sábado, 6 de novembro de 2010

A Bruxaria Hoje



As Bruxas e a Wicca Hoje

Quando falamos em bruxas, a primeira imagem que a pessoa associa é aquela mulher velha, feia, nariguda, que tem um gato preto como única companhia e faz todo tipo de feitiço capaz de prejudicar quem quer que seja. Essa é a bruxa que a Igreja Católica nos impôs na Idade Média. Qualquer mulher que vivesse sozinha, fosse solteira, ou ainda, que tentasse aprender a ler e a escrever era considerada bruxa. Vejam que absurdo!

E naquela época, as mulheres tinham que saber um pouco sobre a cura, sobre ervas, elas é que faziam os partos, pois os homens eram proibidos de tocar no corpo das mulheres. E como não podiam se instruir, muitos bebês morriam, sendo a parteira, muitas vezes acusada de ter matado a criança devido a um pacto com o demônio... Qualquer coisa fora do que era considerado normal já fazia com que suspeitassem de alguém. E o final de milhares de mulheres foi a morte na fogueira. A maioria, inocentes, eram mulheres comuns: parteiras, curandeiras, solitárias.... Foi uma face muito triste da Idade Média.

Entretanto, mesmo com a perseguição implacável da Igreja e da Inquisição, as antigas tradições e costumes continuaram a ser transmitidos oralmente, de geração a geração. Por causa disso, muita coisa se perdeu, e não podemos dizer que a Wicca que temos hoje é a mesma de séculos atrás. Aliás, Wicca é um termo moderno para designar a Arte, a Bruxaria de hoje, porém sua essência é a mesma da antiga religião. A história da bruxaria vai muito mais além, chega até o início dos tempos (leia mais em "Paganismo" e "Wicca"), quando os homens viviam em completa harmonia com os ciclos da natureza.

E, hoje, vendo a situação em que se encontram as pessoas, muitos de nós começamos a perceber que há algo de errado; buscamos um sentido para nossas vidas, e então nos deparamos com algo que estava meio esquecido e apagado com o tempo, mas que agora começa a ressurgir: a Wicca.

Hoje já existem muitos livros e sites na internet que falam sobre o assunto, porém não se pode acreditar e seguir à risca tudo o que eles dizem. Muitas pessoas querem se tornar bruxas de um dia para o outro, simplesmente porque acham "legal", ou porque a Wicca é algo que está "virando moda". Ser bruxa não é apenas ter um altar em casa, usar um pentagrama pendurado no pescoço, e ter todos os instrumentos que são usados como símbolos. Ser bruxa é um estado de espírito, é algo muito mais profundo e antigo. É preciso sentir com o coração, amar a natureza, tentar se sintonizar com ela e viver em harmonia com o mundo, com as pessoas. É querer fazer sempre o bem, não importando a quem.

Muitas pessoas acham que na Wicca, as bruxas fazem rituais de magia negra. Isso é uma idéia errada, pois a Wicca trabalha apenas com a magia branca, jamais fazendo algo que vá prejudicar alguém. Inclusive, a principal lei da Wicca é a seguinte: "Faça o que quiseres, desde que não prejudiques o outro". Porém, se há pessoas mal-intencionadas que usam o poder para prejudicar alguém, há uma outra lei da Wicca, a Lei Tríplice, que diz: "Tudo o que fizeres voltará a ti multiplicado por três". Ou seja, se a pessoa fizer algo de ruim, ela receberá em dose tripla o que fez. Se ela fizer coisas boas, somente coisas boas voltarão para elas e ainda multiplicadas por três! Essas são as leis da Wicca, que devem ser seguidas por quem deseja viver em paz consigo mesmo e com os outros.

Os bruxos de hoje reúnem-se em grupos chamados coven, onde realizam os rituais de adoração à Deusa, e também os rituais que marcam as passagens das estações, tentando seguir um calendário que esteja de acordo com os ciclos da natureza. Entretanto, não é obrigatório fazer parte de um coven, há muitos bruxos que preferem trabalhar sozinhos, cada um escolhe o que achar melhor para si. Muitos bruxos também estão diretamente ligados a movimentos de proteção ao meio ambiente e aos animais, pois tudo o que faz parte do mundo e da natureza é considerado sagrado e deve ser preservado.

Enfim, como pode se ver, bruxos ou bruxas são pessoas normais, como qualquer um. Não há nada que os diferenciem dos outros, a não ser a consciência da vida em harmonia com a natureza, que muitas pessoas hoje não possuem. Qualquer um pode se tornar bruxa, basta sentir-se como tal. Não é necessário ter um altar em casa, ou todos os instrumentos, como dizem os "manuais", o importante é sentir. Faça da natureza seu mais belo altar. Ame a natureza, sintonize-se com ela. A verdadeira bruxa não precisa dizer quem é, nem carregar símbolos para se diferenciar; a verdadeira bruxa descobre-se através de seus mais puros e sinceros sentimentos que afloram de dentro de seu coração.

Valores Matrifocais

As grandes religiões atuais são baseadas em figuras e princípios masculinos. Deus, sacerdotes, teólogos e a maioria dos santos, profetas e iluminados são homens ou são figurados como homens. Grandes religiões como a Cristã, Islâmica e Judaica confrontam-nos com uma longa sucessão de figuras paternas e de valores patriarcais. Esta ênfase do masculino estende-se a todos os domínios da sociedade ocidental: a inteligência analítica, o raciocínio linear, a frieza e o controle de sentimentos, a força física, a capacidade de domínio são valores mais considerados do que a intuição, a beleza, a compreensão e a capacidade de exprimir e partilhar sentimentos. Durante séculos ou mesmo milênios, sobretudo na civilização judaico-cristã, os valores femininos foram relegados para um segundo plano, chegando mesmo a serem identificados com o mal, com o demônio. Esta situação deixou as pessoas, principalmente nos países protestantes, cujas Igrejas não incluem o culto de Maria ou dos santos, sem uma referência feminina, sem algo que defendesse, apoiasse e permitisse a expressão dum conjunto de sentimentos que dificilmente se encaixa numa religião patriarcal.

O Paganismo propõe-se recuperar a complementaridade entre homem e mulher, entre macho e fêmea, simbolizados na dupla Deus e Deusa, que não são superiores um ao outro, mas que se complementam. Dentro do Paganismo a Wicca dá à Deusa um papel preponderante, quer nas suas práticas quer nos seus mitos, criando assim o seu principal símbolo e mostrando a sua importância fundamental quer para as mulheres quer para os homens:

"A importância do símbolo da Deusa para as mulheres não pode ser subestimada. A imagem da Deusa inspira-nos, mulheres, para que nos olhemos como divinas /.../Através da Deusa, /.../podemos passar para além das vidas estreitas e constrangidas e tornar-nos completas. A Deusa também é importante para os homens. A opressão dos homens no patriarcado governado por Deus - Pai é talvez menos óbvia mas não menos trágica que a das mulheres. Os homens são encorajados a identificarem-se com um modelo que nenhum ser humano pode emular com sucesso: a serem mini-governantes de estreitos universos."Nos países protestantes onde dificilmente há lugar para a expressão dos valores femininos e onde não existe qualquer figura feminina com caráter sagrado, esta perspectiva matrifocal da Wicca, contribui para a sua divulgação tanto junto dos homens como das mulheres. Segundo a "Wiccan Rede" holandesa "Muita gente é atraída pelo papel da mulher na Arte. Claro que as mulheres saúdam a oportunidade de se envolverem ativamente num movimento espiritual - e os homens vêem a Arte como uma oportunidade excelente para exprimirem a sua feminilidade" (Starhawk, "The Spiral Dance", cap.1 ).

Este envolvimento tem aspectos curiosos, pelo menos nos EUA, onde foi dado um grande impulso ao Paganismo quando, nos anos 70, grupos de feministas radicais começaram a participar ativamente no movimento. As feministas, cuja atividade era essencialmente política e que até aí mantinham uma atitude de desconfiança em relação aos valores religiosos, começaram a aliar as ações com objetivos de transformação político-social com vista a uma maior igualdade entre os sexos a aspectos mítico -simbólicos. Para isso, nada melhor que uma religião centrada numa Deusa e em que os valores e símbolos femininos são os mais importantes. Esta junção entre política, feminismo e Paganismo é exposta em "Dreaming the Dark", de Starhawk.

Existem igualmente diversos grupos e tradições de homossexuais, quer masculinos quer femininos, que encontraram na Wicca um lugar onde podem exprimir livremente as suas sensibilidades, com total aceitação pelos membros da restante comunidade. Esta participação é considerada importante pelo seu grande contributo em termos de uma abertura a novas idéias e a sensibilidades sociais minoritárias. Embora a grande maioria dos Wiccans seja heterossexuais que exprimem o ênfase especial dado à polaridade entre a Deusa e o Deus, há entre os membros desta religião uma grande necessidade de encontrar novas respostas e novas perspectivas para o papel dos sexos nas nossas sociedades - relativamente a este último aspecto e num clima de aceitação e respeito pela diferença enquadram-se aqueles que têm uma atitude diferente da que foi estabelecida pela sociedade em geral.

A Consciência Ecológica

Sendo a Wicca uma religião da natureza, não é de espantar o seu interesse pelas questões ambientais. Seja este interesse manifestado duma forma pública, através da colaboração com movimentos ecologistas e da participação em manifestações de defesa das espécies ou do meio ambiente, ou em privado tomando forma ritual ou mágico-simbólica, ele existe sempre como parte imprescindível da religião Pagã. Os Wiccans sabem que "...quanto mais se sintonizarem com o ambiente em que vivem e trabalham (...) mais significativa se tornará a sua religião, mais efetivo será o seu trabalho psíquico, maior a sua contribuição para o bem-estar e saúde de Gaia (*) e mais realizadas e integradas estarão elas como seres humanos" (Farrar, The Witches Way"). Este envolvimento com a natureza ultrapassa muito as formas profanas em que se faz normalmente a abordagem dos problemas ecológicos, transpondo o assunto para um nível em que a preservação da natureza/Gaia não tem apenas um interesse enquanto base material da vida humana, mas adquire uma dimensão sagrada, uma importância de per si que pode justificar mesmo o sacrifício de alguns interesses e benefícios humanos. No inquérito realizado em 1985 nos EUA por Margot Adler (Drawing Down the Moon", Apendix I) , diversas pessoas referiram que chegaram à Wicca através do seu interesse por questões ecológicas ou através do seu envolvimento com a natureza no seu dia-a-dia. O Paganismo interpreta com maior profundidade estas questões ecológicas, uma vez que considera a natureza e qualquer dos seus elementos tão sagrados como o Deus ou a Deusa. O respeito pela natureza é assim um valor intrínseco e fundamental no Paganismo. Esta visão distancia-se de uma visão bíblica, na qual, ordenando Deus ao Homem que domine toda a terra e todas as criaturas viventes, pode justificar assim indiretamente a depredação que esse mesmo Homem tem feito dos recursos naturais.

Os Pagãos não têm , no entanto, um tipo de visão apaixonada e irreal dos problemas do ambiente. São cidadãos urbanos ou rurais, conscientes dos problemas que assolam o mundo de hoje, que têm pela vida e pela humanidade um apreço tão grande como pela restante natureza. Os indivíduos que vão parar à Wicca, através ou não do seu desejo de intervir na salvaguarda da Terra, são pessoas que considerem o Homem e todas as outras criaturas viventes bem como os espaços onde habitam como sagrados. O seu esforço é portanto dirigido simultaneamente no sentido da salvaguarda da natureza e no melhoramento da condição humana.

Na bibliografia consultada encontram-se diversas descrições e sugestões de rituais, práticas mágicas e ações ecológicas praticadas individualmente ou em grupo. Em "Dreaming the Dark" é feita uma descrição expressiva de como as diversas abordagens política, religiosa, mágica e pessoal se conjugam numa mesma ação específica, como no caso da contestação à construção duma central nuclear numa zona sísmica da Califórnia: diversos Pagãos protestaram publicamente em manifestações e além disso recorreram a rituais mágico - religiosos, para reforço do protesto.

(*) Gaia é uma divindade que representa a Terra Mãe. É também um nome recentemente utilizado para designar a Terra como organismo vivo total

O Individualismo Religioso

A Wicca é uma religião em que não existem livros sagrados, nem profetas a justificá-los, hierarquia ou dogmas. Não faz apelo a uma fé única e exclusiva, não tem mandamentos e promove acima de tudo o respeito e a diversidade. Não é também um sincretismo religioso porque vários sincretismos são possíveis. É uma escolha pessoal para aqueles que sentem que a sua percepção do sagrado não só não se enquadra nos esquemas tradicionais como é algo demasiado individual para se sujeitar a conjuntos de regras e crenças que outros determinaram. As poucas regras existentes na Wicca têm um caracter essencialmente funcional e são vistas não como mandamentos duma qualquer divindade ou profeta iluminado, mas como simples normas de relacionamento entre pessoas que partilham interesses comuns. São apenas alguns princípios genéricos ligados a valores ecológicos e individuais de largo consenso e à liberdade de expressão da religiosidade como é sentida e recriada por cada um. O seu espírito está bem patente na regra básica "Faz o que quiseres desde que não faças mal", a única que todos os membros da Wicca procuram seguir

Esta diversidade exprime-se nas práticas de diferentes pessoas ou grupos. Encontramos indivíduos que se assumem como monoteístas, politeístas, panteístas, e adeptos de tradições para quem apenas a Deusa é importante, ao lado de outras que dão o maior ênfase à polaridade, aos rituais e nomes de divindades retirados de todas as religiões conhecidas (e por vezes mesmo de obras fantásticas), nas mais variadas combinações cujos membros se relacionam num clima de aceitação e harmonia. Nas grandes reuniões, como o Pagan Spirit Gathering realizado anualmente no Winsconsin (EUA) onde se juntam algumas centenas de pessoas, o relacionamento pauta-se por respeito e aceitação. Durante uma semana realizam-se dezenas de rituais e workshops das mais diversas tradições sem que haja o mais leve atrito «teológico». Pelo contrário, o que se nota é uma constante curiosidade pelas crenças e rituais alheios e o desejo de partilhar e conhecer diferentes vivências religiosas.

A Wicca tem a sua maior implantação nos países Anglo-saxônicos, onde a longa tradição democrática e o Protestantismo permitem um maior individualismo. Para além de práticas individuais, os Pagãos agrupam-se em pequenos núcleos, tradicionalmente de 13 pessoas, cada qual com as suas regras e tradições; ainda se podem juntar em grandes encontros. Nestes encontros estendem-se ao campo religioso os princípios de liberdade de expressão e de associação já há muito aplicados noutros setores da sociedade. Ao contrário de outras religiões e de outras organizações não existe aqui uma estrutura hierárquica nem uma autoridade central.

Panorama Atual do Neo-Paganismo

É difícil termos uma estimativa do número de praticantes da Wicca. Sendo uma religião baseada em pequenos grupos ou mesmo em praticantes solitários, com poucas, ou nenhumas, relações formais entre si, não existe nenhum organismo central que possua esse tipo de dados. Além desta descentralização, ainda temos que contar com o fato de muitas pessoas não se sentirem à vontade para reconhecer publicamente a sua prática. Com efeito, a Wicca quando designada por Bruxaria ainda é confundida com as práticas das bruxas das aldeias, geralmente tidas como malévolas. Fala-se imediatamente de adoração do diabo, invocação dos mortos, estranhas rezas para efeitos suspeitos ou práticas pouco ortodoxas. Estas atitudes de rejeição tendem a mudar embora lentamente em países com uma razoável implantação da Wicca e poucas tradições de bruxaria, como é o caso dos E.U.A. Noutros países, como em Portugal, em que as condições são precisamente as opostas, estas atitudes negativas mantêm-se. Neste contexto pensamos que é mais simples uma pessoa apresentar-se como pertencente a uma das muitas religiões e «seitas» cristãs existentes, ou como agnóstico, do que como Bruxa(o).

As estatísticas existentes acerca da comunidade pagã são feitas internamente e baseiam-se principalmente em questionários difundidos em encontros e festivais, e através de organizações de intercâmbio ou de livrarias e lojas do ramo. Apenas conseguimos obter dados destas fontes respeitantes aos EUA e Reino Unido. Noutros casos recolhemos dados através de um inquérito elaborado por nós e enviado a várias organizações e indivíduos da comunidade pagã e cujos resultados utilizamos como estimativas ou indicadores gerais da implantação desses grupos. Em muitos países, apenas sabemos da existência do movimento devido ao aparecimento de livros e jornais pagãos, mas não nos foi possível a recolha de mais elementos. Passamos assim a um breve resumo dos dados de que dispomos sobre a implantação do Paganismo:

µ EUA - Em 1985 estimava-se que existissem entre 50 e 100.000 pessoas que se assumiam como fazendo parte do movimento pagão. Este número correspondia a um crescimento explosivo em relação aos números calculados sete anos antes. Calcula-se que o livro "The Spiral Dance" tenha estado na origem da formação de centenas de novos grupos (Adler, M., ed.1986).

µ Reino Unido - O número de pessoas ligadas ao ocultismo em geral era de cerca de 250 mil em 1989, das quais 67% manifestavam um sério interesse ou um forte empenhamento no Paganismo e 68% um grau de interesse semelhante na Bruxaria.

µ Irlanda - Não obtivemos nenhuma informação sobre o número de praticantes, embora nos pareça que esse número não deva ser desprezível. Na Irlanda é também a sede da "Fellowship of Isis", organização pagã de intercâmbio que conta com 12.000 membros em 76 países. Vive neste país um conhecido casal de Pagãos, os escritores Janet e Stewart Farrar, cujas obras servem de «manual» para um sem número de grupos em todo o mundo e que fazem frequentes declarações públicas. Estes escritores estão neste momento prestes a publicar um trabalho que inclui uma estimativa do número de Pagãos a nível mundial.

µ Holanda - De acordo com informações recolhidas no jornal "Wiccan Rede" existem cerca de 800 Pagãos na Holanda. O movimento pagão começou de forma visível em 1979 com a publicação deste jornal, que refere um crescimento do número membros desde essa data e à medida que aumenta a quantidade de literatura disponível em holandês.

µ França - Não nos foi fornecida qualquer informação pela "Wicca Française", a única organização pagã francesa de que tivemos conhecimento. e que afirmam Ter dependências na Grã-Bretanha, U.S.A., Irlanda, Holanda, Bélgica, Suíça, Alemanha e Espanha.A Wicca Française tem algumas particularidades que pensamos ser excepção dentro da Wicca, como uma liturgia comum para todos os associados, em latim, bem como um centralismo e secretismo que parecem não se encontrar nos restantes grupos da Wicca.

µ Outros países - Conseguimos algumas informações de Pagãos não inseridos em organizações, da Alemanha, Itália e Finlândia que são as seguintes: existência de algumas centenas de Wiccans e alguns milhares de Pagãos na Alemanha, cerca de 5000 na Itália e algumas dezenas na Finlândia. Note-se que estes números são calculados a partir de dados recolhidos particularmente. Ainda não foi possível contatar qualquer grupo em Portugal, embora saibamos já da existência de filiados portugueses em organizações internacionais de intercâmbio.

No inquérito que elaboramos pedimos informações ligadas às profissões e estratos sociais dos quais provêm estas pessoas. As informações de que dispomos apontam para uma predominância de quadros técnicos, universitários, profissionais ligados às diversas áreas de saúde, artistas, professores e indivíduos pertencentes a diversas profissões liberais entre as pessoas atraídas pelo Paganismo. Esta tendência é especialmente marcada em países com fraca implantação Pagã, tornando-se menos evidente quando o movimento se alarga. Numa carta proveniente dum casal holandês afirma-se que "...no princípio, o fato de se ter de saber inglês determinava o tipo de pessoas que se envolviam na Arte." Com efeito, esta pode ser uma das explicações possíveis para a nossa constatação anterior visto que a maioria da literatura disponível sobre a Wicca é escrita em inglês, e é nos países de língua não-inglesa que a tendência apontada é mais forte.

Parece que os Pagãos têm hábitos de leitura e interesse por várias manifestações artísticas independentemente do seu grau de escolaridade, já que sendo o Paganismo uma religião sem hierarquias nem mestres, é indispensável que cada indivíduo, cada grupo, faça as suas investigações, as suas recolhas de mitos e rituais que o ajudam a orientar o seu caminho. Também parecem ter interesse por manifestações artísticas, tentando exprimir através delas a sua religiosidade, construindo objetos rituais, compondo músicas, fazendo fotografia, etc. de modo a (re)criar o seu mundo religioso e a respectiva simbologia.

Do ponto de vista político-social, verificamos que os Pagãos tendem a adotar posições pouco conservadoras. Por exemplo, nos EUA nos anos 70 houve uma aproximação entre a Wicca e movimentos feministas e ambientalistas inicialmente mais virados para a ação política do que para a religião. Parece ter havido uma adesão de indivíduos pertencentes a este quadrante político-social ao Paganismo, provavelmente por considerarem ser esta uma outra via de oposição aos valores tradicionais e porque a procura de novos valores sociais, de novas atitudes políticas não lhes bastavam tendo necessidade de enquadrar esses novos valores num campo mais vasto de uma nova cosmo visão. Pensamos que o caráter individualista desta nova proposta religiosa, por não obrigar a normas e sentimentos religiosos rígidos, dando liberdade de expressão a cada indivíduo, contribuiu para a sua divulgação.

"A antiga religião da Deusa oferece um poder de transformação que poderia quebrar as barreiras espirituais e políticas entre o indivíduo e a sociedade" (Starhawk, "Dreaming the Dark").

*Observação: "Valores matrifocais", "A consciência ecológica", "O individualismo religioso" e "Panorama atual do neo-paganismo" foram retirados da tese de pós-graduação "Sociologia das Religiões e Pensamento Religioso", de uma bruxa de Portugal.

O Perfil de uma Bruxa

Não existe um traço característico que identifique uma bruxa. Ela pode ser jovem, velha, loira, morena, magra, gorda, feia ou formosa.... Pode-se apenas notar a maneira pela qual ela sorri por causa do sol e da chuva ou como seus olhos brilham ao admirar o vôo das gaivotas ou o movimento sinuoso de um gato. Ela ama a natureza e vive sentindo, muito mais do que pensando ou imaginando .

É gente de conteúdo interno que transcende a compreensão medíocre, simplória. É gente que tem idealismo na alma e no coração, que traz nos olhos a luz do amanhecer e a serenidade do ocaso. Admira paisagens, escuta o som dos ventos. Mexem com ervas e chás, são primitivas e avançadas ao mesmo tempo. Cultuam as sagradas tradições como forma de perpetuar as leis que regem o universo, passando de geração para geração a fonte renovadora da sabedoria milenar. São fortes e valentes, ao mesmo tempo humildes e serenas. É gente que fica horas olhando as estrelas, tentando decifrar seus mistérios, e sempre conseguem.

É uma mulher bonita e fascinante também como pessoa, porque seu espírito é único, vivo e misterioso. Adora a vida em todas as suas formas, reza para deuses esquecidos, embora sempre vivos, e sente-se como uma rainha. Ajuda com palavras gentis, vinga-se se é ofendida, mas perdoa com arrebatamento. Não aceita imposições, mas quase sempre se impõe, às vezes abertamente, às vezes com astúcia... é um espírito livre e aprecia a liberdade alheia.

Pode ser caprichosa ou perseverante, porém é sempre sábia e consciente de sua magnitude e de seu desmedido poder. Enfurece-se com o mal feito injustamente embora possa ser impiedosa e cruel ao buscar seus objetivos. Usa sempre o seu poder, não pode evitar.

Segue a natureza e seus ensinamentos, a Lua é sua companheira, e as estrelas falam com ela. Ser Bruxa significa viver e agir na própria essência, antiquíssima e imorredoura, seguindo aquela Luz Divina que é a primordial faísca da alma.

A Lei do Poder

1- O Poder não deve ser usado para gerar danos, males ou para controlar os outros. Mas, se surgir a necessidade, o Poder poderá ser usado para proteger sua vida ou a de outros;

2- O Poder só é utilizado conforme as necessidades;

3- O Poder pode ser utilizado para seu próprio benefício, desde que ao agir desta forma não prejudique ninguém;

4- Não é sábio aceitar dinheiro para utilizar o Poder, pois ele rapidamente controla o que recebe. Não seja como os de outras religiões;

5- Não utilize o Poder por motivo de orgulho, pois isto desvaloriza os mistérios da Wicca e da magia;

6- Lembre-se sempre de que o Poder é um dom sagrado da Deusa e do Deus, e não deve jamais ser mal usado ou abusado.


Objetivos de um(a) Bruxo(a)

1- Conheça a si próprio;

2- Conheça sua Arte (Wicca);

3- Aprenda;

4- Aplique seus conhecimentos com sabedoria;

5- Atinja o equilíbrio;

6- Mantenha suas palavras em boa ordem;

7- Mantenha seus pensamentos em boa ordem;

8- Celebre a a vida;

9- Sintonize-se com os ciclos da Terra;

10- Respire e alimente-se corretamente;

11- Exercite o corpo;

12- Medite;

13- Honre a Deusa e o Deus.

A Arte das Bruxas

O Trabalho mágico de uma Bruxa ou Bruxo exige seriedade e quatro características básicas:

1 - SABER

a) Conhecer a si mesmo;
b) Conhecer sua arte: * Saber o que fazer;
* Saber como fazer;
* Saber quando fazer;
* Saber quando não fazer.
c)O que você quer realizar: * Especificar bem o que você vai fazer;
* Criar um sigilo com as palavras.
d)Trabalhar com moderação.

2 - QUERER

a) Acreditar em você mesma;
b) Acreditar na divindade;
c) Acreditar em suas habilidades;
d) Acreditar na abundância do Universo;
e) Ter a vontade de praticar de novo e de novo;
f) Habilidades de meditação: * Praticar visualização;
* Praticar relaxamento;
* Praticar um estado alterado de consciência;
* Praticar para ser capaz de fazer rápido e certo
g) Ter em mente com muita clareza o porque você quer realizar essa operação mágica;
h) Observar se sua vontade está corretamente direcionada: * Observar se não vai influenciar negativamente outra pessoa;
* Observar os aspectos de não prejudicar ninguém;
* Usar uma ferramenta adivinhatória para checar se seus planos são válidos, se está numa boa hora de pô-los em prática.

3 - OUSAR

a) Ter a coragem de mudar as circunstâncias;
b) Ter a coragem de controlar seu ambiente;
c) Ser responsável por suas ações;
d) Escolher o melhor curso de ação para o trabalho a ser feito.

4 - CALAR

a) Aprender a manter a boca fechada antes do trabalho;
b) Aprender a manter a boca fechada enquanto espera pelos resultados;
c) Aprender a manter a boca fechada depois do trabalho: * Proteger sua confiança;
* Proteger sua reputação;
* Proteger sua energia.


Quem são as Bruxas Hoje?

Quem são as Bruxas hoje em dia? O que elas fazem e onde se escondem?

Não, elas não se escondem. Quando as pessoas ouvem a palavra Bruxa, logo se lembram daquela velha imagem da senhora verde com nariz grande e uma verruga, mexendo em um caldeirão.

Existem bruxas e bruxos. A Bruxaria não é um ofício exclusivamente feminino. Usa-se mais o termo “bruxa” por simples convenção.

As bruxas e bruxos são pessoas normais, como você. Trabalham, têm filhos, obrigações, dívidas, problemas financeiros e amorosos. Antigamente, quando havia perseguição, é óbvio que elas(es) viviam escondidas(os), para evitar a morte. Hoje em dia, ainda há o preconceito com relação às bruxas e aos bruxos, mas é muito menor do que antigamente. Isso se dá principalmente pelo fato de as(os) bruxas(os) irem à público se defender das mais freqüentes acusações, como as de fazer pactos com o demônio ou comer criancinhas. Pura superstição popular. As pessoas costumam temer o que não conhecem bem, e é isso o que acontece com relação à Bruxaria.

Organizamos aqui duas listas com informações bastante precisas sobre a Bruxaria hoje em dia. Aconselhamos a todos que queiram conhecer um pouco mais nossas crenças que leiam este compêndio antes de mais nada:

O que as Bruxas e Bruxos NÃO fazem:

- Bruxas não fazem pacto com o diabo.
- Bruxas não reverenciam, adoram ou celebram a entidade conhecida como diabo ou satã.
- Bruxas não usam fetos abortados em rituais.
- Bruxas não renunciam ao Deus cristão, apenas acreditam em outra forma de divindade.
- Bruxas não são sexualmente anti-convencionais.
- Bruxas não fazem uso de drogas rituais.
- Bruxas não forçam ninguém a fazer algo que não queiram.
- Bruxas não querem converter o mundo para a sua religião.
- Bruxas não profanam igrejas.
- Bruxas não realizam “missas negras”.
- Bruxas não cometem crimes em nome de sua religião.
- Bruxas não comem criancinhas.
- Bruxas não voam em vassouras.
- Bruxas não são verdes.
- Bruxas não acreditam que sexo seja pecado.
- Bruxas não realizam orgias rituais, pois o sexo é visto como sagrado.

O que as Bruxas e Bruxos fazem:

- Plantam ervas em seu quintal para fins curativos e culinários.
- Conversam e se comunicam com as plantas e animais.
- Celebram a virada das estações do ano.
- Celebram as fases da Lua.
- Relacionam a sua menstruação às fases lunares.
- Honram todos os alimentos, de carnes a vegetais.
- Têm seu corpo como sagrado.
- Sexo por amor e por prazer, por ser algo natural.
- Bruxas acreditam em reencarnação.
- Bruxas honram deuses e deusas.
- Bruxas respeitam todos os seres vivos em igual importância.
- Bruxas repudiam o proselitismo.
- Bruxas servem à Terra.
- Bruxas repudiam qualquer forma de preconceito.
- Bruxas são cidadãs.

Fontes:marged.vilabol.uol.com.br /Bruxaria.net