segunda-feira, 9 de maio de 2016

Curiosidades - Dia das Mães


O “Dia das Mães”, nasceu em 1907, numa cidadezinha norte-americana, chamada Grafton, no Estado de West Virginia. Graças ao persistente esforço de uma moça chamada Anne Jarvis, que queria homenagear sua mãe, a qual falecera em 9 de maio de 1906.
O feriado foi intituido em sua cidadezinha em 1910 e depois nacionalmente, e acabou por ser instituido o Dia das Mães no mundo todo. Em 1922 Getúlio Vargas baixou um decreto oficializando a comemoração no Brasil originado por ...um congresso feminista com o comando da sra Alice Tibiriçá. A Igrejas Católica e as protestantes festejam a data fazendo alguma homenagem especial para as mães de suas comunidades religiosas, projetadas na figura de Maria.
Mas há muitos séculos já se comemorava em maio, o mês de Maria, mãe de Deus, e coincidentemente (ou não), em maio comemora-se na roda do ano do hemisfério Norte, a energia de fertilidade.
Na antiga Grécia, as celebrações do Dia da Mãe remontam às comemorações primaveris em honra de Rhea, mulher de Cronos e Mãe dos DEUSES . Em Roma, as festas comemorativas do Dia da Mãe eram dedicadas a Cybele.
Nas tradições Wiccanas e da BRUXARIA antiga, nesta época se comemora o Beltane, festival no qual celebra-se o AMOR da Deusa com o Deus, a união das divindades, esse AMOR entre o Deus que se apaixona pela Rainha de Maio, e se unem dando assim origem a todas as coisas.
Dia das mães é um momento de demonstrar nossa gratidão à quem nos gerou, nossa mãe, que nos amparou e nos alimentou através do cordão umblical e que agora nos alimenta através de outro cordão energético, espiritual, parte de nosso alicerce ESPIRITUAL na existência.
Celebrar também neste momento a Deusa-Mãe-Maior, o planeta TERRA - seu ventre, a Lua - sua luz, a fluidez da vida e seu sangue que corre no movimento das águas, dos rios e mares em sintonia com a maré das nossas emoções. Do quantum de água que existe em nosso corpo físico, e o próprio respeito à água, e à importância e à preocupação da escassez dela nos dias atuais.
Assim como nossa mãe cuidava de nós, dia das mães também é momento de refletir e identificar dentro de nós a porção maternal, sejamos homens ou mulheres. Nossa ânima, nosso princípio receptor, nosso lado Lua, de introspecção, de sensibilidade às energias da natureza. Sensibilizar-se para os nossos semelhantes, entendendo nosso papel na vida, nos relacionamentos, nossa responsabilidade com a vida do planeta e com o próximo, principalmente com os mais necessitados.
Celebrar o dia das mães é agradecer à nossa mãe, e à nossa Mãe ( princípio Divino ) a proteção, a paz, o AMOR e a Vida.

Roberto Dantas