sexta-feira, 29 de maio de 2009

Amuletos e Talismãs



"Amuletos, os protetores da alma..."

AMULETOS E TALISMÃS AMULETOS (DO LATIM = AMOLIRIR = AFASTAR) EM ÁRABE (Hamal) = couraça. Talismã (em grego Telesmena = coisa consagrada).

Desde a antiguidade, as pessoas costumam levar consigo ou guardar em casa objectos que acreditam terem poderes sobrenaturais de afastar desgraças e má sorte. Agem de forma defensiva, pois recebem e acumulam as forças positivas e dispersam as negativas, imunizando assim o seu dono de influências externas.
Mas você sabia que talismãs e amuletos são diferentes? Apesar de terem a mesma função, proteger quem os usa, os amuletos são objectos já prontos encontrados na natureza, enquanto os talismãs são peças feitas pela mão do homem.
O uso de amuletos e talismãs é universal em quase todas as culturas e religiões, sendo apresentado e utilizado de diferentes formas.

Exemplo muitíssimo reduzido de amuletos e talismãs existentes:


Os amuletos podem ser animais, minerais ou vegetais e os mais conhecidos e usados são:

Pés de coelho - normalmente usadas no bolso esquerdo das calças, ele ajuda a dar boa sorte, principalmente para ganhar em jogos de azar.

Cristais e pedras - são fontes de energia, são muitos utilizados para meditar, orar, curar, energizar ambientes, plantas, animais e pessoas.

Trevos de quatro folhas - utilizado para trazer sorte e também alcançar a realização de suas aspirações e desejos.

Ramos de arruda, comigo ninguém pode, alecrim - são usadas para afastar o azar, mal-olhado e desviar as energias negativas para longe de si.

Já os talismãs mais comuns e utilizados são:

Patuás - são trouxinhas feitas com tecido e ervas para protecção, muito utilizado no candomblé (Brasil), mas também se chama de patuá a um aglomerado de pequenos objectos de protecção juntos (tipo balangandã).

Escapulário - é um cordão com duas imagens de santos católicos presos em cada extremidade, os devotos os carregam pendurados ao pescoço na altura do peito e costas.

Chave - muitas religiões a utilizam esse símbolo para favorecer situações que envolvam mudanças.

Cristos, Santos e Cruxificos - simbologia cristã que se pode obter através de diversas formas e que têm o objectivo de proteger quem os transporta e livrar do demónio e seus caminhos.

Jamais faça um talismã com o intuito de fazer mal a alguém, pois você atrairá a vibração negativa para si. Não esqueça também de um detalhe muito importante. Toda vez que tiver o seu desejo realizado, agradeça humildemente, dessa maneira um universo de boas energias irá conspirar a seu favor.


PATUÁ

O Patuá é um talismã usado para atrair sorte e protecção e têm o mesmo conceito do que os Balangandãs.
Os patuás podem ter diversos modelos e objectos, conforme o que se pretende e ser usados das mais diversas formas, como chaveiros, pulseiras, colares, mini patuás para pendurar no telemóvel, em bolsas, etc...

Pingentes que podem compor um patuá e seus significados:

Anjo ou fada: protecção, boa ventura, companheirismo, amizade
Borboleta ou libélula: transformação, crescimento pessoal
Bruxa: magia; força; fertilidade; o feminino
Cavalo marinho: fidelidade
Cavalo: força, virilidade, orgulho; o masculino
Chave: abrir caminhos
Coração: amor
Coruja: sabedoria
Cristais: luz, sucesso, paz
Dado: sorte e sucesso
Elefante: prosperidade
Estrela: sucesso
Figa e ferradura: sorte e protecção
Sapo: sorte
Guiso ou sino: protecção, alegria
Nossa Senhora Desatadora de Nós: resolução de problemas difíceis
Olho: protecção; contra mau olhado, inveja, etc
Pimenta: protecção, bons relacionamentos amorosos
Saco de dinheiro: dinheiro; moedas: fortuna
Sal: contra o mau olhado
Santo António: santo casamenteiro
Trevo de quatro folhas: sorte
Vaquinha: fartura, abundância

BALANGANDÃS

O Brasil é um país folclórico por natureza e muito rico em superstições pela multicultural.
Alguns historiadores indicam surgimento do balangandã na Bahia. São miniaturas de objectos, sinais e símbolos originalmente confeccionados em metal, normalmente ouro ou prata. Entre eles encontra-se a figa, espada, animais, búzios e frutas, reunidos em torno de uma argola também metálica.
O nome Balangandã, imita o som que produziam quando eram agitados pelos movimentos do corpo de quem os usava.


Descrição dos amuletos da penca de Balangandãs original, usada pelas negras:

Corrente: símbolo da escravidão. afasta mau olhado e doenças.
Pão de Angola: símbolo da longevidade.
Pomba: símbolo dos santos mártires e devoção cristã.
Romã: símbolo do género humano e fecundidade.
Ferradura: símbolo da felicidade e sorte.
Cabaça: Cosme e Damião - Usado para guardar água pelos escravos.
Sol: Oxumaré - Deus do arco-íris e chuvas.
Lua, Arco e Flecha: Oxóssi - Deus das florestas e da caça, São Jorge.
Caranguejo: Omolú - Deus do Sofrimento.
Espada: Iansã - Deusa dos raios, ventos e tempestades.
Caju ou Machado duplo: Xangô - Deus do raio, trovão, fogo e justiça.
Peixe: Yemanjá - Deusa das águas, mares e rios.
Cajado: Oxalá - Deus do ar,céu, rios e montanhas.
Uvas ou Leque: Oxum - Deus das águas doces, fontes e cachoeiras.

As escravas negras usavam-nos amarrados à cintura em dias de festa.
Acredita-se que os negros vindos da região do Islão foram os responsáveis pela produção desses ornamentos em metal, pois eles conheciam técnicas de fundição e trabalho dos metais. Escravos vindos dessas regiões chegaram em grandes quantidades à Bahia (Brasil).
Diz-se que os Balangandãs afastam o mau-olhado e forças negativas.
Por volta dos anos 70, uma peça marcante da Joalharia foi inspirada neles... Os balangandãs eram então presos em grossas correntes de pulso, tudo em ouro ou prata, com ou sem pedras preciosas. Eis o nascimento da Pulseira de Berloques! Cada miniatura era mais delicada do que a outra, meteoros, globos, carrinhos, lanternas, chupetas, animais e mais uma infinidade de belos objectos, inclusive discos voadores...

Apesar de nunca terem desaparecido, hoje eles estão de volta aos colos femininos e masculinos também, presos a cordões de couro ou correntes e nos mais diversos materiais e cores, são considerados objectos de moda apesar de seguirem bem de perto os cultos e símbolos ancestrais pois os os símbolos são parecidos.
Um material utilizado com frequência nos balangandãs modernos são pedras, cristais de quartzo, rosa, fumo ou mesmo ágatas de diversas cores mas também os podemos encontrar em pedras preciosas e muito raras.


Todas as religiões, crenças e superstições são apresentadas... Do crucifixo cristão, estrela de David, até aos búzios, escaravelhos e moedas chinesas. O que importa é a fé.

Alguns dos ornamentos vistos hoje no Cordão de Balangandãs, usados pelas mulheres e homens mais elegantes:

Figa: tem a forma da mão fechada com o polegar entre os dedos médio e indicador. É um forte amuleto contra o mau-olhado e inveja. Essa aparência é também interpretada como um gesto obsceno e símbolo do ato sexual. A protecção oferecida por tal peça pode ser devida à crença de que as criaturas do mal são assexuadas e temem alusões que refiram-se à sexualidade. Não se pode dizer que sejam amuletos exclusivos da cultura Africana, pois já foram encontrados em países da Europa central. Dizem que a Figa "fecha o corpo" de quem a usa. Recomenda-se a quem perde uma figa para que não a procure, pois ela certamente leva consigo o mal que devia cair sobre a pessoa.


Trevo de Quatro Folhas: favorece sorte no jogo, chama dinheiro, dá felicidade a quem o possui, propicia vida longa. Tantos méritos numa pequena plantinha, o problema está em encontrá-la. O trevo com 3 folhas é muito comum e utilizado em muitas crenças de antigas culturas da Europa, já o de 4 folhas é raro. Há quem diga que ele sinaliza uma união, uma encruzilhada que marca um encontro importante.


Dente: entre os guerreiros de antigas culturas simbolizavam bravura, status. Estão intimamente ligados à força, virilidade, fertilidade. O mais comum nos amuletos são dentes de animais, longas presas e o seu uso também afasta o Medo.


Garras de animais: tem a mesma simbologia que os dentes.


Ferradura: Traz felicidade e sorte. Afasta mau-olhado e desgraças. Três fortes elementos estão associados a esse objecto. O Ferro, metal temido pelos demónios e maus espíritos. A forma de uma Meia Lua evocando fertilidade, sensibilidade e contato com o Cavalo, animal que simboliza força, vitalidade. Diz-se que se encontrado naturalmente ainda com um prego agarrado na ferradura, os seus poderes são mais fortes ainda. Na Europa quase todos os estábulos possuem uma na porta pois diz-se que afasta os males dos animais.


Pimenta: o ardor que proporciona ao ser consumida foi o responsável por associá-la aos símbolos da Superstição. Acredita-se que possa afastar todo o mal deixando o inimigo com um terrível gosto em sua boca e ardor em suas entranhas. A cor viva de algumas espécies são atractivas para os olhos, "puxando" toda energia ruim que possa vir desse olhar.


Chave: amuleto que tem o poder de abrir ou fechar. Pode abrir caminhos, facilitando conquistas. Diz-se que "fecha o corpo" contra os maus espíritos. Uma chave pode simbolizar um coração fechado esperando quem o abra para o amor. Pode ser também a marca de um grande segredo guardado. Quem encontra uma naturalmente, está prestes a viver uma revelação muito positiva.
Olho Grego: o olho é o eterno símbolo da capacidade espiritual de ver. Ele também emite energias. O Olho Grego em especial é feito de vidro colorido, o mais comum é uma esfera branca com uma circunferência menor azul turquesa e uma bem pequena preta, representando a pupila. Afasta qualquer tipo de inveja. Enquanto realiza essa tarefa ele absorve tais energias, sendo assim pode se quebrar. Se isso ocorrer não se deve lastimar, ele cumpriu sua tarefa.


Mão-de-Fátima: o nome desse talismã de origem Muçulmana é uma homenagem à filha do profeta Muhammad (Maomé). Esse símbolo representa também Fé, Oração, Jejum, Caridade, Peregrinação, os 5 pilares do Islão. É a representação da Justiça e Generosidade.


Sapo: todas as 'bruxas' tem um. Pode ser associado tanto à Fertilidade quanto à Fortuna. Sua fácil reprodução e sua semelhança com o útero são os responsáveis pela associação à fertilidade. Quanto à Riqueza, diz-se que se tivermos um sapo todo o dinheiro que sai da carteira voltará para ela e os comerciantes costumam ter um perto da caixa registadora. Está ligado à Lua, á humidade, ao feminino. Algumas culturas acreditavam que as pérolas surgiam das entranhas de sapos especiais. Foi usado por egípcios, antigas culturas orientais e da América Latina além dos Alquimistas e mesmo pelos índios do Brasil.


Coração: entre os 3 centros espirituais e vitais do ser humano esse é considerado aquele que equilibra os dois outros, cérebro e sexo. É o símbolo maior do Amor. Era a única víscera mantida no interior do corpo durante o processo de mumificação dos egípcios por ser considerado indispensável à conquista da eternidade. Quem usa um coração mantém acesa a chama do Amor, do carinho, do afecto.


Elefante: símbolo da força não agressiva e sabedoria. Longevidade também é um de seus atributos. Dizem que um elefante branco anunciou o nascimento do Buda. Esse protector da família também é famoso por afastar demónios.


Moeda Chinesa: na China do século VII a.C. moedas de cobre eram gravadas com ideogramas, dois ou quatro em cada peça. Os ideogramas sozinhos já são fortes escudos contra o mal, aliados ao metal tornam-se ainda mais fortes. Acredita-se que possam afastar o infortúnio da fome, as energias negativas e proteger contra epidemias, prolongando assim a vida.


Punhal ou Espada : simbologia muito protectora. Corta as más energias que são dirigidas á pessoa e é um símbolo de força e coragem guerreira. Afasta os falsos amigos e os traidores.


Talismã Contra Mal Olhado


Para voce que se sente vulnerável á inveja,faça um talismã para carregar sempre próximo ao seu corpo.


Voce vai precisar de:


Um pedacinho de pano vermelho,sete folhinhas de arruda(veja bem,são folhinhas,não galhos),um cristal branco,sete pedrinhas de sal grosso e uma agulha virgem.Para montar é muito simples basta colocar tudo dentro pano vermelho e costurar fazendo um pacotinho.Detalhe:isso deverá ser feito numa segunda feira de lua crescente para sua vida crescer livre da inveja e do olho grande.Não beba nada de alcólico no dia e acenda um incenso de sal grosso no ambiente.

Ritual do Desejo


Dentro de nós existe um Mundo Mágico. Este Mundo pode ser contatado através de uma antiga técnica das bruxas. A Escada Mágica. Pegue uma corda ou cordão e faça quarenta nós. Antes dormir passe os dedos pelos nós da corda e peça seu desejo. Faça isso por treze dias consecutivos.

Todo dia sete é mágico por excelência, aproveite este dia para fazer esse ritual muito curioso. Acenda sete incensos, cada um representando um desejo: o primeiro que acabar estará representando o desejo que primeiro irá se realizar.

Se você deseja ganhar um presente do Destino, é preciso presenteá-lo também. Durante uma semana pratique boas ações, fazendo a cada dia algo em benefício de alguém. Faça-o de todo coração. No final de sete dias seu presente estará lhe esperando de alguma forma, em algum lugar.

A sorte é a semente de nossos desejos. é preciso saber plantá-la. Escolha um desejo, de preferência um daqueles que você persegue há tempos. Faça então um buraco em um jardim, formule seu desejo em palavras e, para cada palavra pronunciada, jogue uma semente de flor. Depois tampe o buraco e aguarde, você terá uma agradável surpresa.

Retire três pétalas de uma rosa vermelha e deixe-as secar. Guarde as pétalas secas debaixo do seu travesseiro por sete dias. Utilize-as como talismãs por três vezes, cada pétala representando um desejo.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Caldeirão Afrodisíaco



Aprenda a usar os alimentos que esquentam o clima do sexo. Estes alimentos não são novidades, mas as vezes são ignorados como agentes do amor.
Mas atenção; estes alimentos são muito fortes e devem ser consumidos com moderação, pois o excesso pode ser prejudicial a saúde.

O ALHO: Use-o normalmente como tempero da comida, principalmente no arroz, no feijão e nas carnes.
O cheiro, o perfume estimula fortemente os desejos sexuais.

A BANANA: Faça um corte no sentido horizontal e coloque para assar, com a casca, por aproximadamente 20 minutos, em forno médio.
Raspe toda a polpa, cubra com mel e canela em pó. Sirva quente.

O AMENDOIM: O pequeno grão contém uma vitamina que aumenta o pique sexual.
Pode ser consumido na sua forma natural, cru ou torrado.
Pode ser usado como ingrediente de uma variedade de pratos na culinária, como bolos, pães, sorvetes ou em comida como o Frango Xadrez.

O CAJÚ: O suco natural da fruta é um poderoso fortificante, que melhora muito o desempenho sexual.
A castanha da fruta torrada, também garante ótimos resultados.

A CATUABA: Uma dose de licor de Catuaba todos os dias ajuda a manter o vigor sexual de homens e mulheres.
Quem não gosta ou não pode ingerir bebidas alcoólicas pode preparar um chá com as cascas da planta.
Ferva as cascas com água por uns 20 minutos, coe e adoce com mel.

O PÊSSEGO e DAMASCO:são consideradas frutas sensuais principalmente pelo seu perfume, pela sua textura suave e suculenta e pela sua cor. O pêssego tem sua origem na China, onde é cultivado há mais de dois mil anos. Segundo o Feng-shui, a cor pêssego estimula os sentidos e o fruto, a luxúria.

O GENGIBRE; Use raspas da raiz como tempero para carnes. Outra opção é preparar um chá, misturando gengibre, cravo da índia, canela em pó e mel. Saboreie com seu par.

A MAÇÃ: Pique a fruta com casca, mas sem as sementes, e cozinhe em água com açúcar até engrossar.
Acrescente cravos da índia e canela em pó. Sirva quente.

A MANGA: Se for consumida quente ou morna, na forma de geléias ou doces, funciona como um poderoso estimulante sexual.

O OVO DE CODORNA: Cozinhe-os por uns 10 minutos após a água ferver, tire a casca e sirva tanto como aperitivo, como complemento nas refeições.
O alimento contém proteínas capazes de aumentar o vigor sexual.

A PIMENTA: Usada como tempero para carnes, ajuda a esquentar o clima entre quatro paredes. A pimenta é um tempero dos Deuses, um afrodisíaco forte, e se for vermelha, os resultados são garantidos.

A SALSA: Muito usada como tempero nos alimentos, esta erva aromática ajuda a aumentar a disposição física dos casais.
Pode ser consumida crua, em saladas e lanches, ou cozida em refogados como tempero.

A UVA: É uma fruta associada ao prazer, à fertilidade, a todos os deuses alegres existentes em todas as tradições.

A AMÊNDOA: É uma semente fundamental na culinária árabe pois é considerada um dos ingredientes mais sensuais, associada à paixão e à fertilidade.

O MORANGO: Uma fruta delicada, de cor intensa, é muito utilizado em rituais de sedução - melhor se acompanhados de champanhe ou chocolate.

A OSTRA: Contém zinco que, segundo consta, aumenta a produção de testosterona.

Receitinhas Afrodisíacas

Maçãs Excitantes

Ingredientes:

2 maçãs vermelhas grandes
2 colheres de sopa de leite condensado
2 colheres de chá de açúcar
1 cálice de licor de whisky
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de sumo de limão
1 casca de limão
canela moída
cravinho
2 ginjas

Preparação:

Descasque as maças e coloque-as de molho durante 10 minutos em água fria com uma gotinhas de sumo de limão.Barre com manteiga duas tigelas grandes e coloque 1 maça em cada uma delas, já com o caroço previamente retirado. Encha as maças com a mistura do leite condensado, com o sumo de limão, a canela e o cravinho. Banhe-as com o licor de whisky. De seguida tape as taças com película aderente transparente, de cozinha e leve-as ao micro-ondas durante 10 minutos.Quando terminar de apurar retire a película e deixe-as arrefecer um pouco, para lhes dar o ultimo toque de sensualidade e erotismo, enfeite-as com as ginjas e os paus de canela.

VITELA AFRODISÍACA COM MOLHO DE GENGIBRE





- 1 Pernil de Vitela de 3 kilos
Para o tempero :
- Vinho tipo madeira
- alho q.b.
- sal q.b.
- pimenta do reino q.b.
- orégãos q.b.
- molho inglês q.b.
- gengibre em pó
- 1 colher de maizena

Preparação: Deixe a marinar com o tempero de um dia para outro. Colocar numa assadeira forrada com papel alumínio. Levar ao forno quente até dourar. Depois de pronto acrescente ao molho do assado 1 litro de água. Deixar ferver, dissolver 1 colher de sobremesa de maizena. Deixar apurar. Colocar sobre o pernil fatiado e servir.

CARPACCIO DE SALMÃO





- Salmão fresco
- Sal grosso
- Pimenta em grão
- Açúcar
- Ervas aromáticas
- Brandy
- Queijo
- Pepino
- Pimento verde
- Pimento vermelho
- Alface Radisson
- Chicória
- Azeite
- Limão
- Mostarda

Preparação:




Marina-se o salmão durante 24 horas. Após essa marinada retira-se o salmão e lamina-se o mais fino possível.
O molho é feito com azeite, mostarda e limão. Serve-se em fatias finas dispostas harmoniosamente em volta do prato, coloca-se um bouquet de alface como decoração ao centro e polvilha-se com pimentos verdes e vermelhos, queijo e pepino. Coloca-se o molho por cima.

ENROLADOS DE FIAMBRE



- 12 fatias médias de fiambre
- 4 ovos cozidos
- Maionese q.b.
- 4 cenouras cozidas
- 500 gramas de ervilhas cozidas
- Pepinos em conserva q.b.

Preparação: Enrole as fatias de fiambre de forma a fecharem de um lado. As cenouras, os ovos e o pepino devem ser cortados aos bocadinhos (tipo picado) e devem ser juntos às ervilhas e à maionese, de forma a que fique uma mistura bem feita. Recheie os canudos feitos em fiambre com esta mistura, e disponha-os num prato ou numa travessa com a abertura para fora.

CELA DE BORREGO COM TRUFAS EM CROSTA DE BATATA





- Cela de Borrego: 1,400 gr
- Trufas: 40 gr
- Batata: 500 gr
- Cenoura: 250 gr
- Courgette: 250 gr
- Nabo: 250 gr
- Endívias: 250 gr
- Presunto: 80 gr
- Ovos: 4
- Molho Demi-Glace: 4 dl
- Foie-Gras: 400 gr
- Sal q.b.
- Pimenta q.b.

Preparação:




Da cela de borrego retira-se o lombo. Corta-se ao meio de forma a poder rodeá-lo com as trufas laminadas (cerca de 30 gr) e o foie-gras. Enrola-se como se fosse uma tosta. Corta-se a batata em palha e junta-se a gema. Com esta mistura envolve-se o lombo de borrego. A seguir cora-se em óleo o lombo. O lombo vai ao forno durante cerca de 8 minutos a 150º e deve ficar mal passado. À parte faz-se o molho com as restantes trufas picadas e o molho demi-glace ou molho de carne. Leva-se esta mistura a lume brando, reduzindo até adquirir a consistência desejada. Serve-se o molho no momento. Acompanha com legumes cozidos e endívias estufadas com presunto (num tacho com muito pouca água coza as endívias e o presunto em juliana durante 10 minutos). Decora-se o prato com um ramo de alecrim.

OSTRAS À LA BOURGEOISE


- Ostras: 18
- Gemas: 5
- Sal e pimenta: q.b.
- Farinha: q.b.
- Sumo de limão: umas gotas
- Margarina: 1 colher de sopa



Preparação:

Deitar as ostras num tacho e levar ao lume a abrir em seco. Coar por um pano. Fazer um creme grosso com a água coada, a margarina, a farinha, sal e pimenta e algumas gotas de sumo de limão. Levar ao lume a cozer até engrossar. Incorporar as gemas e juntar as ostras picadas. Rechear as 12 conchas mais perfeitas com este creme. Dourar com a gema e levar ao forno a gratinar.

OSTRAS À GRAND-MÈRE





- Ostras: 48
- Camarões: q.b.
- Cebolas: 2
- Tomates: 2
- Cenouras raladas: 6
- Alface: q.b.
- Salsa: 1 raminho
- Água quente: 2 chávenas de chá
- Pão de forma: 1 fatia
- Gemas: 2
- Vinho do Porto: 1 cálice
- Ovos batidos: 2
- Sal: q.b.
- Azeite: q.b.
- Pão ralado: q.b.

Preparação: Lavam-se bem as ostras, deitam-se numa vasilha e cobrem-se com água a ferver para abrirem. Retiram-se os mariscos das conchas e escolhem-se 24 conchas das maiores e mais perfeitas. Faz-se um refogado com a cebola, a salsa e os tomates, cortados em pedaços. Acrescenta-se com a água, junta-se a cenoura e as ostras e leva-se tudo ao lume a refogar. Retiram-se as cenouras e as ostras do refogado e corta-se tudo em pedacinhos. Côa-se o refogado e deita-se dentro o pão para amolecer. Adiciona-se o pão anteriormente demolhado ao marisco, juntam-se as gemas, o Vinho do Porto e sal a gosto. Leva-se ao lume para engrossar. Se ficar mole, mistura-se a farinha que for necessária para obter uma boa consistência e deixa-se no lume, mexendo sempre, até a massa se despegar do fundo do tacho. Recheiam-se as conchas das ostras com esta massa depois de frita, de forma a que fiquem abauladas. Passa a parte recheada por ovos batidos, depois em pão ralado, e fritam-se em azeite bem quente. Seca-se a alface não muito fina e coloca-se no fundo de uma travessa. Sobre a alface colocam-se as ostras quentes e no centro de cada ostra colocam-se dois camarões cozidos e descascados.

OSTRAS GRATINADAS COM ESPINAFRES





- 24 ostras
- 2 chávenas de espinafres cru (130 gr)
- 1/3 de chávena (50 gr) de bacon
- 2 dentes de alho amassado
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 1 chávena de cebola ralada (130 gr)
- 1 colher de sopa de salsa
- 2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
- 1 cebolinha picada

Preparação:

Abra as ostras, ponha-as num tabuleiro e reserve. Lave e cozinhe o espinafre, coe e pique. Frite o bacon picado, escorra e reserve. Refogue o alho na manteiga e junte a cebola, o aipo, o espinafre e o sal. Cozinhe por 3 minutos. Ponha a salsa e a cebolinha. Coloque a mistura sobre as ostras e por cima o queijo. Gratine por 10 minutos em forno alto pré-aquecido. Tire do forno e espalhe sobre cada gratinado o bacon frito.

MOUSSE ERÓTICA DE LAGOSTA E ABACATE





- 1 xícara de molho branco
- ½ xícara de maionese caseira
- Miolo de 1 lagosta
- 1 abacate
- 1 colher de chá de sumo de limão
- 3 folhas de gelatina sem sabor
- 1 xícara de natas
- 3 colheres de sopa de água
- 3 colheres de sopa de licor de whisky
- Molho picante, sal e pimenta q.b.

Preparação:

Misture o molho branco já frio com a maionese. Coloque a água e o licor de whisky numa cafeteira ao lume, quando estiver a ferver junte as folhas de gelatina e mexa até estas estarem completamente dissolvidas. A seguir junte à mistura do molho branco com a maionese e bata muito bem. Separe o produto final em duas partes iguais. A uma das partes junte o miolo da lagosta já previamente temperado com sal, pimenta, sumo do limão e um pouco de picante. À outra parte junte o abacate triturado, com as natas, sal, pimenta e um pouco de sumo do limão. Barre uma forma com azeite e deite primeiro a mousse de lagosta por cima deite a mousse de abacate tente que estas não se misturem muito. Coloque a forma no frigorífico durante pelo menos 2H até refrescar bem e endurecer um pouco. Para servir desenforme a sua mousse e dê-lhe um toque subtil e erótico enfeitando-a com uma folhinhas de alface.

SOUFFLÉ GRAND MARNIER





- 100 grs de açúcar
- 6 gemas de ovos
- 6 claras de ovos
- 1 dl de sumo de laranja
- 3 colheres de sopa de licor de laranja Grand Marnier
- 10 colheres de chá de manteiga em temperatura ambiente
- 2 colheres de chá de raspas de casca de laranja
- 1 colher de sopa de sumo de limão
- açúcar em pó q.b.

Preparação: Aqueça o forno a (200ºC). Unte com manteiga e polvilhe com açúcar, retirando o excesso 10 forminhas individuais de soufflé. Bata as gemas com o açúcar, o sumo de laranja, o licor e a casca ralada. Bata as claras em castelo firme. Junte o sumo de limão e misture cuidadosamente. Adicione as gemas às claras e envolva sem bater. Deite o preparado nas formas. Com o polegar, marque um círculo perto da borda (assim o soufflé, ao crescer fica com uma forma bonita). Leve ao forno já quente até que esteja bem crescido e louro. Sirva polvilhado com açúcar em pó. Acompanhe com Moet & Chandon

FILÉ AO CHAMPANHE





- 2 bifes de filete sem gordura
- 1 colher de azeite
- 1 dente de alho
- 1 ramo de ervas sortidas
- 1/2 chávena de tomates sem casca, picados
- 1/2 chávena de champanhe
- 2 colheres de uvas passas brancas grandes e sem semente
- sal e pimenta do reino

Preparação: Aqueça bem o azeite e frite os bifes. Tempere-os com sal e pimenta, dos dois lados. Acrescente as uvas passas, as ervas, o alho e o champanhe. Deixe cozinhar durante 15 min na frigideira tampada. Acrescente os tomates e deixe cozinhar por mais 5 min. Sirva em seguida.

MEXILHÕES COM MOLHO DE TOMATE





- 250 gr de mexilhões
- 400 ml de polpa de tomate
- 2 dentes de alho
- 4 colheres de azeite
- 1 colher de sopa de orégãos

Preparação: Cozinhe os mexilhões no vapor até que abram as conchas. Numa panela doure o alho em azeite e em seguida acrescente os mexilhões deixando cozinhar por 3 minutos. Coloque a polpa de tomate e os orégãos e deixe ferver por mais 8 minutos (acrescente água se necessário). Sirva com torradas, pães e azeite se desejar.

GRELHADO MARINHO





- 4 lagostas de ½ quilo
- 1 cenoura
- 1 pedaço de alho-pourro
- 1 colher de chá de tomilho
- 1 ramo de salsinha
- 1 cebola picada
- 2 colheres de chá de sal
- 1 colher de sopa de creme vegetal (margarina light)
- 1 colher de sopa de farinha
- 1 chávena de leite (240 ml)

Preparação: Cozinhe as lagostas por 15 minutos, parta-as ao meio e tire as tripas. Separe as cabeças e cozinhe-as em 2 chávenas de água, mais a cenoura, alho-pourr, tomilho, salsinha e cebola, por 1 hora. Estique um tecido fino sobre um recipiente e ponha essa mistura sobre o pano. Deixe escorrer. Misture em fogo baixo o líquido escorrido (fumé), sal e o creme vegetal. Dissolva a farinha no leite, junte ao molho e engrosse. Grelhe as metades de lagosta por 10 minutos em fogo alto. Sirva nas carapaças.

COXAS DE FRANGO COM QUEIJO





- 6 coxas de frango;
- 3 dentes de alho;
- 1 colher de sobremesa de açafrão;
- 150 g de cogumelos fatiados;
- 2 dl de natas;
- sal q.b.;
- 3,5 dl de caldo de galinha;
- 1 pacote pequeno de queijo ralado;
- 150 g de queijo muzzarela ralado;
- 1 caixa pequena de queijo creme;
- margarina q.b.;
- 2 tomates pequenos;
- 1 raminho de salsa;
- 1,5 dl de vinho branco seco.

Preparação:

Tempere as coxas de frango com o alho picadinho uma pitada de sal e o açafrão. Fica neste tempero durante 1 hora. Depois leve uma frigideira ao lume com margarina, deixe aquecer um pouco e frite nela os pedaços de frango até alourarem mas sem queimar. Frite pouco de cada vez e se necessário ponha mais margarina. Num tacho leve ao lume a margarina com a cebola muito picadinha a refogar, junte o tomate sem peles nem sementes e o vinho, deixe cozer até amolecer. Ponha o frango no refogado e dê duas voltas e adicione o caldo de galinha (feito com 1 cubo). Deixe cozinhar em lume brando. Depois de cozido retire os pedaços de frango e ponha num pirex. Junte ao molho os cogumelos fatiados e salteados, o queijo creme, a muzzarela, as natas e a salsa picada mexa para que derretam. Deixe engrossar um pouco. Cubra o frango com este creme. Polvilhe com bastante queijo ralado e leve ao forno a gratinar. Sirva o frango com feijão verde salteado.

ESPETADAS DE CAMARÃO COM MOLHO TROPICAL





- 1 kg de camarões grandes, limpos e crus;
- 1 colher de sopa de gengibre ralado;
- 2 dl de leite de coco;
- 2 colheres de sopa de azeite;
- 1/2 colher de chá de cebola em pó;
- sal q.b.;
- 1/2 colher de chá de manjericão picado;
- 1 colher de chá de alho em pó;
- 2 chávenas de chá de papaia cortada aos bocados;
- 1 chávena de chá de ananás cortado aos bocados;
- 1 cebola roxa picada;
- 1/2 colher de chá de folhas de tomilho picadas;
- 1/2 colher de chá de alecrim esmagado;
- 2 dentes de alho picados;
- 1 pimento vermelho ou outro;
- 2 tomates grandes assados;
- 2 colheres de chá de pimenta preta moída;
- 1/2 colher de chá de picante tabasco;
- 1/2 colher de chá de orégãos.

Preparação:

Se tiver espetos de bambu, deixe-os de molho em água durante cerca de 20 minutos. Retire os espetos da água e espete os camarões. Caso não tenha espetos de bambu, faça com espetos normais sem ser preciso ficarem de molho. Misture o alho em pó, a pimenta e os outros tremperos. Polvilhe por cima dos camarões e deixa-se tomar gosto durante +- 20 minutos. Leve um tacho ao lume com o azeite para aquecer. Junte a cebola picadinha, os alhos e o gengibre. Deixe refogar até as cebolas ficarem transparentes. Junte o tomate assado sem peles nem sementes, o pimento limpo e cortado aos bocados, o ananás, a papaia e o leite de coco. Reduza o lume para médio e deixe cozer até que engrosse. Retire do lume e com a varinha reduza a puré. Rectifique os temperos caso seja necessário. Entretanto grelhe os camarões durante 2 minutos e meio de cada lado. Sirva imediatamente os camarões acompanhados com o molho.

Morangos com Molho de Chocolate Branco

Ingredientes:

180 g de chocolate branco ralado;
1 chávena de chá de natas;
0,5 dl de sumo de limão;
2 chávenas de chá de morangos fatiados;
1 colher de chá de raspas de limão;
3 colheres de sopa de açúcar (fac.).
Para a decoração:

120 g de chocolate branco ralado;
1 colher de sopa de manteiga derretida;
25 morangos grandes.

Confecção:

Leve ao lume num tachinho a aquecer 1/2 chávena de chá de natas, o sumo e a raspa do limão. Reduza o lume e adicione o chocolate ralado.
Misture bem e mexa até o chocolate derreter. Retire do lume e deixe arrefecer um pouco, mas sem deixar endurecer.
Bata a restante nata com o açúcar em chantilly e junte ao preparado, envolvendo bem.
Ponha os morangos em copos altos e finos mas só até ao meio.
Cubra com o molho.
Ponha as taças no frigorífico durante +- 3 horas.
Entretanto prepare a decoração: Lave muito bem os morangos e seque-os.
Leve a derreter em banho-maria, e mexendo sempre, o chocolate com a manteiga.
Mergulhe metade dos morangos no chocolate e ponha-os numa folha de papel de alumínio untado com óleo de amêndoas doces até que endureçam.
A seguir ponha-os num prato (não os ponha no frigorífico).
Sirva as taças com um morango no topo e os restantes no prato.
Acompanhe com um bom champanhe.

Salada de Frango com Melão

Ingredientes:

250 g de peito de frango;
1 dl de vinho branco;
1 melão pequeno;
1 colher de sopa de ketchup;
4 colheres de sopa de natas;
1 pitada de alho em pó;
2 colheres de sopa de conhaque;
1 ramo de aipo;
sal q.b.;
2 grãos de pimenta branca;
3 pés de salsa;
pimenta preta em pó;
1 dl de água;
2 pedacinhos de raiz de gengibre.

Confecção:

Ferver o vinho branco e a água com os grãos de pimenta, a salsa e o aipo.
Temperar com sal e cozer os pedaços de peito de frango durante cerca de 25 minutos em lume brando.
Retirar o frango e deixar arrefecer.
Cortar o melão ao meio, retirar a polpa e cortá-la em pedaços.
Juntar ao frango, regar a mistura com o conhaque e deixar marinar durante 15 minutos.
Entretanto, cortar o gengibre em pequenos nacos e juntá-los à salada.
Para o molho, bater as natas e juntar a maionese e o ketchup.
Temperar com alho em pó e a pimenta preta.
Verter o molho sobre a salada, misturando bem.
Conservar a salada no frigorífico antes de servir.

Cogumelos com Alho e Picante

Ingredientes:

900 g de cogumelos frescos ou de conserva;
2 pimentos vermelhos;
1,5 dl de caldo de galinha;
5 colheres de sopa de azeite;
2 dentes de alho picadinhos;
4 colheres de sopa de sherry;
3 colheres de sopa de salsa picada;
sumo de 1 limão;
1 colher de chá de paprika.

Confecção:

Se os cogumelos forem frescos, lave-os muito bem e ponha-os na água com um pouco de vinagre por cerca de 20 minutos; se forem de lata não necessitam desta operação.
Numa frigideira grande leve ao lume o azeite para aquecer. Frite os cogumelos por 5 minutos, retirando-os da frigideira com ajuda de uma escumadeira.
Junte os pimentos antecipadamente limpos e cortados aos bocados, o sherry, o caldo de galinha, a paprika, o alho picado e o sumo de limão. Tempere com sal e piripiri e deixe cozinhar por 5 minutos.
Volte a pôr os cogumelos na frigideira, tape e deixe cozinhar por mais 10 minutos.
Depois de pronto, ponha o preparado numa travessa.
Sirva frio como entrada, polvilhado com salsa picada.

Algumas SOPAS Afrodisíacas:


BRISA DE AMOR FEITA COM ALHO FRANCÊS

- 1 alho francês grande às rodelas
- 2 cebolinhas picadas
- 1 caldo de legumes
- 1 Colher de chá de mel
- 1 colher de chá de sal e pimenta branca
- 1 Iogurte cremoso magro
- 2 pezinhos de coentros

Preparação: Misture todos os ingredientes e triture-os. Esta sopa deve ser servida bem fria. Para dar à sua sopa um ar mais sensual enfeite-a com as folhas dos coentros.

CONSOMÊ DE BACO

- 2 chávenas de caldo de carne
- 1 colher de sopa de cebola ralada
- 1 dente pequeno de alho amassado
- 1 colher de sopa de manteiga
- 2 ovos
- 2 colheres de sopa de xerez
- sal e pimenta-do-reino em grão

Preparação: Deve ser servido bem quente, por isso convém colocar duas tigelas no forno enquanto prepara o consomé. Derreta a manteiga e refogue a cebola e o alho em fogo médio durante 2 minutos. Acrescente o caldo, verifique o tempero e deixe ferver, depois adicione o xerez e retire do fogo. Parta um ovo em cada tigela. Verta imediatamente o caldo em cima e sirva.

SOPA DE OSTRAS

- 24 ostras
- 2 colheres de sopa de farinha de trigo
- 1 colher de chá de sal
- 1 pitada de pimenta
- 2 colheres de sopa de água
- 1 litro de leite
- 25 gr de manteiga
- pitada de paprica ou colorau
- torradinhas

Preparação: Misture a farinha de trigo com o sal, pimenta e duas colheres de sopa de água, até ter uma pasta lisa. Junte esta pasta às ostras sem as conchas, mas com seu líquido. Cozinhe em fogo muito fraco, até que as bordas se recurvem. Acrescente aos poucos o leite a ferver. Tire a panela do fogo e deixe-a descansar por 15 minutos. Escalde a sopeira com água bem quente. Ponha no fundo a manteiga. Torne a aquecer a sopa. Quando levantar fervura despeje na sopeira aquecida. Antes de ir à mesa, salpique por cima um pouco de paprica. Sirva com torradas.

Algumas SALADAS Afrodisíacas:


SALADA DE RUCOLA COM BRIE E NOZES

- Rucola
- Queijo Brie
- Nozes
- Sal e pimenta
- Limão
- Azeite

Preparação: Lave e prepare o rucola (já pode encontrá-lo em alguns hipermercados). Corte o queijo Brie em pequenos pedaços, bem como as nozes. Misture os ingredientes e tempere com azeite, limão sal e, se desejar, um pouco de pimenta.

SALADA ERÓTICA

- 2 pacotes delícias do mar
- ½ cabeça de alho amassado
- sala gosto
- pimenta q.b.
- salsa picada
- hortelã
- azeite
- rodelas de abacaxi ou ananás
- 2 mangas maduras
- 2 pés de alface
- 1 colher de sopa de óleo

Preparação: Numa panela coloque o óleo e refogue o alho amassado e adicione o restante dos temperos e as delícias do mar desfiadas. Refogue em fogo médio. Enfeitar com manga, abacaxi, alface e a hortelã.

SALADA DE ESPARGOS COM COGUMELOS

- 100 g de cogumelos;
- 250 g de espargos;
- 3 colheres de sopa de maionese;
- sal q.b.;
- caril q.b.;
- 3 colheres de sopa de margarina;
- 1 colher de sopa de iogurte;
- folhas de alface para decoração.

Preparação: Colocar os cogumelos em água quente e passá-los depois por várias águas, cortando-os em fatias finas. Aquecer a margarina num tachinho e juntar os cogumelos durante 5 minutos. Colocar numa taça e deixar arrefecer. Arranjar os espargos e cozê-los numa grande quantidade de água a ferver. Escorrer e cortá-los em pequenos pedaços. Juntar os cogumelos. Enfeitar 2 pratos com folhas de alface lavadas e colocar cuidadosamente por cima a mistura de espargos e cogumelos. Confeccionar o molho com a maionese, o iogurte, o sal, o caril e deitar sobre a salada. Deixar a salada com o molho no frigorifico durante 15 minutos e servir.

Algumas SOBREMESAS Afrodisíacas:




TORTA DE AMOR FIEL

Para a massa:
- 200 gr de cobertura de chocolate branco picado
- 200 gr de biscoitos do tipo Maizena ou de leite, moídos
Para o recheio (mousse de maracujá com chocolate branco):
- 4 gemas
- 4 colheres de sopa de açucar
- meia chávena de sumo de maracujá (100 ml)
- 500 ml de leite condensado batido em chantily
- 250 gr de cobertura de chocolate branco, picada
- 3 folhas de gelatina incolor, derretidas em 3 colheres de sopa de água a ferver
- 50 gr de cobertura de chocolate meio amargo, picada.
Para a cobertura:
- meia chávena de açucar

Preparação da massa: Derreta o chocolate branco em banho-maria, sem deixar que a água ferva. Retire do fogo, acrescente os biscoitos e misture bem, até formar uma massa uniforme. Forre com as pontas dos dedos o fundo e as laterais de uma forma desmontável (26cm de diâmetro) e asse por 15 minutos, em forno médio (180 graus). Deixe esfriar.
Preparação do recheio: Prepare a mousse assim que retirar a massa da torta do forno e use-a antes que comece a adquirir consistência. Bata as gemas e o açúcar em banho-maria até obter uma gemada clara e fofa. Acrescente o suco de maracujá e o creme de leite, misturando bem. Tire do fogo, deixe esfriar por 5 minutos e adicione o chocolate branco. Mexa até que ele derreta completamente. Acrescente a gelatina, misture e deixe esfriar. Junte, então, os pedacinhos de chocolate meio amargo. Recheie o fundo de torta já frio e deixe na geladeira por 2 horas.
Preparação da cobertura: Leve o açúcar ao fogo baixo e deixe caramelizar. Acrescente uma chávena de chá de água e a polpa de maracujá, deixando ferver até obter uma calda dourada. Depois de fria, despeje-a sobre a torta. Deixe no frigorífico até a hora de servir.

PERAS ÉBRIAS

- 1 pêra grande, madura e sem casca, partida pela metade
- sumo e casca ralada de 1/2 limão
- 2 colheres de ricota
- 1 colher de mel
- 1 pitadinha de noz-moscada
- 1 copo de vinho tinto
- 1 rama de canela

Preparação: Esvazie o centro das metades da pêra e impregne-as com limão, para não escurecerem. Recheie as partes da pêra com uma mistura de ricota, mel, casca de limão ralada e noz-moscada. Conserve-as no frigorífico. Faça uma calda espessa e perfumada com vinho, açúcar e a canela. Verta o vinho quente sobre as pêras geladas e sirva imediatamente.

MORANGOS CARAMELADOS

Para a massa:
- 4 copos de farinha de trigo (copos de tipo americano)
- 2 copos de água
- 2 ovos
- 4 colheres de sopa de fermento em pó
- 12 morangos limpos
- óleo de fritar
- bola de gelado e pau de canela (opcional)
Para a calda:
- 4 copos de açúcar
- 2 copos de água

Preparação: Misture os quatro primeiros ingredientes da massa e bata até ficar bem leve. Mergulhe os morangos na massa e frite-os em óleo quente até ficarem dourados. Escorra-os em papel absorvente. Faça a calda. Ferva a água numa panela junto com o açúcar, mexa e deixe no fogo até ficar um caramelo grosso e dourado. Acrescente imediatamente os morangos no caramelo e mexa para que essa calda os envolva completamente. Retire os morangos da panela e coloque-os numa travessa untada com óleo. Sirva com uma bola de gelado e um pau de canela.

FRUTAS COLORIDAS

- 12 maças (ou peras) médias a pequenas, bem durinhas
- 2 paus de canela médios
- 2 chávenas de chá de água
- 2 chávenas de chá de açúcar
- 1 caixa de gelatina de sabor e cor à escolha

Preparação: Descasque as maçãs (pêras) e logo em seguida mergulhe na água com limão, para que não escureçam. Pegue numa panela de pressão, coloque a água, o açúcar, a gelatina e o pau de canela, depois mexa até não ouvir mais os grânulos de açúcar a arranhar o fundo da panela. Aí pode colocar as frutas e levar ao fogo com a panela tapada. Quando ficar com pressão conte de 7 a 10 minutos, dependendo da firmeza da fruta. Desligue e não abra a panela. Só abra no dia seguinte. Não abane a panela quente, pois pode danificar a fruta.

FIGOS FLAMEJADOS AO RUM

- 8 figos grandes maduros e rijos;
- 3 cálices de rum;
- 1 colher de sobremesa bem cheia de manteiga;
- 2 colheres de sopa cheias de açúcar.

Preparação: Lave muito bem os figos com água morna, escorra-os muito bem e ponha-os num pirex que possa ir ao forno e à mesa. Salpique os figos com três colheres de sopa de água morna. Polvilhe com o açúcar e nozinhas de manteiga. Leve ao forno (médio) durante cerca 25 a 30 minutos. Retire-os do forno, aqueça um pouco o rum, deite sobre os figos e puxe fogo. Sirva imediatamente os figos em chama.

FONDUE DE CHOCOLATE

- 500 grs. de Chocolate para Culinária Nestlé
- 200 grs. de natas
- 3 colheres (sopa) de conhaque
- Canela em pó a gosto

Preparação: Numa caçarola, coloque o Chocolate para Culinária Nestlé partido aos bocados, e leve ao lume em banho-maria para derreter. Aromatize com o conhaque, junte as natas e a canela e misture. Ponha o Chocolate no rechaud e sirva com frutas da época: morangos, ananás, mangas, uva, maçãs, bananas, e pedaços de Pão-de-ló.

Abacaxi Assado no Mel de Anis

Ingredientes:

700g de abacaxi descascado
650g de mel
2 pedaços de gengibre
2 fatias de anis-estrelado
4 sementes de cardamomo
2 ramos de tomilho fresco
2 paus de canela
2 cravos-da-índia
300ml de sakê (vinho seco de arroz)

Acompanhamento:Cachaça levemente flambada, servida em copinhos com paus de canela, para aromatizar.

Decoração:Bolachas ou massas crocantes feitas com especiarias e folhas de hortelã.

Modo de Preparo:Corte o abacaxi em fatias retangulares. Num recipiente que possa ir ao forno, ferva o mel com os temperos e o sakê até formar um líquido homogêneo. Acrescente o abacaxi e leve ao forno por aproximadamente 10 minutos. Sirva as fatias de abacaxi mornas, com os copinhos de cachaça e os ingredientes da decoração.


Bebidas afrodisíacas


Bebidas: Consumidas em quantidade moderada, as bebidas alcoólicas diminuem a inibição e deixam a pessoa eufórica. Mas o excesso actua como um depressor do sistema nervoso e provoca a redução da libido.

Álcool: Consumido com moderação, o álcool pode actuar como um afrodisíaco ao tornar-nos mais sensíveis ao tacto e desinibir. Brinde ao amor com um copo de um bom vinho tinto à refeição. Mas não repita.

Café: Excitante por conter cafeína, um alcalóide de efeito poderoso. É consumido em várias partes do mundo, principalmente no Brasil e Portugal.

Chá: Bastante consumido em Inglaterra desde o século XVIII até aos dias de hoje. Também popular na Índia, misturado com especiarias e no Japão.

Chocolate: Era a bebida sagrada dos astecas e estava relacionado com a Deusa da fertilidade, Xachiquetzal. De sabor muito agradável, vicia e excita por conter o alcalóide teobromina entre os seus componentes.

Mel: A primeira bebida alcoólica surgida na humanidade foi o hidromel, vinho doce feito de mel, usado na Europa até o século XVIII.
Mais elaborado foi o Alkuhul, o espírito do vinho desenvolvido pelos árabes através do processo da destilação. A reputação do mel como afrodisíaco é enorme. Riquíssimo em vitaminas R, C e minerais do pólen, estimula a produção de hormonas sexuais. Além de ser saboreado puro, é usado na preparação de doces mesclados com nozes, coco, ovos, especiarias etc.

Absinto: Muitos acreditam que o absinto é um licor, na verdade é uma bebida destilada.É extraído da planta do mesmo nome, à qual são acrescentadas ervas. Considerado muito afrodisíaco, teve a fabricação proibida pelos seus efeitos altamente tóxicos.
O Absinto(Fada Verde) era muito usado no final do século XIX pelos artistas e intelectuais europeus, especialmente os franceses, como um afrodisíaco. O grande responsável por este culto ao absinto foi o poeta francês Paul Verlaine. Nessa época, o absinto continha a losna (Arthemisia Absinthium), planta alucinogéna. Ela é comercializada no Brasil, mas o seu teor alcoólico é de 53,5 ºGL e não contém losna (Arthemisia Absinthium).

Aguardente: Destilado proveniente de frutas como maçã, uva e figo. É conhecida desde a Grécia. No Brasil, é feita com cana-de-açúcar e recebe o nome de cachaça, embora existam dezenas de outras denominações conforme a região do país. A cachaça é item da cultura brasileira desde o tempo da colonização portuguesa, e desde o princípio relacionou-se a símbolos como virilidade, resistência e valentia. A sua conotação erótica é observada em nomes regionais dados à cachaça e aos próprios rótulos que ostentam arte pornográfica. Estas são algumas denominações dadas à cachaça: lágrima de virgem, levanta-velho, virgem afamada, amansa-corno, mata-o-velho.

Anis: O seu sabor é muito semelhante ao do absinto. É a base de muitos licores afrodisíacos, como o Pernod, o Ricard, o Pastis e o Arak.

Amaretto: Preparado à base de amêndoas, é usado como digestivo.

Benedectine: Inventado pelos monges benedectinos.

Calvados: É um brandy feito de maçãs.

Champanhe: O rei dos vinhos, está ligado ao charme, à sedução e aos rituais de conquista. É espumante e leve. Serve-se gelado.

Grand Marnier: Conhaque francês com sabor de laranja.

Curação: Bebida doce fabricada com laranjas amargas.

Licores: Provocam sensação de grande bem-estar ao serem tomados após as grandes refeições.

Kirsch: À base de cereja, também usado para aromatizar vinhos e champanhes.

Parfait Amour: Raro licor perfumado, francês e de cor azul.

Vinho: O álcool dilata os vasos sanguíneos, favorecendo o fluxo até aos órgãos genitais. O vinho tinto, misturado com gengibre, canela, cravo, baunilha e açúcar é considerado afrodisíaco e foi recomendado pelo autor francês Rabelais em Gargantua e Pantagruel.

Vinho do Porto: Vinho forte e doce.O Vinho do Porto branco é considerado um dos mais poderosos afrodisíacos, principalmente quando consumido com morangos, de preferência os silvestres. O vinho do porto tinto não provocaria o mesmo efeito.

Vodka: Por ter um efeito inibidor, não é particularmente afrodisíaco quando ingerido em muitas quantidades.

Xerez:
Vinho forte e doce.


Algumas BEBIDAS Afrodisíacas



Poção Mágica Afrodisíaca

suco de maracuja
gelo
gengibre raladinho
leite condensado
Conhaque

Bater no liquidificador os ingredientes, tomar
imediatamente.

Perola Negra

Ingredientes/Preparo:

600 ml de cerveja preta doce.
600 ml de champagne demi-sec
Misture suavemente em copo grande apropriado as bebidas bem geladas.

Sirva em copos de espessura fina, longos e transparentes.

Vinho de Afrodite

Ingredientes/Preparo:

1 litro de Vinho Branco
Mel.
Gelo picado.
Coloque o gelo picado em coqueteleira de metal, adicione o vinho e o mel. Agite vigorosamente.
Sirva em taças de vinho com mel na borda.

Beijo de Abelha

Ingredientes/Preparo:

suco de meio limão.
1 colher cheia de mel.
01 copo de rum branco.
gelo picado.
Agite todos os ingredientes em coqueteleira.

Sirva em taças altas de champagne.

Drink de Cerveja Afrodisiaca

Ingredientes/Preparo

01 garrafa de cerveja tipo Bock.
1 1/2 colheres de mel.
01 galhinho de alecrim.
uma pitada de pimenta.
quatro cravos da India.
uma pitada de canela.
Aqueça todos os ingredientes sem deixa-los ferver.
Deixe repousar por no mínimo 3 horas.

Para servir, reaqueça e sirva em copos térmicos ou canecas de cerámica.

Orange Blossom

Precisas de:

8cl de Tequila
4cl de sumo de laranja
1cl de Blue Coração
Algum gelo de preferência picado

Como preparar:

Misturar tudo bem misturado num copo de whisky (long drink)
Para decoração usa uma rodela de laranja que fica sempre bem

Sexy Day

• 4 a 5 pedras de gelo

• 5 cl de rum

• 2 cl de licor de amêndoas

• 1 cl de xarope de rosas

• 10 morangos médios

Estimule a sua imaginação (e a dela). Bata os ingredientes no liquidificador e sirva em uma taça longa, decorada com calda de chocolate. O aroma inicial de morango dará lugar às amêndoas e às rosas no retrogosto. Boa acidez e bem refrescante. Após 5 minutos, se ainda houver bebida em seu copo, o aroma de rosas estará bem mais presente.

Ardente Paixão

• gelo suficiente para encher o copo

• 7 cl de vodca

• 7 fatias de gengibre cru

• 1 colher (de bar) de açúcar

• completar com refrigerante de limão

Coloque as fatias de gengibre no copo, adicione o açúcar e amasse com o socador. Acrescente o gelo e o restante dos ingredientes. Mexa com a colher de bar e sirva com um canudo. Paladar picante e ardente combinado à acidez do refrigerante de limão garantem frescor fora do comum.

Café Afrodisíaco

Ingredientes
100 ml de café expresso
2 colheres (chá) de licor amaretto
1 colher (chá) de gemada
1 pitada de canela
2 colheres (chá) de chantilly e alguns grãos de café

Modo de Preparo
Coloque em uma xícara o café, o licor e a gemada e misture bem. Acrescente o chantilly.

Polvilhe com canela. Coloque alguns grãos de café por cima para enfeitar.

Suco de Abacaxi com Hortelã e Pimenta Rosa

Ingredientes:

1 fatia de abacaxi
2 xícaras (chá) de água fria ou gelada
2 colheres (chá) de folhas de hortelã
1 colher (chá) de pimenta rosa

Modo de Preparo:

Bata os 4 ingredientes no liquidificador e pronto.

Flores, Plantas e Óleos Afrodisíacos

Desde tempos muito remotos, flores e plantas em geral estão relacionadas a poderes mágicos. E nesse aspecto, um dos usos mais comuns tem sido como afrodisíaco. A imagem de belas feiticeiras preparando "poções do amor" à base de plantas e flores faz parte da mitologia de vários povos. Não se sabe ao certo se as poções eram preparadas para funcionar como um medicamento e acabavam agindo como afrodisíacos, ou se a intenção era fazer mesmo um "feitiço" e as substâncias presentes nas plantas agiam favoravelmente. A única certeza é que essa história é muito antiga.

Acredita-se que os afrodisíacos tenham surgido na Grécia Antiga, quando os gregos cultivavam Afrodite - a deusa do amor, da beleza e da fecundidade - com cerimónias e rituais especiais, nos quais eram ingeridas poções do amor, na esperança de que aumentassem o vigor e o prazer sexual. Ervas, flores e especiarias regidas por Afrodite (Vénus, para os romanos) eram usadas como ingredientes no preparo dessas poções e, com isso, ganharam a fama de "afrodisíacos".

A cultura popular de povos do mundo todo tem muito a contar sobre seus afrodisíacos. A respeito desse assunto, daria para escrever um livro, mas a intenção aqui é mostrar algumas curiosidades que relacionam esse assunto a plantas e flores. A ciência ainda enfrenta muitas dificuldades para comprovar as propriedades verdadeiramente "excitantes" dos chamados afrodisíacos. Certas linhas de estudo defendem que o mecanismo que desperta o prazer nos humanos é resultado de uma série de estímulos recebidos por meio dos sentidos (olfacto, tacto, visão, paladar e audição) somados a uma boa dose de fantasia.

Seja pelo perfume, pelas substâncias quando ingeridas, pelo óleo usado em massagens, em banho ….,interessa é despertar os sentidos.

Cheiro e Emoções

Como um cheiro pode despertar emoções? Estudos comprovam que isso é possível e muito mais: o cheiro penetra pelo nariz e as células olfactivas captam as moléculas aromáticas por meio de cílios, enviando impulsos nervosos para o sistema límbico (originalmente conhecido como "rinencéfalo", é a parte do cérebro que regula a actividade senso-motora e é responsável pelos impulsos mais primitivos, como fome, sede e sexo). Quando os impulsos nervosos chegam, o sistema límbico reconhece as moléculas aromáticas e as identifica. É por isso que certos cheiros afectam o nosso humor e despertam emoções. O sistema límbico passa a informação sobre o aroma para o hipotálamo, que a reenvia para a hipófise. Daí essa informação vai para as outras glândulas e influencia a actividade imunológica, o batimento cardíaco, a produção de enzimas e hormonas (inclusive as hormonas sexuais).


Óleos: As Essências das Plantas

Os óleos essenciais são obtidos a partir de flores, folhas, cascas, raízes ou frutos e correspondem a, no máximo, 6% da planta. A qualidade de um óleo depende de uma série de factores: da procedência da planta, do método de extracção e de como é armazenado, por exemplo. Sem falar que até o clima, a altitude, o tipo de solo e a forma como a planta foi colhida podem afectar a qualidade do óleo.

Os óleos essenciais aplicados na pele penetram pelos poros e vão para os vasos sanguíneos que irrigam a derme. Depois, seguem para a corrente sanguínea, o sistema linfático, os músculos e os órgãos. Para ser aplicado em massagem, o óleo essencial deve ser dissolvido numa base de óleo vegetal, na seguinte proporção: 2 a 3 gotas de óleo essencial para 1 colher (sopa) de óleo vegetal puro ou combinado.

Um trecho de um poema de Homero dá uma ideia dos poderes de um banho aromático: óleos de fragrância suave e afrodisíaca,
Os ares perfumados, a brisa calmante conduz
Através do céu, da terra e de todo lugar do espaço"

Os banhos aromáticos podem ser considerados afrodisíacos de acordo com as essências, ervas ou flores utilizadas. Na banheira, os aromaterapeutas recomendam diluir na água morna uma dose de um chá bem forte feito com a erva escolhida, ou pingar algumas gotas do óleo essencial. Para um banho com flores, é possível simplesmente misturar algumas pétalas da flor escolhida e pingar algumas gotas de um óleo com o seu aroma. Para banhos de chuveiro, pode-se despejar no corpo, após a o duche, uma dose de um chá feito com a erva escolhida (bem concentrado) ou borrifar no corpo um pouco do óleo aromático, espalhando-o com uma esponja macia.


RECEITAS

Torrada mágica de Ervas


8 pães franceses, fatiados em pedaços de quase 1cm

½ xícara de manteiga derretida

1 colher de chá de cebolinhas frescas, cortadas

1 colher de chá de salsa fresca, picada

½ colher de chá de manjericão, picado

1 dente de alho, em fatias bem finas

Modo de Preparo:

Misture a manteiga junto com as cebolinhas, salsa, o manjericão e o alho até que ele forme uma pasta lisa eu possa ser untada. Espalhe este creme nas fatias do pão francês. Torre até que fique com uma cor marrom-clara, dourada.Uso Mágico: ProteçãoEstamos rodeados por energias, algumas positivas, outras negativas. A proteção das energias negativas através da dieta, será tanto espiritual, quanto física.

As ervas e os temperos de proteção podem ser adicionados em quase qualquer alimento, mesmo que o prato não seja direcionado para esse fim. Uma boa dica é espalhar as ervas em uma superfície lisa ou em um papel quadriculado ou papel manteiga. Com o seu dedo indicador, trace um símbolo de proteção (o pentagrama, por exemplo). Visualize a proteção enquanto você desenha.

Outros temperos e Ervas que também trazem proteção:Alecrim, cravo, erva-doce, louro, mostarda, pimenta de caiena, pimenta-do-reino e pimentão doce.

Lentilha de ano novo



Ingredientes:

1 e 1/2 xícara de lentilha

2 xícaras de água

1 cubo de caldo de carne

1 gomo de linguiça calabreza

1 cebola picada

3 dentes de alho picadinho

azeite a gostosal a gosto

salsinha desidratada a gosto

Modo de Preparo:

Deixar de molho a lentilha de um dia para o outro. Descartar a água. Por para cozinha na panela de pressão, a lentilha, a água, o caldo de carne e a linguiça. Deixar cozinhar por 10 minutos em fogo baixo, depois de começar a apitar. Temperar com o restante dos ingredientes e servir fria.Diz a sabedoria popular que: todos, no reveillon deverão comer ao menos uma colher de sopa para trazer boa sorte, dinheiro e prosperidade.

Sopa de Feijão da Bruxa



250g de feijão branco

3 litros de água

1 folha de louro

1 colher (café) de tomilho

1/2 xícara de bacon ou lingüiça calabreza

3 colheres (sopa) de azeite de oliva

2 cebolas pequenas

1 dente de alho

3 tomates grandes

sal a gosto

1 colher (sopa) de páprica

2 colheres (sopa) de salsinha

2 colheres (sopa) de cebolinha verde

Como Preparar:

Deixar o feijão de molho na água de véspera. Cozinhar até ficar macio com o louro, o tomilho e o bacon ou a lingüiça calabreza cortada em pequenos pedaços. Refogar no azeite a cebola e o alho e adicionar ao feijão juntamente com o tomate picado, o sal, a páprica. Ferver mais 15 minutos e servir polvilhada com a salsinha e a cebolinha picadas.

Sirva em cumbuquinhas de barro.

Batatinha com ervas finas


Faça esta magia para alimentar seu desejo, pesquise na tabela dos planetas, o dia certo para realizar. A energia do planeta vai dar um significado especial as batatinhas, e enquanto você prepara posicione as mãos e coloque as energias do seu desejo nas batatinhas.

Você vai precisar para magia:

1kg de batatinhas pequenas

1 cabeça de alho socada

1 cebola grande ralada ou bem picada

1 copo de azeite

1 copo de vinagre branco

3 folhas de louro, Pimenta, cominho, salsa picada, manjerona, tomilho, sal, orégano.

Preparo da bruxa:

Lave as batatas com casca, com auxílio de uma escovinha. Cozinhe-as em água até que fiquem macias (não deixe desmanchar).

Misture todos os ingredientes do molho. Escolha um vidro grande com tampa, coloque as batatas e por cima, o molho. Prove e tempere com sal suficiente. Leve à geladeira por, pelo menos, dois dias, antes de servir.

Magia com Morango



As bruxas costumam fazer esta magia em noite de Lua Nova.

Além de não engordar, pois tem somente 35 calorias, este chá rejuvenesce, e deixa a pele além de mais jovem, macia.

É um chá de hortelã com morangos, muito sadio além de saboroso e refrescante.

Para esta magia, você vai precisar de:

1 xícara (chá) de água fervente,

1 saquinho de chá de hortelã,

8 morangos lavados,

Adoçante e gelo à gosto.

Preparo da Magia:

Despeje a água fervente sobre o saquinho, abafe e deixe descansar por dois minutos.

Bata o chá no liquidificador com os morangos, o adoçante e o gelo.

Sirva gelado. Rende um copo.

Pastel do Amor

Esta magia vai fazer seu amor ficar mais apaixonado(a) e carinhoso(a) com você. Faça numa sexta-feira, e terá resultados afrodisíacos.

Ingredientes que você vai usar:

Massa de pastel pronta

3 maçãs fuji cortadas em fatias finas

2 xícara (chá) de açúcar

4 xícaras (chá) de água (para cozinhar as maçãs)

Suco de 1 limão

1 colher (chá) de canela em pó

4 colheres (sopa) de amido de milho

1 xícara (chá) de água para dissolver o amido

Magia do preparo:

Em uma panela, coloque as maçãs, o açúcar, a água, o limão e a canela.

Deixe cozinhar por cerca de 30 minutos aproximadamente.

Acrescente, aos poucos, o amido de milho dissolvido na água, e mexe sem parar.

Deixe esfriar, reserve.

Para a montagem, corte a massa no tamanho que quiser.

Coloque o recheio já frio sobre a massa, mais ou menos uma colher de sobremesa.

Feche bem, aperte as laterais com um garfo ou uma carretilha.

Frite em óleo não muito quente.

Depois polvilhe com açúcar e canela.

Sirva para seu amado ou para sua amada!


Patê para atrair Prosperidade

Patê do Solstício de Verão - Para atrair prosperidade.

Ingredientes:

200g de manteiga (regência do sol - prosperidade).

3 cenouras pequenas raladas (regência de Marte - força).

salsa (regência de Saturno - aumenta a consciência da responsabilidade pessoal e elimina problemas).

cebolinha, uma pitada de pimenta calabresa, alho e cebola (todos com regência de Marte).

orégano (regência Mercúrio - melhora a comunicação e a harmonização com o novo ano).

uma pitada de gengibre (regência do Sol).

uma pitada de sal (regência da Lua).

Modo de fazer:

Bater todos os ingredientes. Servir com torradas e acompanhado com sucos de cenoura e tomate, abacaxi e mamão ou maracujá e abacaxi. Sirva, ainda, com um chá gelado de capim limão ou hortelã que são ótimos para comunicação e também para aumentar a capacidade psíquica.

Gallete das Bruxas





Este tipo de magia de galletes ou pataniscas, é muito apreciado pelos bruxos e bruxas nos países da África do Norte, mas também no Líbano, na Turquia, etc.

Servem-se como petisco, prato vegetariano ou acompanhamento de carnes. A hortelã fresca confere-lhes um toque delicioso e refrescante…

Ingredientes para 4 pessoas:

600g de batatas, descascadas e raladas em fios

1 cebola cortada fininho

2 dentes de alho picado

1 maço pequeno de hortelã fresca

2 ovos grandes

100g de queijo parmesão ralado em fios

Sal, pimenta do reino e azeite à gosto

Preparação desta magia:

Picar as folhas de hortelã.

Limpar muito bem as batatas raladas, espremendo-as num pano para eliminar o amido. Colocar as batatas numa tigela.

Juntar a cebola picada, os alhos e a hortelã. Adicionar os ovos e o queijo parmesão. Temperar com sal e pimenta. Misturar muito bem.

Moldar bolas e achatá-las com a palma da mão, pressionando para as galetes não se desfazerem durante a fritura.

Aquecer um pouco de azeite numa frigideira anti-aderente. Colocar as galletes no azeite com o auxílio de uma espátula. Dourar as galetes por 4-5 minutos de cada lado.

Escorrer sobre papel absorvente e servir de seguida, se desejar com molho de tomate.

Pão de Cereais para Lammas

1/2 xícara (chá) de açúcar
2 tabletes de fermento para pão (30 g)
1 1/2 xícaras (chá) de água morna (330 ml)
1/2 xícara (chá) de óleo (110 ml)
1 colher (chá) de sal (6 g)
1 1/2 xicaras (chá) de aveia em flocos (150 g)
1 colher (sopa) de semente de linhaça
1 colher (sopa) de gergelim
4 xícaras (chá) de farinha de trigo (480 g)
2 colheres (sopa) de aveia em flocos para polvilhar

Misture o fermento e o açúcar até ficar líquido. Adicione a água morna, o óleo e o sal. Acrescente a aveia, a linhaça e o gergelim. Mexa bem. Acrescente, aos poucos, a farinha, até obter uma massa firme que desprenda das mãos. Sobre uma superfície lisa e enfarinhada, sove bem a massa. Coloque a massa na a tigela e cubra. Deixe crescer por 45 minutos ou até dobrar de volume. Unte 2 formas médias, de 24x10 cm, para pão, com óleo. Divida a massa em 2 partes. Abra com as mãos formando um retangulo. Molde no formato de pão. Deixe na forma por mais 30 minutos. Pincele com água e polvilhe a aveia. Leve ao forno médio, pré-aquecido. Desenforme ainda morno.

Pó Mágico para a Prosperidade



INGREDIENTES:

- Uma parte de folhas de eucalipto
- Uma parte de louro
- Uma parte de manjerona

PREPARAÇÃO:

Triturar as ervas -que devem estar secas- num morteiro, mentalizando enquanto o faz, o propósito para o qual serão usadas.
Colocar todos os dias um pouquinho na entrada da casa, do negócio, na carteira ou em todos estes lugares.
Deve ser guardado num vidro transparente, mas não em lugar escuro.

Água para Limpeza de Ambientes

Coloque em uma garrafa:

2 ramos de arruda, 2 ramos de manjericão e 1 colher de sopa de sal grosso, encha a garrafa com água, de preferência mineral, da fonte ou filtrada.

Faça a seguinte oração: "Que a força do elemento água e das ervas se unam para limpar e cortar toda a energia nociva de minha casa, ou do escritório, etc... Que os deuses abençoem".

Feche a garrafa e deixe dormir pegando os raios da lua, de preferência nova ou crescente e retire antes do nascer do sol.
Pegue um balde, abra a garrafa, entorne no balde, pode acrescentar um pouco de essência de alfazema.

Vá umedecendo um pano limpo e passe no chão, com um rodo ou com sua vassoura mágica, fazendo a mesma oração acima.
Depois, quando sentir o ambiente mais limpo, pode-se fazer sem o sal grosso, sempre que quiser e de acordo com a necessidade e intenção.

Que a Grande Deusa e o Deus nos iluminem.

Técnica de Proteção com Carvão

Pegue um copo de vidro, coloque água até pouco mais da metade, e coloque então um pedaço de carvão vegetal. O copo deve ser colocado em algum canto da casa. Depois de algum tempo o carvão vai afundar, mas você deve observar aproximadamente quanto tempo leva esse processo para ter uma idéia do nível de poluição astral naquele ambiente.O carvão vegetal usado dessa maneira será como um mata-borrão de energias de baixa vibração. Ele vai absorver essas energias e vai afundar, e tanto mais rápido isso acontecer, tanto mais poluído está o ambiente, e isso deverá servir como aviso.Depois que o carvão afundar, você pode substituí-lo por outro, até que comece a demorar mais para afundar, o que significa que o grosso das energias deletérias foi devidamente absorvido.O carvão usado deve ser jogado fora na natureza, em algum jardim, área verde ou em água corrente para que a energia que ele concentrou seja absorvida e dispersada pela energia da terra.Esse processo não precisa ser constante. Normalmente se faz uma ou duas vezes por mês, sempre dependendo do caso, pois em ambientes mais carregados o processo pode se estender um pouco mais, mas não se trata de algo que deva ser feito todos os dias, até porque essas energias nefastas também precisam de tempo para se espalharem nos ambientes.

Feitiços do Ano

Janeiro – Deus Janus é um mês de poder do começo ao fim, dizem que os 12 primeiros dias de Janeiro são poderosos para rituais de novos começos. Sirva as visitas e parentes brownies (bolos de chocolate com nozes). Os brownies são os espíritos guardiões do mês de Janeiro.

Fevereiro – Deusa romana Februa. É o mês das fadas caseiras, é apropriado enfeitar os vasos de plantas com laços vermelhos. No último dia do mês coloque uma cabeça de alho nas janelas para proteger a casa durante o restante do ano.

Março – Deus Marte, Deus da guerra. Recolher água da chuva em potes para encantamentos. Os guardiões são os Silfos, quando chove muito, os Silfos estão festejando, não é bom reclamar!

Abril – Afrodite. Acredita-se que os amores nascidos no mês de Abril são duradouros. Os guardiões são os elfos, duendes que adoram dançar ao som de flautas, ouvir essas músicas atraem os elfos que invadem nosso sono com sonhos proféticos.

Maio – Deusa Maya, comum vestir-se de verde para homenagear Gaia, mãe terra.

Junho – Deusa Juno, mitologia Romana. Nessa época acreditava-se que a borboleta se tornava sagrada, quem consegue avistá-la, atrairá boa sorte.

Julho – Imp. Júlio César. Guardiões são os Duendes dos bosques, ao oferecer uma maça a eles em agradecimento aos 7 meses passados, terão sorte na 2ª metade do ano.

Agosto – Imperador Augusto. O girassol é a flor consagrada, dar ou receber trará prosperidade.

Setembro – Quem olhar para lua crescente desse mês, poderá pedir algo perdido.

Outubro – O mais mágico dos meses, Acreditava-se que a mãe Natureza transformava criaturas encantadas em formigas, para expiarem os humanos. Pratinhos com açúcar pela casa o recepcionarão com alegria.

Novembro – É um mês para reflectir sobre os ciclos. Acreditavam-se que as criaturas mágicas que saíram no Halloween ainda estavam entre nós, é um mês limiar entre os 2 mundos. (para bruxas do HS o ano começa em Maio, pois comemoramos em 30 de Abril). Por isso no último dia do mês, faça um altar com as representações dos 4 elementos, agradeça e diga que eles serão bem vindos no ano seguinte.

Dezembro - Na noite de 14 de Dezembro, faça uma lista com todos os seus desejos realizados durante o ano. Plante uma semente para cada desejo realizado e agradeça a Deusa, pedindo renovação de sua fé, para que no próximo Ano, você possa plantar mais sementes. Para atrair espíritos guardiões, enfeite sua casa com arranjo de várias contas e vela verde no centro, quando o final do ano se aproximar, peça aos guardiões que protejam seu lar durante o ano que entrar.