sábado, 26 de janeiro de 2008

Feitiços Culinários


"Quem pensa que a comida só faz matar a fome está redondamente enganado. Comer é muito perigoso. Porque quem cozinha é parente próximo das bruxas e dos magos. Cozinhar é feitiçaria, alquimia. E comer é ser enfeitiçado."

(Rubens Alves)



Hidromel

Existem diversas receitas de hidromel, mas esta é uma receita retirada de um livro de receitas de 1842, escrito à mão, e traduzida no 'Livro Mágico da Lua', de D.J. Conway. Como pode-se ver pelos ingredientes, trata-se de uma receita grande para sabbats em grupo e demora para ficar pronto.

Ingredientes:
- 2kg de mel novo
- 50l de água
- 1 punhado de alecrim
- 1 punhado de tomilho
- 1 punhado de louro
- 1 punhado de roseira brava
- 2 ou 3 punhados de malte moído
- tostadas com levedura
- 45g de cravos
- 45g de noz-moscada
- 45g de macis

Procedimento:
Ferva o mel novo na água. Coe bem. Acrescente os punhados de alecrim, tomilho, louro e roseira brava. Ferva a mistura por uma hora, pondo-a em seguida num tonel com o malte moído. Mexa até estar tépido e coe num pano passado para outro tonel.

Espalhe um pouco de tostadas com levedura e despeje o líquido. Quando o hidromel estiver coberto de levedura, despeje em uma pipa. Amarre os cravos, os macis e a noz-moscada num saco e pendure na pipa. Feche a pipa por seis meses e engarrafe. Certifique-se de que todos os recipientes foram esterelizados antes do uso.

Vinho quente com ervas

Ingredientes:
- 1 xícara de água fervente
- 1 xícara de suco de uva
- 1/8 de colher de chá de folhas de alecrim amassadas
- 1 pau de canela
- de 4 a 5 cravos inteiros
- 1 xícara de xerex seco
- 1/4 de colher de chá de flocos de menta moídos

Procedimento:
Despeje a água fervente sobre o alecrim e a menta; deixe curtir por 15 minutos. Acrescente os cravos e deixe curtir por mais 15 minutos. Coe, misture esse líquido ao suco de uva e ao xerez numa panela. Aqueça em fogo baixo até esquentar. Coe, adicione a canela e sirva ainda quente.


Pão fantasia

Ingredientes:

1 kg de farinha de trigo;
400 ml de leite (ou até dar ponto);
2 ovos;
1/2 colher de sopa de sal;
1 colher de sopa de açúcar;
10 g de fermento instantâneo ou 1 colher de sopa bem cheia;
1/3 de xícara de manteiga ou de margarina derretida morna;
50 g de queijo parmesão ralado;
3 colheres de sopa de salsinha e cebolinha picadas;
2 colheres de sopa de cebola picada;
3 colheres de cenoura ralada;
3 colheres de azeitona picada;
4 colheres de sopa de salame picado em tirinhas.

Modo de fazer
Misturar o fermento instantâneo e a farinha. Acrescentar o açúcar e o sal e misturar novamente. Juntar os ovos bem batidos, o leite e os demais ingredientes e amassar bem, até formar uma massa lisa, brilhante e que desgrude da bacia. Colocar em uma forma previamente untada com óleo e deixar o pão crescer até dobrar de volume. Assar em forno pré-aquecido (180ºC) por, aproximadamente, 45 minutos, até dourar. Retirar do forno, pincelar com margarina ou com manteiga para ficar com aspecto brilhante.

Delícias de cogumelos

Poucas pessoas hoje em dia têm tempo de preparar esta antiga receita grega de acordo com a original mas, se você tiver tempo, enrole a mistura em folhas de massa folhada.

ingredientes:
- 1,3kg de cogumelos frescos
- 1/2 xícara de cebolas picadas
- 1 barra de margarina
- margarina derretida para dourar
- 1/2 xícara de parmesão ralado
- pimenta e sal a gosto
- 3/4 de xícara de farelo de pão
- 450g de massa folhada ou rolos de massa pronta

Procedimento:
Limpe os cogumelos e pique-os bem fininhos. Doure a cebola na margarina até que todo o líquido desapareça. Remova do fogo e acrescente o queijo, o sal, a pimenta e o farelo de pão.

Separe a massa pronta. Forme círculos com a massa, de espessura bem fina. Use cerca de uma colher de chá do recheio em cada círculo. Dobre a massa formando um semicírculo e feche as bordas com um garfo. Coloque em uma forma antiaderente. Espalhe a margarina derretida sobre as massas. Asse no forno a 170ºC durante 15 a 20 minutos, ou até dourar. Sirva quente.

Se não utilizar massa folhada, abra cuidadosamente uma folha de massa por vez e recheie. Dobre em formato triangular.

Receitas para Litha

Pudim de mel

Ingredientes:

- 1/2 quilo de farinha de rosca
- 2 copos de mel
- 6 ovos
- 1 pacotinho de canela

Modo de fazer

Misturar tudo até obter massa bastante mole; levar ao forno quente durante meia hora; esfriar e colocar na geladeira.

Ingredientes

- 6 maçãs
- 1 copo de mel
- 2 pacotinhos de canela em pó
- 3 cravos torrados e reduzidos a pó

Modo de fazer

Ralar as maçãs e misturá-las com o mel, juntamente com a canela e o cravo. Descansar a mistura em vasilha de louça.

Massa

- 1/2 quilo de farinha de trigo da melhor qualidade
- 1 xícara de óleo
- 1/2 colher de café de sal
- 1 copo de água morna

Modo de fazer

Misturar, sovar bem e deixar durante meia hora. Esticar a massa preparada até ficar delgada como papel; espalhar o recheio e enrolar como rocambole; assar em forno quente durante uma hora; esfriado, levar à geladeira, cobrindo ou não com açúcar glacê. Receita para 12 pessoas.


Receita para Imbolc

Qualquer receita que simbolize ou tenha ligação com o Sol ou fertilidade é apropriada para este sabá, assim como comidas que levem leite. Seguem algumas dicas para quem quer se aventurar na cozinha e celebrar com toda a família!

Pudim de Imbolc
(Tribos de Gaia)

1 xícara de arroz, lavado, escorrido e cozido;
4 xícaras de leite — simbolizando o leite da Deusa;
1 xícara de açúcar branco — para a doçura da vida;
2 ovos batidos — simbolizando o sol e fertilidade;
1 xícara de mingau de maisena, consistente;
Baunilha a gosto, porque toda receita deveria ter baunilha;
Canela em pó a gosto.

Junte (sobre o fogo de Brigit – seu fogão mesmo serve) o arroz, o mingau, o leite, o açúcar, os ovos e a baunilha até que se tornem uma massa, apenas, cuidado para não encaroçar ou endurecer demais (por causa da maisena). Depois disso, tire do fogo e disponha em tigelas, polvilhando com a canela em pó na parte de cima. Leve ao refrigerador quando já estiver frio.
Sirva gelado!

(Se você é um praticante solitário, enquanto você mexe e carrega o pudim, deverá enfocar seus pensamentos e desejos nas coisas que você quer que cresçam em sua vida. Se você faz parte de um Coven ou uma Tradição Familiar, você deve cozinhar como manda sua tradição).


Crepes de ricota e ameixas pretas

Para a massa:
2 xícaras de leite
1 ovo
1 xícara de farinha de trigo
Bata tudo no liquidificador. Frite pequenas porções de massa na frigideira formando os crepes. Vire bem a massa para que os crepes saiam bem finos. Vá empilhando um a um. Recheie com o creme de ricota e passas e sirva com o molho quente.

Recheio
500 g de ricota
2 xícaras de ameixas picadas embebidas em vinho branco seco e açúcar
açúcar à gosto
1 colher de chá de baunilha
½ xícara de creme de leite
Amasse bem a ricota com um garfo e misture o creme de leite, a baunilha e por último as ameixas escorridas, coloque açúcar à gosto e recheie os crepes. Caso queira pode bater a ricota com o creme de leite e a baunilha no processador, assim o creme ficará mais liso.

Molho
1 xicara de mel
½ xícara de vinho tinto seco
Coloque o mel e o vinho numa panela, misture e deixe ferver até reduzir e virar um molho encorpado. Regue os crepes com o molho e sirva acompanhado de creme de chantilly azedo ( opcional )

Muffins de queijo

300 g de farinha
1 colher de sobremesa de açúcar
1 colher de sopa de fermento em pó
1 colher de café de sal
1 copo de iogurte natural
1 ovo
5 colheres de sopa de óleo
200 g de mussarela ralada

Peneire a farinha de trigo com o fermento em pó, o açúcar e o sal. Reserve. Em outra tigela bata o ovo com o óleo, o iogurte e misture bem. Junte os ingredientes secos e misture bem. Junte a mussarela e coloque nas forminhas . Leve ao forno 180° por 20 minutos.

Pato com Sésamo e Tangerina

4 Peitos de Pato
2 colheres de sopa de shoyu (molho de soja japones)
4 colheres de sopa de mel
1 colher de sopa de sementes de sésamo
4 tangerinas
1 colher de chá de maisena
Sal, pimenta rosa e negra a gosto

Pre-aqueçam o forno a 180º. Espetem os peitos de pato na diagonal e façam alguns sulcos. Coloquem os pedaços de pato numa grade que vá ao forno sobre uma assadeira e levem ao forno durante uma hora. Misturem uma colher de sopa de shoyu com 2 de sopa de mel e pincelem sobre os pedaços de pato. Espalhem as sementes de sésamo por cima. Assem 15 a 20 minutos ou até ficar dourado. Raspem a casca de uma tangerina e espremam o sumo de uma tambem. Misturem com maisena e acrescentem o restante shoyu e mel. Aqueçam até engrossar, mexendo sempre. Temperem com o sal e as pimentas. Descasquem as tangerinas restantes e dividam-nas em gomos. Sirvam o pato com o o molho de tangerina decorado com os gomos por cima.

Servir com uma salada simples ou um stir-fry.

Panquecas

225 g de Farinha
2,5 dl de leite meio gordo
30 g de açucar
2 ovos
1 colher de chá de fermento

Misturem todos os ingredientes a excepção do leite num copo tupperware alto e misturem com uma varinha magica (não a usada em rituals, a da cozinha mesmo) e adicionem o leite aos poucos continuando a misturar com a varinha.
A massa fica muito grossa e espessa.

Aconselho a usar uma frigideira anti-aderente - embebam um algodao num pouco de oleo de cozinha e humedeçam a frigideira. Se a massa estiver boa, a parte virada para cima começara a fazer bolhas. Virem as panquecas que deverão estar ligeiramente acastanhadas.

Geralmente as panquecas comem-se com manteiga e regadas com maple syrup (podem comprar este xarope saboroso no celeiro). Se quiserem, podem adicionar passas, maçãs ao pedaços, etc, a massa das panquecas, ou esqueçam o sal e juntem umas quantas ervas aromaticas cortadas finamente para uma optima base para molhos ou vegetais fritos ligeiramente na frigideira (ou Wok, como eu costumo fazer.)

Bolo de Mel

7 ovos
250g de açucar
250g de farinha
2dl de azeite
2dl de mel
1 colher de chá de canela
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de fermento
Raspa de um limão

Batam muito bem as gemas. Adicionem o azeite em fio, e continuem a bater. Juntem o mel, o açucar e as raspas de limão, continuando sempre a bater.
Acrescentem a farinha, misturada com a canela, o sal e o fermento. Por fim, adicionem a mistura as claras batidas em castelo, misturando cuidadosamente.
Levem a forno medio, ate estar feito.


Receita para Samhaim

Receitas para esta festa tão importante. Seguem algumas dicas para quem quer se aventurar na cozinha.

Pão

Ingredientes:
1 tablete ou 15 g de fermento biológico (para pão)
2 colheres rasas de água morna
1 xícara (chá) de leite quente
1/4 xícara (chá) de mel
1/2 colher (chá) de sal
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de fubá
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo integral

Dissolva o fermento na água morna e deixe descansar pôr 15 minutos. Em uma tigela, misture o leite, o sal e o mel ao fermento dissolvido. Aos poucos, acrescente a farinha de trigo, o fubá e a farinha integral. Mexa com uma colher de pau no sentido horário (sentido dos ponteiros do relógio), pensando em seu sucesso. Deixe a massa descansar até atingir o dobro do tamanho, amasse-a, coloque-a em fôrmas de pão e espere crescer. Asse em forno médio.

Sopa

Esta sopa é deliciosa e boa para levar num termos para uma celebração ao ar livre (com pão torrado nas brasas de uma fogueira).

Ingredientes:
700 g cogumelo(s)
1 cenoura(s)
1 cebola(s)
1 talo aipo
1 ramo salsa
2 tomate(s) maduro(s)
2 dentes alho
1 dl vinho branco
30g manteiga
azeite q.b.
Pimenta q.b.
4 fatias pão
queijo parmesão ralado q.b.
1 Lt caldo de cubo de galinha

Retirem os pés e lavem cuidadosamente os cogumelos. Enxugem-nos e cortem em fatias finas. Levem ao lume um tacho suficiente para a sopa, com manteiga e um pouco de azeite. Deixem aquecer bem e juntem a cebola, o aipo, a salsa e a cenoura finamente picados. Deixem reduzir um pouco e depois acrescentem a polpa dos tomates. Passados 10 minutos, acrescentem os cogumelos, mexam bem e deixem cozer mais outros tantos minutos, antes de temperar com um pouco de sal e vinho branco. Depois enxugem, juntem o caldo de frango a ferver, tapem e continuem a cozedura por cerca de ½ hora. Alourem no forno as fatias de pão, esfregem-nas com o dente de alho e dispônham-nas no fundo das tigelinhas de sopa, deitando então a sopa por cima. Polvilhem com queijo parmesão ralado e sirvam imediatamente.

Caril de porco com maçãs e natas

Este é um ótimo jantar de Samhain, com maçãs da época e cor laranja!

Ingredientes:
575 g carne de porco picada
2 c. sopa óleo
2 cebolas picadas
2 dentes de alho picados
2 talos aipos picados
2 dl sumo de maçã
2 c. chá caril em pó
1 c. chá sal
gengibre moído c. chá
1 c. chá cominhos em pó
1 maçã-reineta cortada em cubos
40 g passas
2 dl natas com limão

Levem uma frigideira grande a lume médio com o óleo e deixem aquecer. De seguida, juntem as cebolas, o alho e o aipo e deixem alourar. Aumentem o lume, juntem a carne de porco e fritem-na, mexendo sempre até esta perder a cor rosada. Deitem o sumo de maçã, o caril, o sal, o gengibre, os cominhos, a maçã e as passas. Misturem tudo muito bem, reduzam o lume e deixem ferver durante 5-8 minutos para evaporar o sumo de maçã mas sem deixar o preparado muito seco. Retirem a frigideira do lume, juntem as natas e mexam muito bem. Levem novamente ao lume mas desta vez só para aquecer. Não deixem ferver para não correr o risco de talhar. Servir com arroz ou naans.

Pão de abóbora

Ingredientes:
2 xícaras de açúcar
3 1/2 xícaras de farinha
2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
2 xícaras de abóbora amassada
1 colher de chá de canela
4 ovos
1 xícara de óleo
2/3 de xícara de água
1 xícara de passas
1 colher de chá de noz-moscada

Misture todos os ingredientes numa tigela grande. Unte duas formas grandes ou três pequenas para pão, e encha com a mistura. Asse a 150ºC por uma hora. Resfrie as formas num suporte. Embale para manter o frescor.

Carpaccio de beterrabas

Ingredientes:
4 beterrabas médias bem redondas

Cozinhe as beterrabas com sal. Depois de frias corte-as em lâminas finíssimas e arrume em formato de flor em um prato redondo.

Molho

½ xícara de azeite
suco de 3 limões
sal
1 colher de chá de gengibre ralado
1 colher de sopa de manjericão
1 colher de chá rasa de açúcar
100 gr de parmesão em lascas

Misture os ingredientes. Jogue em cima da beterraba. E cubra com as lascas de parmesão

Purê de maçã

Ingredientes:
10 maças cortadas em cubinhos, sem casa e sem sementes

Cozinhe em agua com sal até ficarem macias. Amasse e esprema paa sair o excesso de caldo. Acrescente meia lata de creme de leite, pimenta do reino, gengibre em pó, sal, alho e aniz em pó, a gosto. Sirva com carne de porco.

Cozido de Samhain

Ingredientes:
3 fatias de bacon picadas
1 kg de músculo cortado em cubos
água
1 xícara de vinho tinto
200 gr de lentilha
1 tablete de caldo de carne
2 dentes de alho picadinhos
½ cebola ralada
Sal à gosto
Pimenta do reino à gosto
1 raminho de tomilho
200 gr de cogumelos em conserva escorridos
1 xícara de azeitonas pretas grandes
2 colheres de sopa de maisena

Numa panela de pressão grande frite o bacon e acrescente a carne e frite até ficar bem dourada. Junte duas xícaras de água e o vinho. Cozinhe a carne por 30 minutos na pressão. Depois de pronta a carne acrescente a lentilha e os demais ingredientes. Deixe cozinhar até a lentilha ficar macia e a água reduzir. Acrescente a maisena dissolvida em 3 colheres de água e junte ao ensopado e mexa até engrossar. Sirva quente com arroz branco.


Bolo da bruxa


Ingredientes:
- 1 xícara de mel
- 1 xícara de açúcar
- 1 xícara de manteiga
- 5 ovos
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 3 colheres de sopa de yogurte
- casca de limão ralado
- 1 pitada de manjericão
- 1 colher de sobremesa de fermento
- 2 maçãs cortadas em rodelas no sentido horizontal com casca

Procedimento:

Bater bem os três primeiros ingredientes, acrescentar os ovos e continuar a bater. Colocar a farinha e os outros ingredientes, menos as maçãs. Untar uma forma com manteiga, polvilhar açúcar com canela, colocar as rodelas de maçãs e jogar a massa por cima. assar em forno já aquecido. Este bolo é ideal para ser utilizado nos sabás, ou quando quiser promover um encontro entre bruxas.

Poções



As bruxas sempre estiveram associadas às poções. No dicionário Aurélio, o termo poção é definido como "hidrólio que contém medicamento dissolvido ou em suspensão, e administrada por via oral; qualquer bebida". Isso nos dá um leque grande de opções. A palavra poção vem do latim potare, que significa beber. Isso desmistifica um pouco o termo, tão associado sempre a venenos e malefícios. Um chá, por exemplo, nada mais é do que uma poção.

As poções são utilizadas para curar doenças, principalmente, mas o fato é que elas trazem para dentro do corpo atributos necessários ao que queremos. As mais conhecidas poções são, na verdade, filtros - filtros de amor.

A principal diferença entre poções e filtros é que esta última não precisa de cozimento dos ingredientes. A poção sempre requer uma transformação, por isso sempre esteve tão associada às bruxas e ao caldeirão.

Preparar poções é uma arte. A arte das poções está para a Medicina e a Farmácia assim como a Astrologia está para a Astronomia. Todos os remédios que temos hoje vieram das poções com ingredientes tirados da Natureza.

Seguem aqui algumas receitas de poções. É recomendável que você as faça e deixe de reserva em seu altar ou no local onde você guarda esse tipo de coisa, pois nunca sabemos quando vamos precisar delas.

Observações importantes
- Nem toda poção deve ser ingerida. Se ela contiver elementos venenosos ou indicação que não devem ser ingeridas, por favor, não seja burro(a);

- Se você estiver com algum problema de saúde, procure um médico ou alguém que entenda de plantas antes de tomar qualquer poção;

- Para uma poção funcionar corretamente, ela deve ser preparada durante a fase da Lua adequada e a partir de ingredientes herbários com as correspondências mágicas corretas;

Poção de Proteção

Ingredientes:

- 2 a 4 xícaras de água de fonte ou mineral
- 1 colher de sopa de limalha de ferro
- 1 colher de chá de verbena
- 2 colheres de sopa de sal marinho
- 2 colheres de sopa de mirra
- 2 colheres de sopa de olíbano
- uma pitada de pêlo de lobo vivo

Não serve pêlo de cachorro, por favor. Para conseguir um pouco de pêlo de lobo, peça a um dos tratadores do zoológico local que pegue algum punhado que tenha caído do lobo, claro; não faça-o ir até lá e arrancar o pêlo do lobo apenas porque você o quer!

Carregue todos os ingredientes e coloque-os num pote de esmalte ou ferro que você usa exclusivamente para cozer suas poções. Ferva a fogo lento. Entre em alfa instantâneo e movimente as mãos no sentido horário sobre a poção enquanto diz:

Encarrego esta poção de me proteger (e a quem eu designar) e quaisquer forças positivas ou negativas que venham para causar algum tipo de dano.

Conserve a poção em uma garrafa ou jarra bem tampada. Coloque uma etiqueta com o nome da poção e a data. Sempre que precisar, coloque um pouco nos pulsos, na testa e na nuca. Também pode usar em objetos, quando quiser protegê-los.

Círculo Mágico



Os rituais pagãos sempre foram realizados na Natureza, a morada sagrada dos deuses e a sua representação. Geralmente, aconteciam em círculos de pedras, lugares de grande magnetismo e poder.

O fato é que os antigos povos celtas acreditavam demais na natureza cíclica das coisas e o círculo acabou se tornando um símbolo sagrado não só para eles, mas em quase todos os povos. Realizar rituais dentro de um círculo de poder nos remete a essa teoria e é uma forma de sacralizarmos o espaço onde realizaremos o nosso ritual.

O círculo marca o início de um ritual. Geralmente ele é lançado quando percorremos a área ritual por três vezes consecutivas, com nosso athame ou bastão. Em seguida evocamos os espíritos dos elementos, assim como fazemos invocações aos deuses.

Além disso, o círculo é tido como a melhor maneira de preservar e conter a energia criada durante o decorrer de um ritual e elevá-la no cone de poder.

Como criar um círculo?


A forma como você vai lançar o seu círculo mágico é bastante pessoal e deve ter significado para você. Por mais que algumas diretrizes ajudem (e devam ser seguidas), você deve não só entendê-las, mas sentí-las dentro de si, senão de nada adiantará a sua ação.

Apresentamos aqui um modelo para a criação do círculo, o que não deve de maneira alguma ser encarado como a única e verdadeira maneira de traçar o círculo, pois isso não existe. É claro que quando você faz parte de uma determinada tradição, já existe a maneira pela qual eles lançam o círculo. No entanto, se você é um praticante solitário e não tem acesso a tradições, você pode dar uma olhada nesse modelo e aproveitar algo dele.

Para fazer o círculo magico são necessárias pedras para traçar um circulo no chão ou seria apenas um círculo imaginário?

Depende. Na prática solitária, cada um tem o seu jeito de lançar o círculo. Se você gosta de pedras e gostaria de usá-las para delimitar o espaço, então use-as. Se você acredita não precisar de delimitações e gostaria apenas de imaginar o círculo ao seu redor, também pode. Tem que ver o que você considera mais relevante em sua prática pessoal.

Modelo de criação do círculo

Se estiver realizando o ritual sozinho, pode fazer em seu quarto ou em uma sala com os móveis recuados. Se tiver um aposento cujo espaço seja exclusivo para a prática da Magia, você tem muita sorte. Qualquer que seja o local utilizado para realizar o ritual, criar e banir o círculo é essencial.
Geralmente, o modo como você lança o círculo é igual na maioria dos rituais. Você pode desejar modificar uma coisinha aqui e outra ali de acordo com o objetivo do ritual, mas no geral é tudo bastante parecido.

A primeira coisa a se fazer é preparar o local do ritual. Tire tudo o que estiver obstruindo o lugar do círculo e coloque seu altar no ponto norte da circunferência (alguns bruxos preferem instalar o altar na ponta leste - é uma preferência pessoal).

Em cada quadrante você deve colocar uma vela da cor correnpondente ao elemento. O padrão é: azul (água), amarelo (ar), vermelho (fogo) e verde (terra), mas você pode alterar se usar correspondências diferentes. Essas velas devem ser acesas durante o ritual de lançamento do círculo e ficarão acesas durante todo o ritual.

Você também pode querer usar música durante os seus rituais. Recomendamos muitíssimo o uso de fitas-cassete ao invés de CDs, por exemplo. As fitas-cassete são mais dinâmicas e você pode gravar músicas cantadas por você, repetir faixas etc. Você pode gravar suas fitas de acordo com a seqüência do ritual, para que não comece a tocar uma música de tambores durante o período de relaxamento, por exemplo.

Tire o telefone do gancho, acenda o incenso e as velas, ligue a música e você estará pronto para começar.

Lançando o círculo mágico

Ande pelo perímetro do círculo três vezes em sentido horário, visualizando uma luz azul que o contorna. Quando terminar as três voltas, pare no quadrante que deseja começar (geralmente é o leste), e faça uma invocação aos guardiães como a seguinte:

Eu saúdo os guardiães das torres de observação do Leste, os poderes do Ar, e agradeço por estarem comigo neste ritual de hoje.

É claro que você pode elaborar novas invocações ou pegar outras já existentes, mas esta é a base. Faça o mesmo com todos os outros quadrantes, no sentido horário. Assim, o próximo quadrante a ser saudado é o quadrante Sul.

Após o término das saudações dos guardiães, invoque a Deusa e o Deus (ou as divindades com as quais se identifica) a estarem presentes em seu ritual. Segure o seu athame ou o seu bastão com as mãos erguidas para o céu para fazer a invocação.

Como os deuses pagãos são imanentes (estão em todas as coisas), fpode até parecer redundante chamá-los para estarem com você (pois é claro que eles estarão). No entanto, é bastante humilde e honroso de sua parte mostrar o quão importante eles são e o quanto você está feliz por sua presença.

Assim, uma invocação aos deuses pode ser como a seguinte:

Eu invoco a Deusa e o Deus para estarem comigo neste ritual. Que todos sejamos abençoados! Sejam bem-vindos!

Visualize uma luz branca azulada ao seu redor, formando o círculo desde o chão até o fechamento sobre sua cabeça. O círculo está lançado e você está entre os mundos.

Banindo o círculo

Sempre que se lança um círculo mágico, ele deve ser banido. É quando encerramos o poder e agradecemos aos deuses e poderes dos elementos pela sua presença e força.

Basicamente, banir o círculo é realizar o seu ritual de lançamento de forma contrária. Eleve seu athame da mesma forma como foi dito no lançamento do círculo. Rodeie três vezes a área ritual em sentido anti-horário e, um por um, agradeça aos quadrantes por sua presença. Pode ser algo do tipo:

Eu agradeço aos guardiães do Leste, poderes do Ar, por terem estado comigo hoje neste ritual. Sigam em paz!

Repita o mesmo procedimento, só que desta vez no sentido anti-horário. Assim, o próximo será o ponto cardeal Norte.

O que é bastante importante (e muitos acabam esquecendo) é de que devemos sempre fazer pedidos de paz para o mundo. Comece desejando isso aos quadrantes, e você verá como você mesma estará em paz após o término do ritual.

Agradeça aos deuses de forma semelhante. É importante ser espontâneo, de certo modo, e dizer tudo com bastante sinceridade em seu coração. Diga tudo o que achar que deve dizer, em agradecimento. Ao final, diga algo do tipo:

O círculo está aberto, mas não foi quebrado. O amor dos deuses está dentro de mim
.

Livro das Sombras


O Livro das Sombras

Esse é o nome dado pelas bruxas contemporâneas para o livro no qual elas escrevem seus rituais, invocações e encantos. Não é um termo antigo surgido na Inquisição, como é erroneamente dito por aí, visto que a maioria das pessoas nesta época era analfabeta, sendo impossível manter um livro escrito à mão.

O termo "Livro das Sombras" vem do termo inglês Book Of Shadows e é muito comum você ler esse segundo termo em muitos livros e sites (ou sua abreviação: BOS). Todo coven (e toda(o) bruxa(o) solitária(o)) deve ter o seu Livro, pois é quase que uma base de todo o seu trabalho ritualístico. Tudo o que se refere à Wicca e à Bruxaria pode ser incluído nele.

Não se trata de um livro antigo ou famoso, apesar de muitos terem essa impressão. Não existe "um" Livro das Sombras; cada bruxa ou coven tem o seu, tradicionalmente escrito à mão. Esse trabalho escrito é chamado de "livro das sombras" porque seu conteúdo só pode ser a sombra das realidades deste mundo.

Nele, você irá escrever todos os seus feitiços, rituais, correspondências, invocações, cânticos e o que mais for necessário para a realização dos rituais. Muitas bruxas e bruxos gostam de ter mais outros dois livros: um para ser usado como diário de sua vida mágica, anotando desde sonhos até pensamentos sobre a religião, e outro para anotar informações históricas, dados sobre o Paganismo etc. Acredito que este seja um modo bastante interessante de se trabalhar.

O Livro das Sombras tem tradicionalmente a capa preta com o pentagrama cravado na capa, mas você pode cravar outros símbolos e até mesmo utilizar outras cores como verde, marrom, azul marinho. Tente se concentrar em cores e materiais naturais.

Uma antiga regra dos covens era que, quando alguém morria, seu livro deveria ser queimado. A razão principal era poupar os familiares da bruxa, pois a descoberta de tal livro poderia deixar-lhes em uma situação difícil, especialmente em famílias onde o culto era passado de geração para geração.

O que é, afinal, o Livro das Sombras?

É o nome dado ao livro em que Gerald B. Gardner escreveu compêndios de sua prática wiccana. Esse livro formou as "bases" da tradição em questão. No entanto, como o conhecimento é passado aos iniciados de forma oral, principalmente, o essencial não está no tal livro. O essencial na Wicca pode apenas ser vivido, jamais narrado. Desta forma, o livro contém coisas como a Carga da Deusa e algumas instruções.

Hoje em dia, chamamos de livro das sombras algo semelhante. Trata-se do livro / caderno pessoal de cada bruxo ou bruxa, onde são anotados os rituais e demais informações que cada praticante julgar necessárias. É algo extremamente pessoal. Nós costumamos ver bastante em filmes de fantasia os magos cheios de livros e escrevendo em muitos deles, ou então com um livro só onde ele anota seus feitiços mais poderosos. É bem por aí.

Como Começar?

Não tem muito segredo. Arranje um caderno com o qual se identifique e comece a escrever tudo ali que achar conveniente e for relacionado com a Arte. É provável que você tenha mais de um caderno, com o passar do tempo. Você pode usar o material que quiser: caderno espiral, fichário, caderno brochura, capa preta, capa rosa, enfim, o que achar que combina mais com você. Apesar de o livro das sombras considerado tradicional ter a capa preta, isso é apenas um padrão, não uma regra.

Posso ter o Livro em meu Computador?

Faça o que for mais prático para você. Poder a gente pode fazer qualquer coisa, não é verdade? Ninguém vai até a sua casa brigar com você porque o seu livro das sombras está no computador. No entanto, há duas razões bastante significativas para você não fazer no computador:

- Escrever com sua própria letra no livro físico é um ato de transmissão de poder. Isso garante que o livro seja só seu, pois está impregnado com a sua energia. E isso é muitíssimo importante em magia. Não importa se considera sua letra horrível. Não é a beleza dela que está em jogo, você sabe, mas a força que você coloca em seu livro escrevendo nele à mão.
- É bom você ter o livro com você enquanto faz seus rituais, ou tê-lo sempre à mão quando quiser. Ter o livro no computador pode ser legal, mas não é muito prático. Suponhamos que tenha acabado a luz e você precise de algo lá. Não dá. Entre diversas outras situações onde você não poderá acessar o computador. Eu ao menos acredito que ter um livro de verdade ali seja mais prático.

No entanto, nada impede que você tenha uma versão digital de seu livro, ou então junte textos coletados da Internet nele.

Decoração no Livro das Sombras

O bom do computador é que podemos decorar os textos livremente. Podemos colocar imagens, bordas, editar frases e tudo o mais. Porém, o seu livro físico também pode ser decorado. Arrange recortes de jornal, desenhos, use aquarela, adesivos, lápis de cor, folhas e flores secas. Enfim, há uma variedade de materiais que pode ser utilizada para a decoração de seu livro. Use a criatividade!

O que você quer para o seu livro das sombras?

Defina isso primeiramente. Para que você quer um livro das sombras? Para usar como diário mágico? Para coletar informações sobre a Arte? Para ter sempre à mão informações úteis para seus rituais? Definir isso é o primeiro passo para a composição correta do seu livro - correta para você. Se você quer ter um livro com informações para os rituais, não é recomendado um caderno de 500 folhas, por exemplo, pois fica complciado o manuseio. Seja qual for sua escolha, tenha em mente que seu livro deve ser:

- Funcional: Ele deve funcionar para você. De nada adianta ter um livro lindo e maravilhoso se você não consegue sequer virar suas páginas direito, com medo de rasgá-lo, ou então se é difícil escrever nele.
- Organização: Seja qual for a forma do seu livro, ele deve ter uma organização, senão fica praticamente impossível encontrar as informações.
- Beleza: É claro que ninguém quer ter um livro feio. Mostre que gosta dele e que valoriza a sua religião deixando-o do jeito que achar mais agradável. Talvez você ache melhor ele ser simples, com folhas brancas e sem desneho algum. Talvez você queira ter flores em todas as bordas. depende de você e do que você considera bonito para ele.

Utilizando um fichário

Apesar de eu mesma ter feito um grande livro de 500 folhas, acredito que um fichário seja a melhor forma para organizar um livro das sombras. Você pode colocar divisórias para cada assunto, o que torna tudo realmente mais fácil, limpo, bonito e organizado. Os tradicionalistas podem achar esta prática uma aberração, mas eu simplesmente dou risadas... Aposto que se antigamente eles tivessem a possibilidade de usar um fichário, certamente o usariam - pelo menos os bruxos e bruxas mais organizados. Sobre essa questão do que é certo e do que é errado, pra começar, tudo é muito relativo. O seu livro das sombras ser um caderno ou um fichário não altera em nada sua religiosidade ou a forma como você sente a sua religião. Assim, toda discussão sobre o que pode ser certo ou errado com relação a esse tipo de coisa não passa de picuinha.

Uma boa forma de dividir seu fichário é do macrocosmo para o microcosmo. Separe três grandes seções:

Teoria / Prática / Diário

Na parte teórica, você irá colocar informações gerais. Tudo o que quiser, que seja relacionado à religião. Na parte prática, exercícios, meditações, feitiços, rituais. Na parte do diário, suas anotações pessoais, o que inclui sensações em determinados rituais e sentimentos no geral, relacionados à sua vivência na Arte.

Na parte teórica, você pode dividir como quiser. Divida por assuntos: história da Arte, mitologia, divindades, instrumentos, sabás e o que mais quiser. Na parte prática, divida por exercícios, rituais, feitiços, receitas... A parte do diário pode ser divididade entre diário de sonhos, diário menstrual e assim por diante... Escolha você mesmo(a) as divisões. É divertido! Isso fará com que você tenha todas as informações organizadas em um só lugar.

A Capa

Faça uma capa legal. Se preferir deixá-la de uma só cor, pode deixar. Mais uma vez: a escolha é sua. O meu livro das sombras tem uma capa de veludo preta e um pentagrama prateado pintado à mão. Já tive um livro das sombras com a capa verde (simbolizando a Natureza) e um círculo em outro tom de verde, representando a natureza cíclica da vida. Já vi livros maravilhosos pela Internet, com triskles e outros símbolos mágicos. Você pode fazer a capa de madeira, papel, papelão, qualquer material. Procure utilizar materiais naturais - afinal, nossa religião fala do resgate à conexão natural. Qualquer que seja seu livro (caderno, livro, fichário), você pode encapá-lo de forma diferente e original. Desenhe símbolos na capa, ou recorte e cole com outro material. Utilize estes recursos para deixá-lo com a sua identidade.

Dicas Gerais

- Se você for utilizar um fichário, compre um pacote com 500 folhas e fure-as, colocando-as no fichário. Escolha se você prefere com ou sem pauta, papel reciclado ou não. Nas grandes papelarias os pacotes grandes de papel são encontrados mais em conta.

- Se não tiver certeza do símbolo que irá colocar na capa, mas está certa(o) de que quer colocar um, utilize o símbolo do seu signo solar.

- Escolha fontes que considere bonitas em seu computador e imprima uma página com todo o alfabeto escrito. Então, copie-as para fazer os títulos em seu lviro das sombras. Você pode utilizar papel de seda (ou vegetal) ou simplesmente copiar à mão livre. O resultado é bem bonito.

- Dedique alguns minutos do seu dia ao seu livro das sombras. Por mais atividades que você tenha, sua religião deve ser uma das prioridades, não é verdade? Não o deixe largado lá, em um canto, para utilizar só de vez em quando.

- Pense no tipo de livro das sombras que você quer para você. Ter em mente o que lhe inspira é a maneira mais fácil de conseguir montar um livro das sombras correto.