quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Imbolc


Imbolc - O crescimento da luz - 2 de FEVEREIRO - Hemisfério NORTE

O Imbolc, a luz, o despertar, a menina interna.
Na natureza a morte não é o fim da vida. É sempre seguida do renascimento. As flores desabrocham, maturam e dentro delas formam-se as sementes que um dia cairão e se enterrarão na terra. A planta pode morrer, mas as suas sementes permanecem pelo tempo necessário no frio da terra à espera das melhores condições para renascer.
E este, embora não parecendo ainda, é o tempo do renascimento. O tempo do Imbolc na roda do ano celta.
Co...ntextualizando, o Imbolc é um Sabbat que teve origem na antiga Irlanda nas comemorações da deusa Brighid, Brigid ou Bride a “noiva do sol”. Apesar de se estar no auge do inverno, este festival era dedicado ao aumento da luz e ao despertar das sementes na terra.
O retorno da luz de Brigit assinala um tempo expansão. Sentimos uma nova energia que nos abre e que antecipa a vida nas sementes adormecidas dentro de nós, da mesma forma que a vida é activada nas sementes que estão adormecidas na terra.
A deusa Brigid é uma deusa tríplice, que nas lendas celtas é descrita como a Deusa na sua faceta de Donzela.
A donzela é a inocência da criança que abençoa a sua vida neste planeta e que não receia o futuro. Sem condicionamentos, ela dá e recebe amor de igual forma.
Então, o convite agora é o de sentir a Deusa como Menina, como Donzela e também o de acordar e curar a nossa menina tantas vezes tão esquecida. É tempo de desfrutar, de brincar. De viver o momento como só as crianças sabem.
Poderá também ser uma boa altura para relembrar a nossa primeira iniciação: a primeira vez que o sangue menstrual nos honrou com a sua chegada. É importante reviver esse momento, principalmente se foi uma experiência dolorosa ou traumática.Relembrar as sensações que tivemos, se a experiência foi positiva, negativa ou indiferente, e as reacções das pessoas envolvidas nesse processo pois as emoções permanecem para sempre impressas na psique, determinando os conceitos sobre os ciclos menstruais e sobre a sexualidade. A forma como a primeira menstruação foi tratada influencia de forma poderosa a nossa imagem sexual.
Descobrir se o corpo guarda alguma energia estagnada ou bloqueada, alguma dor ou crença que se foi perpetuando.
É bom fazermos um ritual de passagem, permitindo a cura das feridas, conscientes ou não, relacionadas com esse momento tão importante e tão pouco compreendido.

IC /SM