quarta-feira, 2 de junho de 2010

AS VIRTUDES DO CHÁ VERDE E SEU USO



As Mil e uma Virtudes do Chá Verde

As virtudes medicinais do chá são de conhecimento milenar, especialmente seu efeito estimulante. Mas hoje, a ciência está comprovando suas propriedades terapêuticas e cosméticas. E isso está acontecendo com o chá verde (também conhecido como banchá), considerado atualmente um aliado da saúde por ser rico em flavonóides - substâncias antioxidantes que ajudam a neutralizar os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular precoce. Também está comprovado que o chá verde ajuda a diminuir as taxas de colesterol e ativa o sistema imunológico. A Sociedade Brasileira de Médicos Antroposóficos vai mais além e defende que consumir chá verde regularmente ajuda a prevenir alguns tipos de câncer, artrose, aterosclerose e outras doenças degenerativas. As virtudes do chá verde na prevenção do câncer vêm do fato de que ele é rico em bioflavonóides e catequinas, substâncias que bloqueiam as alterações celulares que dão origem aos tumores.
Além de conter manganês, potássio, ácido fólico e as vitaminas C, K, B1 e B2, ajuda a prevenir doenças cardíacas e circulatórias por conter boa dose de tanino: o consumo diário desse chá diminui as taxas do LDL (colesterol que faz mal à saúde) e fortalece as artérias e veias.

Mas as boas notícias não acabam aí: está comprovado que o chá verde acelera o metabolismo e ajuda a queimar gordura corporal. Um dos estudos foi realizado na Suíça com três grupos de pessoas que seguiram a mesma dieta. O resultado: o grupo que recebeu chá verde teve aumento de 4% na velocidade de combustão das calorias no organismo e de 5% na queima de calorias em relação aos outros dois grupos pesquisados. Um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition, demonstrou que extrato de chá verde - que possui altas concentrações de antioxidantes como catequina, polifenóis e muitos outros compostos incluindo cafeína - pode aumentar a utilização de energia muito acima dos efeitos da cafeína pura.
Pesquisadores acreditam, ainda,que o hábito de beber chá em vez de café é um dos fatores responsáveis pelo menor índice de infarto em países do Oriente. E como se não bastasse, comprovou-se também que as substâncias presentes no chá verde ajudam a prevenir cáries, têm ação antiinflamatória e antigripal, ativam o sistema imunológico e regeneram a pele. Os princípios curativos e regeneradores da Camellia sinensis enriquecem os cosméticos que prometem recuperar o viço da pele e dos cabelos. Tanto que as indústrias de cosméticos incluem os extratos das folhas em fórmulas de produtos como cremes e loções e agora até em shampos.
Substâncias presentes na Camellia sinensis também dissolvem gorduras e são eficazes no tratamento de celulite e gordura localizada.

E para e pele mais um benefício: por ser rica em tanino, substância com a


propriedades anti-séptica e adstringente, a planta é indicada também para limpar e equilibrar peles oleosas. Na edição de 3 de março de 2004, a Revista Veja publicou uma matéria anunciando a mais recente novidade que aumenta a lista de benefícios do chá verde. Ainda na área da dermatologia, a novidade é que o chá verde pode proteger contra os efeitos nocivos do sol. Segundo a revista, "o assunto foi um dos mais comentados do último congresso da Academia Americana de Dermatologia, por causa de um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Nova Jersey". Eles descobriram que o chá, transformado em creme, melhora o sistema de defesa das células da pele contra os raios ultravioleta do tipo B, aqueles responsáveis pelo vermelho-pimentão. Ao reduzir a inflamação causada por essa radiação, o chá verde aumentaria a proteção contra o câncer de pele. A descoberta pode ser o ponto de partida para a produção de uma nova família de loções.


A planta, como ela é do tipo perene, do tipo arbustiva, a Camellia sinensis pertecente a família das Teáceas (Theacea). Originária do sudeste asiático, a planta produz economicamente por mais de 50 anos. No Brasil o arbusto é cultivado principalmente na região do Vale do Ribeira, no Estado de São Paulo, onde é utilizado para fazer chá preto.

A propagação da planta se dá preferencialmente pela via vegetativa, ou seja, por meio de estacas. A estaca para reprodução deve possuir uma folha desenvolvida e sua respectiva gema auxiliar com 3 a 4 cm. A extremidade do ramo deve ser cortada em bisel, isto é, na diagonal.
As folhas mais jovens e os gomos da Camellia sinensis - parte da planta utilizada na produção do chá comercial - são cobertos por uma fina cobertura branca e sedosa, semelhante a uma penugem que, mais tarde, desaparece. Ao que se sabe, é esta cobertura que dá origem ao nome pelo qual é conhecido o gomo terminal: "pekoe", da palavra chinesa pak-ho, que significa cabelo ou penugem.


As flores da planta são pequenas, brancas, geralmente com 4 ou 5 pétalas, aromáticas e aparecem nas axilas das folhas em grupos de 2, 3 ou 4. O fruto é uma cápsula com 2 ou 3 cm de diâmetro. Dada a grande dispersão que a planta sofreu desde o início do seu cultivo até aos nossos dias e a livre hibridação entre os vários tipos geográficos, não tem sido fácil para os botânicos a descrição das variedades existentes.

E para quem pretende saborear esta bebida que já esta sendo considerada medicinal, vale lembrar: até a simplicidade do chá não dispensa alguns pequenos cuidados especiais. Recomenda-se guardá-lo bem acondicionado em local fresco e seco e, na hora do preparo, passar água fervente no bule e nas xícaras Para o chá verde, especialistas aconselham que a água esteja um pouco abaixo da fervura (quando forma aquela bolinhas em torno da panela e isso serve para a maioria dos chás) e, de preferência, nada de acrescentar açúcar. Preparar a bebida é simples: faça uma infusão com uma colher de sopa rasa da erva para cada xícara de água "quase" fervente.


Fonte: Jardim de Flores

Quais são as propriedades do Chá Verde?

Por sua riqueza em bioflanóides é um dos poucos chás com múltiplas propriedades, pois age em todo o organismo. As principais propriedades são:
Câncer - o bioflanóide mais destacado do chá verde (EGCG) é um dos antioxidantes mais potentes que se conhece, sendo 25 vezes mais potente que a vitamina E em proteger as células dos danos causados pelo câncer. Além disso, bloqueia a enzima necessária a apoptose impedindo o crescimento do tumor.
Intestinos - protege e renova a flora bacteriana saudável, eliminando fungos, vírus e bactérias.


Fígado - melhora a absorção de nutrientes e protege de toxinas do álcool, cigarro, etc.
Pulmões - promovem um relaxamento na musculatura dos brônquios facilitando a respiração dos asmáticos.
Sistema Cárdio-Circulatório - favorece a fluidez do sangue e a eliminação de gordura previndo a arteriosclerose. Contribui para regular a pressão arterial. Diminui em 25% a chance de se sofrer um infarto. Reduz em 30% a chance de um derrame na terceira idade.
Sistema Ósteo-articular - ao di9ssolver depósitos indesejáveis de uréia e ácido úrico nas articulações, previne artrite, reumatismo e favorece os movimentos.
Sistema Imunológico- Por sua riqueza em bioflavonóides reforça a atividade imunológica, prevenindo gripe, resfriado, rinite, alergia e processos inflamatórios infecciosos.
Sistema Neuro-Hormonal - ao melhorar a fluidez do sangue, o chá verde favorece melhor aporte sanguíneo ao cérebro, o que melhora a nutrição cerebral.
Essa melhor nutrição, elimina maior número de radicais livres, toxinas e metais tóxicos, contribuindo para prevenir doenças demenciais, degenerativas neuronais e protegendo a atividade intelectual e hormonal. Fumantes, usuários de bebidas alcoólicas, refrigerantes, fast food, doces e alimentos gordurosos terão no Chá Verde um dos maiores amigos para desintoxicar o organismo, melhorar a digestão e adquirir disciplina para mudar maus hábitos alimentares e de vida.
Ambiente Insalubre O uso do chá verde é ótimo agente desintoxicante, protetor e revitanlizante do organismo de pessoas expostas a campos magnéticos no dia-a-dia.


Outra a maneira de preparar e usar o chá verde:

A granel - coloque duas colheres de sopa em meio litro de água e deixe em infusão por dois a três minutos, coa e beba durante o dia.
Em cápsulas - tomar uma a duas cápsula por vez, três vezes ao dia, antes do café, almoço e jantar. Em saché - coloque um saché em uma xícara de água quente e deixe em infusão por dois a três minutos.
Contra Indicação : Contém cafeína então pessoas hipertensas deverão conversar com seu médico antes de fazer uso do Chá Verde (Camellia Sinensis)





Fonte:Feitiço & Cia