como o mês da Mãe Divina, devido às suas inúmeras aparições e manifestações nesta época do ano. Por estas fortes razões, reservamos para este mês um antigo ritual para conexão com a Grande Mãe. Faça-o sempre que precisar de Sua ajuda.

O Ritual




Em um local tranqüilo, faça um pequeno altar, colocando nele uma vela vermelha com alguns ramos de trigo à sua volta e uma taça de vinho tinto. Em profunda
concentração, acenda a vela e invoque a presença da Grande Mãe. Neste momento, sentindo Sua presença, peça-lhe sua poderosa ajuda, pronunciando a oração abaixo.
Ao término do ritual, beba o vinho e sinta a proteção da Deusa junto de você.



"A ti cantarei, Mãe Universal.
Todos os seres que existem
Nutrem-se de Tua riqueza.
Salve, Mãe dos Deuses,
Conceda-me amor e alegria
Para viver como meu coração deseja,
Ó, Deusa Generosa!"


Maia, na mitologia grega era uma das sete irmãs que, fugindo do gigante Órion, se transformaram na constelação das Plêiades. Era uma ninfa. Com Zeus teve Hermes, o belo mensageiro dos Deuses. Maia e Hermes temiam a fúria de Hera, por ciúmes de Zeus. Porém, em vez de serem odiados, os dois conseguiram a simpatia de Hera. A Maia era consagrado o dia 15 de maio. Na tradição romana, que é uma "cópia" da Grega, Maia talvez seja outra, diferente dessa ninfa da Arcádia, a que personificava o despertar da natureza na primavera e que viria a se transformar na mentora de Mercúrio.

Ela é Deusa da fecundidade, e da projeção da energia vital. Maia era à ninfa que personificava os lugares frios. Maia também é filha de Atlas e Plêione

Maia

Maia, conhecida na Mitologia Romana como Maia Maiestas - chamada também de Fauna ou Bona Dea (Deusa das Deusas), equivale à antiga deusa italiana da primavera. O mês de maio recebe seu nome, sendo que os dias 1º e 15 de maio são dedicados à ela.

Na Mitologia Grega, Maia era a irmã mais velha das Pleiades, as sete filhas de Atlas e Pleione. Ela e suas irmãs, que nasceram no Monte Cilene - Arcádia, são também conhecidas como as deusas da montanha. Maia era a mais bela e tímida das irmãs. Em uma caverna do Monte Cilene, deu à luz Hermes, filho de Maya e Zeus.

É comemorado dia 15 de maio o dia de Maia.

A Alegria de Maio

O nome deste mês foi inspirado na Deusa grega Maia, mãe de Hermes, e a mais importante das sete irmãs que compõe o aglomerado estelar das Plêiades. É chamada pelos romanos de Maius. Maia era a deusa do calor vital, da sexualidade e do crescimento.

Para os anglo-saxões, este mês se chamava Thrimilcmonath, ou “o mês em que as vacas dão leite três vezes ao dia”.

No calendário dos druidas, a letra correspondente ao mês é Duir, que quer dizer Carvalho. O Carvalho é uma árvore sagrada para os druidas. O lema do mês é”fortaleça-se e cresça”.

As pedras do mês são a ágata e a esmeralda.

Os povos nativos denominavam esse mês de Lua Alegre, Lua Brilhante, Lua Flor e também Mês da Alegria, entre outros nomes.

Para os celtas, este mês se chamava Mai e era um mês em que se celebrava a fertilidade da natureza seja no reino vegetal, animal ou humano.

Dedique esse mês para buscar sua harmonia pessoal. E para encontrá-la, concilie os opostos que existem dentro de cada um de nós.

Maia e as Plêiades


Hoje na Grécia se comemorava a deusa Maia e seu filho Hermes. A Maia grega é a versão ocidental de Maya, mãe de Buda.

Maia era uma Deusa antiga e pré-helênica. Tida como sábia e na versão anciã. Seria guardiã da noite simbolizada pela maior estrela das Plêiades. Mas com as mudanças sociais e o crescimento do patriarcado, Maia foi perdendo seus atributos e considerada apenas uma Deusa do verão, do calor e do crescimento.

Conta a mitologia, que ela e suas irmãs fugiram de Órion, o gigante, e se refugiaram no céu formando assim, o aglomerado das Plêiades.

O nome deste mês se chama Maio em homenagem à Maia