quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

A Importância da Defumação


Prática milenar, a defumação aparece em diversas religiões, rituais e culturas. A defumação consiste em utilizar a fumaça de folhas, cascas, raízes, madeiras ou resinas e podem ser usadas inteiras, em pedaços ou em pó.

A defumação é geralmente usada para limpar ambientes, diferente de um banimento, a defumação além de limpar também deixa a energia da planta que foi usada.

Para fazer uma defumação, antes de mais nada você precisa de algo para colocar as plantas, o mais indicado é o turíbulo, pois facilita muito se você for defumar a casa pois com ele você pode se movimentar com facilidade, mas nada impede que seja outro objeto.

Lojas de artigos religiosos geralmente tem as ervas já prontas para esse tipo de magia, secas e trituradas, hoje em dia você pode comprar até na internet, mas obviamente se você tiver tempo para cultivar e colher, faça você mesmo.

Quando for começar uma defumação na sua casa, você deve seguir o esquema de "dentro pra fora", ou seja deixe por último o cômodo que tem a porta para fora da casa deve ser o último. Assim você consegue expulsar formas energéticas mais densas que a defumação não deu conta de desfazer.

A defumação tem que ser caprichada nos cômodos onde as pessoas dormem ou ficam mais tempo.

Sempre faça a defumação com a intenção de purificar e harmonizar a casa, use visualização para ajudar. Essa é uma prática que pode ser feita mensalmente e dependendo do lugar semanalmente, mais que isso não é necessário.

Dicas de ervas para defumação

Alfazema
Arruda;
Alecrim;
Majericão;
Casca de alho;
Mirra;
Salvia;
Benjoin;
Artemísia.

Como fazer uma defumação?

Você já imaginou nossos ancestrais em volta de fogueiras , nas suas tribos, jogando nas brasas e no fogo ervas e resinas aromáticas.

As pessoas ficavam inalando a fumaça seus aromas, momentos depois
algumas pessoas estavam se sentindo bem. Algumas pessoas neste ritual ficavam alegres e dispostas outras sorriam sem parar e outras em silêncio ficavam, sem saber nossos antepassados estavam descobrindo uma arte, uma arte de cura e criatividade a arte da defumação.

Para fazer uma defumação correta só precisa de carvão em brasa, dentro de um turíbulo (incensório pequeno, geralmente feito de metal). Jogue as ervas secas dentro (ou na parte de cima, dependendo do modelo de incensório) e vá defumando toda a casa: Se for para limpeza espiritual, defume sempre de dentro para fora, se for para atrair bons fluidos e dinheiro, defume de fora para dentro.
A pratica da queima de cascas, ervas e resinas sobre carvão em brasas
tem aumentado em sua popularidade. Quando se queima ao ar livre ou entre as paredes de templo e igrejas o incenso eleva a psique humana a outras dimensões .
Antes de realizar um ritual, é importante incensar o espaço. Isso aguça os
sentidos e permite captar energias positivas. Veja o que você precisa para a
defumação.  É preciso um recipiente de metal, carvão e ervas secas. As ervas colocadas na brasa produzem a fumaça cheirosa, que deve ser mentalmente oferecida aos  Deuses e espalhada pelos ambientes.

Para acalmar e atrair prosperidade: Coloque a canela em pó sobre a brasa
viva. Espalhe a fumaça.
Para proteger a saúde, trazer alegria e afastar pensamentos negativos: Num pilão, triture um punhado de cravos-da-índia e deixe queimar na brasa.
Para apurar a intuição e a capacidade premonitória: Espalhe folhas secas de louro sobre a brasa e deixe queimar.
Para atrair um romance: triture sementes de coentro e junte um pouco de
açafrão em pó. Coloque tudo sobre a brasa. Esse é o poderoso perfume de
Vênus, que também pode ser usado para defumar amuletos e talismãs amorosos.
Para limpeza e purificação : Queime sálvia branca ou palo santo.

Incensos e defumações orientadas pelo dia da semana

SEGUNDA: arruda, sândalo, angélica, maçã, patchuli.
TERÇA: verbena, jasmim, cravo-da-Índia, violeta.
QUARTA:  alecrim, rosa branca, mirra, patchuli.
QUINTA: canela, noz-moscada, orquídea azul, flor-do-campo.
SEXTA: alfazema ou lavanda, rosas brancas, almíscar, arruda, alecrim.
SÁBADO: alecrim, benjoim, angélica.
DOMINGO: anis, sândalo, rosa cor-de-rosa, cravo-da-Índia, noz-moscada.

Tânia Gori