terça-feira, 8 de julho de 2008

Aromaterapia e Cromoterapia

Óleos e Essências que Combinam Aromas e Cores para o bem Estar e para a Promoção dos Bons Fluidos...

Tratar da saúde com remédios convencionais é a indicação de todos os médicos, mas cuidar da alma e do espírito à base da alquimia é uma indicação dos místicos. Por que não tentar?

A Alquimia está baseada na busca pelo conhecimento da natureza através do estudo de elementos de química, física, astrologia, arte, metalurgia, medicina, misticismo, e religião. A partir surgem tratamentos com os aromas e cores, por exemplo.

"O tratamento com base no aroma é denominado aromaterapia e consiste no uso do efeito que os aromas de plantas, sementes, flores, frutas e ervas são capazes de provocar no indivíduo"

O tratamento com base nas cores, denominado cromoterapia, representa a utilização das cores na cura de doenças.Cada cor possui uma vibração específica e uma capacidade terapêutica.

"Os tons de vermelho, por exemplo, representa calor e, portanto, traz mais vida e alegria para a pessoa, sendo uma cor indicada no tratamento de depressão. O verde é uma cor mais calma e traz tranqüilidade para o ambiente"

Óleos Essenciais e Essências

O uso da aromaterapia pode ser unido ao uso da cromoterapia, como é o caso das essências e óleos para corpo e para ambiente. Para isso, é preciso fazer a distinção prévia entre o que é o óleo e o que é a essência.

Os óleos essenciais são o primeiro extrato obtido de várias partes da planta aromática. São voláteis e se constituem como matéria prima de diversos fármacos, cosméticos e alimentos.

As essências representam a composição de substâncias naturais ou mesmo a elaboração de óleos essenciais em laboratório. Elas são um líquido muito volátil e sem viscosidade.

O uso do Aroma

Que o cheiro provoca lembranças de alguma comida, de alguma pessoa querida ou mesmo de algum momento do passado isso não é novidade! O aroma tem pode enorme sobre o cérebro humano.

Por isso, é importante deixar o ambiente sempre com um bom cheirinho, para que ele represente um momento de paz, harmonia, aconchego e conforto, por exemplo. O papel do aroma é ainda maior, existem odores que têm funções que você nem pode imaginar!

Essências & Cores

É muito importante saber combinar as cores e para que servem essas combinações. Você pode fazê-las com as seguintes combinações:
Monocromática – é a combinação de diferentes tons da mesma cor, ou seja, vários tons de azul.
Análoga – combinação das cores que se enquadram dentro da mesma faixa na escala de cores. Exemplo: uma combinação indo do amarelo para o alaranjado e terminando no vermelho.
Complementares – combinação de cores totalmente opostas. Exemplo: amarelo e violeta.

O significado Psicológico das Cores:

Branco – ordem, simplicidade, limpeza, bondade, pensamento, juventude, otimismo, paz, pureza, inocência, dignidade, afirmação, modéstia.
Violeta – Fantasia, mistério, eletricidade, dignidade, justiça, grandeza, calma, misticismo, espiritualidade e delicadeza.
Vermelho – dinamismo, força, energia, movimento, coragem, furor, esplendor, intensidade, paixão, poder, vigor, glória, calor, ação, emoção, alegria, comunicação e extroversão.
Laranja – força, luminosidade, dureza, euforia, energia, alegria, tentação, prazer, senso de humor.
Amarelo – iluminação, conforto, alegria, esperança, idealismo, espontaneidade, euforia, originalidade e expectativa.
Azul – espaço, viagem, verdade, sentido, afeto, intelectualidade, paz, advertência, serenidade, infinito, meditação, confiança, amizade, amor, fidelidade e profundidade.
Preto – mal, miséria, pessimismo, sordidez, tristeza, frigidez, desgraça, dor, temor, negação, melancolia, opressão, angústia, renúncia e intriga.
Cinza – tédio, tristeza, decadência, velhice, desânimo, seriedade, sabedoria, passado, pena, aborrecimento, carência.

No caso de você preparar velas perfumadas, é de fundamental importância o conhecimento do significado de cada essência.


Alecrim – anti-depressivo e anti-reumático; combate ansiedade, fadiga mental, estafa, indecisões e ressacas. Purifica o astral do corpo; aguça a memória. Fortificante e refrescante.
Almíscar – amor e envolvimento. Estimulante sexual.
Amor perfeito – estimulante da memória; tônico físico; induz ao romance.
Anis – afrodisíaco e estimulante digestivo; combate a enxaqueca e frigidez.
Arruda – alivia a dor de cabeça, atua contra reumatismos, problemas cardíacos, histeria, estimulante, melhora o apetite e a digestão. Anti-espasmódico; purificação e limpeza de ambientes. Não pode ser usado por gestantes.
Bálsamo – combate asma, bronquite, rouquidão, laringites e tosses.
Benjoim – aquece e relaxa; energizador; combate artrite reumática, gota, gripe, resfriado e tosse. Em defumações para expulsar maus espíritos; sucesso; ajuda a expressão em público; facilita decisões; rege a fecundidade.
Camomila – anti-depressivo e calmante. Combate alergias, enxaqueca, histeria, insônia, melancolia e nervosismo.
Canela – anti-séptico, estimulante cardíaco, pulmonar e sexual. Combate espasmo, gripe e impotência. Parasiticida contra piolho e sarnas. Proporciona jovialidade, simpatia e espírito alegre dando segurança, paciência e determinação.
Cânfora – analgésico, eficaz no tratamento das vias respiratórias. Fortalece o coração; limpeza energética.
Cedro – anti-séptico; atua contra ansiedade, infecções respiratórias, expectorante, repelente de insetos. Em altas concentrações pode irritar a pele. Não é indicado para gestantes. Proporciona boa memória; estimula a autoconfiança; cura os males da visão; combate a tristeza; dá energia.
Cravo – analgésico e anti-séptico. Estimula o sono, apetite, memória e sistema respiratório. Facilita a digestão; proporciona vida e saúde a todos os seres; dá vigor físico e coragem, combatendo exaustão.
Erva-doce – auxilia na digestão; contra cãibras, cólicas e gases. Impotência sexual. Transmite força e coragem. Essência da longevidade.
Eucalipto – calmante, descongestionante e desinfetante. Purifica, retirando energias negativas.
Flor de laranjeira – amor, ansiedade, atração, beleza, humor, insônia, nervosismo. Tem ação ultra relaxante.
Gengibre – afrodisíaco; atua contra apatia, depressão, frieza emocional e stress. Promove coragem, confiança e sucesso.
Gerânio – atua contra ansiedade. Acalma e refresca o corpo e a psique. Aumenta a capacidade de aprendizagem das pessoas. Moderador das paixões da juventude. Relaxante e reflexivo.
Hortelã – analgésico, auxilia nas dores de cabeça, febres e resfriados; refrescante, combate os pensamentos negativos, dando autoconfiança.
Jasmim – afeta a depressão; afrodisíaco; calmante emocional. Nos leva a mundos da fantasia, sensualidade e rituais do amor. Concede bons negócios.
Lavanda – estimulante do cérebro, ajudando na concentração; anti-depressivo; diminui a energia quando há a agitação, hiperexcitação ou esgotamento. Atua contra insônia, refrescante e relaxante. Combate a tristeza; concede o dom da alegria.
Limão – animador, desintoxicante, estimula o sistema nervoso central, purificante e refrescante.
Lótus – amizade, espiritualidade. Favorece a meditação e a sabedoria. Estimula a sensibilidade, a criatividade e o amor.
Maçã verde – alegria; abertura do apetite; depurativa; facilita a digestão; fortalece o coração; refrescante; regula algumas funções orgânicas; sedativo.
Mirra – acalma os medos relativos ao futuro, trazendo harmonia ao corpo. Aumenta o apetite e a consciência. Purificante, reduz rugas, refresca e tonifica. Domina os métodos alternativos da cura.
Morango – simpatia; amor. De aroma azedo e doce ao mesmo tempo. Utilizada para abrir o apetite. Fortalece os nervos e facilita a digestão.
Ópium – inspiração e serenidade. Favorece a determinação. Alivia dores físicas.
Orquídea – afrodisíaco; calmante. Favorece o estudo e a meditação.
Patchouly – cura apatia; alivia a confusão, trazendo paz de espírito; rejuvenescedor; envolvimento amorosos.
Pau rosa – atua em peles secas e sensíveis; perfuma o ambiente.
Pêssego – afasta a tristeza; calmante geral; utilizada para abrir o apetite.
Rosa – anti-depressivo; fonte de beleza, tendo o poder de unir amor físico e espiritual; acalma a discórdia doméstica; refrescante; sedativo; atua na impotência psicológica, dotando a pessoa de intuição e otimismo.
Verbena – calmante; relaxante, estimula a digestão; melhora a concentração. Usada em rituais de purificação.
Vertivert – ativa a sensualidade; essência da fartura; repelente de traças; purifica ambientes.
Violeta – Alivia dores de cabeça; aplaca a raiva; calmante para pessoas aborrecidas ou irritada. Essência do desejo, memória e inteligência, desenvolvendo a compreensão. Atrai energias benéficas; estimula o sono; espiritualidade.

Sais de Banho:

Os sais de banho deixam o momento da "faxina no próprio corpo" muito mais deliciosos e eficazes. Eles ajudam a relaxar e exalam aromas que fazem massagem na alma.Os sais de banho fazem uma esfoliação na camada superficial da pele e permitem que qualquer produto que seja aplicado depois tenha maior absorção.
Peles sensíveis podem receber massagem com os sais de banho uma vez por semana. As normais, uma vez a cada dois dias. Esse tipo de cuidado garante pele lisinha, previne pêlos encravados e vai deixá-la cheirosa o dia todo. Faça um curso e aprenda a fazê-los.

EXTRATOS GLICÓLICOS E SUAS FINALIDADES:

Extrato: Tem alta concentração da substância natural que representa. Exemplo: No caso da camomila, carrega toda composição da flor. Ao ser misturado com outros materiais, o extrato espalha e transfere suas funções ao produto onde foi empregado, como sabonetes, cremes, óleos, etc.
ALECRIM: Adstringente e revigorante.
ALGAS MARINHAS: Indicada para peles oleosas e para o tratamento de celulite. Também promove a elasticidade da pele.
ALOE VERA: Protetor solar e hidratante.
AMÊNDOAS: Por sua grande concentração de óleo, é perfeita para peles sêcas. Ação hidratante.
ARGILA VERDE:Indicada para peles oleosas. Limpra os poros e renova a aparência da pele.
ARGILA BRANCA: Indicada para peles secas ou normais. Limpa os poros e renova a aparência da pele.
AVEIA: Indicada para peles secas, pois também contém óleo em sua composição.
BENJOIM: É um ótimo extrato anti-acne, portanto, indicado para peles oleosas.
BABOSA: Anticaspa e anti-seborréia, muito usado em xampus especiais para cabelos tingidos, secos ou cacheados.
CAMOMILA: Para peles sensíveis. de ação emoliente, suavizante e tonificante. Amacia, clareia e limpa os fios do cabelo e a pele também. Reduz a inflamação dos olhos, a aparência de cansaço, a acne e até queimaduras.
CÂNFORA: Refresca a pele.
CALÊNDULA: Cicatrizante.
CENTELHA ASIÁTICA: Queima a gordura localizada.
CENOURA: Contém betacaroteno, substância que ativa a melanina da pele.
FRUTAS TROPICAIS: Ótimo refrescante e clareador.
GÉRMEM DE TRIGO: Rico em vitamina E, dá vitalidade à pele, retarda o envelhecimento e evita varizes.
GINKGO BILOBA: Anti-rugas.
GUARANÁ: Protetor solar.
HAMAMÉLIS: Indicado para pele oleosa e age como protetor solar.
HERA: Tratamento de celulite.
HORTELÃ: Para peles oleosas. Tem ação anti-acne, indicado para tratamento de celulite.
JABORANDI: Cicatrizante e revitalizante.
KIWI: Hidratante, revitalizante e clareador.
LARANJA: Para peles oleosas, antiacnéico e hidratante.
LEITE DE CABRA: Ultra ação hidratante e nutritiva.
LIMÃO: Antiacnéico e indicado para o tratamento de celulite.
MACELA: Protetor solar e suavizante.
MALVA: Para peles delicadas e protetor solar.
MANGA: Hidratante por sua grande concentração de óleo e revitalizante.
MANTEIGA DE ABACATE: Extraída do caroço, é o prórpio óleo de fruta hidrogenado. Indicado para peles secas ou desidratadas após os banhos de sol, mar ou piscina. Este óleo cria um "filme hidratante" sem deixar a pele gordurosa.
MARACUJÁ: Cicatrizante e hidratante.
MEL SILVESTRE: Revitalizante, antiacnéico e clareador.
MELÃO: Para peles secas. Ação hidratante e nutritiva.
MELISSA: Ótimo para aliviar picadas de insetos.
NOGUEIRA: Protetor solar.
PEPINO: Ótimo para pele oleosa com ação hidratante e nutritiva.
PÊSSEGO: Revitalizante, hidratante e clareador.
PITANGA: Revitalizante, hidratante e clareador.
PRÓPOLIS: Antiinflamatório, antiacnéico e clareador.
RASPA DE JUÁ: Revitalizante e antiacnéico.
SÁLVIA: Para peles oleosas, antiacnéico e anti-rugas.
TANGERINA: Hidratante, antiacnéico e combate a oleosidade da pele

Aroma, Cores e Propriedades dos Extratos Glicólicos

Ação dos Aromas:

Veja quais são os aromas que fazem a diferença. Com eles, você pode variar a receita do produto e criar um clima favorável a grandes conquistas. Confira:
Ambientes Esportivos: (desintoxicante): Menta, Lima, Tea tree.
Calmantes: Mandarina, Lavanda, Camomila, Petitgrain.
Romance e Sedução: Ylang-Ylang, Jasmim, Sálvia sclaréia, Noz-moscada, Cominho.
Atmosfera de Festa:Cedro, Canela, Cravo, Laranja, Cilpreste.
Elevação da Mente (espiritual): Bálsamo do Peru, Olíbano,Yarrow, Sândalo, Artemísia.
Refrescante:Limão, Lima, Mandarina, Bergamota, Hortelã
Desintoxicante para Sauna:Eucalipto, Citronela,Tea tree,Pinho, Cajeput.
Anti-estressante: Mandarina, Benjoim, Capim-limão, Palmarosa, Melissa, Gerânio.
Viagens (fuso):Lavanda, Gerânio, Melissa, Funcho, Cipreste, Gengibre, Limão, Camomila, Canela.

Modo de Usar:

As essências e óleos podem ser utilizadas em velas, reachauds, sachets, difusores com água, sais de banho ou mesmo em sprays. É preciso tomar cuidados porque gosto é uma coisa muito particular, portanto, o indicado é que seja verificado o gosto das pessoas que moram na casa.
É indicado, também, ver a ventilação e o tamanho do cômodo da casa onde vai ser aplicado o aroma, além disso, deve ser evitada a mistura de várias essências em um mesmo ambiente, pois pode ficar enjoativo. E, a dica é de que, se a essência for muito forte, pode ser diluída em um pouco de água.



“Se os odores podem produzir satisfação, eles são tão soberanos nas plantas e tão agradáveis que nenhuma confecção dos boticários pode se igualar à sua excelente virtude”. (John Gerard – Herbalista)

Benefícios da Aromaterapia

Os óleos essenciais podem ser usados de várias maneiras. É importante levar em conta, as preferências da pessoa a ser tratada, além da intensidade e do tipo de Depressão, de forma que a aplicação da Aromaterapia seja prazerosa e agradável.

Massagens: as massagens podem potencializar os efeitos dos óleos sobre as emoções e são indicadas para casos em que a Depressão é acompanhada por dores no corpo e tensões.

Inalação: produz efeitos rápidos sobre o estado emocional e pode ser indicada para casos que necessitem de uma ação segura e eficiente.

Banhos: os banhos aromáticos podem ser revitalizantes ou relaxantes e produzem estímulos físicos e emocionais. São úteis para favorecer uma maior abertura emocional, principalmente, para preparar pessoas que se sintam desconfortáveis ao serem tocadas, por medo ou vergonha, para receberem massagens. É impressionante, como após algumas sessões de banhos aromáticos, as pessoas passam a se sentirem seguras para receber massagens.

Compressas: compressas servem para auxiliar em casos de desconforto físico e também produzem relaxamento.

Óleos Essenciais para Depressão:

Alecrim(quimiotipo cânfora): estimulante e tônico. Para problemas de concentração e memória, cansaço e letargia. Para vertigens, paralisias e palpitações de origem psicossomática.
Bergamota: para casos de Depressão em que haja também uma grande ansiedade e sofrimento. Melhora o apetite. É neurotônico e sedativo.
Camomila Romana: para Depressão acompanhada de irritabilidade, impaciência, falta de apetite e tensão. Também é útil para traumas emocionais. Calmante e sedativo.
Hortelã-Pimenta: para Depressão acompanhada de apatia, cansaço, sonolência excessiva e falta de memória. É estimulante e Tônico.
Laranja Azeda: promove bom humor e é útil para insônia e Depressão, sobretudo Depressão Sazonal.
Manjericão (quimiotipo linalol): para Depressão ligada à ansiedade, alterações de humor, convalescença e cansaço mental.
Manjerona: para dificuldade de expressão das emoções, tensão e insônia.
Olíbano: é revitalizante. Útil em casos de desânimo e Depressão ligada a mágoas e ressentimentos.
Rosa: promove auto-estima, auto-aceitação, perdão e abertura emocional. Para Depressão, mágoas e traumas emocionais.
Ylang-Ylang: é eufórico e afrodisíaco. Para depressão acompanhada de impotência ou frigidez de causa emocional e também de raiva contida ou frustração.

Dicas:

Práticas de exercícios respiratórios, meditação e afirmações positivas podem ser utilizadas em conjunto com a Aromaterapia para potencializar a ação dos óleos.

Óleos desintoxicantes e depurativos podem ser usados para purificar o organismo e uma alimentação mais saudável pode ser adotada.

A prática de auto-massagem com óleos essenciais pode ser útil para trazer equilíbrio emocional e auto-aceitação.

Escalda-pés com óleos essenciais harmonizam as emoções e estimulam os pontos reflexos dos pés, harmonizando também a energia vital do corpo.

Uma sinergia: adicionar 2 gotas de óleo essencial de Hortelã-Pimenta + 5 gotas de óleo essencial de Manjericão (quimiotipo linalol) + 5 gotas de óleo essencial de Laranja Azeda em uma bacia de água morna, agitar bem, colocar os pés na água e deixa-los por 10 minutos. Esse escalda-pés é revitalizante e bom para a circulação dos pés e pernas. Precauções: Não se expor ao Sol após o escalda-pés e evitar o uso em gestantes.

Precauções:

Gestantes só devem fazer uso de óleos essenciais com acompanhamento de um profissional qualificado.

Os óleos de Alecrim (Quimiotipo cânfora) e Hortelã-Pimenta devem ser evitados por pessoas que sofram de Hipertensão e Epilepsia ou que façam tratamento homeopático.

Os óleos de Bergamota e Laranja Azeda não devem ser usados antes de se expor ao Sol.

Os óleos devem ser usados diluídos, salvo indicação contrária de um profissional qualificado.