terça-feira, 11 de outubro de 2016

A Magia e as Crianças


Uma das dúvidas que todos papais e mamães tem é meus filhos podem fazer magia ?! .

E a resposta é sempre sim , crianças podem praticar bruxaria sim , a bruxaria não tem idade . Mas temos sempre que ter cuidado com nossos filhos , é claro que eles não vão fazer um ritual sozinhos ou fazer feitiços . Oque uma criança pode fazer dentro da magia , é aprender e trabalhar com as energias , aprender a respeitar a natureza trabalhar com os elementais ...

Algumas crianças tem o dom da sensibilidade e temos que ensinar elas a trabalhar isso sem medo , algumas crianças tem até amiguinho que dizem ser 'imaginários' na verdade não são imaginários e sim espíritos de crianças querendo brincar com outras crianças . Existem até alguns feitiços para crianças praticarem .

Faça cada criança montar seu próprio altar em seu quarto. Deve ser um altar devocional, não um altar de trabalho; isto é, deve ter a representação de uma divindade como ponto focal, e deve servir para devoção e não para trabalho mágico. Faça alguma benção simples e ritual no altar; então, deixe-o aos cuidados da criança.

Cama de Gato : Se o seu gato tem uma caminha ou almofada predileta para dormir, escreva seu desejo num papelzinho e esconda-o ali. Deixe-o por 2 noites e boa sorte! Este encantamento, que tem o gato como cupido, é muito antigo e eficaz. Ideal para as crianças fazerem.

Crianças Pagãs

Ensinar a Arte ás crianças pode ser uma tarefa divertida, por exemplo, o que você pode ensinar a elas? O que realmente elas precisam saber? E, quando começam a fazer perguntas difíceis, que tipo de respostas devemos dar?
Bem a primeira regra e a seguinte: responda as todas as perguntas de modo simples e honesto. Você só deve responder ao que elas perguntarem.
Em primeiro lugar você não vai precisar de nada especial para isso use o que você tem a sua disposição, nos arredores de casa ou em meio a natureza. O paganismo e uma religião natural: deixe que ela inspire você. Observe a natureza, as mudanças das estações, o Sol e a Lua no céu e você vai descobrir muitos temas para suas aulas. Ao planejar sua s aulas, leve em conta a idade da crianças os interesses delas. use a imaginação adapte informação de acordo com a faixa etária da criança. Isso deixará o aprendizado muito mais prazeroso.

Ao escolher rituais para crianças é importante lembrar que você não está treinando sacerdotisas ou sacerdotes. Você está trabalhando com crianças, tentando desperta-los espiritualmente e dar-lhes um contexto para fazê-lo. Por isso é melhor evitar experiências transformadoras e exercícios mágicos. Estes podem ser reservados para a adolescência, que é o momento natural para transformação e despertar de poderes.

Atividades

- Abençoar-se

Possibilita a criança realizar sozinha um curto ritual. Várias delas já foram publicadas. Uma benção muito simples pode ser feita utilizando-se uma tigelinha de água. A criança coloca suas mãozinhas sobre a água e diz:
Abençoada seja esta água
Com o poder da Deusa
E o poder do Deus
Para que possa me abençoar
A criança se abençoa usando essa água. As partes do corpo a serem abençoadas podem variar; geralmente a testa e´ incluída. Se a criança estiver se preparando para fazer esportes ou outra atividade, poderá abençoar as partes de seu corpo relacionadas com o que vai fazer.
O ato de abençoar-se pode também ser usado como oração ao acordar ou ao deitar.

- Altar

Faça cada criança montar seu próprio altar em seu quarto. Deve ser um altar devocional, não um altar de trabalho; isto é, deve ter a representação de uma divindade como ponto focal, e deve servir para devoção e não para trabalho mágico. Faça alguma benção simples e ritual no altar; então, deixe-o aos cuidados da criança. Instrua-a a realizar no altar um mínimo de um ritual por dia (como primeira coisa ao acordar, ou última antes de deitar) durante um mês.
O grau de sofisticação do altar vai depender da idade da criança. Crianças mais novas podem se contentar com uma estatueta ou desenho e uma tigela para oferendas. Os maiorzinhos poderão usar velas e incenso, desde que os pais ensinem como usa-los com segurança. Os rituais a serem realizados no altar também podem variar. Para as crianças mais novas você pode precisar escrever um par de orações para eles usarem; as outras poderão criar suas próprias orações ou esperar que suas divindades as inspirem.

Historia de Sabás para crianças (visão wicca)

Equinócio de Primavera - A dama dormiu e dormiu, mas não podia acordar. ninguém podia entender o por que ela não podia despertar do seu sono. Então todos decidiram levar presentes para a dama , com esperanças de que ela pudesse despertar de sua soneca. Eles levaram bezerros, ovelhas, plantas e alimento. Mas nada adiantou.
“Bem”…eles disseram uns para os outros, “Nós precisamos ter uma surpresa muito especial para despertar a dama.” Então , eles pensaram e pensaram , mas não conseguiram nenhuma idéia. O coelho ouviu o que as pessoas estavam dizendo e ele teve uma ideia. Ele realmente queria ajudar a dama. Então ele tentou com todas as suas forcas , realmente com todas as forcas e ele conseguiu!! Ele derrubou ovos! Eles eram bonitos ovos, de todas as cores do arco-íris. “Eles eram tão especiais, “assim ele pensou; “isto certamente acordara a dama de sua soneca.”
Então o coelho foi ate a dama e levou seus ovos especiais consigo.
Repentinamente ela acordou! As flores desabrocharam e os pássaros cantaram. Era primavera!!!

Beltane - O jovem cavalheiro estava fora viajando pela terra, brincando e divertindo-se nas florestas , quando ele se virou e deparou-se com a dama. Quando ambos viram um ao outro, eles instantaneamente se apaixonaram. Então  eles decidiram se casar. Eles planejaram a mais maravilhosa festa de casamento. Todas as pessoas do planeta estavam se preparando para o casamento com muita antecipação e entusiasmo. Quando o dia do casamento chegou as pessoas levaram milhares e milhares de flores. Eles decoraram as arvores com as brilhantes cores do arco-íris , e eles deram uns para os outros cestas com flores e arco-íris celebrando o sagrado casamento. Eles estavam cheios de alegria e dançaram ao redor dos “polos” e divertiram-se em corridas de cavalos de raça.
O cavalheiro e a dama estavam agradecidíssimos com os presentes das pessoas. Eles adicionaram os presentes `as suas felicidades nesse dia sagrado. O cavalheiro e a dama celebraram com o beijo sagrado, e toda a terra foi inundada de alegria e  esperança resultado deste grande acontecimento.
 
Meio de Verão - O lorde e  a Dama se uniram e tornaram-se uma só pessoa.
O Amor deles era tão gracioso,  que quando se uniram o seu amor refletia em todas as estrelas.
O Amor deles se espalhou por toda a terra. Todos os animais, todas as plantas, todas as pessoas foram abençoadas pela união deles.
Até mesmo o sol foi abençoado, e Brilhou mais forte do que nunca.
Todas as pessoas saíram, festejando e celebrando no luar do sol. As crianças jogavam água para o ar e dançavam nos campos. E alguns diziam que até mesmo fadas foram vistas dançando este dia.
Neste momento de grande alegria, Deus concedeu uma criança com amor.

Lammas - Breve, a primeira colheita foi celebrada. O lorde e a Dama estavam muito satisfeitos no final da primeira colheita, que eles tramaram conta de um grande Festival. Todas as pessoas vieram para o festival. Eles trouxeram pães e frutas e vegetais. Eles celebraram com contextos que testavam suas habilidades, e aqueles com talentos mostraram o seu trabalho e a habilidades.
Equinócio do Outono:
No meio do festival, a Dama trouxe um bom pedaço de bolo que estava em formato de um homem. O lorde abençoou o pão com sua própria energia, sabendo que para fazer isso o levaria a morte. Ele sabia que para viver outra vez, ele precisava primeiro morrer. Assim, deu disposto sua energia, que a grão se levantaria outra vez e
seus povos viveriam.

Samhain - O senhor cruzou sobre o Summerland. Presidiou lá como o rei,
e deu o descanso inoperante que puderam ser refrescados quando veio
hora de renascer na terra da vida.
A senhora, em sua tristeza, convidou seu senhor. Respondeu-lhe além do véu, e fez com que uma porta aparecesse. Através desta porta, os
mortos Voltavam a vida poderiam comunicar-se.
As pessoas vieram trazer o alimento e maçãs sagradas. Colocaram seus presentes atrás da porta, pedindo a benção de seus antepassados.
Os antepassados vieram, trazendo a paz e a comunhão. Muitos trouxeram visões de o que pôde se realizar no ano que vem.

Yule - A senhora foi preenchida com sua tristeza. Assim extremamente lamentou seu senhor, aquele que a terra inteira cobriu na escuridão.
Todas as pessoas Lamentaram com ela, mas ninguém poderia a consolar.
Na profundidade de sua tristeza, na escuridão grande, sentiu algo agitar dentro dela. Sabendo que se transformaria em dor e as dores
trariam o nascimento.
Após muitas horas, a senhora veio adiante. Ela trouxe, em seus braços, acriança da promessa. Com seu primeiro grito, o sol levantou-se sobre as montanhas distantes.
Os povos foram enchidos com a alegria, e vieram atender à senhora e à criança do sol.

Imbolc - A senhora descansou de seu trabalho. Enquanto dormia, os animais produziram leite em sua honra.
As mulheres da terra souberam da necessidade da senhora para o descanso, e assim , recolheram-se em torno dela para que ninguém a perturba-se. Iluminaram velas em seu vigil e cantaram melodias
sussurrando. Grande eram seus amor e devoção à senhora que morreu pura, e toda a terra purificou.

Wiccaning: O Ritual de Batismo

Este ritual de "batismo" extraído do livro de Janet & Stewart Farrar deve ser utilizado apenas como modelo...como base para que você crie o seu próprio Wiccaning. Use sua criatividade e seu coração!

WICCANING ritual de bruxaria correspondente ao batismo cristão.




"Os cristãos, quando batizam seus filhos, o fazem em geral com a intenção de compromissá-los com o cristianismo, de preferência perpetuamente - e ao próprio ramo particular de cristianismo dos pais. Espera-se via de regra que os filhos endossarão tal compromisso, ratificando-o quando tiverem idade suficiente para aquiescer conscientemente (embora sem maturidade para discernir).

Para sermos justos, esses pais - quando não estão meramente acatando uma convenção social - amiúde assim agem porque sinceramente acreditam que isso é essencial para a segurança das almas de seus filhos. Foram ensinados a crer nisso e freqüentemente mediante o medo.

Essa crença segundo a qual existe apenas um tipo de ingresso para o céu e que um bebê precisa recebê-lo com toda a rapidez para sua própria segurança é, evidentemente, estranha a Wicca. A crença de bruxas e bruxos na reencarnação a nega em todos os casos. Mas, independentemente disto, feiticeiras e feiticeiros sustentam o ponto de vista que era virtualmente universal antes da era do monoteísmo patriarcal, a saber, que todas as religiões são diferentes sendas de expressão das mesmas verdades e que a validade delas para qualquer indivíduo depende da natureza e das necessidades deste.

Uma cerimônia Wiccaning para a criança de uma família de bruxos não compromete, portanto, a criança com nenhuma senda em particular, mesmo uma pertencente a Wicca. É similar a um batizado no sentido em que invoca a proteção divina para a criança e ritualmente afirma o amor e o cuidado com os quais a família e os amigos desejam cercar o recém-chegado. Difere de um batizado no fato de especificamente reconhecer que, à medida que a criança se transforma num adulto, decidirá, e realmente terá que decidir, sobre sua própria senda.

Wicca é, acima de tudo, uma RELIGIÃO NATURAL - de modo que pais-bruxos tentarão naturalmente comunicar a seus filhos a alegria e realização que sua religião lhes proporciona, a família toda partilhando inevitavelmente do modo de vida vinculado a essa religião. Partilhar é uma coisa, impor ou ditar é outra, e longe de assegurar a "salvação" de uma criança, pode muito bem retardá-la - isto se, tal como as feiticeiras, você encarar a salvação não como uma espécie de transação instantânea, mas como um desenvolvimento ao longo de muitas existências

Compomos nosso ritual de Wiccaning dentro desse espírito e achamos que a maioria das bruxas e bruxos concordarão com tal postura.

Sabíamos que a idéia de Ter padrinhos - amigos adultos que manterão um interesse pessoal no desenvolvimento da criança - era uma idéia justificadamente popular e sentimos que uma cerimônia de Wiccaning deveria adotá-la também. A princípio chamamos esses amigos adultos de "Patrocinadores", a fim de evitar uma confusão com respeito à prática cristã. Mas reconsiderando o assunto posteriormente, percebemos que "patrocinador era uma palavra fria e que não havia motivo algum para que "padrinho" e "madrinha" (desde que god abarcasse goddess/ Padrinho em inglês é GODfather e madrinha GODmother) não servissem a bruxas e bruxos tanto como servem os cristãos. Afinal de contas, consideradas as diferenças de crença (e Deus sabe quanto os cristãos diferem entre si), inclusive a diferença de postura que já mencionamos, a função é a mesma.

Os padrinhos não têm de ser eles mesmos necessariamente bruxos, o que cabe aos pais decidir. Mas precisam, ao menos, simpatizar com a intenção do ritual e tê-lo lido integralmente de antemão, para assegurar que possam fazer as necessárias promessas com toda sinceridade (o mesmo se aplica, afinal, a bruxos e bruxas convidados por amigos cristãos para serem padrinhos num batismo cristão).

Se a Grã Sacerdotisa e/ou o Grão Sacerdote se prestam eles próprios a serem padrinhos, farão as promessas um ao outro nos momentos apropriados, durante o ritual.
Preparação

Se os membros do coven normalmente atuarem despidos, a decisão se assim participarão do ritual ou se farão vestidos caberá aos pais da criança. Num caso ou noutro, a Grã Sacerdotisa usará símbolos da Lua, e o Grã Sacerdote símbolos do Sol.

O círculo é marcado com flores e folhas verdes e o caldeirão colocado no centro, preenchido com as mesmas flores e folhas e talvez também de frutos. Coloca-se à disposição, no altar, óleo de consagração. Somente incenso leve deve ser usado - preferivelmente sob forma de bastão.

Os presentes para a criança são postos ao lado do altar, bem como o alimento e as bebidas para uma pequena festa no círculo, depois do ritual.

Os pais devem escolher antecipadamente um "nome oculto" para a criança (isto é, em grade parte, para o próprio benefício da criança; crescendo numa família de bruxos, ele ou ela quase certamente apreciará ter um nome de bruxo ou bruxa particular tal como têm mamãe e papai - e se não for o caso, poderá ser discretamente esquecido até que e a menos que seu detentor queira usá-lo novamente).
O RITUAL PARA MENINA

O Ritual de Abertura é realizado normalmente até o fim da invocação do "Grande Deus Cernunnos", exceto pelo fato de que todos, inclusive os pais e a criança, se colocam no círculo antes do traçado, sentamos num semicírculo próximos do caldeirão e olhando para o altar - cedendo lugar à Grã Sacerdotisa, para que esta trace o círculo em torno deles. Somente a Grã Sacerdotisa e o Grão Sacerdote ficam em pé para conduzir o Ritual de Abertura.

Para reduzir movimento excessivo, que poderia amedrontar a criança, a Grã Sacerdotisa traça o círculo com seu athame, e não com a espada, e ninguém se move com ela, ou imita seus gestos quando ela invoca os Senhores das Atalaias. Ela e o Grão Sacerdote carregam os elementos em torno.

Após a invocação do Grande Cernunnos, a Grã Sacerdotisa e o Grão Sacerdote consagram o vinho. Não o experimental, mas colocam o cálice no altar. O Grão Sacerdote, em seguida, posta-se diante do altar, encarando o caldeirão. A Grã Sacerdotisa fica pronta para entregar-lhe o óleo, o vinho e a água.

O Grão Sacerdote diz:

"ESTAMOS REUNIDOS NESTE CÍRCULO PARA PEDIR A BENÇÃO DO PODEROSO DEUS E DA GENTIL DEUSA PARA .....(NOME DA MENINA), A FILHA DE .................. E .................., DE MODO QUE ELA POSSA CRESCER EM BELEZA E FORÇA, EM ALEGRIA E SABEDORIA.

HÁ MUITAS SENDAS, E CADA UM TEM DE ENCONTRAR A SUA, E PORTANDO NÃO BUSCAMOS LIGAR ..........(NOME DA MENINA) À NENHUMA SENDA, ENQUANTO ELA É AINDA DEMASIADAMENTE JOVEM PARA ESCOLHER.

PREFERIMOS PEDIR AO DEUS E A DEUSA, QUE CONHECEM TODAS AS SENDA E AOS QUAIS TODAS AS SENDA CONDUZEM, PARA ABENÇOÁ-LA, PROTEGÊ-LA E PREPARÁ-LA AO LONGO DOS ANOS DE SUA INFÃNCIA, DE SORTE QUE, QUANDO FINALMENTE FOR VERDADEIRAMENTE ADULTA, SAIBA ELA SEM ALIMENTAR DÚVIDAS OU MEDO QUAL SUA SENDA E PASSE A TRILHÁ-LA COM CONTENTAMENTO."

"....................., MÃE DE ............(NOME DA MENINA), ADIANTA-SE COM ELA PARA QUE POSSA SER ABENÇOADA."

O pai ajuda a mãe a se levantar e ambos levam a criança ao Grão Sacerdote, que a toma em seus braços. Ele pergunta:

"....................., MÃE DE ............(NOME DA MENINA),POSSUI ESTA TUA CRIANÇA TAMBÉM UM NOME OCULTO?"
A mãe responde:

"SEU NOME OCULTO É ....................."

O Grão Sacerdote, então, unta a criança na testa com óleo, fazendo a marca de um pentagrama e dizendo:

"EU UNTO A TI, ............(DIZER O NOME COMUM), COM ÓLEO E TE DOU O NOME OCULTO DE ......................."
Ele repete a ação com o vinho, dizendo:

"EU UNTO A TI, .............(DIZER NOME OCULTO), COM VINHO EM NOME DO PODEROSO DEUS CERNUNNOS."
Repete a ação com a água dizendo:

"EU UNTO A TI, ..............(DIZER NOME OCULTO), COM ÁGUA EM NOME DA GENTIL DEUSA ARADIA."
O Grão Sacerdote devolve a criança à sua mãe e, então conduz os pais e a criança a cada uma das atalaias, dizendo:

"VÓS SENHORES DAS ATALAIAS LESTE (SUL, OESTE, NORTE), COM EFEITO APRESENTAMOS A VÓS .....................(NOME COMUM), CUJO NOME OCULTO É ........................(DIZER NOME OCULTO) E QUE FOI DEVIDAMENTE UNGIDA DENTRO DO CÍRCULO DE WICCA.

ESCUTAI, PORTANTO, QUE ELA SE ACHA SOB A PROTEÇÃO DE CERNUNNOS E ARADIA."

O Grão Sacerdote e a Grã Sacerdotisa tomam seus lugares voltados para o altar, com os pais e a criança entre eles. Erguem seus braços e invocam cada um por sua vez:

Grão Sacerdote:

"PODEROSO CERNUNNOS, CONCEDE A ESTA CRIANÇA O DOM DA FORÇA;"

Grã Sacerdotisa:

"GENTIL ARADIA, CONCEDE A ESTA CRIANÇA O DOM DA BELEZA"
Grão Sacerdote:

"PODEROSO CERNUNNOS, CONCEDE A ESTA CRIANÇA O DOM DA SABEDORIA"

Grã Sacerdotisa:

"GENTIL ARADIA, CONCEDE A ESTA CRIANÇA O DOM DO AMOR;"

O Grão Sacerdote, a Grã Sacerdotisa e os pais se voltam para encarar o centro do círculo, e o Grão Sacerdote então pergunta:

"HÁ DUAS PESSOAS NO CÍRCULO QUE SE APRESENTARIAM COMO PADRINHOS DE ......................?"
(OBS.: Se o sacerdote e a sacerdotisa estão se apresentando como padrinhos, ele perguntará, em lugar disso,:

"HÁ ALGUÉM NO CÌRCULO QUE SE APRESENTARÀ COMIGO, COMO PADRINHOS DE.................?"

e a Sacerdotisa responderá:

"EU ME JUNTAREI A VÓS."
Em seguida eles olharão um para o outro e trocarão as perguntas e promessas). Os padrinhos deverão se adiantar e ficar de pé, a madrinha encarando o Sacerdote e o padrinho encarando a Sacerdotisa.

O Sacerdote pergunta para a madrinha:

"TU, ............... PROMETES SER UMA AMIGA DE ................... AO LONGO DE SUA INFÂNCIA, NO SENTIDO DE AJUDÁ-LA E GUIÁ-LA DA MANEIRA QUE ELA NECESSITAR; E DE ACORDO COM SEUS PAIS POR ELA ZELAR E AMÁ-LA COMO SE FOSSE DE TEU PRÓPRIO SANQUE ATÉ QUE PELA GRAÇA DE CERNUNNOS E ARADIA ELA ESTEJA PRONTA PARA ESCOLHER SUA PRÓPRIA SENDA?"
A madrinha responde: "EU,.............. ASSIM PROMETO."

A Grã Sacerdotisa pergunta ao padrinho:

"TU, ............... PROMETES SER UMA AMIGA DE ................... AO LONGO DE SUA INFÂNCIA, NO SENTIDO DE AJUDÁ-LA E GUIÁ-LA DA MANEIRA QUE ELA NECESSITAR; E DE ACORDO COM SEUS PAIS POR ELA ZELAR E AMÁ-LA COMO SE FOSSE DE TEU PRÓPRIO SANQUE ATÉ QUE PELA GRAÇA DE CERNUNNOS E ARADIA ELA ESTEJA PRONTA PARA ESCOLHER SUA PRÓPRIA SENDA?"
O padrinho responde: "EU, .............ASSIM PROMETO."

O Grão Sacerdote diz:

"O DEUS E A DEUSA A ABENÇOARAM; OS SENHORES DAS ATALAIAS A RECONHECERAM; NÓS SEUS AMIGOS LHE DEMOS AS BOAS VINDA; PORTANTO, Ó CÍRCULO DAS ESTRELAS; BRILHA EM PAZ SOBRE ............... CUJO NOME OCULTO É.................. QUE ASSIM SEJA."
Todos dizem: "QUE ASSIM SEJA!"
O Grão Sacerdote diz:

"QUE TODOS SE SENTEM DENTRO DO CÍRCULO"
Todos se sentam, exceto o sacerdote e a sacerdotisa, que experimentam e passam por todos o vinho já consagrado da maneira usual e então consagram e passam a todos os bolos da maneira usual.
A seguir, buscam os presentes, o alimento e as bebidas da festa e se sentam com os outros, daqui em diante passando-se para o informal.
O RITUAL PARA UM MENINO


A diferença básica caso a criança seja um menino é que o Grão Sacerdote e a Grã Sacerdotisa trocam suas funções. Ela realiza o enunciado de abertura e executa a unção, o Grão Sacerdote lhe entrega o óleo, o vinho e a água.

Ela representa a criança às atalaias. A invocação a Deusa e ao Deus por seus dons de força, beleza, sabedoria e amor, entretanto, é feita exatamente como a feita para a menina, e na mesma ordem. A Grã Sacerdotisa convoca os padrinhos para que se apresentem e toma a promessa do padrinho; o Sacerdote toma então a promessa da madrinha. A Grã Sacerdotisa pronuncia a bênção final.

Extraído do livro Oito Sabás para Bruxas - Janet & Stewart Farrar .